"PAPOS DE CLÁSSICOS" , A CISITALIA…
Acelerando, Romeu Nardini…
A original…
Moçada, estive 6ª feira a noite junto com o Bird, em um churrasco na casa do Tony Bianco.
O motivo era a apresentação do carro construído por ele, por encomenda do Trevisan e que com certeza vai enriquecer ainda mais o Museu do Automobilismo Brasileiro, em Passo Fundo (RS).
O “maluco” do Tony após um trabalho de 10 meses está entregando ao gaúcho um maravilhoso Cisitalia, dos anos 50.
A maquete de arame…
…e a obra!
O trabalho chega a emocionar. Totalmente feito à mão em aluminio, no martelo, o carro impressiona pela fidelidade ao desenho original.
O chassi foi construído pelo próprio Trevisan e na mecânica usa alguns componentes de Chevette, como cambio e diferencial. (Acredito que isso possa ser melhorado).
Feito na garagem da sua própria casa no bairro das Perdizes, em Sampa, chega a dar inveja a disposição desse artista que completou 77 anos (muito bem bem rodados, segundo o Bird).
Com uma disposição fora do comum, desfilou seus conhecimentos, deu explicações técnicas, mostrou detalhes e empolgou a todos os presentes que compareceram ao evento, sempre com muita simpatia, alegria e modéstia.
Personagens importantes do nosso automobilismo, como Anísio Campos, Pedro V. De Lamare, Bird Clemente, muitos amigos, diretores e sócios do MG Clube do Brasil, e familiares do Tony, proporcionaram uma noite agradabilíssima.
Muita história dos bons tempos rolou, muita alegria e confraternização.
Estou em estado de graça, até agora.
As fotos da obra estão aí, não estão lá essas coisas, porque as condições eram adversas, mas são umas pequenas idéias da monumental grandeza do trabalho desse simpaticíssimo e iluminado italiano. Uma figuraça.
Abraços. Até a próxima
Romeu Nardini
Romeu Nardini, “oriundi” nascido há alguns anos,no Brás, criado no Bixiga em Sampa, portanto nãoteve jeito é Palmeiras, Ferrari e Vai Vai
(a única coisa preta e branca que consigo engolir).Fanático por automóveis, corridas, carros antigos. Nas veias sangue A+, com algumas octanas e um pouco de ferrugem.
(fotos:reprodução)
Saloma meu camarada, arrumaste um colaborador “duca”, hein! Estava cá pensando com minhas abotuaduras. Você, Tio Gomes, Romeu, Trevisan, Bird etc etc etc, com os contatos que têem bem podiam pensar em organizar uma exposição em homenagem ao Tony Bianco num dos Farneis. Já pensou reunir Mark I, Bino, Fúrias, Biancos e outras obras do artista ainda em vida?
Saloma meu camarada, arrumaste um colaborador “duca”, hein! Estava cá pensando com minhas abotuaduras. Você, Tio Gomes, Romeu, Trevisan, Bird etc etc etc, com os contatos que têem bem podiam pensar em organizar uma exposição em homenagem ao Tony Bianco num dos Farneis. Já pensou reunir Mark I, Bino, Fúrias, Biancos e outras obras do artista ainda em vida?
Cesar, está nos planos dos comparsas do boteco fazer umas coisinhas com a galera matuza do automobilismo…assim que mudamos de casa já planejamos isso, mas devido alguns contra-tempos pessoais está demorando mais do que devia. Essa barata que Tony apresentou a galera, ele já tinha comentado comigo e me convidado para ver o resultado a alguns meses atrás…a coisa vai rolar, aguardem!
abs a todos…
LS
Cesar, está nos planos dos comparsas do boteco fazer umas coisinhas com a galera matuza do automobilismo…assim que mudamos de casa já planejamos isso, mas devido alguns contra-tempos pessoais está demorando mais do que devia. Essa barata que Tony apresentou a galera, ele já tinha comentado comigo e me convidado para ver o resultado a alguns meses atrás…a coisa vai rolar, aguardem!
abs a todos…
LS
Caraca, Saloma… realmente o material do Romeu é precioso, não tinha mesmo como segurar a postagem. Isso sim é um trabalho de se tirar o chapéu, tomara que em breve todos nós possamos ver a barata de pertinho, até para ver o resultado desse trabalho totalmente artesanal e com a perfeição daqueles apaixonados pela coisa…
E que churras fraquinho esse, hein? Só peso pesado, hehehehehe…
Caraca, Saloma… realmente o material do Romeu é precioso, não tinha mesmo como segurar a postagem. Isso sim é um trabalho de se tirar o chapéu, tomara que em breve todos nós possamos ver a barata de pertinho, até para ver o resultado desse trabalho totalmente artesanal e com a perfeição daqueles apaixonados pela coisa…
E que churras fraquinho esse, hein? Só peso pesado, hehehehehe…
O Toni Bianco é realmente uma pessoa amável e um profissional extraordinário.É um gênio no trabalho com o metal e curto muita essa convivência com ele,respeitando e me adaptando a sua forma de trabalho. Sua capacidade tem me surpreendido de forma crescente nos nossos últimos 4 anos de parceria.Essa Berlinetta tobolare não é e nem procura ser réplica,mas buscou inspiração no maravilhoso Abarth 204A carroceria Vignale de 1950 que depois famoso Cisitália 202.É uma carrozzerie TB e ponto final. Eu já havia trazido alguns componentes do USA em 2004 e agora na minha permanencia com a familia em mai/jun na Europa vou tentar um conjunto mecanico Abarth.Alguns componentes menos nobres deverão ser retirados,até porque o que mais interessava neste primeiro momento era a dificílima carroceria de aluminio.Há poucos dias o nosso amigo em comum e expert Ivan Hamann (vizinho do Toni)me disse “o Toni está ficando com a pressão de óleo baixa porque está terminando a Berlinetta e vai ficar alguns meses sem trabalhar nos carros”.Gente, eu não sei de onde ele tira tanta energia.Ah!o Toni está agora contente ,porque vou deixar no lugar um charutão de Mecânica Nacional para ele se divertir, até deflagrarmos no segundo semestre um outro projeto. PAULO TREVISAN
O Toni Bianco é realmente uma pessoa amável e um profissional extraordinário.É um gênio no trabalho com o metal e curto muita essa convivência com ele,respeitando e me adaptando a sua forma de trabalho. Sua capacidade tem me surpreendido de forma crescente nos nossos últimos 4 anos de parceria.Essa Berlinetta tobolare não é e nem procura ser réplica,mas buscou inspiração no maravilhoso Abarth 204A carroceria Vignale de 1950 que depois famoso Cisitália 202.É uma carrozzerie TB e ponto final. Eu já havia trazido alguns componentes do USA em 2004 e agora na minha permanencia com a familia em mai/jun na Europa vou tentar um conjunto mecanico Abarth.Alguns componentes menos nobres deverão ser retirados,até porque o que mais interessava neste primeiro momento era a dificílima carroceria de aluminio.Há poucos dias o nosso amigo em comum e expert Ivan Hamann (vizinho do Toni)me disse “o Toni está ficando com a pressão de óleo baixa porque está terminando a Berlinetta e vai ficar alguns meses sem trabalhar nos carros”.Gente, eu não sei de onde ele tira tanta energia.Ah!o Toni está agora contente ,porque vou deixar no lugar um charutão de Mecânica Nacional para ele se divertir, até deflagrarmos no segundo semestre um outro projeto. PAULO TREVISAN
Rogério, realmente não tinha como segurar a bagaça…
Paulo, tenha uma boa diversão com a família e mande notícias sobre a peregrinação dos componentes Abarth e a propósito, não dá para mandar para nós uma prévia do charuto que deixou com o “mestre Toni”.
abs a todos…
LS
Rogério, realmente não tinha como segurar a bagaça…
Paulo, tenha uma boa diversão com a família e mande notícias sobre a peregrinação dos componentes Abarth e a propósito, não dá para mandar para nós uma prévia do charuto que deixou com o “mestre Toni”.
abs a todos…
LS
Bem, se eu já estava em estado de graça por ter sido testemunha ocular do resultado desse maravilhoso projeto, imaginem agora que tive o meu post comentado por ninguem menos que o Trevisan, o dono do brinquedinho.
E ainda ficar sabendo que vai ter um Mecanica Nacional na garage do Toni para ele se divertir e um projeto novo para o 2º semestre.
A dupla Bianco/Trevisan ainda vai matar a gente de emoção.
Depois disso tudo, acho que vou pedir férias pro Said Saloma.
Pelo menos até descer das nuvens…
Bem, se eu já estava em estado de graça por ter sido testemunha ocular do resultado desse maravilhoso projeto, imaginem agora que tive o meu post comentado por ninguem menos que o Trevisan, o dono do brinquedinho.
E ainda ficar sabendo que vai ter um Mecanica Nacional na garage do Toni para ele se divertir e um projeto novo para o 2º semestre.
A dupla Bianco/Trevisan ainda vai matar a gente de emoção.
Depois disso tudo, acho que vou pedir férias pro Said Saloma.
Pelo menos até descer das nuvens…
Belo “furo” de reportagem do nosso Mestre Romeu, sempre antenado e ligado quando ao assunto é Clássicos, aqui em Sampa.
Belo “furo” de reportagem do nosso Mestre Romeu, sempre antenado e ligado quando ao assunto é Clássicos, aqui em Sampa.
Romeu, cada alisada no alumínio é o início de uma obra de arte, cara, são momentos mágicos. E o Saloma imaginando um Fusca esculpido. Paulo, obrigado por perpetuar nossa memória. E para vc. Saloma, ontem adiantando o trampo para 15 dias, e acompanhando o Latino de Supercross, me deparo com um vídeo que vc. vai dar cambalhota! Aguarde!
Romeu, cada alisada no alumínio é o início de uma obra de arte, cara, são momentos mágicos. E o Saloma imaginando um Fusca esculpido. Paulo, obrigado por perpetuar nossa memória. E para vc. Saloma, ontem adiantando o trampo para 15 dias, e acompanhando o Latino de Supercross, me deparo com um vídeo que vc. vai dar cambalhota! Aguarde!
Impressionante o trabalho. Eu que tenho dificuldades para pregar um prego, fico imaginando a pessoa que faz um… CARRO! com as mãos. Inacreditável.
E o Romeu sempre ligado. “Nossas” Ferraris não foram bem ontem, mas em compensação hoje, o Palestra…
Abraço a todos.
Impressionante o trabalho. Eu que tenho dificuldades para pregar um prego, fico imaginando a pessoa que faz um… CARRO! com as mãos. Inacreditável.
E o Romeu sempre ligado. “Nossas” Ferraris não foram bem ontem, mas em compensação hoje, o Palestra…
Abraço a todos.
Parabéns ao Tony, Trevisan e Romeu… O trabalho do Tony é fantastico, impressionante a habilidade na reprodução dessas carrocerias em aluminio, usando apenas martelo. Ao Trevisan pelo seu espitirito de preservação do automobilismo nacional, numa terra onde os incentivos para esse tipo de atividade são escassos. Ao meu amigo Romeu, pelo excelente (mais um) artigo. Bom, finalizando, não vejo a hora de poder ver mais essa máquina no museu do automobilismo – João Cesar Santos (Soledade/RS) – vice-administrador do http://www.fnva.com.br
Parabéns ao Tony, Trevisan e Romeu… O trabalho do Tony é fantastico, impressionante a habilidade na reprodução dessas carrocerias em aluminio, usando apenas martelo. Ao Trevisan pelo seu espitirito de preservação do automobilismo nacional, numa terra onde os incentivos para esse tipo de atividade são escassos. Ao meu amigo Romeu, pelo excelente (mais um) artigo. Bom, finalizando, não vejo a hora de poder ver mais essa máquina no museu do automobilismo – João Cesar Santos (Soledade/RS) – vice-administrador do http://www.fnva.com.br
Oi, pessoal!
Eu tive o privilégio de saber desse churrasco às 19h30 de 6ª feira, o Mano Véio estava começando a subir às nuvens, porque seu motorista era nada mais nada menos que o excepcional Bird Clemente e às 23h00 as fotos já estavam no meu computador. Incrível! O Toni é gênio, um artista. A pessoa para fazer um trabalho como esse, não pode ser deste mundo! Parabéns, Toni. Um abraço a todos.
Marina
Oi, pessoal!
