PORSCHE CUP [ETAPA ESTORIL/ENDURANCE SERIES] – GRANDE PROVA E BANDEIRADA PARA FICAR NA HISTÓRIA DA CATEGORIA

A Porsche Império Endurance Series começou em grande estilo no Estoril. Ao término das 72 voltas, vitória do carro #31, primeiro campeão de endurance da história do campeonato: Alan Hellmeister.
Largada no Estoril  da Endurance Series Foto Stéphane Abrantes 

A prova de abertura do campeonato teve um grid com a capacidade máxima prevista em regulamento, ou seja, 30 carros inscritos e 60 pilotos. A competição é composta de três corridas de longa duração, sendo duas de 300 km [além do Estoril, em Goiânia] e a última, com 500 km [em Interlagos].

O palco da prova inicial é o tradicional no cenário do esporte a motor mundial. Afinal, Estoril recebeu a F1 e a MotoGP em 13 ocasiões cada. 

O traçado de 4,360 km é composto por uma grande reta em frente aos boxes, na qual há o principal ponto de ultrapassagem. Outra marca registrada do circuito de 13 curvas em sentido horário é a curva Parabólica, de raio bastante longo para a direita e que leva os pilotos à reta principal.

Porsche em formação no Estoril Foto Luca Bassani

O campeonato

O campeonato é composto por duas categorias, a Carrera Cup 4.0 [motor de 4 litros] e a Carrera Cup 3.8 [motor de 3.8 litros], e estas têm subdivisões.

No melhor estilo das grandes categorias internacionais de endurance, os competidores são ranqueados pela organização conforme seu repertório, faixa etária e atividade recente nas pistas em cinco classes: platina, titânio, ouro, prata e bronze. A cada uma delas é atribuído um lastro, como mecanismo de “balanço de performance” [BOP]. As categorias servem também para enquadrar as tripulações nas subdivisões das Carrera Cups.

Carros com ao menos um piloto bronze pontuam também na classes GT3, carros com dois pilotos bronze nas classes Sport.

Portanto, vão competir no Estoril as classes Carrera 4.0, Carrera 3.8, GT3 4.0 e GT3 3.8, Sport 4.0 e Sport 3.8. Cada uma delas tem pódio e pontuação separados, embora todos os competidores participem juntos do evento -também seguindo o formato de grandes eventos internacionais de endurance, como as 24 Horas de Le Mans.


Lista de inscritos para os 300 km do Estoril (por ordem numérica dos carros):

4.0

#1 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta

#5 Sylvio de Barros e Cacá Bueno*

#7 Miguel Paludo e Beto Gresso

#10 Adalberto Baptista e Bruno Baptista*

#18 Carlos Ambrósio e Dennis Dirani*

#19 Tom Filho e Rodrigo Mello**

#20 Pedro Aguiar e Guilherme Salas

#27 Ricardo Baptista e Lucas di Grassi

#31 Luca Seripieri e Alan Hellmeister*

#33 Daniel Schneider e Nelson Piquet Jr

#53 Rodolfo Toni e Danilo Dirani*

#73 Enzo Elias e Marcelo Franco*

#81 Marcel Coletta e Gil Farah*

#88 Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio

#145 Carlos Renaux e Sergio Jimenez*

#777 Neto e Costa**

*GT3 Cup
**Sport

3.8

#00 Marcelo Tomasoni e Felipe Baptista

#3 Fran Lara e Nonô Figueiredo*

#15 Leonardo Sanchez e Átila Abreu*

#26 Cesar Urnhani e Nelsinho Marcondes**

#45 Paulo Totaro e Renan Guerra*

#50 Ramon Alcaraz e Marcio Mauro**

#71 Sang Ho Kim e Gerogios Frangulis**

#77 Chico Horta e William Freire *

#83 Marco Billi e Maurizio Billi**

#85 Eduardo Menossi e Pedro Costa**

#87 Nelson Monteiro e Matheus Iorio*

#99 Zeca Feffer e Cesar Ramos*

#911 Pedro Marreiros e Paulo Pinheiro*

*GT3 Cup
**Spor
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Foi a primeira corrida oficial de Hellmeister desde um sério acidente sofrido em Monza no ano passado Foto Stéphane Abrantes
Na classe 3.8 a dupla Leo Sanchez e Átila Abreu assumiu a liderança a três voltas da bandeirada e conquistou sua primeira vitória. Foi a primeira participação de Átila numa corrida da Porsche Império Cup e também o primeiro pódio de Sanchez na categoria Foto Stéphane Abrantes

A corrida foi marcada por diversas possibilidades de estratégia, o que apimentou a disputa do início ao fim. Antes da trigésima volta foram três intervenções do safety-car e depois a prova teve 50 voltas de bandeira verde.

Prevaleceram os carros que apostaram na estratégia de fazer os pit-stops obrigatórios no início, quando a corrida foi mais picotada por bandeiras amarelas.

O segundo lugar no geral ficou com a dupla Pedro Aguiar e Guilherme Salas, com o carro #7, de Miguel Paludo e Beto Gresse em terceiro. Nelsinho Piquet/Daniel Schneider e Rodolfo Toni/Danilo Dirani completaram o pódio.

Na 3.8 a dupla Paulo Totaro/Renan Guerra recebeu a bandeirada em segundo lugar. Os pilotos do carro #45 tiveram grande estratégia e provavelmente teriam vencido se não fosse por um drive thru cumprido durante a corrida Foto Stéphane Abrantes
Em terceiro lugar na classe veio o carro #99, de Zeca Feffer e Cesar Ramos Foto Stéphane Abrantes
Em quarto Chico Horta/William Freire Foto Telmo Gil
E quinto Cesar Urnhani/Nelsinho Marcondes [estes triunfaram também na classe Sport] Foto Temo Gil
Tanto na 4.0 quanto na 3.8, os vencedores na geral foram também os vencedores na classe GT3 Cup. Já a vitória na 4.0 Sport ficou com a dupla portuguesa Neto e Costa Foto Temo Gil
A corrida curva a curva

Na largada, o pole Werner Neugebauer se segurou na liderança, à frente de Pedrinho Aguiar e Daniel Schneider, enquanto Miguel Paludo, que havia largado em segundo, perdeu quatro posições. Na primeira curva, houve um contato entre os carros #31 e #81, o que causou a primeira intervenção do safety car.

Imediatamente, a ampla maioria dos pilotos entrou nos boxes para o primeiro pit stop, exceto César Urnhani, piloto da 3.8 Sport liderando no geral, Lucas Seripieri, Pedro Marreiros, Eduardo Menossi e Chico Horta, este com pit stop mais curto. O restante do pelotão fez o primeiro pit stop mais longo, de seis minutos.

Com os carros voltando para a pista do pit stop longo, os líderes abriam a quinta volta. Os carros #20, de Pedrinho Aguiar e Guilherme Salas, e #15, de Léo Sanchez e Átila Abreu, fizeram o pit stop abaixo dos seis minutos regulamentares e foram obrigados a pagar uma punição de seis segundos adicionais na parada seguinte. Dos que fizeram o pit, Neugebauer era o mais bem colocado.

Com 15 minutos de prova, os líderes eram Lucas Seripieri, César Urnhani, Pinheiro, Costa e Chico Horta, enquanto os primeiros dos que haviam cumprido o pit, Pedro Aguiar, Werner, Ricardo Baptista, Miguel Paludo e Daniel Schneider, que faziam o principal pega da corrida.

Logo em seguida, o safety car entrou de novo na pista, e Ricardo Baptista e Miguel Paludo aproveitaram para entrar no box pela segunda vez logo após grande duelo na volta anterior. Na passagem seguinte, os que não haviam entrado nos boxes anteriormente, aproveitaram para fazê-lo.

Em seguida, os que já haviam feito o primeiro pit fizeram o segundo, mas, dentre os carros da 4.0 que continuaram na pista, estava Daniel Schneider. Com a bandeira verde agitada, Schneider assumiu a liderança seguido por Sylvio de Barros e Fran Lara. Na abertura da volta 12 os que haviam feito o pit stop voltaram ao ritmo normal. Ricardo Baptista foi punido por passar sobre a linha branca na entrada dos boxes e precisou pagar drive thru.

Com meia hora de corrida, a ordem dos primeiros era Schneider, Barros, Lara, Hellmeister e Mello, todos com uma parada. Logo depois, na volta 18, Rodrigo Mello ficou atolado na brita, e o safety car fez sua terceira intervenção. Lara, Hellmeister e Werner aproveitaram para fazer mais uma parada obrigatória. Schneider e Barros permaneceram na pista.

Léo Sanchez era o líder na 3.8 e terceiro no geral, à frente de Ramon Alcaraz e César Urnhani. Na volta 28, com pouco mais de uma hora de corrida, Sylvio de Barros assumiu a liderança à frente de Schneider e Sanchez.

Duas voltas depois, Schneider entrou nos boxes para dar o lugar a Nelsinho Piquet. Como o limite mínimo de voltas para cada piloto percorrer era de 28, isso permitiu a Piquet seguir na prova até o fim, o mesmo acontecendo com Átila Abreu após a parada de Léo Sanchez e Cacá Bueno quando substituiu Sylvio de Barros.

Piquet saiu dos boxes em sexto, com o número de voltas já cumprido por Schneider. Enquanto isso, Sylvio de Barros seguia líder à frente de César Urnhani, o primeiro colocado da 3.8, Pedro Marreiros, Lucas Seripieri e Nonô Figueiredo. Entre os carros com três paradas, o primeiro carro era o de Pedrinho Aguiar e Guilherme Salas. Na abertura da volta 34, Sylvio entrou nos boxes para dar lugar a Cacá Bueno, e Urnhani assumiu a ponta no geral.

Com 1h30 de corrida e 43 voltas completadas, Nonô Figueiredo liderava no geral, com Bruno Baptista, Beto Gresse, Felipe Baptista e Nelsinho Piquet a seguir. Na volta 48, Nonô Figueiredo ficou lento na pista quando liderava no geral e na classe e estacionou na pista. Fran Lara retornou mais tarde com o carro reserva, mas as chances de vitória do carro #3 acabavam ali.

Piquet assumiu a liderança na abertura da volta 50, à frente da parceria entre Bruno e Adalberto Baptista, que fazia o pit, depois Cacá Bueno, Renan Guerra e Átila Abreu, esses dois últimos primeiro e segundo na 3.8.

Faltando 20 voltas para a bandeirada, Piquet, Cacá e Átila ocupavam os três primeiros lugares. Em seguida, na abertura da volta 53, Nelsinho entrou nos boxes para fazer a última parada no carro #33, o que deu a liderança a Cacá, com Átila em segundo.

Átila entrou nos boxes faltando 16 voltas em segundo no geral e liderando a 3.8, e, na mesma volta, Nelsinho voltou em 13º. Cacá seguia na liderança, mas ainda devendo um pit obrigatório.

Com duas horas de prova, Cacá Bueno liderava seguido por Paulo Pinheiro, Alan Hellmeister, Guilherme Salas e Miguel Paludo. Bueno foi aos boxes na abertura da volta 64, e Hellmeister passou à liderança depois de superar Pinheiro.

Nas últimas cinco voltas, Hellmeister e Salas estavam na liderança, depois Paludo, e Danilo Dirani assumiu a quarta posição ao passar por Adalberto Baptista. Na 3.8, Paulo Totaro liderava com o 12º lugar no geral, à frente de Átila Abreu, que vinha tirando um segundo por volta.

A duas voltas do fim, Baptista foi ultrapassado por Nelsinho na briga pela última vaga no pódio. Hellmeister, Salas, Paludo e Dirani seguiam nos quatro primeiros lugares. Átila, que havia ultrapassado o carro #45 no giro anterior, liderava na 3.8, seguido por Totaro e César Ramos.

O carro de Danilo Dirani levou uma punição de 12s de acréscimo ao seu tempo de prova, provocado a inversão de posição no pódio com o carro #33.

No fim, Hellmeister conquistou uma grande vitória na geral e na categoria, e na 3.8, Átila Abreu estreou na Porsche com vitória e seu parceiro Léo Sanchez subiu pela primeira vez ao pódio.


