INTERLAGOS, UM PACIENTE EM UTI…

O assunto começou devagarzinho e tomou forma. As alterações abaixo-assinadas para a pista de Interlagos, estão pipocando. A lista não para de crescer e papeando outro dia com um dos cabras mais entusiasmado com o assunto, me recordei de um material que estava guardado e chegaram a se cogitar mudanças no Templo já em 1967.
Fiquei com a tralha na cabeça e só sosseguei quando fiz uma tremenda bagunça nos alfarrábios e achei a bagaça. É realmente tinha essa via sacra já nos idos 60 e formada pelo grupo de ação, GT-007 (parece modelo de carro), chefiados pelo brigadeiro Faria Lima. As alterações mais importantes seriam as arquibancadas, muros de contenção, pistas de emergências, banheiros, kartódromo e a obra mais importante um novo traçado para a pista, mais rápido…
Como, quase tudo que se aplica a Interlagos, o projeto continuava dependendo de decisões maiores, sobre qual a melhor forma de se administrar o autódromo, se pela prefeitura, que criaria uma autarquia para esse fim ou pela iniciativa privada através de concorrência públicas.

Com esse jogo de interesses a coisa caminhava lentamente, mas à parte desse jogo, o desenho ia ganhando forma pelos engenheiros Marcelo Borges, Calos Bahiana, Mário Amato, de Piero Gancia e de dirigentes participantes com seus conhecimentos esportivos.
Uma da controvérsia do projeto era a mudança dos boxes para o retão entre a “2” e a “3”, mas ficou decidido que permaneceriam onde estão na reta antes da “1”. Seriam construídos 40 boxes no lugar dos 20 tapumes/boxes que existiam. Seria erguida a torre de controle e as arquibancadas cobertas no prolongamento no sentido da pista, até a curva “1”. E outro lance de arquibancadas na “2”, até a metade do retão.
E já naquele tempo, já pensavam em alterações em prol dos monopostos, E a exclusão do miolo foi idéia do engenheiro italiano Baccigalupe, atual diretor do Autódromo de Monza e a maior autoridade na construção de pistas pelo o mundo afora. E debruçado no projeto do traçado na época, a convite de Piero Gancia, concluiu pela necessidade de fazer três ligações no circuito.
Então seriam:
a) ligação do trecho que demanda da “Ferradura” à reta oposta;
b) da Curva do “Sol” ao Laranja;
c) semi-reta a para o “S” do Mergulho. Cortariam do mapa, os trechos mais nervosos da Ferradura, Subida do Lago, Curva do Sargento (show de curva); o “S”; Pinheirinho e o Bico de Pato… E com isso o traçado iria dos seus 7.960mts para os 5.300 mts aproximadamente.
E como todo projeto de reformulação de algo, tem pênaltis no caminho, esse não poderia ser diferente. Como se fazer a perfeita ligação do trecho que irá do “S” ao Mergulho. A junção do traçado antigo com o novo terá que se fazer dois releve, um praticamente ligado a o outro, e de sentido reverso. E aí já vai ter a primeira alteração no projeto do grupo GT-007… quanto ao projeto, depois de sua publicação na mídia especializada de época, ficou a ver navios.
O Autódromo de Interlagos teve realmente obras de melhorias, mais continuava com seu traçado original. Fica aqui o registro, que já se pensava fortemente em favorecimento a provas de monoposto, de olho na categoria máxima do esporte a F1 e…bom o resto é história, mais do contada!
Saloma#Sahib
(reprodução imagem AE)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

34 comentários em “INTERLAGOS, UM PACIENTE EM UTI…

  • 25 de fevereiro de 2009 em 14:34
    Permalink

    Sempre achei que mexer no circuito original foi uma puta cagada. Coisa de palpiteiro desocupado !
    Tá bom que a área de escape da curva 2 era um problema, ainda mais com aquela caixa d’água colocada em um lugar escolhido a dedo.
    Também um outro problema era criar área de escape para a curva 3.
    Mas todos os problemas poderiam ter sido contornados, sem precisar mutilar o desenho original, que ao meu ver, era um dos MELHORES DO MUNDO !
    E que se matem os pentelhos que clamavam por um circuito mais “apropriado” aos carros de fórmula (com o palpiteiro-mór do Senna a frente…).
    Afinal, a proporção de carros de turismo sempre foi muito maior !
    E sobre a o palpite do “seu” Baccigalupe, acho que ele deveria excluir é as orelhas dele !

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2009 em 14:34
    Permalink

    Sempre achei que mexer no circuito original foi uma puta cagada. Coisa de palpiteiro desocupado !
    Tá bom que a área de escape da curva 2 era um problema, ainda mais com aquela caixa d’água colocada em um lugar escolhido a dedo.
    Também um outro problema era criar área de escape para a curva 3.
    Mas todos os problemas poderiam ter sido contornados, sem precisar mutilar o desenho original, que ao meu ver, era um dos MELHORES DO MUNDO !
    E que se matem os pentelhos que clamavam por um circuito mais “apropriado” aos carros de fórmula (com o palpiteiro-mór do Senna a frente…).
    Afinal, a proporção de carros de turismo sempre foi muito maior !
    E sobre a o palpite do “seu” Baccigalupe, acho que ele deveria excluir é as orelhas dele !

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2009 em 15:09
    Permalink

    Mas esse trajeto, Fernando, foi elaborado em 1967 pelo grupo formado pela prefeirura na época…esse material deve estar arquivado a tempos!

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2009 em 15:09
    Permalink

    Mas esse trajeto, Fernando, foi elaborado em 1967 pelo grupo formado pela prefeirura na época…esse material deve estar arquivado a tempos!

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2009 em 15:09
    Permalink

    Senna palpitando, Erundina dando ouvidos…deu no que deu !!!
    Parece que no antigo o rapaz tinha dificuldade em ganhar corridas…

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2009 em 15:09
    Permalink

    Senna palpitando, Erundina dando ouvidos…deu no que deu !!!
    Parece que no antigo o rapaz tinha dificuldade em ganhar corridas…

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2009 em 15:13
    Permalink

    BOM A MEU VER, UM CARA PSEUDO PUTA PILOTO( NUNCA ANDOU BEM NO TRAÇADO COMPLETO E COM CERTESA NAO TINHA TARIMBA PRA TAL) SE JUNTA COM MADAME TAMPINHA( PREFEITA NA EPOCA) E FAZEM A MELHOR CAGADA DA HISTORIA.
    QUASE PERDENDO O TITULO PRO PREFEITO PEDREIRO DO RIO E SUA BELA CAGADA EM JACAREPAGUA( GRANA É UMA MERD….).
    BOM PILOTO DE FORMULA PRA MIM É PREGUIÇOSO, BASTA VER O TEMPO QUE DURA A CORRIDA, E AIND POR CIMA SÓ CONSEGUEM ANDA EM PISTA FACIL.
    LEMBRAM DE NURBURGRING ANTIGO?
    NA ODUVIDO NADA SE ESSA PORRA DE F1 VIRA UM CLONE DE INDI ETC. AFINAL 4 CURVAS GASTAM MENOS NEURONIOS.
    AGORA PILOTO MESMO É QUEM ANDAVA NO TEMPLO ANTIGO E PISTAS ENORMES ONDE ALEM DE TER BOA CABECA PRA MEMORIZAR O PERCURSO SE GUIAVA NO INSTINTO PURO.
    SABIA-SE COMO ENTRAR NAS CURVAS COM ADVERSARIO EM QUALQUER LUGAR ETC.
    EU QUERO O TEMPLO COMO ERA E JACAREPAGUA TBM.

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2009 em 15:13
    Permalink

    BOM A MEU VER, UM CARA PSEUDO PUTA PILOTO( NUNCA ANDOU BEM NO TRAÇADO COMPLETO E COM CERTESA NAO TINHA TARIMBA PRA TAL) SE JUNTA COM MADAME TAMPINHA( PREFEITA NA EPOCA) E FAZEM A MELHOR CAGADA DA HISTORIA.
    QUASE PERDENDO O TITULO PRO PREFEITO PEDREIRO DO RIO E SUA BELA CAGADA EM JACAREPAGUA( GRANA É UMA MERD….).
    BOM PILOTO DE FORMULA PRA MIM É PREGUIÇOSO, BASTA VER O TEMPO QUE DURA A CORRIDA, E AIND POR CIMA SÓ CONSEGUEM ANDA EM PISTA FACIL.
    LEMBRAM DE NURBURGRING ANTIGO?
    NA ODUVIDO NADA SE ESSA PORRA DE F1 VIRA UM CLONE DE INDI ETC. AFINAL 4 CURVAS GASTAM MENOS NEURONIOS.
    AGORA PILOTO MESMO É QUEM ANDAVA NO TEMPLO ANTIGO E PISTAS ENORMES ONDE ALEM DE TER BOA CABECA PRA MEMORIZAR O PERCURSO SE GUIAVA NO INSTINTO PURO.
    SABIA-SE COMO ENTRAR NAS CURVAS COM ADVERSARIO EM QUALQUER LUGAR ETC.
    EU QUERO O TEMPLO COMO ERA E JACAREPAGUA TBM.

