ENDURANCE BRASIL – DESEMBARCOU EM TARUMÃ E SEUS CAMPEÕES SELARAM O SUPERCAMPEONATO DE RESISTÊNCIA

O Autódromo Internacional de Tarumã sediou a grande final do Endurance Brasil, um Supercampeonato de resistência de pilotos e carros. Prova com três horas de duração, e decisões dos títulos na ponta dos dedos dos pilotos. Porsche 911 GT3 R, Lamborghini Huracán, Mercedes AMG GT3, uma disputa em aberto até a quadriculada final.

 

Porsche 911 GT3 R, Lamborghini Huracán e Mercedes AMG GT3   Foto Bruno Terena/MS2

 

Além da categoria geral, três categorias definirão seus campeões: a P1, GT3 e P2, pois na P3, a dupla Gustavo Simon e Rafael Simon, assegurou o “bi” da categoria com uma etapa de antecipação, e na GT4 Henry Visconde levantou o troféu de campeão com o Audi RS3 #64.

 

MRX #56 já é “bi” na P3  Foto Bruno Terena/MS2

 

Henry Visconde já é o campeão da GT4 Foto Bruno Terena/MS2

Os potentes protótipos da P1 foi uma disputa aberta com Carlos Kray (AJR #88) na liderança com 470 pontos, Emílio Padron na segunda colocação (AJR #11), seguido pelo “trio” Cláudio Ricci, Fernando Poeta e Beto Giacomello (MCR Lambo #18), e da dupla Tiel de Andrade e Julio Martini (Tubarão #05).

 

Carlos Kray é o líder da P1 com o AJR #88   Foto Bruno Terena/MS2

 

Emílio Padron com o AJR #11 ocupa a segunda colocação na P1 Foto Bruno Terena/MS2

 

Na GT3, o embate final estava entre Chico Longo, que somava 50 pontos a mais que Ricardo Maurício, e 105 de vantagem em cima da família Negrão. Na categoria P2, dois protótipos com um confronto direto pelo título: Mauro Kern e Paulo Sousa (Tubarão #32) são os líderes somando 595 pontos, com o “quarteto” Henrique Assunção, Fernando Fortes, Emílio Padron e Fernando Ohashi, apenas 70 pontos atrás.

 

As Três Horas de Tarumã

Na disputa pelo título de campeão brasileiro 2018 três postulantes: Ricardo Maurício, que formou dupla com Miguel Paludo, no Porsche #70, queria o bi, o segundo colocado na tabela Chico Longo com seu companheiro Daniel Serra, na Lamborghini Huracan #19, e Xandy e Xandinho Negrão, com a Mercedes AMG GT3 #09, eram os postulantes ao título também na GT3.

Na posição de honra do grid o AJR #65 da família Ribeiro (NC Racing), seguido por mais três AJR #88, de Carlos Kray e Vicente Orige, com Kray no topo da tabela na P1, via seus principais concorrentes logo atrás, o #117 de Henrique Assunção, Marcelo Vianna e Fernanda Ohashi, e o #11 de Emílio Padron e Fernando Fortes.

Na quinta colocação, Longo e Serra, seguidos do Tubarão #05 de Tiel de Andrade e Julio Martini, na sétima posição a Mercedes da família Negrão e em oitavo o Porsche da Stuttgart Motorsport.

 

Momentos da largada antes do acidente no grupo de trás do grid  Foto Frame de vídeo – Endurance Brasil

 

Dada a largada, um incidente entre o MRX #56 (Rafael e Gustavo Simon), o Aston Martin #63 (Sergio Ribas e Guilherme Ribas) e o MRX #43 (Gustavo Tomazini e Gustavo Simon) causou a interrupção da prova por cerca de 28 minutos, com a relargada anunciada e o cronômetro zerado para as três horas de corrida.

 

Fotomontagem Frames de vídeo – Endurance Brasil

 

Com a relargada, Nilson Ribeiro sustentou a liderança e abriu uma boa vantagem em cima do segundo colocado o AJR #117, no comando de Henrique Assunção. Logo atrás Xandy Negrão vinha dando show de ultrapassagem em cima dos adversários e conquistando posições. Outra disputa acirrada entre Paludo e Longo marcou o início da prova, com o piloto da Lamborghini levando a melhor. Nas primeiras voltas o Tubarão #05 abandonou a prova com problemas, com o AJR #88 do líder da P1 também sofrendo com um abandono prematuro, que tirou o título do piloto de Campo Bom (RS), que ocasionou a intervenção do safety car.

No segundo stint, Nilson, Chico e Miguel permaneceram no comando dos carros, enquanto Xandy passou seu carro para Xandinho, que seguiu o mesmo ritmo, galgando posições. Na segunda posição da prova AJR #117, guiado por Henrique Assunção tinha o mesmo objetivo: a liderança da prova. No duelo entre os dois AJR, Assunção levou a melhor, assumindo a liderança e trouxe junto Xandinho, na segunda colocação.

Os dois primeiros colocados protagonizaram uma briga eletrizante, com Xandinho conseguindo uma ultrapassagem perfeita na reta dos boxes, com Assunção tendo um pneu furado uma volta antes da abertura da janela.

Neste momento, mais uma intervenção do safety car, para o resgate do Audi RS3 #64, do campeão da GT4 2018Henry Visconde, que na etapa formou dupla com Arthur Caleffi. Na relargada o AJR #65 ressurgiu com o José Roberto Ribeiro para reassumir a liderança em mais um show de ultrapassagem. No terceiro stint, Daniel Serra assumiu a pilotagem da Lamborghini para cumprir a última hora de prova.

Com 2h40 de prova, momento dramático para o líder AJR #65, onde faltando apenas 20 minutos para o fim, problemas no carro o obrigam a entrar para os boxes, com Xandy Negrão herdando a primeira posição, para cruzar a linha de chegada, seguido pela Lamborghini #19 e pelo Porsche #70. “Ganhar sempre é bom, deu tudo certo para nós, consegui me adaptar bem porque passei quarenta dias parado, com um problema que tive no pé, que nos impossibilitou inclusive de participar da etapa do Velopark, e agora vencemos essa”, contou Xandy Negrão.

“Estávamos bem perto nos pontos, tanto nós, quanto a Lamborghini ou o Porsche, disputando o campeonato até a última prova, então isso mostra o equilíbrio da categoria. Foi um ano muito bom, dividindo o cockpit com meu pai, quero parabenizar toda a equipe que também fez um bom trabalho nessa temporada”, afirmou Xandinho Negrão, referindo-se a Scuderia 111, do chefe de equipe Carlos Chiarello.

Na categoria P1, o grande campeão de 2018, foi Emílio Padron, com o vice-campeonato ficando para Cláudio Ricci, Fernando Poeta e Beto Giacomello (MCR Lambo #18). “Muito feliz com esse título. Agradeço a todos os pilotos que dividiram os carros comigo. Henrique, Ohashi, Fortes, Marcelo, Cesar Ramos, a equipe JLM Racing por toda a dedicação nesta temporada. Foi um grande ano, que encerrou com o título”, disse.

Na classe P2, a briga pelo título foi até o final entre o Tubarão #32 de Mauro Kern e Paulo Sousa, contra o MRX #75 de Henrique Assunção, Marcelo Vianna, Fernando Ohashi e Emílio Padron, que conquistou a vitória na etapa. Mesmo com a vitória o bicampeonato ficou com a dupla do Tubarão #32. “Fechamos o ano como bicampeões brasileiros de Endurance na classe P2. “Henrique Assunção, Emílio Padron, Fernando Fortes e Fernando Ohashi, da equipe Satti Racing, foram adversários formidáveis durante o ano todo e venceram de forma brilhante esta prova final na P2. Começamos o ano mal, com uma quebra logo no início da primeira prova. Depois disso, três vitórias, dois segundos e um terceiro lugar nos asseguraram o título com margem bem estreita sobre o quarteto do carro #75. E belas lições para a vida. Competição saudável, espírito de equipe, amizade, ajuda mútua, superação, foco, estratégia e, acima de tudo, persistência. Só tenho a agradecer ao Paulo Sousa, grande amigo e parceiro nesta fantástica aventura. A todos os amigos da MC Tubarão, equipe dos sonhos. E a todos que nos ajudaram de diferentes formas e torceram por nós durante todo este ano”, destacou Kern.

Na classe P3, domínio total da Motorcar Racing, que levantou o caneco de campeão com Gustavo e Rafael Simon (MRX #56) e o vice com Gustavo Tomazini e Gustavo Frey (MRX #43).

