GALERIA DOS SANCHEZ"…#4
Mais uma das pérolas do sotão da D. Ilde, categoria D3 (pinicos atômicos), em Interlagos, alinhados no grid…
E aà galera, vamos legendar…


LS(reprodução/AS)
Mais uma das pérolas do sotão da D. Ilde, categoria D3 (pinicos atômicos), em Interlagos, alinhados no grid…
E aà galera, vamos legendar…
LS(reprodução/AS)
Que saudade do super VW no. 54 do Amandio Ferreira, o Gigante, que tinha oficina nas imediações da Av. Santo Amaro. Andava muito. Chegou a experimentar uma caixa Hewland de 5 marchas que, segundo papo de box, tinha os engates invertidos. Não deu muito resultado em termos de tempo de volta, tendo voltado à caixa de 4 velocidades. Lá pelos idos de 1974 ou 1975 teve patrocÃnio do Colirio Murine
O Mario Glauco Patti Jr. também tinha seu VW, se não me engano no. 2 preparado lá, que também andava uma barbaridade.
Que saudade do super VW no. 54 do Amandio Ferreira, o Gigante, que tinha oficina nas imediações da Av. Santo Amaro. Andava muito. Chegou a experimentar uma caixa Hewland de 5 marchas que, segundo papo de box, tinha os engates invertidos. Não deu muito resultado em termos de tempo de volta, tendo voltado à caixa de 4 velocidades. Lá pelos idos de 1974 ou 1975 teve patrocÃnio do Colirio Murine
O Mario Glauco Patti Jr. também tinha seu VW, se não me engano no. 2 preparado lá, que também andava uma barbaridade.
O #71 é o Josil José Garcia, da Jocar. O 15 não tenho a menor idéia.
O #71 é o Josil José Garcia, da Jocar. O 15 não tenho a menor idéia.
Qual era a potencia aproximada dos motores dos fuscas da D3 ? Eles corriam na categoria ate 1600 certo ?
Qual era a potencia aproximada dos motores dos fuscas da D3 ? Eles corriam na categoria ate 1600 certo ?
Vou me atrever a dar uns pitacos…a cavalaria desses “brabos”, devia variar entre
125 Ã 140 cavalinhos. Carburadores Weber 44, 46, 48, virabrequins roletados,
pistões forjados, refrigeração total do óleo e a bolha dos VW faziam o charme da categoria.
Para-lamas multi alargados, capot traseiro do motor com tomadas de ar pra todo lado…
porque motor aspirado brabo das bolhas atômicas tinham que respirar ar fresco!
Galera acrescente mais informação…
Vou me atrever a dar uns pitacos…a cavalaria desses “brabos”, devia variar entre
125 Ã 140 cavalinhos. Carburadores Weber 44, 46, 48, virabrequins roletados,
pistões forjados, refrigeração total do óleo e a bolha dos VW faziam o charme da categoria.
Para-lamas multi alargados, capot traseiro do motor com tomadas de ar pra todo lado…
porque motor aspirado brabo das bolhas atômicas tinham que respirar ar fresco!
Galera acrescente mais informação…
Saloma,
Pelo que sei, não se usava virabrequim roletado, até mesmo porque os SPG (alemães) tinham curso longo. Posso estar equivicado mas usavam-se os virabrequins originais com 69 mm de curso.
Saloma,
Pelo que sei, não se usava virabrequim roletado, até mesmo porque os SPG (alemães) tinham curso longo. Posso estar equivicado mas usavam-se os virabrequins originais com 69 mm de curso.
É isso Vicente…o atrevimento pode ser retocado! Então vamos nessa…
É isso Vicente…o atrevimento pode ser retocado! Então vamos nessa…
Saloma,
Quanto aos carburadores, a grande maioria usava Webers 48 IDA, mas o Robertinho Simão (Autozoom) que fazia o carro do Guaraná antes do Amador Pedro, usava Webers menores, 44 ou 46, que funcionavam bem em rotações intermediárias, o que era importantÃssimo nos altos e baixos do circuito antigo de Interlagos.
Quanto aos escapamentos, eu adorava o som dos 4 em 1. As descargas 4 em 2 não tinham um barulho muito gostoso na baixa e intermediária, mas na alta berravam bonito.
Saloma,
Quanto aos carburadores, a grande maioria usava Webers 48 IDA, mas o Robertinho Simão (Autozoom) que fazia o carro do Guaraná antes do Amador Pedro, usava Webers menores, 44 ou 46, que funcionavam bem em rotações intermediárias, o que era importantÃssimo nos altos e baixos do circuito antigo de Interlagos.
Quanto aos escapamentos, eu adorava o som dos 4 em 1. As descargas 4 em 2 não tinham um barulho muito gostoso na baixa e intermediária, mas na alta berravam bonito.
continuando ….
Naqueles tempos, antes do advento das ignições transistorizadas, sensores óticos e outras parafernálias, a centelha era garantida pelos distribuidores de Kombi 1200, de avanço 100% centrÃfugo, sem vácuo, que garantiam respostas mais rápidas. Esses distribuidores (Bosch 009) são fabricados até hoje pela Bosch de Campinas (?) mas não são disponÃveis no mercado brasileiro. O que eu uso no meu VW-Porsche 914 (Made in Brazil) veio dos EUA.
continuando ….
Naqueles tempos, antes do advento das ignições transistorizadas, sensores óticos e outras parafernálias, a centelha era garantida pelos distribuidores de Kombi 1200, de avanço 100% centrÃfugo, sem vácuo, que garantiam respostas mais rápidas. Esses distribuidores (Bosch 009) são fabricados até hoje pela Bosch de Campinas (?) mas não são disponÃveis no mercado brasileiro. O que eu uso no meu VW-Porsche 914 (Made in Brazil) veio dos EUA.
Caraca, tenho um desses distribuidores de Kombi 1200 (Bosch 009),
de avanço 100% centrÃfugo, sem vácuo…
Caraca, tenho um desses distribuidores de Kombi 1200 (Bosch 009),
de avanço 100% centrÃfugo, sem vácuo…
Vicente, estes distribuidores do 1200 (bosch 009) dificultavam um pouco a partida, o carro parecia que estava com a bateria arriada ou fora do ponto, ou estou enganado, pois o meu irmão tinha um fuscão, na época preparado na Camber mais ou menos com esta configuração, com carburadores 44.
Jovino
Vicente, estes distribuidores do 1200 (bosch 009) dificultavam um pouco a partida, o carro parecia que estava com a bateria arriada ou fora do ponto, ou estou enganado, pois o meu irmão tinha um fuscão, na época preparado na Camber mais ou menos com esta configuração, com carburadores 44.
Jovino
Relações de caixa “3” (primeira super longa para contornar o Pinheirinho sem esgoelar o motor)fornecidas pela Puma eram usuais.
Relações de caixa “3” (primeira super longa para contornar o Pinheirinho sem esgoelar o motor)fornecidas pela Puma eram usuais.
Continuem a aula, que estou sentado na primeira carteira, me lembrando como eram fantásticos esses grids e os pegas.
Continuem a aula, que estou sentado na primeira carteira, me lembrando como eram fantásticos esses grids e os pegas.
Pessoal !
Os melhores 1600 chegavam a 127 HP. Mais do que isto, é mentira ou eram “poneys”.
Os SPG roletados de 84 mm não podiam ser usados na D3.
Os Weber 48 IDA só apresentavam pequena vantagem acima dos 6.800/7.000 rpm. E perdiam para os 40 e 44 IDF nas rotações abaixo.
Só os adeptos da teoria do “quanto-maior-melhor” é que ficavam nos 48.
O distribuidor Bosch da Kombi 1200 ficava bom aumentando o furo onde corre o pino do avanço, e colocando-se molas mais fortes.
Nos anos 70, nosso amigo Giuliano Lossacco “fez a mala” engenhocando estes distribuidores !