Eu tive o privilégio de saber desse churrasco às 19h30 de 6ª feira, o Mano Véio estava começando a subir às nuvens, porque seu motorista era nada mais nada menos que o excepcional Bird Clemente e às 23h00 as fotos já estavam no meu computador. Incrível! O Toni é gênio, um artista. A pessoa para fazer um trabalho como esse, não pode ser deste mundo! Parabéns, Toni. Um abraço a todos.
Marina
Nossa Mãe!!
Só de ver as fotos já dá para ficar emocionado,maravilhosa as fotos Romeu!!
Jonny’O
Nossa Mãe!!
Só de ver as fotos já dá para ficar emocionado,maravilhosa as fotos Romeu!!
Jonny’O
Trevisan,
Este Cisitalia 202 vai ser igual ao que correu nos 500 Quilômetros de Interlagos de 1958 ?
Qual é o historico desta obra de arte no Brasil?
Trevisan,
Este Cisitalia 202 vai ser igual ao que correu nos 500 Quilômetros de Interlagos de 1958 ?
Qual é o historico desta obra de arte no Brasil?
Amigo Jonny’O,esta Berlinetta que o Toni Bianco está concluindo é um dois lugares fechado,inspirada na carroceria do Abarth 204A, que logo depois influenciou o desenho do Cisitalia 202. Aquele dos 500km era do piloto gaucho Aldo Costa (do qual tenho algumas fotos),e acabou sendo desmanchado aqui no sul,e ao que tudo indica pode ter sido o único a vir para o Brasil.Tive comigo o diferencial e duas rodas(apenas 3,5pol.de largura)com freios e cubos rápidos,mas hoje está compondo um F.Junior D46 lá fora.Portanto é um carro “novo”,quem sabe um “revival”.Busca características de época ,e até poderia ser considerada uma escultura como disse o Anisio.É um trabalho muito em voga e valorizado nos dias atuais a nível internacional,isso posso garantir.
Amigo Jonny’O,esta Berlinetta que o Toni Bianco está concluindo é um dois lugares fechado,inspirada na carroceria do Abarth 204A, que logo depois influenciou o desenho do Cisitalia 202. Aquele dos 500km era do piloto gaucho Aldo Costa (do qual tenho algumas fotos),e acabou sendo desmanchado aqui no sul,e ao que tudo indica pode ter sido o único a vir para o Brasil.Tive comigo o diferencial e duas rodas(apenas 3,5pol.de largura)com freios e cubos rápidos,mas hoje está compondo um F.Junior D46 lá fora.Portanto é um carro “novo”,quem sabe um “revival”.Busca características de época ,e até poderia ser considerada uma escultura como disse o Anisio.É um trabalho muito em voga e valorizado nos dias atuais a nível internacional,isso posso garantir.
Só uma pergunta: o tony Bianco trabalha sozinho ou tem algum ajudante que também está aprendendo a sua arte em alumínio. Jovino
Só uma pergunta: o tony Bianco trabalha sozinho ou tem algum ajudante que também está aprendendo a sua arte em alumínio. Jovino
Jovino, seja bem-vindo ao boteco…trabalha só e Deus! Capacidade irretocável!
LS
Jovino, seja bem-vindo ao boteco…trabalha só e Deus! Capacidade irretocável!
LS
Jovino, o Toni trabalha sozinho, com seus martelos, suas limas, seus tocos de madeira e suas chapas de alumínio.
Pontualmente as 17 horas, ele interrompe suas marteladas.
As vezes tem algumas idéias noturnas, retorna a garage de madrugada e dá uma espiada na obra, apenas.
Abraço.
Jovino, o Toni trabalha sozinho, com seus martelos, suas limas, seus tocos de madeira e suas chapas de alumínio.
Pontualmente as 17 horas, ele interrompe suas marteladas.
As vezes tem algumas idéias noturnas, retorna a garage de madrugada e dá uma espiada na obra, apenas.
Abraço.
Parabéns ao Romeu pela matéria.
Continuando, o comentário do Trevisan sintetiza tudo. Revival, esse é o espírito do magnífico trabalho de Toni Bianco.
Uma vez comentei aqui no blog que tinha vontade de fazer um trabalho desse tipo com a mecânica Studebaker do carro com que Rubens Abrunhosa venceu a prova nacional no Circuito da Gávea em 1940. O motor e o painel do carro construído por Tomaz Woerdenbag são de propriedade do Veteran Car Club do Brasil – RJ.
Parabéns ao Romeu pela matéria.
Continuando, o comentário do Trevisan sintetiza tudo. Revival, esse é o espírito do magnífico trabalho de Toni Bianco.
Uma vez comentei aqui no blog que tinha vontade de fazer um trabalho desse tipo com a mecânica Studebaker do carro com que Rubens Abrunhosa venceu a prova nacional no Circuito da Gávea em 1940. O motor e o painel do carro construído por Tomaz Woerdenbag são de propriedade do Veteran Car Club do Brasil – RJ.
Bem, já sei onde vou levar meu carro quando precisar de reparos da lataria….rsrs; brincadeiras à parte, isso sim é que é espírito vocacional, levado as últimas instancias.Ô meu Deus do céu, paizinho de merda o nosso que não valoriza nossos talentos. E ‘cada’ talento que só!. Maravilha Tony. Parabéns Paulo. Não vejo a hora de poder passear no seu ‘nosso’ museu. Terei que levar uma toalha GG para enxugar as lágrimas.
E voce hein Romeu? não canta a ‘pedra’? e leva a tombola sozinho?…
Bem, já sei onde vou levar meu carro quando precisar de reparos da lataria….rsrs; brincadeiras à parte, isso sim é que é espírito vocacional, levado as últimas instancias.Ô meu Deus do céu, paizinho de merda o nosso que não valoriza nossos talentos. E ‘cada’ talento que só!. Maravilha Tony. Parabéns Paulo. Não vejo a hora de poder passear no seu ‘nosso’ museu. Terei que levar uma toalha GG para enxugar as lágrimas.
E voce hein Romeu? não canta a ‘pedra’? e leva a tombola sozinho?…
Quiquéisso,gente.Ô Romeu, eu precisaria de no mínimo uma cadeira para encarar esses homens e suas obras de arte. Não conseguiria me manter de pé nem com remédios…Nós , pobres mortais, teremos chance de ver tudo isso junto em algum lugar, algum dia…?
Quiquéisso,gente.Ô Romeu, eu precisaria de no mínimo uma cadeira para encarar esses homens e suas obras de arte. Não conseguiria me manter de pé nem com remédios…Nós , pobres mortais, teremos chance de ver tudo isso junto em algum lugar, algum dia…?
Revival é uma coisa, recriação é outra, réplica outra, reconstrução outra. Revival está tomando muita força no exterior, como o próprio Trevisan confirmou em seu depoimento e muito bem explicou. Uma obra de arte, uma escultura em alumínio, assinada pelo mestre Toni Bianco.
Recriações podem ser vistos em São Paulo, tais como a Ferrari 250 GTO amarela, a Ferrari Testa Rossa vermelha, além do Jaguar Tipo C, sendo que nos dois primeiros foram utilizandos componentes Ferrari do tipo NOS (New Old Stock), e o Jaguar C utiliza mecânica Jaguar um pouco mais moderna porém de arquitetura semelhante. Sem falar no trabalho excepcional desenvolvido por Nestor Salerno, na Argentina, e pelo ex-piloto Derek Bell e pela MDA, na Inglaterra, respectivamente recriando a Lola T70 MkIIIB e Ford GT40.
Réplica é o que a Chamonix faz com os modelos copiados de Porsches clássicos, por exemplo, em que usa mecânica VW a ar e a água.
Um caso à parte seria o Mark I que está sendo reconstruído (um meio termo entre reconstrução e reciação) aqui no Rio de Janeiro a partir de restos do carro com que Carol Fiqueiredo se acidentou em Petrópolis em 1968, visto que sua carroceria foi feita a partir de um molde tirado do carro que hoje é de Mauro Salles, que estava exposto na homenagem que o MG Clube do Brasil prestou ao Luizinho Pereira Bueno. Mas isso é outra história, que cabe um post específico.
Revival é uma coisa, recriação é outra, réplica outra, reconstrução outra. Revival está tomando muita força no exterior, como o próprio Trevisan confirmou em seu depoimento e muito bem explicou. Uma obra de arte, uma escultura em alumínio, assinada pelo mestre Toni Bianco.
