LE MANS #5

Renato Pastro, atualiza a bagaça e manda vê nas 24 Hs Le Mans, 1966…imagens e legendas do próprio blogueiro de plantão, que as enviou numa organização britânica, atento aos assuntos e colaborador de primeira! Vamos lá…+ um videozinho!

Momento da largada, com os GT 40 nas primeiras posições…

Primeira volta da prova nos “esses” da Tertre Rouge após a passagem dos lideres temos o carro N° 9 de Phil Hill, USA e Joakim ‘Jo’ Bonnier, S em um Chaparral 2D – Chevrolet, V-8 (5364 cm³) da Prototype Class inscrito pela Chaparral Cars Inc.,USA que abandonaria na 9° hora da competição com problemas de gerador e bateria

Richie Ginther, USA e Pedro Rodriguez, MEX – North American Racing Team, USA #27 Ferrari 330 P3 Spyder, V-12 (3978cm³), Prototype Class. Abandonou com 11horas de prova devido a problemas na “gearbox”

Johnny Servoz-Gavin, França, Jean-Pierre Beltoise, França, – Matra Sports SARL, França, #41 Matra M620 – BRM, V-8 (1915cm³) , Prototype Clas Abandonou com 13h de prova devido a problemas na transmissão
***estréia da Equipe Matra em Le Mans

Günther Klass, D e Rolf Stommelen, D – Porsche System Engineering, D, #58 Porsche 906/6 Carrera 6, Flat 6 (1991cm³), Sport Class.
7° Lugar na Geral e Vencedor na Sport Class

Peter Gregg, USA e Sten Axelsson, S – Porsche System Engineering, D, #33 Porsche 906/6 Carrera 6, Flat 6 (1991cm3), Sport Class.
** apesar de ter completado as 24 horas da prova e realizado 321 voltas não foi classificado pois não cruzou a linha de chegado por quebra do balancim do comando de válvulas do motor, seria 8° colocado se não fosse o problema..
.

Masten Gregory, USA e Bob Bondurant, USA – North American Racing Team, USA, #18 Ferrari 365 P2 Long Tail “White Elephant”, V-12 (4390 cm³), Prototype Class.
Abandonou com 9 horas de prova com problemas de transmissão

Spartaco Dini, Itália e Ignazio Giunti, Itália – ASA, Itália, #61 ASA RB 613, 4 cilindros (1290 cm³), Prototype Class.
Abandonou com 8 horas de prova com problemas de transmissão (embreagem)
** Fábrica Milanesa (1962/1967)

Jacques Cheinisse, França e Roger Delageneste, França – Ecurie Savin-Calberson, França, #44 Alpine A 210 – Renault, 4 cilindros (1296 cm³), Prototype Class. 11° Lugar na Geral e 1° colocado na 8° Coupe Annuelle à l’indice Énergétique (Index of Thermal Efficiency)
** Rendimento Energético- Relação entre velocidade média, consumo de combustível e peso do veículo.

Lorenzo Bandini, Itália e Jean Guichet, França – SpA Ferrari SEFAC, Itália, #21 Ferrari 330 P3, V-12 (3978 cm³), Prototype Class.
Abandonou com 17 horas de prova com problemas de motor e transmissão

Jo Siffert, CH e Colin Davis, GB – Porsche System Engineering, D, #30 Porsche 906/6 Carrera 6 Langheck, Flat 6 (1991 cm³), Prototype Class. 4° Lugar na Classificação Geral, 1° Lugar nos Protótipos de 1601/2000 cm³ e também 1° Lugar no 20° Coupe Annuelle à L’indice de performance (Index of Performance)

Claude Ballot-Léna, França e Jean-Louis Marnat, França – Jean Louis Marnat & Cie, França, #50 Marcos Mini GT 2+2 – BMC, 4 cilindros (1287 cm³), Prototype Class. 15° Lugar na Classificação Geral
** Média na prova de 144 km/h

Mike Salmon, GB e David Hobbs, GB – Maranello Concessionaires, GB, #36 Ferrari Dino 206 S, V-6 (1986 cm³) Prototype Class. Abandonou na 3° hora da prova devido a ruptura do eixo de transmissão

Georges Heligouin, França e Jean ‘Johnny’ Rives, França – S.E.C. Automobiles C.D., França, #53 C.D. SP 66 – Peugeot 204, 4 cilindros (1130cm³), Prototype Class. Abandonou na 9° hora por acidente

André de Cortanze, França e Jean-Pierre Hanrioud, França – Société des Automobiles Alpine, França, #55 Alpine A 210 – Renault, 4 cilindros (1005 cm³) , Prototype Class. Abandonou na 20° hora por causa da bomba de água

Ken Miles, GB e Denis Hulme, NZ – Shelby American Inc., USA, #1 Ford GT40 Mk II, V-8 (6982 cm³) , Prototype Class. 2° Lugar na Geral

Bruce McLaren, NZ e Chris Amon, NZ – Shelby American Inc., USA, #2 Ford GT40 Mk II, V-8 (6982 cm³), Prototype Class. Vencedor do 34° Grand Prix d´Endurance les 24 Heures du Mans 1966 e também na Class Prototype Unlimeted


(reprodução/Automobile Histórique, Número 27, Junho 2003)
Saloma e Renato Pastro

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

4 comentários em “LE MANS #5

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights