PORSCHE LIVE – “DO FUNDO DO MAR”: A HISTÓRIA DOS QUATRO PORSCHE 911 GT2 RS QUE NAUFRAGARAM NO ATLÂNTICO EM ROTA PARA BRASIL

Reabrir uma linha de montagem com o intuito de fabricar um modelo cuja produção foi encerrada é algo pouco comum na indústria automobilística. Menos ainda se isso for feito para produzir apenas quatro unidades. Foi o que a Porsche fez neste ano com o objetivo de repor quatro 911 GT2 RS que foram parar no fundo do mar, após o naufrágio do navio que os trazia para o Brasil. 

No dia 12 de março, o cargueiro Grande America teve um incêndio quando navegava no Oceano Atlântico, a 330 quilômetros da costa francesa. As 27 pessoas a bordo foram resgatadas; o navio, entretanto, afundou e levou para as profundezas toda a sua carga − incluindo cerca de 3.000 automóveis de diversas marcas, entre eles 37 Porsches.

Produzir unidades extras do Cayenne, Macan, 718 Boxster e 718 Cayman para repor as perdidas no naufrágio era o menor dos problemas para a Porsche. O maior é que na embarcação estavam quatro GT2 RS, versão de produção limitada cuja fabricação havia sido encerrada em fevereiro. Os quatro a bordo eram os últimos a serem entregues no mercado brasileiro.

Comunicada do ocorrido pela Porsche Brasil, a matriz na Alemanha decidiu reabrir a linha de produção do 911 GT2 RS em Zuffenhausen e fabricar quatro novas unidades para serem entregues aos clientes brasileiros em substituição às perdidas no naufrágio. Isso foi possível porque a adequação da fábrica para iniciar a produção em série dos 911 da nova geração, denominada internamente como “992”, ainda não havia sido iniciada – estava marcada para dois dias depois. Se esse processo já estivesse em andamento, a reposição dos quatro 911 GT2 RS (última versão da geração “991”) seria impossível.

Tão logo recebeu a resposta positiva da Porsche AG, a Porsche Brasil enviou aos proprietários dos quatro 911 GT2 RS uma carta informando-os do naufrágio e mencionando que, em uma situação normal, não seria possível repor o veículo.

“Porém, devido à natureza da situação e por considerá-lo um cliente altamente valioso para a marca, a Porsche decidiu reativar a produção deste modelo em sua fábrica e produzir o seu veículo em abril”, prosseguia a carta, assinada pelo Diretor Presidente da Porsche Brasil, Andreas Marquardt, e pelo diretor de marketing, Thomas Klein Reesink. “Estimamos que a entrega do novo veículo ocorrerá durante o mês de junho de 2019”, complementava o texto. 

A Porsche se dispôs a fabricar essas quatro unidades exatamente da maneira como foram encomendadas, evidentemente com uma numeração de chassi diferente das originais.

No dia 8 de junho, o navio Grande Nigéria chegou ao porto de Vitória, no Espírito Santo, com os quatro 911 GT2 RS. De lá, foram enviados para os Porsche Centers nos quais foram encomendados.

Três carros (de cores branco, preto e violeta) foram entregues a seus compradores pela Stuttgart (dois em São Paulo e um em Curitiba).

Outro, também preto, foi enviado ao Porsche Center BH, em Belo Horizonte. O prazo previsto pela Porsche Brasil foi plenamente cumprido: no fim de junho, os quatro 911 GT2 RS estavam nas garagens de seus respectivos proprietários.

Comprar um Porsche como o 911 GT2 RS é algo especial. Além da exclusividade, ele oferece desempenho digno de carro de corrida. Seu motor de 6 cilindros contrapostos biturbo entrega 700 HP de potência, possibilitando acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e atingir 340 km/h de velocidade máxima. Para estes quatro compradores brasileiros, a Porsche fez mais que entregar os veículos: ela resgatou do fundo do mar a possibilidade de acelerá-los.

Texto: Luiz Alberto Pandini/ Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

3 comentários em “PORSCHE LIVE – “DO FUNDO DO MAR”: A HISTÓRIA DOS QUATRO PORSCHE 911 GT2 RS QUE NAUFRAGARAM NO ATLÂNTICO EM ROTA PARA BRASIL

  • 21 de setembro de 2019 em 22:59
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    Grande exemplo de compromisso com o cliente que no final se transforma em uma ótima iniciativa de marketing.

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