PORSCHE CUP [ETAPA ESTORIL/SPRINT] – FECHANDO NA SEXTA AS CORRIDAS ADIADAS DE ESTORIL

A Porsche Império Carrera Cup iniciou os trabalhos em Interlagos com as duas corridas adiadas da etapa do Estoril. E não faltou emoção.

Pela Carrera Cup 4.0, Pedro Aguiar sustentou a liderança largando da pole, liderou todas as voltas e venceu pela primeira vez com estilo. Já na 3.8, Felipe Baptista fez magistral largada de quarto para primeiro e seguiu abrindo vantagem para o pelotão até a bandeira quadriculada.

Nas classes GT3 as disputas foram muito acirradas. Na 4.0, Adalberto Baptista prevaleceu no final após briga intensa com seus concorrentes diretos no campeonato: Sylvio de Barros e Rodrigo Mello. Já na 3.8, Chico Horta contou com muita perícia e uma boa dose de sorte. Ele largou da pole e segurou a vice-liderança desde a primeira curva -até com uma vantagem confortável sobre o terceiro a partir de metade da prova. Mas rodou no fim da reta faltando dois minutos. Só que outro competidor rodou no mesmo trecho menos de um minuto mais tarde, determinando a interrupção da prova com a bandeira vermelha.

Valendo a classificação da volta anterior, Horta figurou em segundo no geral e vencedor na classe de entrada.


Como foram as corridas de sexta

4.0

Na largada, o pole position Pedrinho Aguiar manteve o primeiro lugar à frente de Marçal Müller, que ganhou posições, e Marcel Coletta, Ricardo Baptista, Eloi Khouri e Vitor Baptista. Mais atrás, Rouman Ziemkievicz escapou na Descida do Lago, e Miguel Paludo e Werner Neugebauer subiram para 11º e 12º. Na GT3, Sylvio de Barros ponteou após a largada.

Na segunda volta, Vitor começou sua escalada ao passar Khouri, enquanto Coletta e Baptista deixaram Müller para trás. Duas voltas depois, Vitor Baptista passou Marçal no “S” do Senna e pulou para quarto. Sylvio chegou a dar uma espalhada, mas Adalberto Baptista não conseguiu a ponta na GT3, enquanto Paludo e Werner seguiam subindo, para nono e décimo no geral.

Faltando 13 minutos, Vitor tentou pressionar Ricardo Baptista, sem sucesso. Já Neugebauer tentou aproveitar a disputa entre Paludo e Barros e mergulhou por fora no “S” do Senna, mas acabou fora da pista, enquanto Miguel saltou para sétimo. Werner chegou a escapar mais uma vez no fim da reta principal e depois entrou nos boxes.

Vitor seguiu no ataque em cima de Ricardo, que chegou a sair da pista na entrada da Reta Oposta, mas manteve o terceiro lugar. Na GT3, Adalberto Baptista de tanto insistir conseguiu a ultrapassagem sobre Sylvio de Barros e assumiu a ponta da classe. Rodrigo Mello aproveitou e encostou em Sylvio.

A disputa continuou intensa entre Vitor e Ricardo, e Aguiar seguia com uma vantagem sobre Coletta sempre acima dos dois segundos. Paludo seguiu acelerando forte e passou Khouri para ficar em sexto.
A menos de dois minutos do fim, Vitor finalmente passou Ricardo, na segunda perna do “S” do Senna, mas, após uma tentativa de troco, o líder do campeonato acabou rodando após contato e perdeu três posições.

Nas voltas finais, começou a garoar, mas Pedrinho Aguiar manteve a liderança para conquistar sua primeira vitória 1s186 à frente de Marcel Coletta, com Ricardo Baptista, Marçal Müller, Miguel Paludo, Vitor Baptista e Eloi Khouri a seguir.

Oitavo no geral, Adalberto Baptista venceu na GT3 seguido de muito perto por Sylvio de Barros e Rodrigo Mello, com os dois a menos de um segundo do vencedor.

Corrida 2 (Estoril)

1. Pedro Aguiar – 27:44.160
2. Marcelo Coletta – a 1.186
3. Ricardo Baptista – a 10.000
4. Marçal Muller – a 10.353
5. Miguel Paludo – a 10.747
6. Vitor Baptista – a 11.637
7. Eloi Khouri – a 13.982
8. Adalberto Baptista (*) – a 22.835
9. Sylvio de Barros (*) – a 22.994
10. Rodrigo Mello (*) – a 23.395
11. Maurízio Billi (*) – a 27.370
12. Carlos Ambrosio (*) – a 37.623
13. Dominique Teysseyre (*) – a 53.760

14. Werner Neugebauer – 5 voltas
15. Rouman Ziemkiewicz (*) – 17 voltas
(*) GT3 Cup


3.8

Na largada, Felipe Baptista atacou Chico Horta para assumir a liderança na segunda perna do “S” do Senna, enquanto Matheus Iorio abandonou a prova após um contato com Fran Lara – o carro #34 teve danos no radiador após coletar o carro de Enzo Elias, que seguiu na prova.

O safety car entrou na pista e ficou até faltarem 20 minutos para o fim. Na relargada, Baptista manteve-se à frente de Chico Horta, César Urnhani e Enzo Elias. Este assumiu o terceiro lugar na mesma volta ao passar Urnhani e logo depois pulou para segundo lugar após bela ultrapassagem na Junção sobre Horta. Mais atrás, Fran Lara quase rodou no Laranjinha, mas conseguiu segurar o carro.

Na abertura da quinta volta, Leo Sanchez teve bela disputa com Ramon Alcaraz e Fran Lara. Faltando 14 minutos para o fim, André Gaidzinski rodou no Pinheirinho e, na mesma volta, Fran Lara ficou parado bem no meio da curva no Bico de Pato, ficando em posição perigosa.

Enzo Elias, com danos na parte frontal de seu carro, entrou nos boxes e abandonou. Com isso, Chico Horta passou para seguindo à frente de Urubatan Jr., Marcelo Tomasoni e César Urnhani, com Márcio Mauro e Ramon Alcaraz travando belo duelo na GT3. Na décima volta, Mauro passou Urnhani para ficar em quinto no geral e terceiro na GT3. Mais atrás, Nelsinho Monteiro, Leo Sanchez, Zeca Feffer faziam grande duelo pelas últimas posições no top 10.

A menos de dois minutos da bandeirada, Alcaraz fez bela manobra na segunda perna do “S” do Senna para superar Urnhani e assumir o sexto lugar. Logo em seguida, Paulo Totaro ficou atravessado na entrada da Reta Oposta, mas conseguiu voltar para o traçado.

No fim, a garoa voltou a cair, e Chico Horta bateu no muro interno do “S” do Senna, o que deu a segunda posição a Marcelo Tomasoni. Segundos depois, Georgios Frangulis escapou numa dinâmica bem parecida, mas bateu com mais violência na proteção de pneus, e a bandeira vermelha foi agitada, encerrando a corrida.

Felipe Baptista ficou com a vitória, e, como houve a bandeira vermelha, a classificação válida foi a da volta anterior, com Chico Horta ainda terminando em segundo lugar no geral e vencendo na classe GT3. Marcelo Tomasoni, Urubatan Junior e Márcio Mauro completaram o top 5, à frente Ramon Alcaraz e César Urnhani.

Corrida 2 (Estoril)

1. Felipe Baptista – 24:21.714
2. Franciso Horta (*) – a 19.100
3. Marcelo Tomasoni – a 22.062
4. Urubatan Junior (*) – a 23.094
5. Márcio Mauro (*) – a 28.948
6. Ramon Alcaraz (*) – a 38.830
7. Cesar Urnhani (*) – a 39.538
8. Nelsinho Marcondes (*) – a 44.180
9. Nelson Monteiro (*) – a 46.098
10. Marco Billi (*) – a 47.354
11. Leonardo Sanchez (*) – a 49.180
12. Fran Lara (*) – a 49.331
13. Zeca Feffer (*) – a 50.270
14. André Gaidzinski (*) – a 59.736
15. Eduardo Menossi (*) – a 1:11.622
16. Georgios Frangulis (*) – a 1:12.414
17. SangHo Kim (*) – a 1:12.482
18. Paulo Totaro (*) – 1 volta

19. Enzo Elias – 8 voltas
20. Matheus Iorio – 14 voltas
(*) GT3 Cup


Teve um pouquinho de nervosismo, primeira vez liderando e mantendo uma boa distância, mas o carro começou a ficar desequilibrado. Acertei o carro para ficar melhor no começo da prova, mas no fim ficou um pouco traseiro. Além disso, começaram a cair umas gotinhas, e tive de ir me adaptando. Mas foi muito bom e estou muito feliz pela minha primeira vitória. Queria agradecer a todos da minha família que me apoiam, a minha namorada não pôde estar, mas fico muito feliz por todos.”
Pedrinho Aguiar / Victor Eleutério


No começo, a chuva estava bem fraquinha, e a pista não estava tão ruim. Consegui fazer uma largada muito boa, saltei muito bem, freei tarde. Quando olhei pelo retrovisor para ver quem estava atrás, vi alguns carros batendo, um deles o Iorio, que poderia ter sido um dos que disputariam a corrida comigo. Depois ouvi pelo rádio que o Enzo tinha abandonado. Isso não é tão legal, eu gosto de ter uma corrida com disputas e tudo mais, mas para o campeonato foi maravilhoso. Estou bem feliz com a corrida, a pista estava bem escorregadia agora no fim. No fim da reta estavam caindo muitos pingos, mais do que na outra parte da pista. Agora é comemorar mais uma vitória, igualei o Enzo com três. Antes de entrar no carro, iquei bravo com a corrida do Vitor, ele estava tentando ultrapassar a corrida inteira, e houve um toque. Foi um toque de corrida, mas por ser meu irmão, fiquei um pouco bravo. Sabemos que é toque de corrida, mas depois do que aconteceu com o meu irmão, vou correr por ele e vencer. Eu já entrei no carro determinado, e consegui uma grande vitória para ele ficar feliz. Na largada eu já consegui demonstrar isso. Estou bem feliz e ele também deve ter ficado, mesmo tendo acontecido aquilo com ele, mas, por eu ter ganho, ele deve ter ficado muito feliz.”
Felipe Baptista / Luca Bassani


Foi bem legal, o meu carro estava melhor do que o do Sylvio no começo, e ele me segurou, mas no fim o carro dele estava bem melhor e fiz o que pude para segurar. Cada parte da corrida, cada um estava mais rápido, mas deu para segurar no fim.
Adalberto Baptista / Victor Eleutério


Estava muito aborrecido quando saí do carro: vinha fazendo uma corrida ótima, larguei da pole no geral, vinha rápido com ritmo bom e tudo… até que rodei no final da reta. Fiquei P da vida, tirei o cabo do rádio e voltei a pé para o box. Então cheguei lá e os mecânicos me receberam com festa, falaram da bandeira vermelha. Foi com sorte hoje, mas isso faz parte das corridas e no fim volto para casa contente pelo que fizemos aqui hoje. Amanhã tem mais”
Chico Horta / Victor Eleutério


É um fim de semana muito importante para nós, pois será decidido o representante brasileiro no Junior Program global da Porsche e isso nos dá uma responsabilidade grande. Os treinos foram bons, não conseguimos testar tudo que queríamos, mas mesmo assim conseguimos nossa primeira pole position do ano. Estou muito feliz com o trabalho da equipe. Na corrida, que correspondeu a segunda de Portugal, largamos em quinto e tentei fazer uma prova com a cabeça. Perdi uma posição na largada, mas retomei depois pois tinha um bom ritmo. Acabei tocando com meu adversário e levei a pior, perdendo duas posições. Não era o que imaginávamos para hoje, mas são pontos importantes. Vamos nos concentrar para amanhã, é um outro dia, como se fosse um outro fim de semana. Vamos focar para conseguir o melhor resultado possível. Temos todas as ferramentas para conseguir um bom resultado e pontuar bem”.
Vitor Baptista / Luca Bassani



Os campeonatos

Carrera Cup 4.0
1. Vitor Baptista, 140 pontos
2. Marçal Müller, 126
3. Ricardo Baptista, 106
4. Marcel Coletta, 100
5. Eloi Khouri, 96
6. Miguel Paludo, 84
7. Pedro Aguiar, 81
8. Werner Neugebauer, 65
9. Alceu Feldmann, 59
10. Rodrigo Mello, 44
11. Sylvio de Barros, 41
12. Adalberto Baptista, 40
13. Maurizio Billi, 33
14. Dominique Teysseyre, 29
15. Carlos Ambrósio, 22
16. Rouman Ziemkiewicz, 18
17. Tom Filho, 14
Daniel Schneider, 14
Foressi, 14
20. Carlos Renaux, 4
21. Rodolfo Toni, 3
22. Neto, 2

GT3 Cup 4.0
1. Rodrigo Mello, 55 pontos
2. Sylvio de Barros, 54
3. Adalberto Baptista, 52
4. Maurizio Billi, 38
5. Dominique Teysseyre, 36
6. Carlos Ambrósio, 28
7. Rouman Ziemkiewicz, 22
8. Foressi, 21
9. Tom Filho, 19
10. Carlos Renaux, 6
11. Rodolfo Toni, 4
12. Neto, 3

Carrera Cup 3.8
1. Felipe Baptista, 146 pontos
2. Enzo Elias, 140
3. Matheus Iorio, 114
4. Marcelo Tomasoni, 96
5. Urubatan Jr., 79
6. Fran Lara, 74
7. Nelson Monteiro, 73
8. Francisco Horta, 60
9. Ramon Alcaraz, 56
10. Marco Billi, 45
11. Cesar Urnhani, 41
12. Nelson Marcondes, 38
13. Ayman Darwich, 22
14. Paulo Totaro, 21
15. Murilo Coletta, 20
16. Andre Gaidzinski, 19
Leonardo Sanchez, 19
18. Pedro Marreiros, 16
Eduardo Menossi, 16
20. Raphael Reis, 12
Zeca Feffer, 12
Márcio Mauro, 12
23. José Carlos Vitte, 10
24. Alessandro Marchini, 7
25. Sang Ho Kim, 6
26. Gustavo Kiryla, 5
27. Matheus Coletta, 0
Georgios Frangulis, 0
Paulo Pomelli, 0

GT3 Cup 3.8
1. Fran Lara, 57 pontos
2. Urubatan Jr., 56
3. Nelson Monteiro, 49
4. Francisco Horta, 38
Ramon Alcaraz, 38
6. Cesar Urnhani, 28
7. Marco Billi, 26
8. Nelson Marcondes, 23
9. Paulo Totaro, 12
Ayman Darwich, 12
11. Andre Gaidzinski, 11
12. Márcio Mauro, 6
13. Alessandro Marchini, 5
Zeca Feffer, 5
José Carlos Vitte, 5
16. Leonardo Sanchez, 3
17. Eduardo Menossi, 2
18. Sang Ho Kim, 0
Georgios Frangulis, 0
Paulo Pomelli, 0


Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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