ABB FIA FORMULA E WORLD CHAMPIONSHIP – Dennis Dennis vence abertura da Temporada 225/26 {Andretti FEABB FIA} em São Paulo
Corrida realizada no Sambódromo do Anhembi reuniu 23 mil pessoas nas arquibancadas e camarotes, novo recorde de público

Jake Dennis, da Andretti FE, largou na pole position e conquistou a vitória no E-Prix Google Cloud de São Paulo de 2025, apesar da corrida agitada de 30 voltas ter sido tudo menos tranquila do início ao fim.
Abertura da Temporada da Fórmula E pela segunda vez, sendo a quarta prova realizada em território brasileiro, a corrida realizada no Sambódromo do Anhembi reuniu 23 mil pessoas nas arquibancadas e camarotes, novo recorde de público em São Paulo. O campeão mundial da Temporada 9 garantiu a Julius Baer Pole Position (após punição de Pascal Wehrlein, da Porsche) e largou bem, liderando o pelotão.
O britânico se manteve na ponta ao longo da prova, com poucas trocas, numa estratégia de paciência, até desbancar o Citroën de Nick Cassidy – que havia feito uma arrancada impressionante no final da corrida – para o que seria a manobra decisiva na volta 27. Um forte acidente envolvendo o estreante Pepe Marti (CUPRA KIRO) – que voou espetacularmente por cima de António Félix da Costa (Jaguar) – e, felizmente, conseguiu aterrissar em segurança, resultou em uma bandeira vermelha no final da corrida e um sprint de uma volta até a linha de chegada.
Dennis conseguiu segurar o atual campeão Oliver Rowland (Nissan), que largou em 13º, e Cassidy. Essa foi a primeira vitória de Jake Dennis desde a corrida em Diriyah, em 2024, se tornando o primeiro a vencer largando da primeira fila no Sambódromo de Anhembi.
Drugovich: de quinto para 12º após a bandeirada Wehrlein, que chegou a liderar a corrida e teve um incidente semelhante ao de Marti aqui na temporada passada, completou a prova em quarto lugar, com o brasileiro Felipe Drugovich, em quinto, em sua estreia completa pela Andretti. Isso garantiria dois pilotos entre os seis primeiros para a equipe americana, ambos administrando bem a corrida com o uso tardio do MODO DE ATAQUE.
No entanto, uma penalidade pós-corrida por ultrapassagem sob bandeira amarela, com Drugovich ultrapassando Nick Cassidy, da Citroën, deixou o brasileiro na 12ª posição após punição de cinco segundos serem aplicados ao seu tempo de corrida. Isso significou os primeiros pontos para o piloto da Lola Yamaha ABT, Zane Maloney, na Fórmula E, que terminou em 10º lugar.
O outro piloto brasileiro, Lucas di Grassi, também da Lola, teve um toque que acabou prejudicando sua performance no trecho final da corrida – ele terminou na 18ª posição.
Como foi o E-Prix Google Cloud de São Paulo de 2025
Dennis largou bem e conseguiu manter a liderança, enquanto os dois Mahindras saíram da pista na primeira chicane e Dan Ticktum se viu em apuros, caindo para o final do pelotão na saída das duas primeiras curvas. Isso deixou Dennis na liderança, seguido por Wehrlein, Mortara (Mahindra) – que se recuperou após o incidente na primeira curva – Nato, da Costa e de Vries (na outra Mahindra), completando os seis primeiros. Poderia ter sido muito pior para a equipe indiana – e foi de Vries quem errou a freada na Curva 1, atingindo o CUPRA KIRO de Ticktum, causando um furo de pneu e acabando com as chances do britânico de cara.



Na terceira volta, as posições e a liderança mudaram, com Wehrlein assumindo a ponta. Dennis, satisfeito em preservar a posição por enquanto, caiu para a quarta colocação. Enquanto isso, Mortara foi penalizado com cinco segundos por sua participação no incidente na primeira curva. O suíço liderou na quarta volta, mas sua corrida agora estava seriamente comprometida. Vergne e di Grassi foram os primeiros a aproveitar o primeiro dos seus dois impulsos de 50 kW do MODO DE ATAQUE com tração integral, enquanto a liderança alternou novamente na volta 6 entre os ex-companheiros de equipe da Porsche, da Costa e Wehrlein.



O bicampeão da Citroën retomou a liderança do pelotão assim que seu impulso de quatro minutos expirou. Rowland foi o próximo dos 10 primeiros a participar do ATTACK e se viu lado a lado com Vergne no final, disputando a liderança e conquistando-a na volta 9. Na volta 11, o líder da Costa, Evans, Nato, Mortara, Buemi e Barnard partiram para o ataque, com a ordem da prova sendo ainda mais alterada. No final das contas, Wehrlein assumiu a liderança, seguido por Dennis, Mortara, Nato, da Costa, Rowland, Buemi, Mueller e Evans, os 10 primeiros. A segunda metade do pelotão ainda não havia passado pela zona de ativação do MODO DE ATAQUE, o que definiu uma verdadeira corrida de duas metades.
Na volta 17, Rowland e Nato se envolveram em um incidente, ambos sofrendo danos, mas Nato mais do que o britânico, resultando em um furo de pneu e o afastando completamente da disputa. Rowland conseguiu se manter na oitava posição, enquanto Guenther ultrapassou os dois.

Na volta 19, Dennis liderava, seguido por Wehrlein e Cassidy. O novato da Citroën repetiu a estratégia no MODO DE ATAQUE para ultrapassar seis pilotos na reta principal e se colocar na disputa. Algumas curvas depois, o neozelandês também ultrapassou Wehrlein, antes de se aproximar de Dennis, que estava na frente.

Na volta 22, a segunda rodada de ativações do MODO DE ATAQUE começou e a ordem da corrida mudou. Rowland assumiu a liderança, seguido por Dennis, Cassidy, Wehrlein, da Costa, Mueller, Eirksson, Drugovich, Mortara e di Grassi. Uma volta depois, um toque entre Mortara e di Grassi na curva 6 deixou o Mahindra sem saída, o que resultou na entrada do Safety Car e no abandono da dupla.
Na volta 27, a bandeira verde voltou a aparecer, com Rowland à frente de Cassidy, seguido por Dennis, Wehrlein, da Costa, Mueller, Eriksson, Drugovich, Guenther e Buemi. Os Andrettis estavam de olho no resultado, com energia e o MODO DE ATAQUE ativado. Dennis ultrapassou Cassidy e Rowland no último setor da volta 27, com Drugovich subindo para sexto.
Uma forte colisão envolvendo Pepe Marti resultou em bandeira vermelha depois que o CUPRA KIRO passou por cima da traseira do Jaguar de da Costa – com a bandeira amarela de pista inteira sendo acionada devido ao outro Jaguar, de Mitch Evans, ter batido no muro pouco antes. O espanhol estava bem, assim como da Costa e Mueller – e depois que a pista foi limpa, a corrida recomeçou faltando apenas uma volta para o final das 30.
Dennis conseguiu vencer com tranquilidade a volta de classificação, com Rowland em segundo e Cassidy em terceiro, garantindo o primeiro pódio da Citroën. Dennis lidera o campeonato de pilotos e Andretti o de equipes, com a Porsche na liderança do campeonato de construtores, rumo ao México no dia 10 de janeiro.






Veja o resultado completo do E-Prix Google Cloud de São Paulo de 2025


Novidades da Temporada 12
O Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E retornará à vibrante cidade litorânea de Sanya (China) pela primeira vez desde a Temporada 5, juntando-se a Xangai no calendário 2025/26, que marca a maior e mais abrangente temporada da Fórmula E até o momento – 17 corridas em 11 locais diferentes.
A Temporada 12 terá duas corridas na China, reforçando sua importância como um mercado estratégico e histórico para o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E. O circuito de rua de Sanya promete um desafio único e um cenário tropical espetacular para a expansão do campeonato. Nas atualizações esportivas, foram feitas alterações no popular formato de classificação e no MODO DE ATAQUE da ABB FIA Fórmula E.
Na Classificação, as Fases de Grupos foram reduzidas para 10 minutos cada, com tempos de Duelos revisados, criando um formato mais rápido, competitivo e atraente para o público, que cabe em uma hora.

Fórmula E e FIA revelam GEN4: novo carro estabelece novos parâmetros para velocidade, sustentabilidade e inovação
GEN4 tem 50% mais potência do que o GEN3 Evo, além de tração integral ativa

A Fórmula E e a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) revelaram hoje o novo carro de corrida GEN4, marcando uma reinvenção do automobilismo e o próximo capítulo das corridas elétricas. Capaz de atingir velocidades elevadas, o carro mais rápido da Fórmula E no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E foi projetado para os pioneiros de hoje e os talentos das próximas gerações, estabelecendo um novo padrão global de inovação, velocidade e sustentabilidade.
Com estreia marcada para a Temporada 13 do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E (2026/27), o GEN4 redefine as corridas com 600 kW de potência disponível (equivalente a mais de 815 cv) e tração integral ativa em todas as fases da corrida.

Este é o carro de Fórmula E mais desafiador de se dominar, projetado para batalhas roda a roda e momentos de tirar o fôlego dos fãs. Todas as características do GEN4, desde a tração integral ativa ao diferencial ativo, demonstram todas as tecnologias que os carros elétricos podem oferecer, tornando esta máquina mais relevante do que nunca para as fabricantes e suas futuras inovações em veículos.

O GEN4 é o carro de corrida mais sustentável do automobilismo, promovendo o design circular em todos os níveis. Sua construção utiliza materiais 100% recicláveis, estabelecendo um novo padrão de referência para a responsabilidade ambiental. De sistemas de bateria pioneiros a pneus de última geração e carroceria inovadora, todos os componentes da cadeia de suprimentos do GEN4 são selecionados por sua origem ética, reciclabilidade e impacto reduzido. Essas inovações garantem que o GEN4 não seja construído apenas para velocidade e desempenho, mas também como um pioneiro em sustentabilidade no esporte e além.
Principais melhorias técnicas do novo carro de corrida GEN4
– Design: O GEN4 apresenta duas configurações aerodinâmicas distintas – alto downforce, otimizada para a qualificação; e baixo downforce, projetada especificamente para condições de corrida, proporcionando desempenho incomparável na pista.
– Destaques de desempenho e tecnologia: O GEN4 traz aumento dramático no desempenho e na tecnologia com potência máxima de corrida de 450 kW (equivalente a 611,83 cavalos), MODO DE ATAQUE de 600 kW (equivalente a 815,78 cv) para ultrapassagens poderosas, frenagem regenerativa aprimorada de 700 kW e capacidade de energia de corrida de até 55 kWh para estratégias de corrida mais ousadas.
– Sustentabilidade inovadora: A construção do GEN4 inclui materiais 100% recicláveis (com pelo menos 20% de conteúdo reciclado), proporcionando desempenho incomparável e impulsionando a liderança do Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E como o esporte motorizado mais sustentável do mundo.
Depois da revelação, incluindo fotos e vídeos inéditos, o GEN4 agora será testado pelos fabricantes registrados no Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E.
Especialistas de Porsche, Nissan, Stellantis, Jaguar e Lola implementarão suas tecnologias internas, transferindo sua experiência em trem de força e gerenciamento de energia para calibrar e levar o desempenho do carro GEN4 ao limite, antes de sua estreia no início da Temporada 2026/27.
Traduzir sua experiência em transporte para a performance esportiva é reafirmar o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E como a mais relevante das categorias do automobilismo para os fabricantes automotivos.
Jeff Dodds, CEO da Fórmula E, afirmou:
“O GEN4 é muito mais do que um carro de corrida. Ele representa mais de uma década de progresso, inovação e ambição nas corridas elétricas. Desenvolvido em conjunto com a FIA, ele se destaca como a máquina mais avançada, exigente e sustentável que já construímos, redefinindo o que é possível em termos de desempenho e responsabilidade ambiental. Com o GEN4, a Fórmula E fortalece sua posição como o esporte mais inovador do mundo e como verdadeira pioneira nas corridas”.
Marek Nawarecki, Diretor Sênior de Esportes de Circuito da FIA, afirmou:
“Estamos muito orgulhosos de apresentar o inovador monoposto GEN4 da Fórmula E, um carro que mais uma vez eleva o padrão em termos de capacidades da tecnologia elétrica no automobilismo e ressalta o quanto o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula Eevoluiu desde 2014”.
“Pronta para competir na Temporada 13, esta nova e ousada estrutura técnica fornecida pela FIA em conjunto com a Fórmula E permitirá que os fabricantes de equipamentos originais incorporem e apresentem suas próprias tecnologias relevantes para as estradas mais do que nunca, marcando o início de uma nova era brilhante para a Fórmula E que, sem dúvida, será a mais emocionante e eletrizante até agora”.
Alberto Longo, cofundador e Diretor de Campeonato da Fórmula E, afirmou:
“O GEN4 foi projetado para os pioneiros do futuro. Os novos recursos técnicos, dos 600 kW de potência à tração integral ativa, colocarão nossos pilotos à prova como nunca. É um carro feito para disputas acirradas e pura ação nas pistas. Gostaria de agradecer aos nossos parceiros da FIA pela colaboração nesta incrível inovação, e esperamos continuar a colaborar à medida que os nossos fabricantes e equipas aperfeiçoam estas máquinas com os seus especialistas em desempenho. Em conjunto com a FIA, criamos o carro de Fórmula E mais desafiador, mal podemos esperar para ver as corridas incríveis que irá proporcionar aos fãs de todo o mundo”.
Vincent Gaillardot, Gerente Técnico da Fórmula E junto à FIA, afirmou:
“O GEN4 é o monoposto de Fórmula E mais avançado até hoje, com tecnologia de ponta que o torna o carro de corrida elétrico mais rápido e potente que os fãs já viram. Com os pilotos capazes de desenvolver mais de 815 cv no Modo de Ataque, bem como tração integral permanente, aerodinâmica aprimorada e maiores níveis de aderência graças a pneus maiores, o GEN4 se encaixa no topo da pirâmide de monopostos da FIA e será um dos carros de corrida de mais alto desempenho em todo o mundo”.
“Isso foi alcançado com a redução das restrições em tantos recursos do sistema de controle quanto possível, para fins de relevância rodoviária, gerenciando cuidadosamente os custos e cumprindo todos os prazos de desenvolvimento. Isso só foi possível através da estreita colaboração com nossos parceiros de chassi, pneus, bateria, trem de força dianteiro e carregamento, e agradecemos a todos eles por seus esforços sinceros”.
“Também agradecemos aos nossos fabricantes por seu compromisso e continuaremos trabalhando em estreita colaboração no desenvolvimento com os dois próximos testes combinados”.
Fórmula E e Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E: Como o primeiro campeonato mundial totalmente elétrico da FIA e o único esporte com plano certificado para emissões líquidas zero, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E traz corridas emocionantes para o coração das cidades mais icônicas do mundo, proporcionando uma plataforma de automobilismo de elite para os principais fabricantes automotivos do mundo acelerarem a inovação de veículos elétricos. A rede de equipes, fabricantes, parceiros, emissoras e cidades-sede da Fórmula E está unida pela paixão pelo esporte e pela crença em seu potencial para acelerar o progresso humano sustentável e criar um futuro melhor para as pessoas e o planeta.
Fonte: Eugenio Augusto Brito – eugeniobrito@textual.com.br / Gabriela Espindola- gabrielagimenes@textual.com.br
Copyright © 2025 Conexão Saloma. Todos os Direitos reservados