E usávamos ainda uma bobina Mallory enorme, que parecia uma caixa de leite, que cozinhava o platinado em 500 km !
Pessoal !
Os melhores 1600 chegavam a 127 HP. Mais do que isto, é mentira ou eram “poneys”.
Os SPG roletados de 84 mm não podiam ser usados na D3.
Os Weber 48 IDA só apresentavam pequena vantagem acima dos 6.800/7.000 rpm. E perdiam para os 40 e 44 IDF nas rotações abaixo.
Só os adeptos da teoria do “quanto-maior-melhor” é que ficavam nos 48.
O distribuidor Bosch da Kombi 1200 ficava bom aumentando o furo onde corre o pino do avanço, e colocando-se molas mais fortes.
Nos anos 70, nosso amigo Giuliano Lossacco “fez a mala” engenhocando estes distribuidores !
E usávamos ainda uma bobina Mallory enorme, que parecia uma caixa de leite, que cozinhava o platinado em 500 km !
M, quem engenhocava os distribuidores das kombosas, não era o Vinicius Lossacco pai do Giuliano?
M, quem engenhocava os distribuidores das kombosas, não era o Vinicius Lossacco pai do Giuliano?
M,
Enviei e-mail relatando alguns babados e minhas andanças pelas ofcinas de D3 nos anos 1974/1975/1976, principalmente na Cosmotor, que fazia os VW D3 do carioca Henrique Camara, Jean Dufaux, Paulo Della Volpe e Aloisio Andrade Filho.
Quanto ao preparo dos distribuidores Bosch 009, será que você não estaria se referindo ao Vinicius Losacco, ao invés do Giuliano, que à quela época devia andar de velocÃpede.
O meu 009 está standard, mantenho o platinado (não curto Petronix), afinal o motor 2 litros do 914 não gira muito. Conto apenas com o “auxÃlio luxuoso” de um MSD.
M,
Enviei e-mail relatando alguns babados e minhas andanças pelas ofcinas de D3 nos anos 1974/1975/1976, principalmente na Cosmotor, que fazia os VW D3 do carioca Henrique Camara, Jean Dufaux, Paulo Della Volpe e Aloisio Andrade Filho.
Quanto ao preparo dos distribuidores Bosch 009, será que você não estaria se referindo ao Vinicius Losacco, ao invés do Giuliano, que à quela época devia andar de velocÃpede.
O meu 009 está standard, mantenho o platinado (não curto Petronix), afinal o motor 2 litros do 914 não gira muito. Conto apenas com o “auxÃlio luxuoso” de um MSD.
Jovino,
Concordo que a partida não é lá das coisa mais fáceis com o Bosch 009, mas o MSD dá uma ajudazinha.
Jovino,
Concordo que a partida não é lá das coisa mais fáceis com o Bosch 009, mas o MSD dá uma ajudazinha.
Saloma , acho muito otimista a sua estimativa , explÃco porque . Néssa época , era tudo no chutômetro , ninguèm tinha dinamômetro no Brasil , ao contrário da Argentina , que cidades pequenas do interior , tipo 100.000 habitants éra comum ter . Certa vez o Robertinho levou o motor do Manta do Cabeção que éra 2 Litros roletado pro dinamômetro , não lembro se na FEI ou no ITA e não chegou aos 130 HP e andava muito , na mão do Guaraná em Cascavel , o magro fez chover e foi a 1ª e única vez que êle guiou aquêle carro . Na minha opinião , acho que não tinham nem 110 os 1600 . Vamos ver o que dizem os expert no assunto , coisa que estou longe de ser . Outra coisa , já havia virabrequim roletado , custavam caro , quem podia comprava , quem vendia éra a Slick na Rua Tabapuã .
Abs.
Saloma , acho muito otimista a sua estimativa , explÃco porque . Néssa época , era tudo no chutômetro , ninguèm tinha dinamômetro no Brasil , ao contrário da Argentina , que cidades pequenas do interior , tipo 100.000 habitants éra comum ter . Certa vez o Robertinho levou o motor do Manta do Cabeção que éra 2 Litros roletado pro dinamômetro , não lembro se na FEI ou no ITA e não chegou aos 130 HP e andava muito , na mão do Guaraná em Cascavel , o magro fez chover e foi a 1ª e única vez que êle guiou aquêle carro . Na minha opinião , acho que não tinham nem 110 os 1600 . Vamos ver o que dizem os expert no assunto , coisa que estou longe de ser . Outra coisa , já havia virabrequim roletado , custavam caro , quem podia comprava , quem vendia éra a Slick na Rua Tabapuã .
Abs.
O M se enganou , o Giuliano néssa época não estava nem no cajú ainda . rsrsrsrs
O M se enganou , o Giuliano néssa época não estava nem no cajú ainda . rsrsrsrs
M , sôbre o regulamento não estou a par , mas o carro do Guaraná e o 90 que o Teléco andava , usavam virabrequim roletado e Webber 48 . Certeza absoluta .
M , sôbre o regulamento não estou a par , mas o carro do Guaraná e o 90 que o Teléco andava , usavam virabrequim roletado e Webber 48 . Certeza absoluta .
Romeu,
Putz ! Tô ficando caduco – definitivamene !
Lógico que era o VinÃcius ! E o Giuliano não era nem nascido !
Inclusive na época da FEI, a moçada brincava dizendo que nós farÃamos uma sociedade, cujo lema seria: “Bagos-prá-tudo-quanto-é lado” !
Grande abraço !
Romeu,
Putz ! Tô ficando caduco – definitivamene !
Lógico que era o VinÃcius ! E o Giuliano não era nem nascido !
Inclusive na época da FEI, a moçada brincava dizendo que nós farÃamos uma sociedade, cujo lema seria: “Bagos-prá-tudo-quanto-é lado” !
Grande abraço !
Vicente,
Quanto ao VinÃcius, mea culpa ! Já paguei o mico pro Romeu.
O recurso de aumentar o curso do avanço resolve !
O saco é calibrar as molinhas.
Mas usando tanto com as Mallory como as MSD, trate de fazer um bom estoque de platinados.
Outro dia, por descuido, tropecei em um distribuidor eletrônico Sansui, da Nissan 510. Para VW é o bicho !
Aposentei os 009. Quem precisar, “Salim” vender baratinho !
Hehehehehh…
Vicente,
Quanto ao VinÃcius, mea culpa ! Já paguei o mico pro Romeu.
O recurso de aumentar o curso do avanço resolve !
O saco é calibrar as molinhas.
Mas usando tanto com as Mallory como as MSD, trate de fazer um bom estoque de platinados.
Outro dia, por descuido, tropecei em um distribuidor eletrônico Sansui, da Nissan 510. Para VW é o bicho !
Aposentei os 009. Quem precisar, “Salim” vender baratinho !
Hehehehehh…
Luca,
Quem está chutando agora é vc !
Nós já tinhamos dinamômetros, sim senhor !
Eu era o representante da Go-Power, e vendà para o Giba, Amador, ElÃseo, Avallone e Anésio.
E os melhores motores encostavam nos 127 HP !
(só não conto quais…)
O Robertinho não usava SPG nos D3. Tenho CERTEZA !
Weber 48 sim, mas se ele tivesse um dinamômetro, também teria parado de usá-los nos 1600.
PS – O dinamômetro da FEI era um Schenk movido a vapor que veio numa caravela do Cabral. O sucatão foi doado e nunca funcionou direito (problemas de instalação) enquanto andei por lá.
QQ. tag saido daquilo não serviria para nada.
Abraços !
Luca,
Quem está chutando agora é vc !
Nós já tinhamos dinamômetros, sim senhor !
Eu era o representante da Go-Power, e vendà para o Giba, Amador, ElÃseo, Avallone e Anésio.
E os melhores motores encostavam nos 127 HP !
(só não conto quais…)
O Robertinho não usava SPG nos D3. Tenho CERTEZA !
Weber 48 sim, mas se ele tivesse um dinamômetro, também teria parado de usá-los nos 1600.
PS – O dinamômetro da FEI era um Schenk movido a vapor que veio numa caravela do Cabral. O sucatão foi doado e nunca funcionou direito (problemas de instalação) enquanto andei por lá.
QQ. tag saido daquilo não serviria para nada.
Abraços !
Luca,
Que eu saiba, virabrequim roletado só tinha os SPG de 82 ou 84 mm de curso e na D3 (1600 cm3) o diâmetro dos pistões tinha que ser 85,5 mm e o curso 69 mm (virabrequim original).
M,
Curto manter o 914 com platinado. Platinado é coisa barata e fácil de substituir. Já queimei umas 2 Petronix deixando a chave ligada no contato (esqueci de desligar o fio na bobina) e prefiro manter o sistema “old fashioned way”.
Estou aguardando o comercial regado a tubaÃna!
Luca,
Que eu saiba, virabrequim roletado só tinha os SPG de 82 ou 84 mm de curso e na D3 (1600 cm3) o diâmetro dos pistões tinha que ser 85,5 mm e o curso 69 mm (virabrequim original).
M,
Curto manter o 914 com platinado. Platinado é coisa barata e fácil de substituir. Já queimei umas 2 Petronix deixando a chave ligada no contato (esqueci de desligar o fio na bobina) e prefiro manter o sistema “old fashioned way”.
Estou aguardando o comercial regado a tubaÃna!
M , deixei claro que não sou entendido , se disse bobagem , desculpe , só falei o que và e escutei . Quem falou na potencia do motor foi o próprio Robertinho , agora , se o dinamômetro era um sucatão rsrs , você que estava lá é que deve saber . Sôbre o virabrequim , quem montava os motres era o Gavião e nos davamos muito bem , então , sempre que dava eu ficava sapeando e afirmo , não sei se todos , mas que montaram motores com virabrequim roletado , montaram .
Em 71/72 éssa turma já tinha dinamômetro ? Confesso que não sabia .
Obrigado pelos esclarecimentos
Abs
M , deixei claro que não sou entendido , se disse bobagem , desculpe , só falei o que và e escutei . Quem falou na potencia do motor foi o próprio Robertinho , agora , se o dinamômetro era um sucatão rsrs , você que estava lá é que deve saber . Sôbre o virabrequim , quem montava os motres era o Gavião e nos davamos muito bem , então , sempre que dava eu ficava sapeando e afirmo , não sei se todos , mas que montaram motores com virabrequim roletado , montaram .
Em 71/72 éssa turma já tinha dinamômetro ? Confesso que não sabia .
Obrigado pelos esclarecimentos
Abs
E saber que 15 anos atrás tiravam 100 hp de um 2 tempos, e no dinamômetro.
Quantos HP tinham os da Super Vê.
E saber que 15 anos atrás tiravam 100 hp de um 2 tempos, e no dinamômetro.
Quantos HP tinham os da Super Vê.
Luca,
Veja bem, você falou de um motor 2 litros da Divisão 4, que poderia sim, ter eixo de curso longo, roletado ou não. Que eu saiba, não havia eixo roletado com 69 mm de curso, utilizados nos 1600 cm3 da D3.
Com a palavra Mister M ….
Luca,
Veja bem, você falou de um motor 2 litros da Divisão 4, que poderia sim, ter eixo de curso longo, roletado ou não. Que eu saiba, não havia eixo roletado com 69 mm de curso, utilizados nos 1600 cm3 da D3.
Com a palavra Mister M ….
Dú,
Um motor 2 tempos tem mais potência especÃfica (HP/cilindrada) que um motor 4 tempos, visto que dá uma explosão (por cilindro) a cada giro de virabrequim, enquanto o 4 tempos dá uma explosão a cada 2 giros de virabrequim. Além disso o 2 tempos tem um número menor de peças móveis.
Em contrapartida o 2 tempos tem baixo rendimento térmico, o que ocasiona o alto consumo, e a poluição, pelo fato de não aproveitar a mistura ar-combustÃvel com a mesma eficiência que um 4 tempos.
Se os motores 2 tempos fossem essa maravilha toda que uns e outros cantam por aà em prosa e verso, não teriam sido gradativamente banidos nos meios náuticos, automobilÃsticos, motociclÃsticos, restando apenas o nicho do aero e nautimodelismo, assim mesmo os 4 tempos já começam a dar o ar de sua graça nos motores não tão minúsculos.
Dú,
Um motor 2 tempos tem mais potência especÃfica (HP/cilindrada) que um motor 4 tempos, visto que dá uma explosão (por cilindro) a cada giro de virabrequim, enquanto o 4 tempos dá uma explosão a cada 2 giros de virabrequim. Além disso o 2 tempos tem um número menor de peças móveis.
Em contrapartida o 2 tempos tem baixo rendimento térmico, o que ocasiona o alto consumo, e a poluição, pelo fato de não aproveitar a mistura ar-combustÃvel com a mesma eficiência que um 4 tempos.
Se os motores 2 tempos fossem essa maravilha toda que uns e outros cantam por aà em prosa e verso, não teriam sido gradativamente banidos nos meios náuticos, automobilÃsticos, motociclÃsticos, restando apenas o nicho do aero e nautimodelismo, assim mesmo os 4 tempos já começam a dar o ar de sua graça nos motores não tão minúsculos.
Os motores da super V não eram similares aos da D3 porem usavam a caixa hewland de 5 marchas, certo ?
abs
Helio
Os motores da super V não eram similares aos da D3 porem usavam a caixa hewland de 5 marchas, certo ?
abs
Helio
Dú , 15 anos não , hà mais de 40 eu escutava éssa conversa , eu éra muléque na oficina do Reis em 65/66 . Agora sim eu vou dar um chute , na minha opinião os Super Vê tinham uns 140 HP .
Vicente , acho que você matou a charada , estamos falando de coisas acontecidas há 35 anos atráz , tem que dar um desconto rsrs , certo ?
Abs
Dú , 15 anos não , hà mais de 40 eu escutava éssa conversa , eu éra muléque na oficina do Reis em 65/66 . Agora sim eu vou dar um chute , na minha opinião os Super Vê tinham uns 140 HP .
Vicente , acho que você matou a charada , estamos falando de coisas acontecidas há 35 anos atráz , tem que dar um desconto rsrs , certo ?
Abs
Luca e Dú,
No inÃcio o regulamento da Super Vê só permitia os Weber 40. Depois autorizaram os Weber 48, que funcionavam bem porque os carros eram muito mais leves e aerodinâmicos que os VW D3, daà poderem ter seus motores priorizando o torque nas altas rotações, além das caixas Hewland de 5 marchas.
PS: Dú, ainda estou viajando quanto às suas perguntas em que você se refere a fotos de motocicletas e/ou motociclistas da antiga, como Arlindo Pereira Carneiro, por exemplo; onde você as viu?
Luca e Dú,
No inÃcio o regulamento da Super Vê só permitia os Weber 40. Depois autorizaram os Weber 48, que funcionavam bem porque os carros eram muito mais leves e aerodinâmicos que os VW D3, daà poderem ter seus motores priorizando o torque nas altas rotações, além das caixas Hewland de 5 marchas.
PS: Dú, ainda estou viajando quanto às suas perguntas em que você se refere a fotos de motocicletas e/ou motociclistas da antiga, como Arlindo Pereira Carneiro, por exemplo; onde você as viu?
Vicente, prosa e verso fazem parte da saudade.
Me referi, em relação a questão de: Se havia ou não dinamômetro.
E na década de 60, havia sim, mas esta é uma história que vcs. vão ler no livro do Bird Clemente.
Quanto aos dois tempos em si, conheço um pouco, pois nos últimos 21 anos, acompanhando com equipe o motocross nacional, vi a transição de 2 p/ 4 tempos, restando hoje apenas a categoria 65 e 50 cc..
Acompanhei a evolução maluca das japonesas.
Para ter uma idéia, no cross, na categoria MX1, são aceitas motos de 250 dois tempos, e 450 quatro tempos.
As 450 hj, pesam apenas 3 kilos a mais que as 250. Tudo titâneo e tal. É a evolução.
Mas sou saudosista, nada como 40 2 tempos numa largada.
Mas a evolução é tanta, que para 2009 aqui chegaram as injetadas, ou seja, nem giglê pra trocar mais temos…….! É só espetar o lap top e programar ignição e carburação. Viva a modernidade.
Luca, bateu a data então, pois os 15 anos atrás eram em referência a época da D3.
TWO STROKE FOREVER!
Vicente, prosa e verso fazem parte da saudade.
Me referi, em relação a questão de: Se havia ou não dinamômetro.
E na década de 60, havia sim, mas esta é uma história que vcs. vão ler no livro do Bird Clemente.
Quanto aos dois tempos em si, conheço um pouco, pois nos últimos 21 anos, acompanhando com equipe o motocross nacional, vi a transição de 2 p/ 4 tempos, restando hoje apenas a categoria 65 e 50 cc..
Acompanhei a evolução maluca das japonesas.
Para ter uma idéia, no cross, na categoria MX1, são aceitas motos de 250 dois tempos, e 450 quatro tempos.
As 450 hj, pesam apenas 3 kilos a mais que as 250. Tudo titâneo e tal. É a evolução.
Mas sou saudosista, nada como 40 2 tempos numa largada.
Mas a evolução é tanta, que para 2009 aqui chegaram as injetadas, ou seja, nem giglê pra trocar mais temos…….! É só espetar o lap top e programar ignição e carburação. Viva a modernidade.
Luca, bateu a data então, pois os 15 anos atrás eram em referência a época da D3.
TWO STROKE FOREVER!
Dú,
Também tenho um passado doistempista …. Corri de kart nos anos 70. Em motos fui preponderantemente quatrotempista britânico, com câmbio no pé direito, nas minhas saudosas Triumph, Vincent, Norton e BSA.
Continuo viajando quanto às suas perguntas no que se refere a fotos de motocicletas e/ou motociclistas da antiga, como Arlindo Pereira Carneiro, por exemplo.
Dú,
Também tenho um passado doistempista …. Corri de kart nos anos 70. Em motos fui preponderantemente quatrotempista britânico, com câmbio no pé direito, nas minhas saudosas Triumph, Vincent, Norton e BSA.
Continuo viajando quanto às suas perguntas no que se refere a fotos de motocicletas e/ou motociclistas da antiga, como Arlindo Pereira Carneiro, por exemplo.
Não lembro bem, mas acho que essa categoria sempre terminava em discussão, era abrir motor para cá e para lá. Devia ser uma horta de cabritos.
Não lembro bem, mas acho que essa categoria sempre terminava em discussão, era abrir motor para cá e para lá. Devia ser uma horta de cabritos.
Perguntinha: quem é a porra do caralho do M (nada pessoal, hein!)? Parece que todo mundo conhece o o cara, menos eu! Outra coisinha: ficar aqui discutindo a preparação dos D3 é muito legal, instrutivo e tal, mas cá entre nós, ninguém andava no regulamento naquela época, né? Quanto ao distribuidor de Kombi, andei muito com ele no meu Fuscão 73 (com a embreagem também) e deixava muito TL 1600 pra trás…
Perguntinha: quem é a porra do caralho do M (nada pessoal, hein!)? Parece que todo mundo conhece o o cara, menos eu! Outra coisinha: ficar aqui discutindo a preparação dos D3 é muito legal, instrutivo e tal, mas cá entre nós, ninguém andava no regulamento naquela época, né? Quanto ao distribuidor de Kombi, andei muito com ele no meu Fuscão 73 (com a embreagem também) e deixava muito TL 1600 pra trás…