ENDURANCE BRASIL – Rodada dupla no Velocitta abre reta decisiva da temporada e com novidades no grid com André Negrão na MC Tubarão e Eurobike
O Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), será o palco do início da fase decisiva do Endurance Brasil em 2025
Neste fim de semana, o circuito do interior paulista recebe uma rodada especial, com provas válidas pela 5ª e 6ª de oito etapas do campeonato. Cada corrida terá duração de três horas e 20 minutos e um papel preponderante na batalha pelo título das categorias P1, GT3 e GT4, além da classificação geral e do Troféu Legends.

A liderança na geral e na P1, categoria voltada aos protótipos, está nas mãos dos mesmos pilotos: André Moraes Jr., Daniel Lancaster e Flávio Abrunhoza, com a Ligier JS P320 da AutLog/GForce Autosport. A grande arma do trio tem sido a regularidade, já que, em quatro provas, eles acumulam um terceiro e três quartos lugares. Na P1, as Ligier de Gaetano di Mauro/Arthur Pavie e de Adriano Buzaid/Fernando Gorayeb vem logo na sequência, bem como o Sigma P1 G5 de Emílio Padron/Fernando Ohashi.

Abrunhoza ainda lidera entre os Legends, onde seu perseguidor mais próximo é Marcel Visconde, com o Porsche 911 GT3 R da Stuttgart Motorsport. Na classe GT3, a máquina alemã realiza campanha, até aqui, impecável. Visconde e os companheiros Ricardo Maurício e Marçal Müller venceram todas as provas disputadas e ocupam, além da liderança na categoria, a terceira posição na classificação geral. A equipe busca o tricampeonato na GT3, após faturar o título em 2017 e 2023.
A Stuttgart também lidera a disputa na classe GT4, marcada neste ano por um duelo caseiro. Atuais campeões, Jacques Quartiero e Alan Hellmeister, com seu Porsche 718 Cayman GT4 RS Clubsport, lideram com apenas 15 pontos de vantagem sobre Giuliano Bertuccelli, Luiz Landi e Enrico Pedrosa (são 150 pontos em disputa em cada prova), que pilotam modelo idêntico.
O time ainda emplaca, até aqui, o terceiro lugar no campeonato, com Márcio Kumruian, Rogério Rodrigues e Marcelo Figueiredo. Em seguida, vem o clã Enzo e Henry Visconde, com a BMW M4 GT4 da Eurobike Motorsport, que terá uma das grandes novidades deste fim de semana: o reforço de André Negrão, campeão do Mundial de Endurance e bicampeão das 24 Horas de Le Mans, na classe LMP2, que fará seu retorno ao Endurance Brasil, onde já competiu ao lado do primo Xandinho e do tio Xandy Negrão.
A prova neste sábado (20) terá início às 13h, enquanto a corrida de domingo (21) terá a largada dada às 11h30. Ambas terão transmissão ao vivo pelo canal oficial de YouTube do Endurance Brasil e pelo canal Acelerados na modalidade FastTV. No fim de semana seguinte, um programa especial com os melhores momentos de cada prova será exibido em TV aberta pela RedeTV!
Por se tratar de rodada dupla, a prova no Velocitta terá ingressos com preços especiais. As entradas para áreas de livre circulação possuem preços iniciais de R$ 15 para cada dia ou R$ 20 para os dois dias. Os passes para os camarotes podem ser adquiridos a partir de R$ 315 para um dia de evento ou R$ 525 para os dois dias. Ambas as modalidades dão direito a estacionamento grátis e visitação aos boxes horas antes da realização de cada prova. A compra pode ser feita online, pelo site da DiskIngressos.
Com reforço de André Negrão, MC Tubarão e Eurobike miram pódios na rodada dupla do Endurance Brasil no Velocitta
Bicampeão mundial de Endurance e vencedor das 24 Horas de Le Mans, André Negrão vai comandar a pilotagem do BMW M2 #64, da classe GT4, ao lado de Kim Camelo e Enzo Visconde neste fim de semana
A MC Tubarão terá mais uma vez a responsabilidade de preparar os carros da Eurobike no Endurance Brasil, e o box da equipe no Autódromo do Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), ganhará um reforço de peso na rodada dupla que abre a reta final da temporada 2025. O bicampeão do Mundial de Endurance (WEC) e bicampeão das 24 Horas de Le Mans na classe LMP2, André Negrão, vai disputar a prova ao lado de Kim Camelo e Enzo Visconde com o BMW M2 #64, da classe GT4.
Por conta do acidente na última prova no Autódromo de Cascavel, no Paraná, o BMW M4 #64 não ficou pronto a tempo da disputa em solo paulista, assim a BMW M2 #64, que foi vencedora do GP de São Paulo – 1000 Milhas em janeiro de 2025, volta à cena com o time da Eurobike/MC Tubarão. Além deste carro, mais uma novidade será testada na pista: o piloto Henry Visconde vai acelerar o novo BMW M2 da Eurobike, que já começa a ser preparado pensando na temporada 2026.

Programação
18 de Setembro de 2025
10h30 às 11h30 – Sessão de fotos todos os carros no grid (somente carros)
11h30 às 12h30 – Track Walk
13h30 às 17h – Treino Livre Endurance Brasil
19 de Setembro de 2025
09h às 09h45 Treino livre oficial 1 – Categorias GT3 e GT4
11h10 às 11h55 Treino livre oficial 2 – Categorias GT3 e GT4
13h55 às 14h40 Treino livre oficial 3 – Categorias GT3 e GT4
TREINOS CLASSIFICATÓRIOS:
15h45 às 16h05 Treino Classificatório – CATEGORIA GT4
20 de Setembro de 2025
09h às 09h30 – Warm-up
10h às 11h – Visitação aos boxes
12h40 – Abertura de box
12h50 – Fechamento de box
12h55 – Hino Nacional Brasileiro
13h – Placa de 5 minutos
13h05 – Largada – 5ª etapa
16h30 – Cerimônia de Pódio
21 de Setembro de 2025
09h às 09h30 – Warm-up
10h às 10h50 – Visitação e Horário Promocional
11h – Abertura de Box
11h10 – Fechamento de box
11h15 – Hino Nacional Brasileiro
11h25 – Placa de 5 minutos
11h30 – Largada – 6ª etapa
15h – Cerimônia de Pódio
CLASSIFICAÇÃO “Geral”
Pontos | UF | Cat | ||
---|---|---|---|---|
#1 | André Moraes Junior | 430 | SP | P1 |
Daniel Lancaster | 430 | SP | P1 | |
Flavio Abrunhoza | 430 | SP | P1 | |
#2 | Arthur Pavie | 380 | SP | P1 |
Gaetano Di Mauro | 380 | SP | P1 | |
#3 | Ricardo Maurício | 375 | SP | GT3 |
Marçal Müller | 375 | RS | GT3 | |
Marcel Visconde | 375 | SP | GT3 | |
#4 | Fernando Gorayeb | 360 | SP | GT4 |
Adriano Buzaid | 360 | SP | GT4 | |
#5 | Fernando Ohashi | 325 | SP | P1 |
Emilio Padron | 325 | SP | P1 | |
#6 | Sarin Carlesso | 300 | SC | P1 |
Pedro Queirolo | 300 | SP | P1 | |
Matheus Morgatto | 300 | SP | P1 | |
#7 | Gustavo Kiryla | 295 | PR | P1 |
Alan Hellmeister | 295 | SP | GT4 | |
Jacques Quartiero | 295 | SP | GT4 | |
Renan Guerra | 295 | SP | P1 | |
Marco Pisani | 295 | SP | P1 | |
#8 | Giuliano Bertuccelli | 290 | SP | GT4 |
Enrico Pedrosa | 290 | SP | GT4 | |
Luiz Landi | 290 | SP | GT4 | |
#9 | Cláudio Ricci | 270 | RS | P1 |
Cole Loftsgard | 270 | CA | P1 | |
Fernando Poeta | 270 | RS | P1 | |
Andersom Toso | 270 | RS | P1 | |
#10 | Marcio Kumruian | 235 | SP | GT4 |
Rogério Ezequiel Rodrigues | 235 | SP | GT4 | |
Lucas Foresti | 235 | DF | P1 | |
Victor Foresti | 235 | MG | P1 | |
Rafael Martins | 235 | SP | P1 | |
#11 | Guilherme Salas | 160 | SP | GT3 |
#12 | Enzo Visconde | 155 | SP | GT4 |
Henry Visconde | 155 | SP | GT4 | |
#13 | Guilherme Bottura | 150 | SP | P1 |
#14 | Márcio Mauro | 135 | SP | GT4 |
#15 | Ramon Alcaraz | 130 | SP | GT4 |
#16 | Marcelo Figueiredo | 110 | SP | GT4 |
#17 | Henrique Assunção | 105 | SP | P1 |
#18 | André Rosário | 95 | BA | GT3 |
Miguel Rosário | 95 | BA | GT3 | |
Kim Camelo | 95 | SP | GT4 | |
Enzo Elias | 95 | DF | GT3 | |
#19 | Vicente Orige | 90 | SC | P1 |
#20 | David Muffato | 80 | PR | P1 |
#21 | Geciel de Andrade | 60 | RS | P1 |
#22 | Guilherme Ribas | 45 | PR | GT3 |
Sergio Ribas | 45 | PR | GT3 |
PIRELLI LANÇA NOVO PNEU DE CHUVA PARA O ENDURANCE BRASIL – COM DESENHO OTIMIZADO DA BANDA DE RODAGEM, PIRELLI CINTURATO WHB AUMENTARÁ A PERFORMANCE E A SEGURANÇA NOS CARROS MAIS RÁPIDOS DO PAÍS
O Endurance Brasil disputa neste final de semana a quarta etapa da temporada 2025, no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR). A prova acontece no sábado e terá três horas de duração. A novidade do evento fica por conta do Pirelli Cinturato WHB, o novo pneu de chuva da fabricante italiana, que a partir de agora passa a equipar os carros da categoria mais veloz do Brasil, em casos de pista molhada. O novo composto traz atualizações significativas em relação ao utilizado até a última etapa, disputada no Velopark (RS) no mês de junho.
A mais recente evolução do pneu de chuva da Pirelli é padrão para todos os carros de GT nos principais campeonatos europeus em 2025. Os novos compostos contribuíram para melhorar a performance, ao mesmo tempo que otimizam a aderência e o aquecimento em baixas temperaturas.
O Pirelli Cinturato WHB conta com borracha natural certificada pelo FSC (Forest Stewardship Council)™. Isso indica que toda a borracha natural utilizada nos pneus vem de plantações gerenciadas para garantir a biodiversidade, além de beneficiar as pessoas que vivem e trabalham nessas áreas.
“O novo Pirelli Cinturato WHB é uma evolução do pneu que utilizamos até a etapa passada. O novo composto e o desenho otimizado da banda de rodagem garantem maior aderência, escoamento mais eficiente da água e uma dirigibilidade precisa em pista molhada. Essa evolução reafirma o compromisso da Pirelli com a segurança, a inovação e a performance, características que acompanham a companhia há mais de 150 anos”, explica Fabio Magliano, gerente de produtos Car e Motorsport Pirelli para a América Latina.


Copyright © 2025 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados