MOTO GP – O período de testes termina com a Honda sendo a mais rápida em Sepang

O evento de três dias que dá início à temporada chega ao fim para pilotos de teste, estreantes e pilotos de fábrica, com algumas concessões antes do teste oficial de Sepang na próxima semana
Foto reprodução Oficial MotoGP

O Shakedown Test é o primeiro evento de 2026, criando um cenário intrigante para uma temporada de competições que promete quebrar recordes. Pilotos de teste de fábrica, estreantes e pilotos de equipes da categoria D – atualmente a Yamaha – podem participar, e ao final da prova, Aleix Espargaró lidera a classificação pela Honda com o notável tempo de 1:57.173.

O tempo de 1:57.173 do carro #41, o melhor da tabela, é alguns décimos mais rápido que o tempo de Joan Mir na classificação para o GP da Malásia de 2025, que garantiu ao carro #36 a sétima posição no grid. A volta de teste de Aleix Espargaró o teria colocado em quarto lugar, um sinal claro de progresso, que parece ser bastante expressivo na Honda. Há rumores de que a equipe japonesa definiu um bom rumo, apesar de ter perdido os benefícios extras que tinha desde que subiu para a categoria C por apenas um ponto na última etapa de 2025.

Pol Espargaró colocou a Red Bull KTM Factory Racing em segundo lugar no terceiro dia, a apenas um décimo do líder, com o tempo de 1:57.299. Essa marca também é mais rápida que a do melhor classificado da equipe no Q2 do ano passado, Pedro Acosta, por pouco mais de meio décimo, o que é um bom presságio. A KTM manteve uma equipe de testes com três pilotos durante todo o Shakedown, composta por Pol Espargaró, o membro do Hall da Fama da MotoGP, Dani Pedrosa, e Mika Kallio, membro de longa data do projeto. Algumas das principais novidades visíveis na agenda foram as mudanças aerodinâmicas para a fábrica austríaca – embora também circulassem rumores sobre componentes ainda mais futuristas…

Fabio Quartararo, da Monster Energy Yamaha MotoGP, ficou em terceiro no terceiro dia, meio segundo atrás do primeiro colocado. Isso representa cerca de meio segundo a mais do que seu tempo no Q2 de 2025 – mas lembre-se, a marca de Iwata está chegando em 2026 com sua novíssima YZR-M1 com motor V4. Sua categoria de concessão, D, significa que eles têm testes ilimitados e, por isso, escalaram todos os seus pilotos veteranos para o Shakedown: Quartararo, seu companheiro de equipe Alex Rins e Jack Miller, da Prima Pramac Yamaha, este último que liderou o segundo dia.

Os pilotos de testes Augusto Fernandez e a lenda do MotoGP Andrea Dovizioso também estiveram trabalhando duro, assim como o estreante Toprak Razgatliouglu (Prima Pramac Yamaha MotoGP), totalizando seis pilotos que estiveram na pista representando a Yamaha ao longo dos três dias. Na agenda, com uma moto e uma filosofia completamente novas, havia praticamente tudo.

Na Ducati, o único piloto de testes, Michele Pirro, trabalhou arduamente apesar de algumas quedas durante o evento, mas saiu ileso. A grande novidade da fábrica da Panigale em Borno foi revelada no primeiro dia – seu novo sistema aerodinâmico –, mas, fora isso, Pirro esteve pilotando em Sepang, levando o shakedown ao pé da letra, preparando as motos para a chegada das equipes de corrida na terça-feira. Enquanto isso, Alex Márquez assistiu a tudo das arquibancadas no sábado, antes da apresentação da equipe BK8 Gresini Racing MotoGP, que aconteceria no final da tarde no centro de Kuala Lumpur.

O piloto de testes Lorenzo Savadori também estava focado em testar as motos da Aprilia Racing antes da chegada de Marco Bezzecchi na terça-feira, e as motos da equipe Trackhouse MotoGP para Raul Fernandez e Ai Ogura. Jorge Martin, como sabemos, não participará dos testes na Malásia, mas estará presente com a equipe. A escolha do chassi já foi feita, e a aerodinâmica é o ponto crucial para Bezzecchi, Fernandez e Ogura compararem durante os testes oficiais em Sepang.




Fonte Oficial MotoGP

Copyright © 2026 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights