PORSCHE CUP – PENÚLTIMA ETAPA DO CAMPEONATO DE SPRINT DA PORSCHE IMPÉRIO CARRERA CUP TEVE EMOÇÃO DE SOBRA EM INTERLAGOS

A temporada de 2019 foi a de maior visibilidade da história da categoria, com uma média de mais de 10 mil pessoas nos autódromos brasileiros em todas as etapas. Em um ano de campeonato, com arquibancadas abertas tanto nas corridas de Sprint quanto nas de Endurance -o campeonato de longa duração da Porsche Império GT3 Cup que terá sua final no final de novembro.

Nesse 15º ano consecutivo, a Porsche Império Carrera Cup foi evento-suporte do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, e o público de Interlagos viu a definição dos quatro campeões da categoria Sprint [provas mais curtas] nas classes Carrera Cup 4.0, GT3 4.0, Carrera Cup 3.8 e GT3 Cup 3.8.

Para o encerramento da temporada, a Endurance no dia 30 de novembro será realizada em meio ao Sportscar Together Day, uma verdadeira celebração da marca Porsche, reunindo em Interlagos os carros de competição, modernos modelos de rua/colecionadores e com a presença oficial dos participantes de um dos maiores clubes da marca no mundo – P_Talk Brasil.


SÁBADO – Miguel Paludo vence na Porsche Império Carrera Cup 4.0 e segue vivo para disputar o título com Marcel Coletta e Marçal Müller. Rodrigo Mello vence na GT3 Cup com Maurizio Billi em segundo, assume a liderança na classe e é o pole na prova de domingo.
Pelotão se preparando para a largada Foto Victor Eleutério
O pole-position Miguel Paludo venceu pela primeira vez em 2019 e garantiu sobrevida em sua disputa pelo título da Porsche Império Carrera Cup 4.0
Foto Victor Eleutério

Maior campeão dos 15 anos de história da categoria, o piloto do carro #7 da Brandt ganhou gás para a disputa do título contra Marcel Coletta, 18, e Marçal Müller, 27.

O segundo lugar na corrida de abertura ficou com Coletta #177. Com o resultado, ele subiu para a vice-liderança na tabela de pontos: foi a 156 pontos – mas, aplicados os descartes regulamentares dos dois piores resultados do ano leva vantagem sobre Müller.

Quarto colocado na prova depois de um quali complicado que lhe rendeu apenas o sétimo posto no grid, Marçal Müller é o novo líder nos pontos corridos. O piloto do carro #544 agora soma 160 pontos. Mas, como descarta oito e tem menos vitórias que Coletta, na prática, ele precisa terminar a corrida de domingo ao menos três posições à frente do adversário.

Paludo tem, com descartes, acumulados os mesmos 142 pontos que tem nos pontos corridos. Ele precisa ser no mínimo segundo colocado e torcer para os oponentes zerarem no domingo.

O terceiro colocado na prova foi o atual campeão de sprint, Werner Neugebauer, com o bicampeão Ricardo Baptista completando o top 5.


Pela classe GT3 Cup 4.0, Rodrigo Mello venceu a corrida com o sétimo lugar no geral e viu seus adversários mais próximos (Sylvio de Barros e Adalberto Baptista) enfrentarem contratempos. Com isso, o piloto do carro #29 reassumiu a liderança nos pontos. Depois de uma performance consistente com o décimo lugar no geral, Maurizio Billi levou o carro #34 para a vice-liderança na classe.

Na matemática do campeonato, aplicados os descartes Mello lidera com cinco pontos de vantagem sobre Sylvio e Billi. Apenas os três conservam chances de título. Após o sorteio no pódio, foi determinada a inversão de sete posições para determinar o grid de domingo. Assim, Mello largou na pole Müller em quarto, Coletta em sexto e Paludo em sétimo.


A corrida

Paludo não fez uma boa largada saindo da pole e caiu para o terceiro lugar. Coletta e Neugebauer aproveitaram, assumindo primeiro e segundo lugares, respectivamente. Brigando pelo título, Müller fez boa largada e fechou a primeira volta no quinto lugar, atrás de Ricardo Baptista. Na GT3, Rodrigo Mello, Adalberto Baptista e Murizio Billi eram os três primeiros.

Na abertura da segunda volta, Marçal colocou por dentro na tomada do S do Senna e ultrapassou Baptista. Os carros chegaram a se tocar na segunda perna, mas sem gravidade. No meio do pelotão, Alceu Feldman ganhava a posição de Eloi Khouri e assumia o 11º lugar. Pela GT3, Sylvio de Barros e Carlos Ambrósio saíram da pista e caíram para o final do grid.

Com seis voltas completadas, Marcel era o líder com seis décimos de vantagem para Neugebauer, que era bastante pressionado por Paludo. Müller vinha em quarto, com 3,5 segundos de desvantagem.

De tanto insistir, Paludo finalmente conseguiu a ultrapassagem em Werner. No final da sexta volta, o piloto do carro #8 acabou saindo de traseira e não resistiu ao ataque de Miguel e não esperou nem uma volta par assumir a ponta da corrida, com manobra tranquila sobre Coletta. Na GT3, Rodrigo Mello liderava com três segundos de vantagem para Billi, que ocupava a décima posição no geral.

Vencedores se cumprimentando Foto Victor Eleutério

Restando cinco minutos, Paludo abriu uma confortável vantagem de dois segundos para Coletta, que sofria forte ataque de Werner.

Werner bem que tentou se reaproximar, mas não havia mais tempo suficiente para superar Coletta. A vitória ficou mesmo com Paludo. Marcel foi o segundo colocado, Werner em terceiro, Müller em quarto e Ricardo Baptista em quinto. Na GT3, Mello venceu a prova, seguido por Billi, Tomasoni, Ambrósio e Marcelo Franco.

Resultado
Pódio Carrera Cup 4.0 Foto Victor Eleutério
Pódio GT3 4.0 Foto Victor Eleutério

1. Miguel Paludo, 17 voltas em 27:50.003
2. Marcel Coletta, a 3.289
3. Werner Neugebauer, a 5.120
4. Marçal Müller, a 14.199
5. Ricardo Baptista, a 20.630
6. Alceu Feldmann, a 26.836

7. Rodrigo Mello*, a 28.263
8. Lico Kaesemodel, a 29.334
9. Pedro Aguiar, a 34.418

10. Maurizio Billi*, a 34.879
11. Eloi Khouri, a 35.292
12. Renato Braga, a 57.732

13. Marcelo Tomasoni*, a 1:05.517
14. Carlos Ambrósio*, a 1:11.988
15. Marcelo Franco*, a 1:17.641
16. Sylvio de Barros*, a 1:18.039
17. Rodolfo Toni*, 1:18.064
18. Pedro Marreiros*, 1:31.234
19. Adalberto Baptista*, 1:32.543

* GT3 Cup

Os Campeonatos

Carrera Cup 4.0 (sem descartes)
—————————————————-
1. Marçal Müller, 160 pontos
2. Marcel Coletta, 156
3. Vitor Baptista, 154
4. Ricardo Baptista, 148
5. Miguel Paludo, 142

6. Eloi Khouri, 118
7. Werner Neugebauer, 117
8. Alceu Feldmann, 103
9. Pedro Aguiar, 94
10. Rodrigo Mello, 64
11. Maurizio Billi, 58
12. Sylvio de Barros, 57
13. Adalberto Baptista, 49
14. Dominique Teysseyre, 34
15. Rouman Ziemkiewicz, 29
16. Carlos Ambrósio, 25
17. Tom Filho, 14
Foressi, 14
Daniel Schneider, 14
20. Lico Kaesemodel, 9
21. Renato Braga, 5
22. Carlos Renaux, 4
Marcelo Tomasoni, 4
24. Rodolfo Toni, 3
25. Neto, 2
Marcelo Franco, 2
27. Pedro Marreiros, 0

GT3 Cup 4.0 (sem descartes)
———————————————
1. Rodrigo Mello, 78 pontos
2. Sylvio de Barros, 77
3. Maurizio Billi, 70
4. Adalberto Baptista, 63
5. Dominique Teysseyre, 42

6. Rouman Ziemkiewicz, 35
Carlos Ambrósio, 35
8. Foressi, 21
9. Tom Filho, 19
10. Rodolfo Toni, 8
Marcelo Tomasoni, 8
12. Carlos Renaux, 6
Marcelo Franco, 6
14. Neto, 3
Pedro Marreiros, 3


DOMINGO – Marçal Müller é o campeão da Porsche Império Carrera Cup 4.0 em dia de vitória de Ricardo Baptista. Enzo Elias vence a corrida e o campeonato pela Carrera Cup 3.8.

Evento suporte do GP Brasil de F1 levantou o público com disputas acirradas até a linha de chegada. Marçal Müller terminou a corrida em quinto na Carrera Cup 4.0, o que bastou para entrar na história da Porsche Cup Império como o primeiro piloto a “unificar” os títulos. É o único em 15 temporadas a vencer os campeonatos nas duas categorias principais [em 2017 foi campeão na classe Challenge].

Enquanto Marçal fez uma prova relativamente tranquila em quinto, os quatro primeiros duelaram da luz verde à bandeira quadriculada. Melhor para Ricardo Baptista, que cruzou a linha à frente de Werner Neugebauer, Alceu Feldman e Miguel Paludo.

Com o sétimo lugar no geral, Rodrigo Mello venceu a classe GT3 Cup e também o campeonato. Foi seu primeiro título de sprint na Porsche Cup Império.

Já o mais jovem campeão da história da categoria sequer possui habilitação para dirigir nas ruas. Enzo Elias, 17, venceu a corrida com Felipe Baptista, 16, em segundo lugar. Enzo terminou o campeonato à frente de Felipe por quatro pontos.

Na véspera, Fran Lara já havia assegurado o título na classe GT3 Cup 3.8. Mas correu no domingo com a mesma garra e venceu mais uma em 2019.

Resultados

4.0
1. Ricardo Baptista, 17 voltas em 27:57.385
2. Werner Neugebauer, a 0.287
3. Alceu Feldmann, a 0.677
4. Miguel Paludo, a 1.444
5. Marçal Müller, a 7.011
6. Lico Kaesemodel, a 7.428

7. Rodrigo Mello*, a 9.298
8. Pedro Aguiar, a 9.977
9. Sylvio de Barros*, a 11.291
10. Marcelo Franco*, a 18.058
11. Maurizio Billi*, a 20.883
12. Adalberto Baptista*, a 31.646
13. Rodolfo Toni*, a 33.118
14. Marcelo Tomasoni*, a 33.306
15. Carlos Ambrósio*, a 59.140
16. Pedro Marreiros*, a 59.307
17. Renato Braga, a 11 voltas
18. Eduardo Azevedo, a 15 voltas
19. Marcel Coletta, a 17 voltas
20. Eloi Khouri, a 17 voltas

* GT3 Cup 4.0


3.8
1. Enzo Elias, 16 voltas em 26:45.093
2. Felipe Baptista, a 10.899

3. Fran Lara*, a 18.461
4. Lucas Salles*, a 31.016
5. Matheus Iorio, a 31.548
6. Urubatan Jr.*, a 32.016
7. Zeca Feffer*, a 35.634
8. Ayman Darwich**, a 37.712
9. Marco Billi*, a 39.454
10. Nelsinho Marcondes**, a 43.456
11. Cesar Urnhani*, a 50.687
12. Ramon Alcaraz*, a 53.577
13. Léo Sanchez**, a 53.824

14. Nelson Monteiro*, a 59.708
15. Eduardo Menossi**, a 1:17.675
16. Paulo Totaro**, a 1:18.571
17. André Gaidzinski**, a 1:21.343
18. Georgios Frangulis**, a 1:31.123
19. Sang Ho Kim**, a 1 volta

20. Francisco Horta*, a 13 voltas

* GT3 Cup 3.8
** Sport 3.8

Campeonatos
Marçal Müller, campeão da Porsche Império Carrera Cup 4.0 na temporada 2019

Carrera Cup 4.0 (com descartes e critérios de desempate aplicados)
————————————————————————————————————–
1. Marçal Müller, 164 pontos
2. Marcel Coletta, 156
3. Miguel Paludo, 156
4. Vitor Baptista, 154
5. Ricardo Baptista, 146
6. Werner Neugebauer, 135
7. Alceu Feldmann, 119
8. Eloi Khouri, 112
9. Pedro Aguiar, 102
10. Rodrigo Mello, 73
11. Sylvio de Barros, 66
12. Maurizio Billi, 63
13. Adalberto Baptista, 53
14. Dominique Teysseyre, 34
15. Rouman Ziemkiewicz, 29
16. Carlos Ambrósio, 23
17. Lico Kaesemodel, 19
18. Daniel Schneider, 14
19. Tom Filho, 14
20. Foressi, 14
21. Marcelo Franco, 9
22. Marcelo Tomasoni, 6
23. Rodolfo Toni, 6
24. Renato Braga, 5
25. Carlos Renaux, 4
26. Neto, 2
27. Pedro Marreiros, 0
28. Eduardo Azevedo, 0


Rodrigo Mello, campeão da Porsche Império GT3 Cup 4.0 na temporada 2019

GT3 Cup 4.0 (com descartes e critérios de desempate aplicados)
——————————————————————————————————-
1. Rodrigo Mello, 85 pontos
2. Sylvio de Barros, 79
3. Maurizio Billi, 75
4. Adalberto Baptista, 70
5. Dominique Teysseyre, 42
6. Rouman Ziemkiewicz, 35
7. Carlos Ambrósio, 29
8. Foressi, 21
9. Tom Filho, 19
10. Marcelo Franco, 13
11. Rodolfo Toni, 12
12. Marcelo Tomasoni, 10
13. Carlos Renaux, 6
14. Pedro Marreiros, 4
15. Neto, 3


Carrera Cup 3.8 (com descartes e critérios de desempate aplicados)
————————————————————————————————————-
1. Enzo Elias, 200 pontos
2. Felipe Baptista, 196
3. Matheus Iorio, 182
4. Fran Lara, 136
5. Marcelo Tomasoni, 114
6. Urubatan Jr., 104
7. Nelson Monteiro, 92
8. Francisco Horta, 78
9. Marco Billi, 68
10. Ramon Alcaraz, 66
11. Nelsinho Marcondes, 61
12. Cesar Urnhani, 57
13. Lucas Salles, 53
14. Zeca Feffer, 47
15. Ayman Darwich, 40
16. Paulo Totaro, 30
17. Márcio Mauro, 29
18. Eduardo Menossi, 27
19. André Gaidzinski, 22
20. Léo Sanchez, 22
21. Murilo Coletta, 20
22. Pedro Marreiros, 16
23. Sang Ho Kim, 15
24. Raphael Reis, 12
25. José Carlos Vitte, 10
26. Alessandro Marchini, 7
27. Gustavo Kiryla, 5
28. Matheus Coletta, 0
29. Paulo Pomelli, 0
30. Georgios Frangulis, 0


Fran Lara, campeão da Porsche Império GT3 Cup 3.8 na temporada 2019

GT3 Cup 3.8 (com descartes e critérios de desempate aplicados)
——————————————————————————————————-
1. Fran Lara, 99 pontos
2. Urubatan Jr., 66
3. Nelson Monteiro, 59
4. Francisco Horta, 47
5. Ramon Alcaraz, 40
6. Marco Billi, 37
7. Nelsinho Marcondes, 35
8. Lucas Salles, 34
9. Cesar Urnhani, 34
10. Zeca Feffer, 26
11. Ayman Darwich, 23
12. Márcio Mauro, 15
13. Paulo Totaro, 12
14. André Gaidzinski, 11
15. Alessandro Marchini, 5
16. José Carlos Vitte, 5
17. Eduardo Menossi, 5
18. Sang Ho Kim, 4
19. Léo Sanchez, 3
20. Georgios Frangulis, 0
21. Paulo Pomelli, 0


“Fiz uma campanha muito constante, usei a cabeça desde o início do ano. Essa última etapa não teve um resultado expressivo, mas finalizar o campeonato sendo campeão é muito gratificante depois de começar o fim de semana com tantos problemas. Estou muito feliz, vamos com tudo no ano que vem defender o título”.
Marçal Müller
Foto Victor Eleutério

“Eu inverti a estratégia que o Felipe adotou ontem. Usamos o trunfo do pneu novo e deu certo. Nossa expectativa era abrir no começo e manter até o final. Deu mais certo do que eu esperava e abri uma vantagem maior do que o que pensamos. Tudo se deve ao trabalho que tivemos e a calma na hora da largada. Consegui fazer 100% do que queríamos e estou bem feliz. Quero agradecer a todos da equipe pelo ótimo trabalho”.
Enzo Elias
Foto Victor Eleutério

“Consegui fazer uma temporada muito boa. Terminei só uma prova abaixo do terceiro colocado, quando levei um toque e acabei em quinto. Consegui um desempenho bom durante toda a temporada, com uma ótima adaptação ao carro. Na somatória geral dos pontos, fui o primeiro colocado na tabela com 26 pontos na frente, mas com os descartes fico quatro pontos atrás. São as regras do campeonato, estou bem feliz com a minha campanha. Mostrei muita velocidade no meu primeiro ano com os carros e é isso. É seguir a carreira e ver o que vai acontecer daqui para frente”.
Felipe Baptista
Foto Victor Eleutério

“Não poderia ter um fim de semana melhor. Estou muito satisfeito em terminar em terceiro lugar no geral, competir com os caras da Carrera Cup não é fácil. Estou muito feliz”.
Fran Lara
Foto Victor Eleutério

“Fiz uma prova totalmente pensada. Procurei não me empolgar largando da pole geral e não quis ser combativo após a largada, pois isso só poderia me prejudicar. Administrei a corrida, mas o alarme começou a apitar no fim e isso trouxe mais emoção ainda. Foi uma temporada de alto e baixos e muito difícil, devido ao nível dos meus adversários. É um campeonato que eu celebro muito, pois foi realmente muito difícil.”
Rodrigo Mello
Foto Victor Eleutério

“Foi muito legal, muito emocionante conseguir duas vitórias nas últimas três corridas. Foi muito legal, o carro estava muito bom no começo e consegui passar o Alceu no início. Depois do toque no Alceu meu carro ficou muito difícil de dirigir, mas no final deu tudo certo.”
Ricardo Baptista
Foto Victor Eleutério

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.