ENDURANCE BRASIL – FINAL CINEMATOGRÁFICO, TRÊS DÉCIMOS DE SEGUNDOS DE DIFERENÇA DECIDIRAM A VITÓRIA NA BANDEIRADA FINAL
Campeonato que se iniciou a quatro anos e prometendo muito, a Endurance Brasil sempre é um desfile de carros superpoderosos e o público responde a altura. O início de 2019 foi lindo, com p egas e disputas palmo a palmo entre protótipos e Super Gt. Foram 153 voltas para se conhecesse o primeiro vencedor de 2019 da temporada do Império Endurance Brasil, que abriu seu calendário com as Quatro Horas de Curitiba.
A vitória ao ex-F1 Tarso Marques, Vicente Orige e Carlos Kray, com o AJR #88, da JLM Racing, em cima da Mercedes AMG GT3 #09, de Xandinho e Xandy Negrão, em uma disputa eletrizante e troca de lideranças da largada até a linha de chegada, em uma corrida marcada por oito intervenções do safety car.
Já na largada, David Muffato/Pedro Queirolo, a bordo do AJR #113, pularam na frente e assumiram a liderança da prova depois de largar na quinta colocação, deixando para trás o AJR #65 dos poles positons Nilson e José Ribeiro, colocando na segunda colocação o AJR #05 de Julio Martini, Tiel de Andrade e Andersom Toso (MC Tubarão), seguido por Kray.
httpss://youtu.be/bXHdgpAP660
A primeira intervenção do safety car aconteceu na segunda volta com a Ferrari 458 #155 de Peter Ferter e Ricardo Mendes saindo da pista, com a relargada na nona volta com a estreante Ginetta G57 #20 de Fabio, Wagner Ebrahim e Pedro Aguiar (Ginetta Brasil) ganhando duas posições e conquistando a terceira colocação. O AJR #65 da família Ribeiro seguiu forte na briga buscando recuperar posições, ocupando a quinta colocação e travando um belo duelo com o AJR #11 de Emílio Padron, Thiago Marques e Marcelo Vianna (JLM Motorsport).
httpss://youtu.be/-CKxANBMOf4
Após 30 minutos de corrida, mais uma intervenção do safety car dessa vez para resgatar o Radical #89 de Matheus e Renato Stumpf (Realdrive) e logo depois para a retirada do MRX #44 de Ruben Ghisleni, Ian Ely e Daniel Claudino (Autoracing). Na relargada um incidente entre a novíssima Ferrari 488 #19 dos atual campeão da categoria Chico Longo, que forma dupla com Daniel Serra (Via Italia Racing), e a Mercedes AMG GT3 #08 de Guilherme Figueiroa e Julio Campos (AMG GT3), tirou o carro #08 de combate. O forte calor acabou sendo um dos grandes desafios das equipes para evitar o desgaste do equipamento para a prova de longa duração.
Com 50 minutos de prova, a primeira janela obrigatória foi aberta, e o líder Muffato completou seu primeiro stint para passar o comando do AJR para Queirolo. Na parada a Ferrari de Longo e Serra enfrentou problemas com o macaco pneumático prejudicando muito seu pitstop. A relargada aconteceu na volta 45 com Queirolo tendo uma ótima vantagem em relação ao segundo colocado.
O safety car mais uma vez foi acionado na volta 70, após um incidente entre o MRX #75 de Fernando Fortes, Henrique Assunção e Emílio Padron (Satti Racing) e a Lamborghini #18 de Fernando Poeta e Humberto Giacomello (Mottin Racing). Na terceira janela a decisão pela liderança veio no box na troca de pilotos, com o AJR #88 saindo na frente do AJR #113, com uma briga paranaense pela ponta entre Tarso e Muffato. Com um incidente entre a AMG GT4 #22 de Leandro Ferrari e Flavio Abrunhoza (AMG GT4), a Ferrari de Ferter e a Ginetta #16 de Esio Vichiesi, Kreis Jr. e Renan Guerra (Stillux Racing Team), a nova entrada do carro de segurança praticamente anulou a vantagem do AJR #113 em relação ao #88. Tendo na terceira colocação Negrão e logo em seguida a Porsche 911 GT3 R #55, de Marcel Visconde e Ricardo Maurício (Stuttgart Motorsport), os quatro com grandes chances de brigar por vitória na geral e em suas categorias a P1 e a GT3, respectivamente.
Uma nova relargada deixou Tarso com boa vantagem sobre Muffato, que liderou as duas primeiras horas de corrida e com o pneu dianteiro esquerdo furado teve que entrar para o box. Faltando 1h20 para o final da corrida, Xandy e Marcel foram protagonistas de belas disputas na luta pela vitória na GT3. Na classe P3, os irmãos, campeões da categoria em 2018, Gustavo e Rafael Simon com o MRX #56 lideravam, seguidos pelo MRX #72 de Carlos e Yuri Antunes, ambas as duplas da Motorcar Racing.
Na volta 106, o safety car novamente foi acionado e mais uma janela obrigatória foi aberta, faltando pouco mais de uma hora para o término da competição e as estratégias foram se desenhando. O Porsche permaneceu na pista, enquanto o AJR #88, a Mercedes #09 e o AJR #113 fizeram seus pit stops.
httpss://youtu.be/hLAGDUv5xiY
Ao todo, 33 carros compuseram o grid, composto pela geral e mais sete categorias.
Resultado final da 4 Horas de Curitiba:
1º. Vicente Orige, Carlos Kray e Tarso Marques – AJR#88 – 4.00.16.163
2º. Xandy e Xandinho Negrão – Mercedes AMG GT3 #09 – 0.378
3º. Pedro Queirolo e David Muffato – AJR #113 – 27.491
4º. Marcel Visconde e Ricardo Maurício – Porsche 911 GT3 R #55 – 58.873
5º. Nilson Ribeiro e José Ribeiro – AJR #65 – 150 voltas
6º. Chico Longo e Daniel Serra – Ferrari 488 #19 – 146 voltas
7º. Alexandre Auler e Leandro Romera – Mercedes AMG GT4 #03 – 145 voltas
8º. Wagner Ebrahim, Fábio Ebrahim e Pedro Aguiar – Ginetta G57 #20 – 144 voltas
9º. Sergio Ribas e Guilherme Ribas – Aston Martin #63 – 143 voltas
10º. Esio Vichiesi, Renan Guerra e Kreis Jr. – Ginetta #16 – 142 voltas
Resultado dos três primeiros colocados em cada categoria do Império Endurance Brasil
P1
1º. Vicente Orige, Carlos Kray e Thiago Marques (AJR #88)
2º. David Muffato e Pedro Queirolo (AJR #113)
3º. Nilson Ribeiro e José Ribeiro (AJR #65)
GT3
1º. Xandy Negrão e Xandinho Negrão (Mercedes AMG GT3 #09) – “Começar vencendo é sempre muito bom. Meu pai fez uma excelente largada e ganhou várias posições, no meu primeiro stint tivemos um furo no pneu traseiro esquerdo e paramos novamente, mas por ser uma corrida longa fomos buscar a diferença entre os líderes. Chegamos muito perto da vitória na geral também, o protótipo #88 que é da categoria mais rápida, vinha economizando combustível, então conseguimos chegar nele e por poucos metros não cruzamos a linha de chegada com mais essa vitória. Estamos felizes com o resultado, a categoria vem crescendo, trazendo mais carros para a disputa e se mantendo muito competitiva”, explicou Xandinho Negrão.
2º. Marcel Visconde e Ricardo Mauricio (Porsche 911 GT3 R #55) – “A equipe trabalhou muito bem e abrimos a temporada com um ótimo resultado. Deu tudo certo”, afirmava Visconde após a prova. “A equipe acertou nas estratégias e o Marcel guiou muito bem. No meu primeiro turno, me dei bem em uma ultrapassagem sobre retardatários e passei à frente do Xandinho. Agora vamos para a próxima corrida”, completou Mauricio.
3º. Daniel Serra e Chico Longo (Ferrari 488 #19)
GT3 Light
1º. Sergio Ribas e Guilherme Ribas (Aston Martin #63)
GT4
1º. Alexandre Auler e Leandro Romera (AMG GT4 #03)
2º. Esio Vichiesi, Renan Guerra e Kreis Jr. (Ginetta #16) – “Nossa equipe fez um trabalho espetacular, assim como meus parceiros de pilotagem, e mesmo com a diferença de potência que tínhamos, uma vez que a Ginetta tem motor V6 aspirado de 380 cavalos e nosso principal adversário é a Mercedes AMG que tem um motor V8 bi turbo com 450 cavalos, conseguimos largar na terceira posição e finalizarmos a prova na segunda posição em nossa categoria, a GT4. Essa diferença de potência fazia com que perdêssemos um pouco de reta, mas na parte de miolo da pista o carro era muito mais rápido e soubemos tirar proveito disso”, destacou Kreis Jr..
3º. Henry Visconde, Marcio Basso e Guilherme Salas (Audi A3 TCR) – Visconde largou com o Audi e chegou a liderar na GT4 na primeira fase da competição. O bom ritmo de corrida dos três pilotos compensou a menor potência do Audi em relação aos outros carros da classe, como o Mercedes AMG GT4 vencedor e o Ginetta G55 de Esio Vichiese/Renan Guerra/Krey Júnior, segundo colocado. “Estou satisfeito. Nossos adversários eram fortes e conseguimos um ótimo resultado”, declarou o piloto campeão da GT4 em 2018.
4º. Flavio Abrunhoza e Leandro Ferrari (Mercedes AMG GT4 #22)
GT4 Light
1º. Arthur Caleffi e Ian Ely (Mercedes CLA AMG #21)
2º. Junior Victorette e Marcelo Karam (Mercees CLA AMG #14)
P3
1º. Gustavo Simon e Rafael Simon – (MRX #56)
2º. Aldoir Sette e Marcelo Campagnolo (Protótipo 7 #07)
3º. Carlos Antunes e Yuri Antunes (MRX #72)
P4
1º. Ricardo Haag e Mario Marcondes – (MRX #34)
2º. Alejandro Cignetti e Marcelo Miguel (Spyder #74)
[reprodução]
Mais uma belíssima matéria Turco !!! Excelente !!!