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2009 em 16:35
    Permalink

    M,
    Esse negócio de área de escape na 2 e na 3 podia muito bem ser resolvido com relevé e um murinho artilheiro. Indianápolis e outros ovais tem muro. Mesmo o circuito de f1 de indianápolis tem um muro na curva final.
    Mutilaram por interesses da f1 e das tvs. O melhor é dar uma arrumada no que está. A única que vai ser mais difícil é a curva do Sargento, mas pode fazer uma curva do Cabo como diz o Chiquinho.

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2009 em 16:35
    Permalink

    M,
    Esse negócio de área de escape na 2 e na 3 podia muito bem ser resolvido com relevé e um murinho artilheiro. Indianápolis e outros ovais tem muro. Mesmo o circuito de f1 de indianápolis tem um muro na curva final.
    Mutilaram por interesses da f1 e das tvs. O melhor é dar uma arrumada no que está. A única que vai ser mais difícil é a curva do Sargento, mas pode fazer uma curva do Cabo como diz o Chiquinho.

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2009 em 18:30
    Permalink

    Zullino,
    Também gosto da alternativa do muro. É mais seletivo. O bração erra só uma vez e tá fora !

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2009 em 18:30
    Permalink

    Zullino,
    Também gosto da alternativa do muro. É mais seletivo. O bração erra só uma vez e tá fora !

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2009 em 19:53
    Permalink

    Bem lembrado Alex…o autódromo tem o carimbo do Tio Bernie…

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2009 em 19:53
    Permalink

    Bem lembrado Alex…o autódromo tem o carimbo do Tio Bernie…

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2009 em 20:08
    Permalink

    O Alex falou tudo!

    O pessoal gosta de falar mal do Senna, mas se não fosse ele seria um outro qualquer. Interlagos apenas seguiu o que todos os autódromos do mundo fizeram e estão fazendo.

    Culpa da dupla Tilke e Eclestone.

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2009 em 20:08
    Permalink

    O Alex falou tudo!

    O pessoal gosta de falar mal do Senna, mas se não fosse ele seria um outro qualquer. Interlagos apenas seguiu o que todos os autódromos do mundo fizeram e estão fazendo.

    Culpa da dupla Tilke e Eclestone.

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2009 em 22:37
    Permalink

    Não conhecia esta proposta de 1967. Nem deve ter muito a ver, mas parece uma mistura Sebring/Hockenhein (antigo). Acho o projeto do Lameirão, com apoio do Ingo/Paulão/Bird/outrosferas muito mais legal

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2009 em 22:37
    Permalink

    Não conhecia esta proposta de 1967. Nem deve ter muito a ver, mas parece uma mistura Sebring/Hockenhein (antigo). Acho o projeto do Lameirão, com apoio do Ingo/Paulão/Bird/outrosferas muito mais legal

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2009 em 07:52
    Permalink

    É aquela velha história: “cada macaco no seu galho”!
    Quando políticos e outras “otôridades” começam a palpitar aonde não entendem bulhufas só pode dar cagada, como deu.
    O traçado antigo de Interlagos era um tesão, mas acabaram com ele.
    Nunca andei lá, nem no velho e nem no novo, então estou me baseando em fatos, fotos, vídeos e principalmente na palavra de quem andava lá antigamente, e como ANTIGAMENTE o Automobilismo era muito melhor do que é hoje, fico com a palavra dos heróis do passado, que faziam verdadeiros sacrifícios (físicos e financeiros) para correr, diferente de muitos casos hoje em dia, aonde o ‘papi’ manda o cheque e o ‘playba’ só aparece 2 minutos antes pra sentar na bagaça, sem sequer saber o nome dos mecânicos, quantas libras tem nos pneus ou se o motor é carburado ou injetado.
    Ô saudade dos bons tempos!!!

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2009 em 07:52
    Permalink

    É aquela velha história: “cada macaco no seu galho”!
    Quando políticos e outras “otôridades” começam a palpitar aonde não entendem bulhufas só pode dar cagada, como deu.
    O traçado antigo de Interlagos era um tesão, mas acabaram com ele.
    Nunca andei lá, nem no velho e nem no novo, então estou me baseando em fatos, fotos, vídeos e principalmente na palavra de quem andava lá antigamente, e como ANTIGAMENTE o Automobilismo era muito melhor do que é hoje, fico com a palavra dos heróis do passado, que faziam verdadeiros sacrifícios (físicos e financeiros) para correr, diferente de muitos casos hoje em dia, aonde o ‘papi’ manda o cheque e o ‘playba’ só aparece 2 minutos antes pra sentar na bagaça, sem sequer saber o nome dos mecânicos, quantas libras tem nos pneus ou se o motor é carburado ou injetado.
    Ô saudade dos bons tempos!!!

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2009 em 10:28
    Permalink

    Ainda bem que a ideia não deu certo em 67 ,acho que ninguém sabia dessa.

    Valeu Saloma ,um baita furo historico!

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2009 em 10:28
    Permalink

    Ainda bem que a ideia não deu certo em 67 ,acho que ninguém sabia dessa.

    Valeu Saloma ,um baita furo historico!

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2009 em 10:29
    Permalink

    Ainda bem que a ideia não deu certo em 67 ,acho que ninguém sabia dessa.

    Valeu Saloma ,um baita furo historico!

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2009 em 10:29
    Permalink

    Ainda bem que a ideia não deu certo em 67 ,acho que ninguém sabia dessa.

    Valeu Saloma ,um baita furo historico!

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2009 em 10:36
    Permalink

    MIlto:
    Das alternativas propostas para “adequação” aos novos tempos da F1, a escolhida foi a pior delas. Mas como tinha a logomarca do finado, já viu né? Tio Bernie tb tem culpa mas a escolha final não foi dele, ele só apoiou.Herói, humpftt!!! grande marketeiro isso sim.
    TODOS, incluída aí a alcaide da época.
    A nós, só resta lamentar e torcer para que o movimento de recuperação do antigo traçado vingue, mesmo que o sargento seja rebaixado a cabo.

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2009 em 10:36
    Permalink

    MIlto:
    Das alternativas propostas para “adequação” aos novos tempos da F1, a escolhida foi a pior delas. Mas como tinha a logomarca do finado, já viu né? Tio Bernie tb tem culpa mas a escolha final não foi dele, ele só apoiou.Herói, humpftt!!! grande marketeiro isso sim.
    TODOS, incluída aí a alcaide da época.
    A nós, só resta lamentar e torcer para que o movimento de recuperação do antigo traçado vingue, mesmo que o sargento seja rebaixado a cabo.

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2009 em 10:36
    Permalink

    MIlto:
    Das alternativas propostas para “adequação” aos novos tempos da F1, a escolhida foi a pior delas. Mas como tinha a logomarca do finado, já viu né? Tio Bernie tb tem culpa mas a escolha final não foi dele, ele só apoiou.Herói, humpftt!!! grande marketeiro isso sim.
    TODOS, incluída aí a alcaide da época.
    A nós, só resta lamentar e torcer para que o movimento de recuperação do antigo traçado vingue, mesmo que o sargento seja rebaixado a cabo.

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2009 em 10:36
    Permalink

    MIlto:
    Das alternativas propostas para “adequação” aos novos tempos da F1, a escolhida foi a pior delas. Mas como tinha a logomarca do finado, já viu né? Tio Bernie tb tem culpa mas a escolha final não foi dele, ele só apoiou.Herói, humpftt!!! grande marketeiro isso sim.
    TODOS, incluída aí a alcaide da época.
    A nós, só resta lamentar e torcer para que o movimento de recuperação do antigo traçado vingue, mesmo que o sargento seja rebaixado a cabo.

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2009 em 10:38
    Permalink

    MIlto:
    Das alternativas propostas para “adequação” aos novos tempos da F1, a escolhida foi a pior delas. Mas como tinha a logomarca do finado, já viu né? Tio Bernie tb tem culpa mas a escolha final não foi dele, ele só apoiou.Herói, humpftt!!! grande marketeiro isso sim.
    TODOS, incluída aí a alcaide da época.
    A nós, só resta lamentar e torcer para que o movimento de recuperação do antigo traçado vingue, mesmo que o sargento seja rebaixado a cabo.

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2009 em 10:38
    Permalink

    MIlto:
    Das alternativas propostas para “adequação” aos novos tempos da F1, a escolhida foi a pior delas. Mas como tinha a logomarca do finado, já viu né? Tio Bernie tb tem culpa mas a escolha final não foi dele, ele só apoiou.Herói, humpftt!!! grande marketeiro isso sim.
    TODOS, incluída aí a alcaide da época.
    A nós, só resta lamentar e torcer para que o movimento de recuperação do antigo traçado vingue, mesmo que o sargento seja rebaixado a cabo.

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2009 em 12:44
    Permalink

    Tks…Jonny’o, é realmente um assunto que está pipocando no Templo. E vamos aguardar o que acontece no meio…

    Resposta
  • 26 de fevereiro de 2009 em 12:44
    Permalink

    Tks…Jonny’o, é realmente um assunto que está pipocando no Templo. E vamos aguardar o que acontece no meio…

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights