ENDURANCE BRASIL – Rodada dupla no Velocitta abre reta decisiva da temporada e com novidades no grid com André Negrão na MC Tubarão e Eurobike

O Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), será o palco do início da fase decisiva do Endurance Brasil em 2025

Neste fim de semana, o circuito do interior paulista recebe uma rodada especial, com provas válidas pela 5ª e 6ª de oito etapas do campeonato. Cada corrida terá duração de três horas e 20 minutos e um papel preponderante na batalha pelo título das categorias P1, GT3 e GT4, além da classificação geral e do Troféu Legends.


Ligier #22 de Abrunhoza-Moraes-Lancaster e Porsche #21 de Quartiero-Hellmeister lideram em suas categorias Bruno Terena-MS2 Comunicação

A liderança na geral e na P1, categoria voltada aos protótipos, está nas mãos dos mesmos pilotos: André Moraes Jr., Daniel Lancaster e Flávio Abrunhoza, com a Ligier JS P320 da AutLog/GForce Autosport. A grande arma do trio tem sido a regularidade, já que, em quatro provas, eles acumulam um terceiro e três quartos lugares. Na P1, as Ligier de Gaetano di Mauro/Arthur Pavie e de Adriano Buzaid/Fernando Gorayeb vem logo na sequência, bem como o Sigma P1 G5 de Emílio Padron/Fernando Ohashi.


Porsche 911 GT3 R da Stuttgart está invicto até aqui no campeonato Bruno Terena-MS2 Comunicação

Abrunhoza ainda lidera entre os Legends, onde seu perseguidor mais próximo é Marcel Visconde, com o Porsche 911 GT3 R da Stuttgart Motorsport. Na classe GT3, a máquina alemã realiza campanha, até aqui, impecável. Visconde e os companheiros Ricardo Maurício e Marçal Müller venceram todas as provas disputadas e ocupam, além da liderança na categoria, a terceira posição na classificação geral. A equipe busca o tricampeonato na GT3, após faturar o título em 2017 e 2023.

A Stuttgart também lidera a disputa na classe GT4, marcada neste ano por um duelo caseiro. Atuais campeões, Jacques Quartiero e Alan Hellmeister, com seu Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport, lideram com apenas 15 pontos de vantagem sobre Giuliano Bertuccelli, Luiz Landi e Enrico Pedrosa (são 150 pontos em disputa em cada prova), que pilotam modelo idêntico. 

O time ainda emplaca, até aqui, o terceiro lugar no campeonato, com Márcio Kumruian, Rogério Rodrigues e Marcelo Figueiredo. Em seguida, vem o clã Enzo e Henry Visconde, com a BMW M4 GT4 da Eurobike Motorsport, que terá uma das grandes novidades deste fim de semana: o reforço de André Negrão, campeão do Mundial de Endurance e bicampeão das 24 Horas de Le Mans, na classe LMP2, que fará seu retorno ao Endurance Brasil, onde já competiu ao lado do primo Xandinho e do tio Xandy Negrão.

A prova neste sábado (20) terá início às 13h, enquanto a corrida de domingo (21) terá a largada dada às 11h30. Ambas terão transmissão ao vivo pelo canal oficial de YouTube do Endurance Brasil e pelo canal Acelerados na modalidade FastTV. No fim de semana seguinte, um programa especial com os melhores momentos de cada prova será exibido em TV aberta pela RedeTV!

Por se tratar de rodada dupla, a prova no Velocitta terá ingressos com preços especiais. As entradas para áreas de livre circulação possuem preços iniciais de R$ 15 para cada dia ou R$ 20 para os dois dias. Os passes para os camarotes podem ser adquiridos a partir de R$ 315 para um dia de evento ou R$ 525 para os dois dias. Ambas as modalidades dão direito a estacionamento grátis e visitação aos boxes horas antes da realização de cada prova. A compra pode ser feita online, pelo site da DiskIngressos.


Bicampeão mundial de Endurance e vencedor das 24 Horas de Le Mans, André Negrão vai comandar a pilotagem do BMW M2 #64, da classe GT4, ao lado de Kim Camelo e Enzo Visconde neste fim de semana

A MC Tubarão terá mais uma vez a responsabilidade de preparar os carros da Eurobike no Endurance Brasil, e o box da equipe no Autódromo do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), ganhará um reforço de peso na rodada dupla que abre a reta final da temporada 2025. O bicampeão do Mundial de Endurance (WEC) e bicampeão das 24 Horas de Le Mans na classe LMP2, André Negrão, vai disputar a prova ao lado de Kim Camelo e Enzo Visconde com o BMW M2 #64, da classe GT4.

Por conta do acidente na última prova no Autódromo de Cascavel, no Paraná, o BMW M4 #64 não ficou pronto a tempo da disputa em solo paulista, assim a BMW M2 #64, que foi vencedora do GP de São Paulo – 1000 Milhas em janeiro de 2025, volta à cena com o time da Eurobike/MC Tubarão. Além deste carro, mais uma novidade será testada na pista: o piloto Henry Visconde vai acelerar o novo BMW M2 da Eurobike, que já começa a ser preparado pensando na temporada 2026.

Divulgação/MC Tubarão

18 de Setembro de 2025 

10h30 às 11h30 – Sessão de fotos todos os carros no grid (somente carros)

11h30 às 12h30 – Track Walk

13h30 às 17h – Treino Livre Endurance Brasil

19 de Setembro de 2025 

09h às 09h45 Treino livre oficial 1 – Categorias GT3 e GT4

11h10 às 11h55 Treino livre oficial 2 – Categorias GT3 e GT4

13h55 às 14h40 Treino livre oficial 3 – Categorias GT3 e GT4

TREINOS CLASSIFICATÓRIOS:

15h45 às 16h05 Treino Classificatório – CATEGORIA GT4

20 de Setembro de 2025 

09h às 09h30 – Warm-up

10h às 11h – Visitação aos boxes

12h40 – Abertura de box

12h50 – Fechamento de box

12h55 – Hino Nacional Brasileiro

13h – Placa de 5 minutos

13h05 – Largada – 5ª etapa

16h30 – Cerimônia de Pódio

21 de Setembro de 2025

09h às 09h30 – Warm-up

10h às 10h50 – Visitação e Horário Promocional

11h – Abertura de Box

11h10 – Fechamento de box

11h15 – Hino Nacional Brasileiro

11h25 – Placa de 5 minutos

11h30 – Largada – 6ª etapa

15h – Cerimônia de Pódio


CLASSIFICAÇÃO “Geral”

                                    PontosUFCat
#1André Moraes Junior430SPP1
Daniel Lancaster430SPP1
Flavio Abrunhoza430SPP1
#2Arthur Pavie380SPP1
Gaetano Di Mauro380SPP1
#3Ricardo Maurício375SPGT3
Marçal Müller375RSGT3
Marcel Visconde375SPGT3
#4Fernando Gorayeb360SPGT4
Adriano Buzaid360SPGT4
#5Fernando Ohashi325SPP1
Emilio Padron325SPP1
#6Sarin Carlesso300SCP1
Pedro Queirolo300SPP1
Matheus Morgatto300SPP1
#7Gustavo Kiryla295PRP1
Alan Hellmeister295SPGT4
Jacques Quartiero295SPGT4
Renan Guerra295SPP1
Marco Pisani295SPP1
#8Giuliano Bertuccelli290SPGT4
Enrico Pedrosa290SPGT4
Luiz Landi290SPGT4
#9Cláudio Ricci270RSP1
Cole Loftsgard270CAP1
Fernando Poeta270RSP1
Andersom Toso270RSP1
#10Marcio Kumruian235SPGT4
Rogério Ezequiel Rodrigues235SPGT4
Lucas Foresti235DFP1
Victor Foresti235MGP1
Rafael Martins235SPP1
#11Guilherme Salas160SPGT3
#12Enzo Visconde155SPGT4
Henry Visconde155SPGT4
#13Guilherme Bottura150SPP1
#14Márcio Mauro135SPGT4
#15Ramon Alcaraz130SPGT4
#16Marcelo Figueiredo110SPGT4
#17Henrique Assunção105SPP1
#18André Rosário95BAGT3
Miguel Rosário95BAGT3
Kim Camelo95SPGT4
Enzo Elias95DFGT3
#19Vicente Orige90SCP1
#20David Muffato80PRP1
#21Geciel de Andrade60RSP1
#22Guilherme Ribas45PRGT3
Sergio Ribas45PRGT3

PIRELLI LANÇA NOVO PNEU DE CHUVA PARA O ENDURANCE BRASILCOM DESENHO OTIMIZADO DA BANDA DE RODAGEM, PIRELLI CINTURATO WHB AUMENTARÁ A PERFORMANCE E A SEGURANÇA NOS CARROS MAIS RÁPIDOS DO PAÍS

O Endurance Brasil disputa neste final de semana a quarta etapa da temporada 2025, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). A prova acontece no sábado e terá três horas de duração. A novidade do evento fica por conta do Pirelli Cinturato WHB, o novo pneu de chuva da fabricante italiana, que a partir de agora passa a equipar os carros da categoria mais veloz do Brasil, em casos de pista molhada. O novo composto traz atualizações significativas em relação ao utilizado até a última etapa, disputada no Velopark (RS) no mês de junho.

A mais recente evolução do pneu de chuva da Pirelli é padrão para todos os carros de GT nos principais campeonatos europeus em 2025. Os novos compostos contribuíram para melhorar a performance, ao mesmo tempo que otimizam a aderência e o aquecimento em baixas temperaturas.

O Pirelli Cinturato WHB conta com borracha natural certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council)™. Isso indica que toda a borracha natural utilizada nos pneus vem de plantações gerenciadas para garantir a biodiversidade, além de beneficiar as pessoas que vivem e trabalham nessas áreas.

“O novo Pirelli Cinturato WHB é uma evolução do pneu que utilizamos até a etapa passada. O novo composto e o desenho otimizado da banda de rodagem garantem maior aderência, escoamento mais eficiente da água e uma dirigibilidade precisa em pista molhada. Essa evolução reafirma o compromisso da Pirelli com a segurança, a inovação e a performance, características que acompanham a companhia há mais de 150 anos”, explica Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport Pirelli para a América Latina.

Divulgação/Pirelli

Copyright © 2025 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights