PORSCHE CUP – PENÚLTIMA ETAPA DO CAMPEONATO DE SPRINT DA PORSCHE IMPÉRIO CARRERA CUP TEVE EMOÇÃO DE SOBRA EM INTERLAGOS

Porsche Império Carrera Cup: Coletta e Werner vencem na 4.0 em Interlagos, com Felipe Baptista e Iorio triunfando na 3.8. Pela GT3 Cup 4.0, Maurizio Billi fica com as duas vitórias, enquanto estreante Lucas Salles vence a primeira da 3.8 com Fran Lara prevalecendo na segunda; todos os títulos ficam para a preliminar da F1.

Foram quatro vencedores diferentes na etapa, marcada por troca de liderança da Carrera Cup 3.8 em favor de Felipe Baptista e definição de seu irmão Vitor Baptista como o indicado brasileiro para a fase global da seletiva do Porsche Junior Program.

O dia começou com a corrida da 4.0 largando sob safety-car. Líder do campeonato, Vitor Baptista largou da pole e viu as chances de vitória de ponta a ponta frustradas por um pneu furado. A vitória ficou com seu concorrente direto pela vaga no “shootout”, Marcel Coletta. Alceu Feldmann fez um belo segundo lugar, com Miguel Paludo em terceiro. Vitor recebeu a bandeirada em 13º depois de trocar pneu e fez os pontos necessários para disputar a seletiva na Europa em novembro. Pela GT3 Cup 4.0, Maurizio Billi liderou de ponta a ponta.

Maurizio Billi vencedor da corrida 1 GT3 4.0 Foto Luca Bassani
Na prova da Carrera Cup 3.8, Felipe Baptista largou por fora na primeira fila e percorreu lado a lado com o então líder Enzo Elias até o fim da reta oposta Foto Luca Bassani

Matheus Iorio chegou a emparelhar com eles por dentro na freada para a Curva do Lago. Mas Felipe prevaleceu por fora e levou o carro até a bandeirada, à frente de Enzo e Iorio. Na GT3 Cup a disputa foi intensa e o estreante Lucas Salles levou para casa o troféu de vencedor.

Lucas Salles Foto Luca Bassani
Lucas Salles – vencedor da corrida 1 GT3 3.8 Foto Victor Eleutério

Ambos os vencedores da manhã sortearam o número 8 no pódio, determinando a máxima inversão de posições no grid. Assim, Maurizio Billi partiu da pole na 4.0 e Zeca Feffer na 3.8.

Werner Neugebauer foi o autor da grande largada na classe dos carros 991-II e logo aparecia em primeiro com Miguel Paludo em seu encalço -perseguição que foi até a bandeirada, sempre muito intensa e limpa
Foto Luca Bassani

Billi acabou favorecido pela posição de honra na largada: perdeu algumas posições ao longo da prova, mas acabou novamente como o melhor da classe GT3 Cup, em sétimo no geral.

Largada corrida 2 – 4.0 Foto Luca Bassani

Vitor Baptista escalou o pelotão largando de 13º e teve contato com Marçal Müller na segunda perna do S do Senna a duas voltas da bandeirada em disputa pelo sexto posto – Baptista levou o carro #120 até o final, mas seu concorrente direto pelo título da Carrera Cup 4.0 não conseguiu completar.
Na 3.8 Iorio e Felipe Baptista fizeram grandes largadas, avançando de P8 e P6 para líder e vice-líder.

Enzo Elias acabou fechado e logo forçado a abandonar. Os carros então passaram pelos pits para colocar pneus de chuva. Retornaram à pista e não houve duelo direto pela cabeça da corrida, com Iorio controlando Felipe até a bandeira. Pela GT3 Cup, Fran Lara levou o carro com tranquilidade a prova toda, para ser terceiro no geral e vencedor na classe de entrada. O resultado deixou o competidor do carro #3 muito perto do título – ele precisa anotar apenas dois pontos na classe, para levantar o título na preliminar do GP Brasil de F1 sem depender dos resultados de Nelson Monteiro e Urubatan Junior.

Atual campeão, Sylvio de Barros ultrapassou Rodrigo Mello no topo da pontuação da GT3 Cup 4.0. O competidor do Porsche #5 tem 72 pontos, contra 66 pontos do piloto do “Pink Pig” #29. Com 63 pontos, Adalberto Baptista segue de olho no título; enquanto Billi, catapultado pela vitória dupla em Interlagos, atingiu 60 pontos.

Na Carrera Cup 3.8, Felipe Baptista tirou proveito do infortúnio de Enzo Elias em Interlagos. Ele assumiu a liderança nos pontos corridos na prova realizada na sexta-feira (adiada desde a etapa do Estoril) e foi a 186 pontos após a rodada dupla de sábado. Mas, considerando a pontuação com descartes, Elias chegará à preliminar da F1 com vantagem de 160 a 156 Felipe. Iorio ainda está muito vivo na luta pelo campeonato, pois com os descartes tem os mesmos 152 pontos que nos pontos corridos.

Já na Carrera Cup 4.0, Vitor abriu 10 pontos de vantagem sobre Marçal Müller e 20 pontos sobre Coletta (156 x 146 x 136). Aplicados os descartes, o atual campeão da classe 3.8 soma 142, contra 138 de Marçal e 136 de Coletta. Paludo, com 122 (já considerados os descartes), permanece com chance real de título.

Antes da decisão do título de sprint em novembro no evento suporte do Grande Prêmio Brasil de F1, a Porsche Império Cup retoma seu campeonato de Endurance, em Goiânia, nos dias 25 e 26 de outubro.


A vitória em Interlagos é sempre incrível, todos os pilotos consideram esta pista um verdadeiro templo do automobilismo, e vencer com uma marca como a Porsche deixa tudo ainda mais especial. Com o segundo lugar de ontem e o primeiro lugar de hoje, conseguimos subir para terceiro lugar no campeonato”
Marcel Coletta / Victor Eleutério


Desde Curitiba sem vencer, um ano difícil para mim. Na primeira corrida, foi uma pena o toque com o Pedrinho, eu poderia ter conseguido um resultado melhor. Essa corrida eu sabia que o carro ficaria muito difícil no fim, pelo que vimos na primeira prova. Comecei poupando, vi que o Miguel tentou atacar, mas tinha um ritmo suficiente para ele não me ameaçar muito. Foi uma corrida de cabeça, pensando no ritmo, vendo o que Miguel estava melhor e onde eu podia arriscar mais e onde eu podia poupar. Deu para poupar e chegar bem, ótima vitória.”
Werner Neugebauer / Victor Eleutério


Foi um fim de semana muito bom. Não fiz a pole por muito pouco, ganhei as corridas de ontem e de hoje pela manhã. À tarde, houve muitos fatores que fizeram com que eu não ganhasse. Se tivéssemos continuado com os pneus slicks e esperássemos a pista secar, provavelmente disputaríamos diretamente com o Mahteus. Quando colocou o pneu de chuva, o estilo de guiar para andar rápido eu teria de fazer alguma coisa que daria muito risco para o carro. Tinha de fazer as curvas de lado porque a frente não entrava. Tinha de fazer um ‘drift’, e, para não arriscar tanto, preferi não fazer tão forte como o Iorio fazia na frente. Preferi chegar em segundo e ganhar pontos para o campeonato do que arriscar. Estou muito feliz, o fim de semana não podia ser melhor, nunca na Porsche alguém conseguiu um fim de semana desse jeito. Estou muito feliz, o carro estava muito bom, e o Vitor e o Carbone me ajudaram muito a conquistar isso.”
Felipe Baptista / Victor Eleutério


Acho que a chuva veio para lavar minha alma. Estava sendo um fim de semana complicado, mas a chuva veio e com a troca de pneus essa vitória veio. Não foi fácil, tive que me concentrar bastante, mas deu tudo certo. Estou muito feliz de trazer mais uma vitória para casa
Matheus Iorio / Luca Bassani


Saio super satisfeito, foi uma corrida bem difícil. O Lucas estava vindo muito rápido, mas deu tudo certo. A condição estava ruim, quando colocamos os pneus de chuva a pista secou e aí os pneus acabam muito rápido. Os tempos foram ficando muito alto, mas deu tudo certo. Estou muito feliz com o resultado”.
Fran Lara / Luca Bassani


No fim deu certo, corremos com a cabeça essa prova também. Largar de trás é muito difícil, complicado ultrapassar, ainda mais os GT3, que não estão no campeonato comigo mas querem a disputa na pista. Mas meu foco era o Marçal Müller, que tinha um carro bem rápido. Disputamos nas últimas voltas, mas consegui ficar à frente dele e abrir um pouco no campeonato. Tem mais uma etapa, no fim de semana da Fórmula 1, mas estou feliz com a vaga no Junior Program.”
Vitor Baptista / Luca Bassani


Assim como nas últimas duas corridas furou o radiador. O carro da frente não largou bem e não deu para sair da linha. Estava um pouco molhado, destracionou, e a frente não saiu o suficiente. É um prejuízo enorme, vamos ter de usar os dois descartes que tínhamos garantidos para a etapa da Fórmula 1. Viemos para cá na liderança, com chances de título, e o fim de semana foi só de azar. Mas o automobilismo é assim, e não desistimos. É levantar a cabeça e trabalhar bem.”
Enzo Elias / Luca Bassani



Resultados das Corridas de sábado:


Corrida 1

4.0

1. Marcel Coletta – 26:43.351
2. Alceu Feldmann – a 0.493
3. Miguel Paludo – a 0.843
4. Marcal Muller – a 8.445
5. Werner Neugebauer – a 11.441
6. Ricardo Baptista – a 15.113
7. Eloi Khouri – a 15.529
8. Maurizio Billi (*) – a 24.321
9. Sylvio de Barros (*) – a 24.532
10. Rouman Ziemkiewicz (*) – a 33.700
11. Adalberto Baptista (*) – a 49.370
12. Dominique Teysseyre (*) – a 50.898
13. Vitor Baptista – a 51.556
14. Rodrigo Mello (*) – a 1 Lap
15. Pedro Aguiar – a 14 Laps

3.8

1. Felipe Baptista – 27:16.790
2. Enzo Elias – a 0.225
3. Matheus Iorio – a 1.150
4. Lucas Salles (*) – a 11.161
5. Fran Lara (*) – a 13.065
6. Marcio Mauro (*) – a 15.593
7. Nelson Monteiro (*) – a 19.383
8. Zeca Feffer (*) – a 22.437

9. Marcelo Tomasoni – a 24.369
10. Cesar Urnhani (*) – a 35.404
11. Sang Ho Kim (*) – a 37.708
12. Eduardo menossi (*) – a 52.699
13. Marco Billi (*) – a 54.038
14. Andre Gaidzinski (*) – a 1:29.704
15. Leonardo Sanchez (*) – a 7 voltas
16. Ramon Alcaraz (*) – a 7 voltas
17. Nelsinho Marcondes (*) – a 11 voltas
18. Urubatan Junior (*) – a 15 voltas
19. Ayman Darwich (*) – a 15 voltas
20. Paulo Totaro (*) – a 15 voltas
21. Francisco Horta (*) – DNS

(*) GT3 Cup

Corrida 2

4.0

1. Werner Neugebauer – 17 voltas em 27:45.601
2. Miguel Paludo – a 0.468
3. Ricardo Baptista – a 10.395
4. Marcel Coletta – a 10.541
5. Alceu Feldmann – a 15.591
6. Vitor Baptista – a 21.844
7. Maurizio Billi (*) – a 36.456
8. Sylvio de Barros (*) – a 37.080
9. Rodrigo Mello (*) – a 37.591

10. Eloi Khouri – a 42.339
11. Pedro Aguiar – a 49.874
12. Rouman Ziemkiewicz (*) – a 59.776
13. Adalberto Baptista (*) – a 1:08.285

14. Marçal Müller – a 2 voltas
15. Dominique Teysseyre (*) – a 12 voltas
(*) GT3 Cup

3.8

1. Matheus Iorio – 11 voltas em 27:34.340
2. Felipe Baptista – a 2.189
3. Fran Lara(*) – a 16.361
4. Lucas Salles(*) – a 16.673
5. Francisco Horta(*) – a 22.753

6. Marcelo Tomasoni – a 24.792
7. Zeca Feffer(*) – a 26.669
8. Urubatan Junior(*) – a 28.691
9. Nelson Monteiro (*)- a 29.282
10. Ramon Alcaraz (*)- a 30.111
11. Márcio Mauro (*)- a 30.184
12. Paulo Totaro (*)- a 32.691
13. Nelsinho Marcondes (*)- a 33.864
14. Eduardo Menossi (*)- a 33.874
15. Sang Ho Kim (*)- a 34.326
16. Marco Billi (*)- a 51.503
17. Leonardo Sanchez (*)- a 51.937**
18. André Gaidzinski (*)- a 1:03.165

19. Enzo Elias – a 10 voltas
20. Cesar Urnhani (*)- a 10 voltas
(*) GT3 Cup
** Punido com 20s por ultrapassagem durante safety car


Campeonatos (pontuações sem descartes):
Carrera Cup 4.0

1. Vitor Baptista, 156 pontos
2. Marçal Müller, 146
3. Marcel Coletta, 136
4. Ricardo Baptista, 123
5. Miguel Paludo, 122
6. Eloi Khouri, 113
7. Werner Neugebauer, 99
8. Alceu Feldmann, 91
9. Pedro Aguiar, 86
10. Sylvio de Barros, 58
11. Rodrigo Mello, 55
12. Maurizio Billi, 52
13. Adalberto Baptista, 50
14. Dominique Teysseyre, 34
15. Rouman Ziemkiewicz, 29
16. Carlos Ambrósio, 22
17. Tom Filho, 14
-Foressi, 14
-Daniel Schneider, 14
20. Carlos Renaux, 4
21. Rodolfo Toni, 3
22. Neto, 2

GT3 Cup 4.0

1. Sylvio de Barros, 72 pontos
2. Rodrigo Mello, 66
3. Adalberto Baptista, 63
4. Maurizio Billi, 60
5. Dominique Teysseyre, 42
6. Rouman Ziemkiewicz, 35
7. Carlos Ambrósio, 28
8. Foressi, 21
9. Tom Filho, 19
10. Carlos Renaux, 6
11. Rodolfo Toni, 4
12. Neto, 3

Carrera Cup 3.8

1. Felipe Baptista, 186
2. Enzo Elias, 160
3. Matheus Iorio, 152
4. Marcelo Tomasoni, 114
5. Fran Lara, 104
6. Nelson Monteiro, 90
7. Urubatan Jr., 87
8. Francisco Horta, 72
9. Ramon Alcaraz, 62
10. Marco Billi, 49
11. Cesar Urnhani, 48
12. Nelsinho Marcondes, 40
13. Zeca Feffer, 30
-Lucas Salles, 30
15. Márcio Mauro, 29
16. Paulo Totaro, 25
17. Eduardo Menossi, 23
18. Ayman Darwich, 22
-Andre Gaidzinski, 22
20. Murilo Coletta, 20
21. Leonardo Sanchez, 19
22. Pedro Marreiros, 16
23. Sang Ho Kim, 13
24. Raphael Reis, 12
25. José Carlos Vitte, 10
26. Alessandro Marchini, 7
27. Gustavo Kiryla, 5
28. Matheus Coletta, 0
-Paulo Pomelli, 0
-Georgios Frangulis, 0

GT3 Cup 3.8

1. Fran Lara, 77 pontos
2. Urubatan Jr., 60
3. Nelson Monteiro, 59
4. Francisco Horta, 44
5. Ramon Alcaraz, 40
6. Cesar Urnhani, 33
7. Marco Billi, 26
8. Nelsinho Marcondes, 23
9. Lucas Salles, 20
10. Zeca Feffer, 16
11. Márcio Mauro, 15
12. Paulo Totaro, 12
-Ayman Darwich, 12
14. Andre Gaidzinski, 11
15. Alessandro Marchini, 5
-José Carlos Vitte, 5
-Eduardo Menossi, 5
18. Sang Ho Kim, 4
19. Leonardo Sanchez, 3
20. Georgios Frangulis, 0
-Paulo Pomelli, 0


Próxima Etapa Sprint – 17 /11/2019 – AUTÓDROMO JOSÉ CARLOS PACE – GP Brasil de F1

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.