OLD STOCK RACE – TARUMÃ HISTORIC – CATEGORIA REVIVE DÉCADA DE 70/80 E SE CONSOLIDA COM A TESTEIRA VERDE E AMARELA
O final de semana com a etapa especial da Old Stock Race em Tarumã, no Rio Grande do Sul, inflamado pelo público de todo o Sul do Brasil e Uruguai, fizeram uma baita diferença, com disputas eletrizantes entre Opalas e Caravans na pista
A ‘Tarumã Historic’ foi um sucesso absoluto dentro e fora da desafiadora pista de Viamão/RS. Grupos de aficcionados pela categoria, Opaleiros e Clubes deram um espetáculo proporcionado pela mais brasileira de todas as categorias automobilísticas.
Ainda na sexta-feira, os primeiros opaleiros começaram a chegar para o acampamento. Famílias completas vindas de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e até do Uruguai prestigiaram a corrida histórica.
Além da área de camping, a festa se estendeu para os boxes, com equipes e pilotos. Tudo muito bem promovido a um legítimo churrasco gaúcho “Fogo de Chão” de boas vindas feito após os treinos livres de sexta-feira.
Mesmo sendo uma etapa festiva, a bordo dos Opalas e Caravans os pilotos querem apenas vencer. A corrida ainda contou com representantes do Sul, convidados especialmente para o evento: Álvaro Broilo [Caravan] e Carlos Beleza [Opala], que dividiu carro com o piloto Pedro Gomes filho do Paulo Gomes, tetracampeão da Stock Car e primeiro Campeão em 1979. Vale destacar que o piloto da Old Stock Race, Luiz Carlos Zappelini também representa a região, pois vive me Lages (SC).
Treinos livres e classificação
Os treinos livres de sexta-feira serviram para muitos deles conhecerem os segredos do Autódromo de Tarumã, como suas famosas curvas de alta.
No sábado, os treinos livres mostraram muita paridade entre os competidores. Nos boxes, muito trabalho para acerto dos Opalas e Caravans. O experiente piloto Kleber Eletric, conhecedor da pista, conseguiu a pole position, com 1min18s833 no treino classificatório para a primeita das duas corridas de domingo da “Tarumã Historic”.
Os quatro primeiros do grid tinham menos de 1 segundo de diferença. Isso mostra um pouco do que seria o domingo de corridas em Tarumã.
As corridas
Na primeira corrida no domingo, Kleber Eletric larga bem e se distancia dos demais, mas a disputa pelas próximas posições era forte entre Thiago Lourenço, Luiz Carlos Zappelini, Rodrigo Helal, Kaká Freire e George Lemonias, o Grego.
Foto Bryan Delfino/OSR
No meio da prova, uma bandeira amarela fez os pilotos se reagruparem e, na nova largada, Eletric se distancia enquanto Zappelini pula para a segunda posição fortemente pressionado por Lourenço, Helal, Kaká Freire e Grego Lemonias.
No terço final da prova, Zappelini passou a perder competitividade, sendo ultrapassado por Helal e Kaká.
Já no fim da prova Helal ultrapassou Thiago Lourenço e a vitória cai em seu colo após, na última volta, Kleber Eletric [acima] abandona a prova: a ponta do eixo da roda traseira direita de apoio na curva se quebra e toda o conjunto da roda se solta fazendo o carro se desgovernar na tomada da tangente da curva. Felizmente, a perícia do piloto conseguiu domar o Opala sem qualquer problema.
“Essa prova era para o Helal. Agora é trabalhar para a segunda corrida e, ainda bem, nada grave aconteceu”, disse Eletric ao chegar aos boxes. Foto Foto Bryan Delfino/OSR
Já Helal, era só alegria: “É uma corrida de muita calma. Tive problemas nos treinos que acertamos só no warm up. Com calma passei um a um, mesmo largando em sexto. Eu não conhecia a pista, todos estão muito competitivos. Só tenho a agradecer”, disse. Foto Bryan Delfino/OSR
Os cinco primeiros na bandeirada: Rodrigo Helal, Thiago Lourenço, Kaká Freire, Luiz Carlos Zappelini e Georges Lemonias.
Na segunda prova, o grid foi formado de acordo com o fim da primeira prova. Na largada, a surpresa: o piloto gaúcho Álvaro Broilo, com a Caravan #31, convidado para a ‘Tarumã Historic’, saiu da nona posição e na primeira curva já assumiu a liderança.
No entanto, na segunda volta, Helal retoma a dianteira, seguido por Kaká Freire e Thiago Lourenço. Esse trio protagonizou o grande duelo da prova, com momentos memoráveis.
O piloto do Opala #21 logo depois tomou a liderança, deixando Helal e Kaká para trás. Voltas depois, com problemas mecânicos, abandonou a corrida.
Na metade da prova Helal retomou a liderança. A partir de então, o duelo ficou claro entre o piloto #113 e a Caravan Cheirosa.
Protagonizaram disputas limpas e emocionantes, principalmente na curva da entrada da reta dos boxes, ali chegaram a entrar em “drift” lado a lado, Opala e a Caravan colados, disputando porta com porta.
Novamente nas últimas voltas, a corrida 2 foi decidida. Kaká Freire assumiu a liderança faltando apenas uma volta para o fim da corrida na curva 8 para a nove antes da reta dos boxes, numa disputa lado a lado, deslizando seus Opalas como em “drift”, levando a melhor Kaká sobre Helal, que mais tarde depois da vistoria dos comissários técnicos seria desclassificado na pesagem do carro.
Também é preciso destacar a corrida de recuperação de Kleber Eletric. Após a quebra, sua equipe conseguiu restabelecer o Opala #370 em espaço curto de tempo e o piloto ganhou nove posições no grid, finalizando a prova na terceira posição com a bandeirada de Paulo Soláriz, CEO da Old Stock Race.
Os cinco primeiros foram: Kaká Freire, Rodrigo Helal, Kleber Eletric, Luiz Carlos Zappelini e Cristiano Gomes.
Os pilotos ainda pararam na Curva do Tala para reverenciar o público que lotou arquibancadas, tradição das corridas em Tarumã, e merecedíssimo pela festa dos fans e opaleiros.
Ao final das etapas, o grande vencedor do troféu especial elaborado por Paulo Soláriz foi Kaká Freire. Emocionado, comentou sobre esse resultado: “Que delícia! Que pista! Que dia! Agora vamos fazer mais história. Quero finalizar bem o campeonato. Desde sexta estávamos vindo forte e o resultado aconteceu”, resumiu.
Zappelini foi o grande vencedor na Old Man e ganhou o troféu especial. “Obrigado por vocês terem feito essa festa. O troféu é de todos vocês que fazem essa categoria acontecer”, disse em meio às lágrimas no pódio.
Desfile na pista e recorde
Ao longo dos meses, que antecederam a “Tarumã Historic”, os opaleiros se organizaram e se inscrever para desfilar na pista de Tarumã. E, assim, quase 400 Opalas e Caravans participaram do ponto alto do final de semana.
Entre as provas da Old Stock Race e da Turismo 1.4, famílias inteiras puderam sentir o gostinho que os experientes pilotos têm ao passar por retas e curvas de um circuito.
Fotos Bryan Delfino/OSR
Pouco a pouco, quase toda a pista ficou repleta dos Opalas e Caravans, reverenciando os pioneiros que, há 43 anos, na mesma pista deram início às provas da categoria Stock Car.
Passado e presente se uniram com emoção dos participantes, do público nas arquibancadas, dos pilotos e até dos organizadores. Com isso, um futuro ainda mais promissor para a categoria, que não para de crescer pelo Brasil.
Prova final/Interlagos
A Old Stock Race volta a se reunir em Interlagos, com a sétima e última etapa do campeonato. A data está marcada para 21 de janeiro de 2023.
A liderança segue com Evandro Camargo (298 pontos), seguido por Thiago Lourenço (234 pontos) e Konrad Viehmann (230 pontos).
Na categoria Old Man, a liderança é de Georges Lemonias, o Grego, com 176 pontos, seguido por Marcos Philippi (138 pontos) e Luiz Carlos Zapelini (136 pontos).
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