Recriações podem ser vistos em São Paulo, tais como a Ferrari 250 GTO amarela, a Ferrari Testa Rossa vermelha, além do Jaguar Tipo C, sendo que nos dois primeiros foram utilizandos componentes Ferrari do tipo NOS (New Old Stock), e o Jaguar C utiliza mecânica Jaguar um pouco mais moderna porém de arquitetura semelhante. Sem falar no trabalho excepcional desenvolvido por Nestor Salerno, na Argentina, e pelo ex-piloto Derek Bell e pela MDA, na Inglaterra, respectivamente recriando a Lola T70 MkIIIB e Ford GT40.
Réplica é o que a Chamonix faz com os modelos copiados de Porsches clássicos, por exemplo, em que usa mecânica VW a ar e a água.
Um caso à parte seria o Mark I que está sendo reconstruído (um meio termo entre reconstrução e reciação) aqui no Rio de Janeiro a partir de restos do carro com que Carol Fiqueiredo se acidentou em Petrópolis em 1968, visto que sua carroceria foi feita a partir de um molde tirado do carro que hoje é de Mauro Salles, que estava exposto na homenagem que o MG Clube do Brasil prestou ao Luizinho Pereira Bueno. Mas isso é outra história, que cabe um post específico.
Uma “criança” como essas tomando forma, pelas mãos do mestre e ourives automotivo Tony Bianco, que faz com que eu abra um sorriso durante meu dia…
Abraços.
Uma “criança” como essas tomando forma, pelas mãos do mestre e ourives automotivo Tony Bianco, que faz com que eu abra um sorriso durante meu dia…
Abraços.
Como este tema(e furo de reportagem)está repercutindo muito(estou recebendo muitos e-mails também),e agora o Vicente Miranda levanta com muita propriedade palavras que caracterizam estes tipos de carro,vou mencionar o editorial da conceituadíssima revista italiana RuotteClassiche de fevereiro último.Qual é o título? INNOCENTI GIOCHI DI PAROLE. Justamente abordando que já não chegam as habituais expressões: repliche,restauri,produzioni, riconstruzioni ;a Casa de Leilões Coys sacramentou a expressão “evocazione” para algumas reproduções fiéis, e tentando vendê-las a preço de autêntico.O mercado está tentando digerir isto,mas de qualquer modo está plenamente confuso com esse GIOCHI DI PAROLE.
Como este tema(e furo de reportagem)está repercutindo muito(estou recebendo muitos e-mails também),e agora o Vicente Miranda levanta com muita propriedade palavras que caracterizam estes tipos de carro,vou mencionar o editorial da conceituadíssima revista italiana RuotteClassiche de fevereiro último.Qual é o título? INNOCENTI GIOCHI DI PAROLE. Justamente abordando que já não chegam as habituais expressões: repliche,restauri,produzioni, riconstruzioni ;a Casa de Leilões Coys sacramentou a expressão “evocazione” para algumas reproduções fiéis, e tentando vendê-las a preço de autêntico.O mercado está tentando digerir isto,mas de qualquer modo está plenamente confuso com esse GIOCHI DI PAROLE.
Trevisan,
Peça ao Saloma meu telefone e e-mail para trocarmos umas idéias.
Um abraço,
Vicente
Trevisan,
Peça ao Saloma meu telefone e e-mail para trocarmos umas idéias.
Um abraço,
Vicente
Caramba… já imaginava que ele trabalhasse sozinho, deve ser de pirar ver ele trabalhar, pois sempre sonhei em ter uma garagem e fazer trabalhos assim como ele em alumínio, mas isto ficará só em sonho. Jovino
Caramba… já imaginava que ele trabalhasse sozinho, deve ser de pirar ver ele trabalhar, pois sempre sonhei em ter uma garagem e fazer trabalhos assim como ele em alumínio, mas isto ficará só em sonho. Jovino
Maravilhosa, um capo lavoro. Merecem os parabéns tanto o Paulo quanto o Tony.
Um por saber gastar o dinheiro em coisas que no final ficarão para a comunidade e não para ele, mi sembra un lorenzo di medicis, e o outro pela força de vontade, do trabalho e da arte.
Maravilhosa, um capo lavoro. Merecem os parabéns tanto o Paulo quanto o Tony.
Um por saber gastar o dinheiro em coisas que no final ficarão para a comunidade e não para ele, mi sembra un lorenzo di medicis, e o outro pela força de vontade, do trabalho e da arte.