OLD STOCK RACE – TARUMÃ HISTORIC – CATEGORIA REVIVE DÉCADA DE 70/80 E SE CONSOLIDA COM A TESTEIRA VERDE E AMARELA
O final de semana com a etapa especial da Old Stock Race em Tarumã, no Rio Grande do Sul, inflamado pelo público de todo o Sul do Brasil e Uruguai, fizeram uma baita diferença, com disputas eletrizantes entre Opalas e Caravans na pista
A ‘Tarumã Historic’ foi um sucesso absoluto dentro e fora da desafiadora pista de Viamão/RS. Grupos de aficcionados pela categoria, Opaleiros e Clubes deram um espetáculo proporcionado pela mais brasileira de todas as categorias automobilísticas.
Ainda na sexta-feira, os primeiros opaleiros começaram a chegar para o acampamento. Famílias completas vindas de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e até do Uruguai prestigiaram a corrida histórica.
Além da área de camping, a festa se estendeu para os boxes, com equipes e pilotos. Tudo muito bem promovido a um legítimo churrasco gaúcho “Fogo de Chão” de boas vindas feito após os treinos livres de sexta-feira.
Mesmo sendo uma etapa festiva, a bordo dos Opalas e Caravans os pilotos querem apenas vencer. A corrida ainda contou com representantes do Sul, convidados especialmente para o evento: Álvaro Broilo [Caravan] e Carlos Beleza [Opala], que dividiu carro com o piloto Pedro Gomes filho do Paulo Gomes, tetracampeão da Stock Car e primeiro Campeão em 1979. Vale destacar que o piloto da Old Stock Race, Luiz Carlos Zappelini também representa a região, pois vive me Lages (SC).
Treinos livres e classificação
Os treinos livres de sexta-feira serviram para muitos deles conhecerem os segredos do Autódromo de Tarumã, como suas famosas curvas de alta.
Fotos Bryan Delfino/OSR
No sábado, os treinos livres mostraram muita paridade entre os competidores. Nos boxes, muito trabalho para acerto dos Opalas e Caravans. O experiente piloto Kleber Eletric, conhecedor da pista, conseguiu a pole position, com 1min18s833 no treino classificatório para a primeita das duas corridas de domingo da “Tarumã Historic”.
Os quatro primeiros do grid tinham menos de 1 segundo de diferença. Isso mostra um pouco do que seria o domingo de corridas em Tarumã.
As corridas

Na primeira corrida no domingo, Kleber Eletric larga bem e se distancia dos demais, mas a disputa pelas próximas posições era forte entre Thiago Lourenço, Luiz Carlos Zappelini, Rodrigo Helal, Kaká Freire e George Lemonias, o Grego.


Foto Bryan Delfino/OSR
No meio da prova, uma bandeira amarela fez os pilotos se reagruparem e, na nova largada, Eletric se distancia enquanto Zappelini pula para a segunda posição fortemente pressionado por Lourenço, Helal, Kaká Freire e Grego Lemonias.

No terço final da prova, Zappelini passou a perder competitividade, sendo ultrapassado por Helal e Kaká.

Já no fim da prova Helal ultrapassou Thiago Lourenço e a vitória cai em seu colo após, na última volta, Kleber Eletric [acima] abandona a prova: a ponta do eixo da roda traseira direita de apoio na curva se quebra e toda o conjunto da roda se solta fazendo o carro se desgovernar na tomada da tangente da curva. Felizmente, a perícia do piloto conseguiu domar o Opala sem qualquer problema.
“Essa prova era para o Helal. Agora é trabalhar para a segunda corrida e, ainda bem, nada grave aconteceu”, disse Eletric ao chegar aos boxes. Foto Foto Bryan Delfino/OSR
Já Helal, era só alegria: “É uma corrida de muita calma. Tive problemas nos treinos que acertamos só no warm up. Com calma passei um a um, mesmo largando em sexto. Eu não conhecia a pista, todos estão muito competitivos. Só tenho a agradecer”, disse. Foto Bryan Delfino/OSR

Os cinco primeiros na bandeirada: Rodrigo Helal, Thiago Lourenço, Kaká Freire, Luiz Carlos Zappelini e Georges Lemonias.
Na segunda prova, o grid foi formado de acordo com o fim da primeira prova. Na largada, a surpresa: o piloto gaúcho Álvaro Broilo, com a Caravan #31, convidado para a ‘Tarumã Historic’, saiu da nona posição e na primeira curva já assumiu a liderança.

No entanto, na segunda volta, Helal retoma a dianteira, seguido por Kaká Freire e Thiago Lourenço. Esse trio protagonizou o grande duelo da prova, com momentos memoráveis.
O piloto do Opala #21 logo depois tomou a liderança, deixando Helal e Kaká para trás. Voltas depois, com problemas mecânicos, abandonou a corrida.
Na metade da prova Helal retomou a liderança. A partir de então, o duelo ficou claro entre o piloto #113 e a Caravan Cheirosa.
Protagonizaram disputas limpas e emocionantes, principalmente na curva da entrada da reta dos boxes, ali chegaram a entrar em “drift” lado a lado, Opala e a Caravan colados, disputando porta com porta.

Novamente nas últimas voltas, a corrida 2 foi decidida. Kaká Freire assumiu a liderança faltando apenas uma volta para o fim da corrida na curva 8 para a nove antes da reta dos boxes, numa disputa lado a lado, deslizando seus Opalas como em “drift”, levando a melhor Kaká sobre Helal, que mais tarde depois da vistoria dos comissários técnicos seria desclassificado na pesagem do carro.

Também é preciso destacar a corrida de recuperação de Kleber Eletric. Após a quebra, sua equipe conseguiu restabelecer o Opala #370 em espaço curto de tempo e o piloto ganhou nove posições no grid, finalizando a prova na terceira posição com a bandeirada de Paulo Soláriz, CEO da Old Stock Race.

Os cinco primeiros foram: Kaká Freire, Rodrigo Helal, Kleber Eletric, Luiz Carlos Zappelini e Cristiano Gomes.
Os pilotos ainda pararam na Curva do Tala para reverenciar o público que lotou arquibancadas, tradição das corridas em Tarumã, e merecedíssimo pela festa dos fans e opaleiros.
Ao final das etapas, o grande vencedor do troféu especial elaborado por Paulo Soláriz foi Kaká Freire. Emocionado, comentou sobre esse resultado: “Que delícia! Que pista! Que dia! Agora vamos fazer mais história. Quero finalizar bem o campeonato. Desde sexta estávamos vindo forte e o resultado aconteceu”, resumiu.
Zappelini foi o grande vencedor na Old Man e ganhou o troféu especial. “Obrigado por vocês terem feito essa festa. O troféu é de todos vocês que fazem essa categoria acontecer”, disse em meio às lágrimas no pódio.
Desfile na pista e recorde
Ao longo dos meses, que antecederam a “Tarumã Historic”, os opaleiros se organizaram e se inscrever para desfilar na pista de Tarumã. E, assim, quase 400 Opalas e Caravans participaram do ponto alto do final de semana.
Entre as provas da Old Stock Race e da Turismo 1.4, famílias inteiras puderam sentir o gostinho que os experientes pilotos têm ao passar por retas e curvas de um circuito.
Fotos Bryan Delfino/OSR
Pouco a pouco, quase toda a pista ficou repleta dos Opalas e Caravans, reverenciando os pioneiros que, há 43 anos, na mesma pista deram início às provas da categoria Stock Car.
Passado e presente se uniram com emoção dos participantes, do público nas arquibancadas, dos pilotos e até dos organizadores. Com isso, um futuro ainda mais promissor para a categoria, que não para de crescer pelo Brasil.
Prova final/Interlagos
A Old Stock Race volta a se reunir em Interlagos, com a sétima e última etapa do campeonato. A data está marcada para 21 de janeiro de 2023.
A liderança segue com Evandro Camargo (298 pontos), seguido por Thiago Lourenço (234 pontos) e Konrad Viehmann (230 pontos).
Na categoria Old Man, a liderança é de Georges Lemonias, o Grego, com 176 pontos, seguido por Marcos Philippi (138 pontos) e Luiz Carlos Zapelini (136 pontos).




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