 

Confira o resultado das Três Horas de Tarumã:
Pódio geral   Foto Bruno Terena/MS2

 

1º. Xandy Negrão e Xandinho Negrão – Mercedes AMG GT3 #09 (GT3)

2º. Chico Longo e Daniel Serra – Lamborghini Huracan #19 (GT3)

3º. Ricardo Maurício e Miguel Paludo – Porsche 911 #70 (GT3)

4º. Emílio Padron e Fernando Fortes – AJR #11 (P1)

5º. Henrique Assunção, Marcelo Vianna e Fernando Ohashi – AJR #117 (P1)

6º. Paulo Sousa e Mauro Kern – Tubarão #32 (P2)

7º. Ricardo Mendes e Claudio Ricci – Ferrari #155 (GT3)

8º. Ney Faustini e Ney de Sá Faustini – Geebee R1 #25 (P1)

9º. Renato Stumpf e Matheus Stumpf – Radical SR3 #89 (P2)

10º. Gustavo Tomazini e Gustavo Frey – MRX #43 (P3)

11º. Nilson Ribeiro e José Roberto Ribeiro – AJR #65 (P1)

12º. Claudio Ricci, Fernando Poeta e Beto Giacomello – MCR Lambo #18 (P1)

13º. Henry Visconde e Arthur Caleffi – Audi RS3 #64 (GT4)

14º. Ian Ely e Daniel Claudino – MCR #71 (P1)

15º. F. Maciel e S. Loff – Spyder #02 (P3)

16º. Gustavo Simon e Rafael Simon – MRX #56 (P3)

17º. Carlos Antunes, Yuri Antunes e Aldoir Sette – Protótipo 7 #07 (P2)

18º. Carlos Kray e Vicente Orige – AJR #88 (P1)

19º. Tiel Andrade e Julio Martini – Tubarão #05 (P1)

20º. Stuart Turvey e Thiago Riberi – KTT #37 (P1)

21º. Sergio Ribas e Guilherme Ribas – Aston Martin #63 (GT3)

 

Os campeões 2018 do Endurance Brasil
Geral
Pódio campeão e vice  Foto Bruno Terena/MS2

 

Campeão – Chico Longo

Vice-campeões – Xandy e Xandinho Negrão

3º. Lugar – Ricardo Maurício

4º. Lugar – Daniel Serra

5º. Lugar – Marcel Visconde

 

Melhor Equipe: Via Italia/TMG Racing   Foto Bruno Terena/MS2

 

Categoria P1
Pódio da categoria Foto Bruno Terena/MS2

 

Campeão – Emílio Padron

Vice-campeões – Claudio Ricci, Fernando Poeta e Beto Giacomello

3º. Lugar – Fernando Fortes

4º. Lugar – Henrique Assunção e Fernando Ohashi

5º Lugar – Carlos Kray

 

Categoria GT3
Pódio da categoria Foto Bruno Terena/MS2

 

Campeão – Chico Longo

Vice-campeões – Xandy e Xandinho Negrão

3º. Lugar – Ricardo Maurício

4º. Lugar – Daniel Serra

5º. Lugar – Marcel Visconde

 

Categoria P2
Pódio da categoria Foto Bruno Terena/MS2

 

Campeões – Mauro Kern e Paulo Sousa

Vice-campeões – Henrique Assunção e Emílio Padron

3º. Lugar – Fernando Ohashi

4º. Lugar – Fernando Fortes

5º. Lugar – Aldoir Sette

 

Categoria P3
Pódio da categoria com os campeões e vice  Foto Bruno Terena/MS2

 

Campeões – Rafael Simon e Gustavo Simon

Vice-campeão – Gustavo Tomazini e Gustavo Frey

3º. Lugar – Ricardo Furquim

4º. Lugar – Alejandro Cignetti

5º. Lugar – Sergio Cardoso

 

Categoria GT4
Pódio da categoria  Foto Bruno Terena/MS2

 

Campeão – Henry Visconde

Vice-campeão – Arthur Caleffi

3º. Lugar – Sergio Ribas

4º. Lugar – Marcio Basso e João Carlos de Andrade

5º. Lugar – Guilherme Ribas

[reprodução]

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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