FÓRMULA 1 – MAX VERSTAPPEN CARREGOU O FINAL DE SEMANA DE VITÓRIAS
De 30 de junho a 2 de julho um final de semana movimentado no Red Bull Ring , com uma programação bastante completa de eventos.
Assim como em 2022, houve uma corrida sprint no sábado , mas desta vez em novo formato . O novo formato garante que haverá algo em jogo em cada um dos três dias, incluindo a sexta-feira, quando pilotos como Max Verstappen pela pole position no GP da Áustria de domingo . Depois de uma sessão de treinos livres de 60 minutos pela manhã, a tarde de sexta-feira foi direto a qualificação para a corrida.
Ao contrário de 2022, o sábado foi totalmente dedicado a sprint. Em vez dos treinos livres da manhã, uma qualificação mais curta, a chamada disputa de sprint. Isso determinou o grid de largada para o prólogo da tarde.
Os pneus são iguais para todos na disputa de sprint: médios nas duas primeiras sessões e macios no SQ3. Os pilotos têm então a liberdade de escolher o composto dos pneus no próprio sprint.
Corrida Sprint – Max Verstappen conquistou a vitória na Sprint depois de superar o companheiro de equipe da Red Bull, Sergio Perez, durante uma emocionante batalha na primeira volta.
O líder do campeonato mundial, Verstappen, largou à frente de seu companheiro de equipe na primeira fila, mas quase houve um problemão para a Red Bull em seu Grande Prêmio em casa, já que a dupla esteve perto de fazer contato por duas vezes na primeira volta.
Perez partiu melhor que Verstappen e ultrapassou o holandês na primeira curva, antes de Verstappen revidar na Curva 3, com ambos ligando para o rádio da equipe para expressar sua insatisfação com a condução um do outro.
Perez, que está em péssima forma desde que venceu duas das primeiras quatro corridas em um forte início de temporada, perdeu para Nico Hulkenberg na saída da Curva 3, mas mais tarde recuperaria a posição para garantir a dobradinha da quipe.
Carlos Sainz avançou do quinto lugar para conquistar o último lugar no pódio, com Lance Stroll segurando o companheiro de equipe da Aston Martin, Fernando Alonso, pelo quarto lugar.
Hulkenberg, que foi o melhor colocado entre os carros que optaram por trocar os pneus intermediários pelos pneus slicks nos momentos finais da pista seca, ficou em sexto.
Esteban Ocon superou George Russell, da Mercedes, que se beneficiou por ser o primeiro piloto a mudar para slicks, para o sétimo lugar em uma emocionante batalha até a linha de chegada.
O britânico garantiu o último ponto disponível na disputa de 24 voltas, com Verstappen aumentando a vantagem do campeonato mundial de pilotos sobre Perez para 70 pontos com a vitória.
Resultado do GP da Áustria Sprint: Top 10
1) Max Verstappen, Red Bull (8 pontos)
2) Sergio Perez, Red Bull (7 pontos)
3) Carlos Sainz, Ferrari (6 pontos)
4) Lance Stroll, Aston Martin (5 pontos)
5) Fernando Alonso, Aston Martin (4 pontos)
6) Nico Hulkenberg (3 pontos)
7) Esteban Ocon, Alpine (2 pontos)
8) George Russell, Mercedes (1 ponto)
9) Alexander Albon, Williams
10) Lewis Hamilton, Mercedes
Corrida (domingo) – Max Verstappen, da Red Bull, continuou sua marcha rumo ao terceiro título mundial com uma vitória dominante no Grande Prêmio da Áustria.
A quinta vitória consecutiva do holandês o deixou com 81 pontos de vantagem sobre o companheiro de equipe Sergio Perez no campeonato.
Atrás dele, a emoção foi proporcionada pela batalha pelas posições do pódio entre Perez e as Ferraris. Leclerc venceu, em parte graças à forte defesa do companheiro de equipe Carlos Sainz antes de Perez chegar em terceiro.
Sainz segurou Perez, voltando do 15º lugar do grid para quatro voltas cruciais, o que deu a Leclerc o espaço para respirar que precisava para se manter à frente da Red Bull até o final da corrida.
Os dois lutaram freneticamente nas curvas três e quatro por várias voltas, com Sainz uma vez ultrapassando brilhantemente o Red Bull do lado de fora da curva quatro, depois que Perez parecia ter tomado o lugar, antes que o mexicano finalmente prevalecesse.
A defesa de Sainz significou que Leclerc estava 12,9 segundos à frente de Perez faltando nove voltas para o final e a Red Bull não fez nenhuma incursão nessa lacuna antes da bandeira quadriculada.
Sainz terminou em quarto lugar, mas foi uma das várias vítimas de uma investigação pós-corrida sobre infrações aos limites da pista que não foram detectadas durante a corrida.
Verstappen teve que ultrapassar as duas Ferraris entre dois pit stops, como resultado de uma primeira parada posterior que o colocou fora de sincronia com os carros vermelhos. Mas ele fez isso sem problemas e partiu novamente para longe para outra vitória tranquila, com o campo impotente para fazer qualquer coisa a respeito.
Nas voltas finais, Verstappen argumentou contra o pedido de sua equipe para esfriar os pneus – na verdade, uma exigência para recuar e ir até o fim – em favor de um pit stop para pneus novos para permitir-lhe fazer a volta mais rápida, anteriormente realizada por Perez.
Classificação da corrida de domingo
Pos | Piloto | Tempo | Pts | |
---|---|---|---|---|
1 | M. VerstappenRed Bull·#1 | 1:25:33.607 | 26 | |
2 | C. LeclercFerrari·#16 | +5.155s | 18 | |
3 | S. PerezRed Bull·#11 | +17.188s | 15 | |
4 | L. NorrisMcLaren·#4 | +26.327s | 12 | |
5 | F. AlonsoAston Martin Aramco-Mercedes·#14 | +30.317s | 10 |
6 | C. Sainz Jr.Ferrari·#55 | +31.377s | 8 | |
---|---|---|---|---|
7 | G. RussellMercedes·#63 | +48.403s | 6 | |
8 | L. HamiltonMercedes·#44 | +49.196s | 4 | |
9 | L. StrollAston Martin Aramco-Mercedes·#18 | +59.043s | 2 | |
10 | P. GaslyAlpine·#10 | +67.667s | 1 | |
11 | A. AlbonWilliams·#23 | +79.767s | 0 | |
12 | G. ZhouAlfa Romeo·#24 | Mais 1 volta | 0 | |
13 | L. SargeantWilliams·#2 | Mais 1 volta | 0 | |
14 | E. OconAlpine·#31 | Mais 1 volta | 0 | |
15 | V. BottasAlfa Romeo·#77 | Mais 1 volta | 0 | |
16 | O. PiastriMcLaren·#81 | Mais 1 volta | 0 | |
17 | N. de VriesAlphaTauri·#21 | Mais 1 volta | 0 | |
18 | K. MagnussenHaas·#20 | Mais 1 volta | 0 | |
19 | Y. TsunodaAlphaTauri·#22 | Mais 1 volta | 0 | |
20 | N. HulkenbergHaas·#27 | Não concluiu | 0 |
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