Fórmula 1 – Grande Prêmio da Espanha – COM O AZAR DE NORRIS, ANTONELLI VENCE MAIS UMA
Italiano da Mercedes aproveita azar na estratégia da McLaren e vence a primeira corrida da Fórmula 1 em Madring, ampliando a liderança no campeonato
Por Márcio de Luca
Andrea Kimi Antonelli venceu neste domingo o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, realizado pela primeira vez no circuito de Madring, em Madri. O piloto da Mercedes superou Max Verstappen e Lando Norris e conquistou sua oitava vitória na temporada, ampliando a vantagem na liderança do Mundial.
A corrida marcou o retorno da Fórmula 1 a Madri após 45 anos. A última prova na capital espanhola havia sido disputada em 1981, no circuito de Jarama. Entre 1991 e 2025, Barcelona foi a sede do GP da Espanha, mas a estreia de Madring inaugurou uma nova fase da categoria no país.
Apesar da expectativa em torno do novo circuito, a prova teve poucas ultrapassagens e foi marcada principalmente pelas decisões estratégicas. Das 57 voltas, boa parte transcorreu sem grandes mudanças de posição e não houve acidentes graves na corrida, apesar dos incidentes registrados durante os treinos e nas categorias preliminares.
Lando Norris largou da pole position, após superar Antonelli por apenas 0s011 na classificação. O inglês manteve a liderança inicialmente, mas o italiano tentou atacar na primeira curva, escapou da pista e precisou devolver a posição. Pouco depois uma nova saída da pista fez Antonelli ceder terreno novamente, permitindo que Max Verstappen assumisse a segunda colocação.
A largada também foi marcada por um duelo entre Verstappen e Lewis Hamilton. O piloto da Red Bull Racing reclamou de falta de espaço e acabou sendo orientado pela equipe a devolver a posição ao britânico. Hamilton, porém, enfrentou problemas no pedal de freio e perdeu rendimento, até abandonar a prova. O resultado encerrou uma sequência de 12 corridas consecutivas do piloto pontuando. Este foi o primeiro abandono na temporada do heptacampeão.
A principal reviravolta ocorreu na 15ª volta, quando Lance Strollparou em uma área de escape devido a problemas em seu Aston Martin e provocou um safetycar virtual. Antonelli, Verstappen, George Russell e outros pilotos aproveitaram o período de velocidade reduzida para trocar os pneus. Norris, entretanto, permaneceu na pista e só parou na volta seguinte, já sob bandeira verde, retornando em quinto e perdendo o controle da corrida.
Charles Leclerc foi outro piloto que optou por permanecer na pista durante o VSC. O monegasco assumiu a liderança e tentou estender ao máximo o stint do seu primeiro jogo de pneus. A estratégia chegou a funcionar, mas Leclerc só foi aos boxes na 49ª volta, depois de completar 47 giros com os mesmos pneus, e acabou cedendo a liderança a Antonelli, como o monegasco caindo para o quarto posto.
Com a Ferrari fora da liderança, Antonelli passou a controlar a prova, seguido por Verstappen e Norris. Mesmo relatando problemas no volante, o piloto da Mercedes manteve um ritmo suficiente para administrar a vantagem e cruzou a linha de chegada 4s4 à frente de Verstappen. Norris terminou em terceiro, 5s1 atrás do vencedor, enquanto Leclerc, George Russell, Liam Lawson, Franco Colapinto,Oscar Piastri, Arvid Lindblad e Nico Hulkenberg completaram os dez primeiros.
O brasileiro Gabriel Bortoleto largou em 12º, perdeu posições no início da corrida e chegou a ocupar a 14ª colocação. Ele recuperou terreno com a estratégia durante o safetycar virtual, mas terminou em 13º, uma volta atrás do vencedor e sem pontuar, porém, o trabalho apresentado pelo brasileiro na corrida, foi encarado pela Audi, sua equipe, como de grande valia, haja visto que o carro da equipe não está um nível abaixo dos concorrentes que terminam à sua frente.
Com o triunfo, Antonelli abriu 81 pontos de vantagem sobre Russell no Mundial. A próxima etapa será o GP do Azerbaijão em Baku, excepcionalmente disputado em um sábado, no dia 26 de setembro.
Confira abaixo a classificação final da corrida
| Pos | Piloto | Equipe | Tempo |
| 1º | Kimi Antonelli | Mercedes | 1h34m23s754 |
| 2º | Max Verstappen | Red Bull | +4s351 |
| 3º | Lando Norris | McLaren | +5s089 |
| 4º | Charles Leclerc | Ferrari | +29s116 |
| 5º | George Russell | Mercedes | +29s829 |
| 6º | Liam Lawson | Red Bull | +1m26s746 |
| 7º | Franco Colapinto | Alpine | +1m34s281 |
| 8º | Oscar Piastri | McLaren | +1m35s839 |
| 9º | Arvid Lindblad | Racing Bulls | +1 volta |
| 10º | Nico Hülkenberg | Audi | +1 volta |
| 11º | EstebanOcon | Haas | +1 volta |
| 12º | Pierre Gasly | Alpine | +1 volta |
| 13º | Gabriel Bortoleto | Audi | +1 volta |
| 14º | YukiTsunoda | Racing Bulls | +1 volta |
| 15º | Alexander Albon | Williams | +1 volta |
| 16º | Oliver Bearman | Haas | +1 volta |
| 17º | Fernando Alonso | Aston Martin | +2 voltas |
| 18º | ValtteriBottas | Cadillac | +3 voltas |
| DNF | Carlos Sainz | Williams | Abandono |
| DNF | Sergio Pérez | Red Bull | Abandono |
| DNF | Lance Stroll | Aston Martin | Abandono |
| DNF | Lewis Hamilton | Ferrari | Abandono |
As opiniões refletidas no texto, são de responsabilidade do autor, não refletindo a opinião do Blog
Copyright © 2026 Márcio de Luca – colunista

