Fórmula 1 | Pirelli – Todos os compostos na pista no Bahrein, Antonelli é o mais rápido
Um piloto da Mercedes voltou a estabelecer o melhor tempo geral da pré-temporada no Bahrein

Pela primeira vez hoje, todos os compostos da gama foram utilizados, incluindo o mais macio, o C5, solicitado por apenas quatro equipes.
Ao fim do quinto dia, Kimi Antonelli registrou 1min32s803, superando seu companheiro de equipe George Russell, que havia baixado a referência de todo o grid ontem.

Na prática, esse limite foi superado por outros quatro pilotos hoje, demonstrando a evolução das equipes na pista. Oscar Piastri (McLaren) marcou 1min32s861, Max Verstappen (Red Bull) fechou em 1min33s162, Lewis Hamilton (Ferrari) em 1min33s408 e Lando Norris (McLaren) em 1min33s453. Este último foi o único do grupo a registrar seu tempo com o C4, enquanto os demais utilizaram o C3.
Na última hora da sessão, Alpine, Cadillac e Williams testaram o C5 em seus stints. Franco Colapinto (Alpine) extraiu o melhor potencial do composto com 1min33s818. Já Piastri foi o piloto mais rápido com o C1 e o C2, marcando 1min36s576 e 1min33s624, respectivamente.

Os programas de trabalho das equipes agora estão mais alinhados com o que foi visto na pista na semana passada. As equipes buscam o pacote mais eficiente para seus carros, testando novas soluções aerodinâmicas e acertos de setup.
Interessante notar que algumas equipes já tentam identificar o delta entre diferentes compostos por meio de sequências consecutivas de voltas rápidas, reduzindo a dureza do pneu a cada saída.

Não faltaram stints longos, como as 23 voltas da Audi com o C1 ou a mesma distância percorrida pela Red Bull com o C2. Pela manhã, Albon também forçou o C4 por 17 voltas com um jogo que já havia completado seis voltas anteriormente. Os tempos obtidos serão valiosos para avaliar o potencial de utilização desse composto em futuras corridas.
Das 1.311 voltas completadas hoje, em uma pista que atingiu pico de 45°C, o C3 voltou a ser o composto mais utilizado, com 729 voltas (55%). Em seguida vieram, em ordem decrescente, o C2, o C1, o C4 e o C5 (com apenas 12 voltas).
Seis pilotos não foram à pista hoje: Isack Hadjar (Red Bull), Pierre Gasly (Alpine), Charles Leclerc (Ferrari), Lance Stroll (Aston Martin), Arvin Lindblad (Racing Bulls) e Carlos Sainz (Williams).

Fonte Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
Copyright © 2026 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados

