COOPER-FORD "KING COBRA" #2

Continuando do ponto onde paramos, como o Cooper-Ford King Cobra respondia à altura, e Dave MacDonald tocava uma barbaridade, uma semana após ter chegado em primeiro lugar no LA Times Grand Prix.

httpss://www.youtube.com/watch?v=B1bNWF5gY1g

Venceu o “Pacific Grand Prix em Laguna Seca”, derrotando as mesmas feras que estavam em Riverside.

Na virada de 1963 para 1964, Craig Lang aproxima-se de Shelby e propõe a financiar um King-Cobra para ser pilotado por Dave MacDonald, desde que a carroceria fosse pintada na sua cor favorita, laranja. Carroll Shelby viu nisso a possibilidade de ter mais carros na pista sem ter que gastar dinheiro algum, e assim nasceu o King Cobra Lang-Cooper, e mais um nome para o Cooper Monaco equipado com motor Ford 289. Nas fotos a seguir pode-se reparar que a carroceria do Lang-Cooper tem pequenas diferenças em relação aos outros Cooper-Ford King Cobra azuis de Shelby.

Em 18 de Abril de 1964, Lang leva seu carro ao recém inaugurado circuito de Phoenix.
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Pronto para os primeiros treinos e acertos.

 

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Craig Lang, o dono do carro, observa enquanto MacDonald e os mecânicos estão com as mãos na graxa.

 

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MacDonald à frente, com seu Cooper-Ford com problemas na caixa de câmbio, seguido por Skip Hudson com Cooper-Chevrolet.

 

Durante a prova MacDonald enfrenta problemas na caixa de câmbio mas, mesmo assim, acelera forte para se livrar do assédio de Skip Hudson e da velocidade estonteante do Cheetah “oficial de fábrica” de Jerry Titus, mas neste dia também, MacDonald foi imbatível.

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MacDonald cruza a linha de chegada em primeiro lugar e comemora a vitória com a equipe.

 

Uma semana depois outra corrida, agora em Riverside e por muito pouco Dave Mac Donald não repetiu o feito de Phoenix.
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Na foto acima, o “grid” de largada com o Lang-Cooper de MacDonald na pole position, o Cooper-Chevrolet de Skip Hudson na segunda posição e o Cheetah de Jerry Titus na terceira posição, Jim Hall com seu Chaparral 2A na quarta posição.

 

Riverside64-Race
MacDonald liderando, seguido por Jim Hall e Skip Hudson Cooper-Chevrolet.

 

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MacDonald continuou isolado na ponta, dando seu show de derrapagens controladas, até parar devido a problemas na embreagem. Jim Hall também abandonou a prova e a vitória caiu no colo de Skip Hudson com seu Cooper-Chevrolet.

A corrida seguinte estava agendada para 10 de Maio de 1964, em Kent, Washington. Dave MacDonald teve que ir para Indianápolis para classificar o arisco carro de Mickey Thompson, uma “cadeira elétrica” que vários pilotos haviam se recusado a pilotar. Enquanto MacDonald estava em Indy, Bob Holbert foi incumbido por Carroll Shelby para fazer testes de pneus no Lang-Cooper e destói o carro andando na chuva. Shelby determina que MacDonald pilote o Cooper-Ford King Cobra de Holbert na corrida.

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Na prova Jim Hall pula na ponta com seu Chaparral 2A, seguido por MacDonald no King Cobra #14 e Hap Sharp no outro Chaparral 2A. O “couro come”, Hall voa na ponta com MacDonald nos seus calcanhares, ambos distanciando-se muito de Hap Sharp.

 

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Faltando três voltas para o final o Chaparral de Hall teve problemas com a bomba de combustível, abandonando a prova. MacDonald foi para a ponta e venceu a prova, duas voltas a frente do segundo colocado, Hap Sharp.

 

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Vitorioso e elegante, MacDonald convida Jim Hall para a volta da vitória a bordo do seu Cooper-Ford King Cobra.

 

Em 30 de Maio de 1964, Dave MacDonald, o piloto mais espetacular que havia nos Estados Unidos naquele tempo, teve sua brilhante carreira interrompida por acidente fatal nas 500 Milhas de Indianápolis. Ed Leslie, outro piloto de Shelby assumiu o lugar de MacDonald mas não obteve o mesmo sucesso. Nem Ken Miles, nem mesmo Parnelli Jones que, em Outubro de 1964, repetiu o feito de MacDonald no ano anterior e levou o King Cobra #94 à vitória no Los Angeles Times Grand Prix.

Após 1964 a Ford “incentivou” Shelby a encerrar sua participação nos eventos da SCCA e concentrar seus esforços no desenvolvimento do GT40. Os “King Cobras” foram vendidos por US$ 3.000,00 cada a pilotos privados. Felizmente, ao contrário do que acontece no Brasil em que carros de corrida não mais competitivos são sucateados, o King Cobra # 98 está restaurado, como se vê na foto abaixo.

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Os anos passaram e hoje os remanescentes “King Cobras” valem muito, como o #94, que foi pilotado por Parnelli Jones, vitorioso em Outubro de 1964 em Riverside.

 

KingCobra#94-Restored-RMAuctions
Em 1963 Cooper Type 61 Monaco King Cobra CM/6/64 – Riverside LA Times Grand Prix-winner on Oct. 11th, 1964 with Parnelli Jones. Likely the most famous, original and correct ’64 Shelby Team King Cobra. Many historic racing entries, including Monterey Historics. FIA papers, documentation and continuous ownership history. (Gallery: RM Auctions’ 2010 Sports & Classics of Monterey)

 

Colunista: Luiz Vicente Miranda, engenheiro mecânico, antigomobilista, possui um MGB Roadster 1967 e um Porsche 914 1974, entusiasta de esportes a motor, ex-kartista e motociclista apaixonado por máquinas inglesas, como Triumph, HRD-Vincent, Norton e BSA…
(reprodução/DaveMacDonaldNet)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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