FÓRMULA 1 – AS INOVAÇÕES COMPLETAM 40 ANOS QUANDO SE TRATA ALGO REALMENTE NOVO!

Descobrir o mais recente truque, obtendo uma vantagem sobre a concorrência, há poucos exemplos na Fórmula 1, visualmente impressionante e, obviamente, incomum como o que fez Ken Tyrrell adicionando mais duas rodas nos seus carros de F1 no conjunto frontal, o P34.
 
Patrick Depailler_F1 Tyrrell
Apesar de Jody Scheckter vencer o GP da Suécia em sua primeira temporada, o carro não mostrou um potencial acentuado para ser competitivo

Williams FW08D_Johnathan Palmer Goodwood #1994
March e Williams experimentaram duas rodas extras na parte de trás. Jonathan Palmer em no Festival de Goodwood em 1994

Formula One World Championship #1982
Duplo eixo traseiro da Williams FW08D.

Mas seis rodas nos monopostos de F1, provou ser um beco sem saída, em vez de o caminho para o futuro. Mas é uma maneira de inovar, mesmo que radicalmente.


Após de 40 anos de inovação na F1, completamos com Nick Wirth (Wirth Research) que defende uma concepção de um carro de F1 puramente por computador, na Marussia Virgin Racing

Antes da Virgin, Wirth trabalhou na principal categoria do automobilismo mundial outras vezes: primeiro na March Engineering, depois na Leyton House Racing e seu último projeto na F1 foi a Simtek, em 1994. E vai para mais uma temporada “atemporal”!

Fotos reprodução/www.f1nostalgia.blogspot.com

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

3 comentários em “FÓRMULA 1 – AS INOVAÇÕES COMPLETAM 40 ANOS QUANDO SE TRATA ALGO REALMENTE NOVO!

  • 2 de janeiro de 2011 em 14:17
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    Todos eses carros que tentaram mudar os caminhos da F1 (e graças a Deus não conseguiram..) parecem aos meus olhos coisas anacronicas. Desde o Lotus 56B (turbina), o Lotus 63 (4×4), o Matra-Simca 4×4 (não lembro o codigo do modelo e estou compreguiça de procurar) até, no limmite, o Tyrrel P34, e os Williams e Marchs que pareciam filhotes de caminhão trucado, os bichos de 6 rodas, todos eram muito esquisitos.
    O turbina “não fazia” curvas (também 4×4), especialmentre as de baixa onde era dificil manter a alta rotação da turbina para ter retomada, os 4×4 saiam de frente que era um absurdo, os “trucados” nem chegaram a ser testados direito…foram mais peças promocionais. Então, entre mortos e feridos, salve o P34, que ganhou com o Schekter e era colocado “de lado” pelo Depailler, e principalmente, pelo incrivel Ronnie ! Mas esse também era muito feio !!!!
    Xô !!

    Antonio

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  • 23 de fevereiro de 2011 em 17:12
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    Pelo menos eles foram loucos de inovar, e isso não tem preço. Mas para formula 1, pelo o que eu li sobre, ficou impossível ter um carro competitivo com 6 rodas. Quem sabe num futuro proximo não apareça um inovação ainda mais agressiva do que estas? Eu torço pra isto, porque a f1 está precisando.

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  • 9 de agosto de 2011 em 18:06
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    Inovação não tem preço!! Até os carros de hoje em dia da F1 foram frutos de mudanças antes nunca antes sequer imaginadas. É preciso que “um louco” ou uma “equipe de loucos”, nos quais eu sempre chamo de visionarios, para trazer evoluções dramáticas. E é claro, é sempre bem vindo estas mudanças, pelo bem do esporte.

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