Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

22 comentários em “ELGAR DO PLANALTO…

  • 24 de junho de 2008 em 08:39
    Permalink

    Saloma, que bom que esta preciosidade está sendo divulgada. Se tiver mais, coloca aqui para a gente. Agora, Erik, onde foi tirada esta foto, pelo pouco que dá para a gente ver, me parece a W3 sul ou é na própria sede da Torre veículo ou no posto de gasolina no setor bancário sul. Um dia destes descobri o Ênio Garcia num barzinho aqui na asa sul tomando umas cervejinhas e vou ver, quem sabe, conseguir umas fotos com ele daquela época.
    Jovino

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  • 24 de junho de 2008 em 08:39
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    Saloma, que bom que esta preciosidade está sendo divulgada. Se tiver mais, coloca aqui para a gente. Agora, Erik, onde foi tirada esta foto, pelo pouco que dá para a gente ver, me parece a W3 sul ou é na própria sede da Torre veículo ou no posto de gasolina no setor bancário sul. Um dia destes descobri o Ênio Garcia num barzinho aqui na asa sul tomando umas cervejinhas e vou ver, quem sabe, conseguir umas fotos com ele daquela época.
    Jovino

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  • 24 de junho de 2008 em 08:55
    Permalink

    O Elgar foi concebido pelo piloto gaúcho radicado em Brasilia Ênio Lourenço Garcia, daí o nome Elgar, e construido por Waldir Lomazzi, dentro de uma fábrica de equipamentos de refrigeração.
    Usava chassi tubular e mecânica do famoso fusca Cascão-Brasal, que era o bicho papão das corridas do Planalto em 68. Começou com motor 1600 cc, mas logo passou para 1800 cc (sua melhor configuração) e terminou com um 2 litros de virabrequim roletado, caixa 3 da Puma e o velho e conhecido eixo rígido VW na dianteira e suspensões independentes na traseira.Curioso que os freios eram a tambor, pelo menos na primeira apresentação nos Mil Km de Brasilia de 1969.Duas unidades foram construidas, uma para o ênio e outra para o Toninho Martins, este da foto.
    Lembro-me somente de uma grande vitória do Elgar GT-104, nos 500 Km de Brasilia, setembro de 69, com Toninho Martins (o piloto da foto) e Luis Cláudio Nasser, irmão do famoso jornalista e antigomobilista José Roberto Nasser. Mas outros pilotos do planalato pilotaram o carro: Paulo Guaraciaba, José Julião Neto, Luis Cláudio Nasser, os que eu me lembnro.

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  • 24 de junho de 2008 em 08:55
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    O Elgar foi concebido pelo piloto gaúcho radicado em Brasilia Ênio Lourenço Garcia, daí o nome Elgar, e construido por Waldir Lomazzi, dentro de uma fábrica de equipamentos de refrigeração.
    Usava chassi tubular e mecânica do famoso fusca Cascão-Brasal, que era o bicho papão das corridas do Planalto em 68. Começou com motor 1600 cc, mas logo passou para 1800 cc (sua melhor configuração) e terminou com um 2 litros de virabrequim roletado, caixa 3 da Puma e o velho e conhecido eixo rígido VW na dianteira e suspensões independentes na traseira.Curioso que os freios eram a tambor, pelo menos na primeira apresentação nos Mil Km de Brasilia de 1969.Duas unidades foram construidas, uma para o ênio e outra para o Toninho Martins, este da foto.
    Lembro-me somente de uma grande vitória do Elgar GT-104, nos 500 Km de Brasilia, setembro de 69, com Toninho Martins (o piloto da foto) e Luis Cláudio Nasser, irmão do famoso jornalista e antigomobilista José Roberto Nasser. Mas outros pilotos do planalato pilotaram o carro: Paulo Guaraciaba, José Julião Neto, Luis Cláudio Nasser, os que eu me lembnro.

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  • 24 de junho de 2008 em 16:08
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    Para que vou descer! Joá, vai se phoder, só faltava vc. falar da Moto que o Salvatore Amato caiu numa 24 horas, e que show havia no Anhembi no mesmo dia?
    Vou-me embora pra Pasárgada, pois lá vou falar que conheço o Joaquim ahahahah.

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  • 24 de junho de 2008 em 16:08
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    Para que vou descer! Joá, vai se phoder, só faltava vc. falar da Moto que o Salvatore Amato caiu numa 24 horas, e que show havia no Anhembi no mesmo dia?
    Vou-me embora pra Pasárgada, pois lá vou falar que conheço o Joaquim ahahahah.

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  • 24 de junho de 2008 em 20:18
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    Grande Joaquim !
    Bom ver o Elgar. E relembrar como o Enio sempre recebia bem a paulistada, franqueando as instalações da Brasal para os ajustes necessários.
    E falando em Brasal, não posso deixar de lembrar da Maria Amélia !!! Êita Morenaça de fechar-o-comércio…
    MAS que estória é esta de eixo rígido VW ???
    Eixo rígido tinha o Ford T !
    A suspensão dianteira do VW é independente, de acionamento por paralelogramo deformável, com o sentido de atuação causando indesejável variação no entre eixos.
    E a suspensão traseira do VW, assim como a de vários Renault e Mercedes, não é independente. É o que se chama tecnicamente por semi-eixos oscilantes, que por atuarem em arco, pecam pela impossibilidade de manterem toda a superfície dos pneus em permanente contato com a pista.
    Por favor, corrija os alfarrábios.
    Grande abraço !

    Resposta
  • 24 de junho de 2008 em 20:18
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    Grande Joaquim !
    Bom ver o Elgar. E relembrar como o Enio sempre recebia bem a paulistada, franqueando as instalações da Brasal para os ajustes necessários.
    E falando em Brasal, não posso deixar de lembrar da Maria Amélia !!! Êita Morenaça de fechar-o-comércio…
    MAS que estória é esta de eixo rígido VW ???
    Eixo rígido tinha o Ford T !
    A suspensão dianteira do VW é independente, de acionamento por paralelogramo deformável, com o sentido de atuação causando indesejável variação no entre eixos.
    E a suspensão traseira do VW, assim como a de vários Renault e Mercedes, não é independente. É o que se chama tecnicamente por semi-eixos oscilantes, que por atuarem em arco, pecam pela impossibilidade de manterem toda a superfície dos pneus em permanente contato com a pista.
    Por favor, corrija os alfarrábios.
    Grande abraço !

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  • 25 de junho de 2008 em 08:34
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    Olá, Mr. M…

    Obrigado pela correção. Digamos que seja um recurso “didático” frente às verdadeiras suspensões independentes que somente viriam com a chegada dos primeiros F-Ford: triângulos superiores e inferiores e braços nos quatro cantos do carro. Acho que na época a que me refiro tanto na coluna abaixo como no post em questão, somente o Bino Mark II trabalhava com suspensões independentes.
    Mas valeu as informações, vamos corrigir então para “eixo dianteiro de VW com braços semi-arrastados e suspensões traseiras com semi-eixos oscilantes.”
    Melhorou?

    Um abraço,

    Resposta
  • 25 de junho de 2008 em 08:34
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    Olá, Mr. M…

    Obrigado pela correção. Digamos que seja um recurso “didático” frente às verdadeiras suspensões independentes que somente viriam com a chegada dos primeiros F-Ford: triângulos superiores e inferiores e braços nos quatro cantos do carro. Acho que na época a que me refiro tanto na coluna abaixo como no post em questão, somente o Bino Mark II trabalhava com suspensões independentes.
    Mas valeu as informações, vamos corrigir então para “eixo dianteiro de VW com braços semi-arrastados e suspensões traseiras com semi-eixos oscilantes.”
    Melhorou?

    Um abraço,

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  • 25 de junho de 2008 em 15:26
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    Jovino…eu tirei essa foto de um quadro pregado na parede do Autódromo aí em Brasilia.
    achei do kct….muito bacana.

    Saloma…muda aí….Eric….com C….

    Resposta
  • 25 de junho de 2008 em 15:26
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    Jovino…eu tirei essa foto de um quadro pregado na parede do Autódromo aí em Brasilia.
    achei do kct….muito bacana.

    Saloma…muda aí….Eric….com C….

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  • 25 de junho de 2008 em 16:47
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    Eric,
    Pelas fotos que vejo de vocês aí no Boteco do Saloma, imagino que você tenha menos de 35 anos, então estava aqui tentando imaginar como você teria tirado estas fotos ou seria tão bem cuidado assim que não apareceria a idade verdadeira nas fotos. Na época desta foto eu tinha 13 anos e nem sonhava com uma máquina de fotografia.
    Também já captei algumas fotos de lá, inclusive uma da formula 1 na inauguração do autódromo de Brasília que estava num quadro lá na adeministração e que foi postado lá no Blog do Gomes. Acredito que deva ser do Napoleão Ribeiro.
    Jovino

    Resposta
  • 25 de junho de 2008 em 16:47
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    Eric,
    Pelas fotos que vejo de vocês aí no Boteco do Saloma, imagino que você tenha menos de 35 anos, então estava aqui tentando imaginar como você teria tirado estas fotos ou seria tão bem cuidado assim que não apareceria a idade verdadeira nas fotos. Na época desta foto eu tinha 13 anos e nem sonhava com uma máquina de fotografia.
    Também já captei algumas fotos de lá, inclusive uma da formula 1 na inauguração do autódromo de Brasília que estava num quadro lá na adeministração e que foi postado lá no Blog do Gomes. Acredito que deva ser do Napoleão Ribeiro.
    Jovino

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  • 25 de junho de 2008 em 21:48
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    Grande Joaquim !
    Perfeito !
    Mas sou obrigado a discordar de vc quanto ao início do emprego das suspensões mais eficientes !
    Ainda nos anos 60, o Toni as usou nos F-Júnior, e depois no F3 Gávea.
    Ë verdade que com a chegada dos FF, o pessoal acabou, definitivamente, por render-se a elas !
    Grande abraço !

    Resposta
  • 25 de junho de 2008 em 21:48
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    Grande Joaquim !
    Perfeito !
    Mas sou obrigado a discordar de vc quanto ao início do emprego das suspensões mais eficientes !
    Ainda nos anos 60, o Toni as usou nos F-Júnior, e depois no F3 Gávea.
    Ë verdade que com a chegada dos FF, o pessoal acabou, definitivamente, por render-se a elas !
    Grande abraço !

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  • 25 de agosto de 2008 em 21:21
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    GRANDE RECORDAÇÃO: ME LEMBRO EU AINDA PEQUENO VENDO MEU PAI/ WALDIR LOMAZZI, TRABALHAR O ANO INTEIRO CONSTRUINDO O TA ELGAR QUE TANTAS BRIGAS DEU COM MINHA MÃE PELA SUA DEMORA PARA CHEGAR EM CASA TODOS OS DIAS. ME LEMBRO MEU PAI MOLDANDO O CARRO TODO NO ARAME SOLDANDO TODAS AS CURVAS E SALIENCIAS, GRANDE WALDIR QUE TANTAS ALEGRIAS SENTI AO VELO PILOTAR NO PELEZÃO AUTODROMO IMPROVISADO NO SETOR DE INDUSTRIAS, QUANDO VI AQUELE PROTOTIPO APELIDADO DE JIRIPOCA MAIS UMAS DE SUAS OBRAS, GRANDE WALDIR ALI SIM ERA UM BRAÇO RESPEITADO, QUE SHOW DEU EM CIMA DO VOLKS DA BRASAL NA SIMPLICIDADE DO SEU JIRIPOCA AMARELO. E TANTAS OUTRAS GLORIAS QUE SEU WALDIR ME PROPORCIONOU, SEM FALAR NOS MAVERICK DA PLANALTO COM PAULO CESAR LOPE E ANDRÉ GUSTAVO. OBRIGADO SEU WALDIR VC É O MÁXIMO APESAR DE SÓ FALAREM EM ENIO GARCIA.

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  • 25 de agosto de 2008 em 21:21
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    GRANDE RECORDAÇÃO: ME LEMBRO EU AINDA PEQUENO VENDO MEU PAI/ WALDIR LOMAZZI, TRABALHAR O ANO INTEIRO CONSTRUINDO O TA ELGAR QUE TANTAS BRIGAS DEU COM MINHA MÃE PELA SUA DEMORA PARA CHEGAR EM CASA TODOS OS DIAS. ME LEMBRO MEU PAI MOLDANDO O CARRO TODO NO ARAME SOLDANDO TODAS AS CURVAS E SALIENCIAS, GRANDE WALDIR QUE TANTAS ALEGRIAS SENTI AO VELO PILOTAR NO PELEZÃO AUTODROMO IMPROVISADO NO SETOR DE INDUSTRIAS, QUANDO VI AQUELE PROTOTIPO APELIDADO DE JIRIPOCA MAIS UMAS DE SUAS OBRAS, GRANDE WALDIR ALI SIM ERA UM BRAÇO RESPEITADO, QUE SHOW DEU EM CIMA DO VOLKS DA BRASAL NA SIMPLICIDADE DO SEU JIRIPOCA AMARELO. E TANTAS OUTRAS GLORIAS QUE SEU WALDIR ME PROPORCIONOU, SEM FALAR NOS MAVERICK DA PLANALTO COM PAULO CESAR LOPE E ANDRÉ GUSTAVO. OBRIGADO SEU WALDIR VC É O MÁXIMO APESAR DE SÓ FALAREM EM ENIO GARCIA.

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  • 25 de agosto de 2008 em 21:26
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    Parabéns, Waldir Jr. é assim que se faz história…o espaço está aberto para postar suas fotos e relatos, se assim quiser.
    abs
    LS

    Resposta
  • 25 de agosto de 2008 em 21:26
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    Parabéns, Waldir Jr. é assim que se faz história…o espaço está aberto para postar suas fotos e relatos, se assim quiser.
    abs
    LS

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