PORSCHE CUP [ETAPA ESTORIL] – NA SPRINT JÁ SURGEM AS QUEBRAS DE RECORDES

Todos os 20 carros que foram para a pista no treino oficial da Carrera Cup 4.0 registraram marcas mais velozes que o antigo recorde anterior em atividade oficial [1:46.067, estabelecido por Constantino Jr em 2014].
Box aberto, pista liberada para Porsche Império Carrera Cup 
Foto Telmo Gil 

Relembrando: Depois de cinco anos longe do Autódromo do Estoril, as naves pulverizaram os melhores tempos estabelecidos nesta pista em 2014. Na ocasião, o asfalto do Estoril estava mais desgastado, e os carros eram de outra geração, não eram equipados com pneus Michelin especialmente desenvolvidos para os Porsche 911 GT3 Cup e não tinham freio ABS.

A expectativa, portanto, era de quebra de recorde. Mas o tamanho da diferença surpreendeu.

No topo da tabela de tempos ficou Bruno Baptista, com 1:39.927. Como não vai participar da rodada dupla de sprint programa para esta sexta-feira e não está competindo regularmente na Porsche Império Carrera Cup em 2019, ele acelerou sem o lastro mandatório. Entre os competidores que participarão das corridas, o melhor tempo ficou com Marcel Coletta, competidor que vem de duas vitórias na etapa passada, no Velo Città. O segundo vencedor do Porsche Junior Program cravou 1:40.268 em sua melhor passagem.

Na GT3 Cup 4.0 o melhor tempo ficou com Rodolfo Toni, 1:41.713.

A sessão da Carrera Cup 3.8 aconteceu em seguida, com o líder Enzo Elias encabeçando a folha de tempos com 1:42.528, à frente de Matheus Iorio com 1:43.255. Na GT3 Cup 3.8 o mais veloz também foi o líder do campeonato, Fran Lara. Ele registrou 1:44.223, marca que rendeu ainda o quarto tempo no geral.

A sprint tem início às 9h locais na sexta, com o quali da Carrera Cup 4.0. A primeira corrida de 25 minutos mais uma volta de duração acontece às 11h42 (7h42 pelo horário de Brasília), com a prova da Carrera Cup 3.8 a seguir. As corridas com grid invertido têm início às 15h40 (11h40 em Brasília), novamente com a Carrera Cup 4.0 abrindo a programação.

O que eles disseram:

Bruno Baptista
“É uma pista bem técnica e exigente. O tempo de volta, para falar a verdade, poderia ter abaixado ainda mais, porque dei uma errada na última curva. Fico feliz pelo desempenho depois de usar o primeiro set novo de pneus, pois com pneus usados estava um pouco complicado para a gente. Mas meu foco é a corrida de endurance e pensando nela conseguimos um bom dia de trabalho aqui hoje”

Fotos Telmo Gil

Marcel Coletta
“A pista é bem legal e me adaptei rápido com ela. Estamos acertando o carro ainda, não acho que chegamos ao setup ideal por enquanto. Fiz sim uma volta muito boa, mas acho que tem ainda bastante a melhorar em relação ao pneu zero. É pena que os tempos de treinos livre sejam bem limitados, já que amanhã a gente chega e já vai para a tomada de tempo. Então vou estudar bastante esta noite com meu engenheiro e minha equipe, para amanhã chegarmos com a melhor estratégia”

Rodolfo Toni
“É um circuito muito bacana. Eu tinha corrido aqui em 2014 com a Porsche Cup e estou muito contente em voltar. Neste ano não estou correndo de Porsche no Brasil, mas de GT na Europa com outro carro, totalmente diferente. Então esse dia de treino aqui foi um aprendizado muito bom. Estou feliz com o resultado e com a ajuda que o Danilo Dirani deu ao longo do dia, pois pudemos andar juntos, o que me deu bastante referência e puxou o ritmo. Estou otimista para o fim de semana”

Enzo Elias
“Foi um dia muito produtivo, em que conseguimos contornar alguns problemas pontuais e deixar tudo certo. Consegui conhecer bem a pista e me adaptar bastante. Os resultados começaram a vir hoje e isso é uma ótima projeção para amanhã. Tenho um carro muito bom na minha mão e vamos trabalhar nos detalhes para ser perfeito amanhã no quali e conquistar uma boa posição para ter uma corrida segura e tranquila”

Fran Lara
“A pista é superlegal, muito técnica e ao mesmo tempo bem divertida, pois são várias curvas bem diferentes umas das outras. É uma configuração com a qual a gente não está tão acostumado no Brasil. No final, meu desempenho foi bacana, acho que consegui me adaptar relativamente rápido ao traçado, então estou bem satisfeito. Espero amanhã classificar bem e fazer duas corridas limpas”

Porsche Império Carrera Cup – Treino livre:

4.0

  1. Bruno Baptista 1:39.927
  2. Marcel Coletta 1:40.268
  3. Marçal Müller 1:40.408
  4. Werner Neugebauer 1:40.743
  5. Vitor Baptista 1:40.763
  6. Miguel Paludo 1:41.212
  7. Pedro Aguiar 1:41.479
  8. Eloi Khouri 1:41.662
  9. Rodolfo Toni* 1:41.713
  10. Rouman Ziemkiewicz* 1:41.834
  11. Daniel Schneider 1:42.064
  12. Adalberto Baptista* 1:42.243
  13. Neto* 1:42.482
  14. Rodrigo Mello* 1:42.702
  15. Sylvio de Barros* 1:42.733
  16. Ricardo Baptista 1:42.773
  17. Maurizio Billi* 1:42.927
  18. Carlos Ambrósio* 1:43.332
  19. Dominique Teysseyre* 1:43.422
  20. Tom Filho* 1:43.446

*GT3 Cup

3.8

  1. Enzo Elias 1:42.528
  2. Matheus Iorio 1:43.255
  3. Marcelo Tomasoni 1:44.018
  4. Fran Lara* 1:44.223
  5. Pedro Marreiros 1:44.936
  6. Chico Horta* 1:45.186
  7. Cesar Urnhani* 1:45.609
  8. Paulo Totaro* 1:45.669
  9. Nelsinho Marcondes* 1:45.741
  10. Nelson Monteiro* 1:45.835
  11. Marcio Mauro* 1:46.007
  12. Urubatan Junior* 1:46.325
  13. Leonardo Sanchez* 1:46.796
  14. André Gaidzinski* 1:46.947
  15. Sang Ho Kim* 1:47.084
  16. Zeca Feffer* 1:47.608
  17. Georgios Frangulis* 1:47.680
  18. Paulo Pomelli* 1:49.324
  19. Eduardo Menossi* 1:50.280
  20. Marco Billi* 1:52.858
  21. Ramon Alcaraz* 1:53.847
  22. Felipe Baptista sem tempo

As provas serão exibidas ao vivo nos canais Sportv (Brasil) Sport TV (Portugal) e nos canais oficiais da Porsche Império Carrera Cup no Youtube e Facebook.

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.