Resultado – 300km do Estoril

  1. #31 Luca Seripieri e Alan Hellmeister* – 72 voltas em 2:24:23.105
  2. #20 Pedro Aguiar e Guilherme Salas, a 34.677
  3. #7 Miguel Paludo e Beto Gresse, 50.972
  4. #33 Daniel Schneider e Nelson Piquet Jr, a 1:26.791
  5. #53 Rodolfo Toni e Danilo Dirani*, a 1:32.633
  6. #10 Adalberto Baptista e Bruno Baptista*, a 1:41.945
  7. #18 Carlos Ambrósio e Dennis Dirani*, a 1 volta
  8. #88 Eduardo Azevedo e Ricardo Mauricio, a 1 volta
  9. #5 Sylvio de Barros e Cacá Bueno*, a 1 volta
  10. #1 Werner Neugebauer e Ricardo Zonta, a 1 volta
  11. #27 Ricardo Baptista e Lucas di Grassi, a 1 volta
  12. #15 Leonardo Sanchez e Átila Abreu*(3.8), a 2 voltas
  13. #45 Paulo Totaro e Renan Guerra*(3.8), a 2 voltas
  14. #99 Zeca Feffer e Cesar Ramos*(3.8), a 2 voltas
  15. #81 Marcel Coletta e Gil Farah*, a 2 voltas
  16. #77 Chico Horta e William Freire* (3.8), a 2 voltas
  17. #26 Cesar Urnhani e Nelsinho Marcondes**(3.8), a 3 voltas
  18. #145 Carlos Renaux e Sergio Jimenez*, a 3 voltas
  19. #50 Ramon Alcaraz e Marcio Mauro**(3.8), a 3 voltas
  20. #911 Pedro Marreiros e Paulo Pinheiro*(3.8), a 4 voltas
  21. #00 Marcelo Tomasoni e Felipe Baptista (3.8), a 4 voltas
  22. #85 Eduardo Menossi e Pedro Costa**(3.8), a 4 voltas
  23. #83 Marco Billi e Maurizio Billi**(3.8), a 4 voltas
  24. #777 Neto e Costa**, a 4 voltas
  25. #3 Fran Lara e Nonô Figueiredo* (3.8), a 8 voltas
  26. #73 Enzo Elias e Marcelo Franco*, a 12 voltas
  27. #19 Tom Filho e Rodrigo Mello**, a 15 voltas
  28. #87 Nelson Monteiro e Matheus Iorio* (3.8), a 18 voltas
  29. #71 Sang Ho Kim e Gerogios Frangulis**(3.8), a 31 voltas

*GT3 Cup
**Sport


Como ficam os Campeonatos

4.0 Carrera

  1. Alan Hellmeister, 68 pontos
  2. Luca Seripieri, 68
  3. Pedro Aguiar, 61
  4. Guilherme Salas, 61
  5. Miguel Paludo, 55
  6. Beto Gresse, 55
  7. Daniel Schneider, 50
  8. Nelson Piquet Jr., 50
  9. Rodolfo Toni, 45
  10. Danilo Dirani, 45
  11. Adalberto Baptista, 40
  12. Bruno Baptista, 40
  13. Carlos Ambrósio, 36
  14. Dennis Dirani, 36
  15. Eduardo Azevedo, 33
  16. Ricardo Maurício, 33
  17. Sylvio de Barros, 29
  18. Cacá Bueno, 29
  19. Werner Neugebauer, 26
  20. Ricardo Zonta, 26
  21. Ricardo Baptista, 24
  22. Lucas di Grassi, 24
  23. Marcel Coletta, 22
  24. Gil Farah, 22
  25. Carlos Renaux, 20
  26. Sérgio Jimenez, 20
  27. Neto, 18
  28. Costa, 18
  29. Enzo Elias, 16
  30. Marcelo Franco, 16
  31. Tom Filho, 14
  32. Rodrigo Mello, 14

4.0 GT3

  1. Alan Hellmeister, 72 pontos
  2. Luca Seripieri, 72
  3. Rodolfo Toni, 60
  4. Danilo Dirani, 60
  5. Adalberto Baptista, 48
  6. Bruno Baptista, 48
  7. Carlos Ambrósio, 42
  8. Dennis Dirani, 42
  9. Sylvio de Barros, 36
  10. Cacá Bueno, 36
  11. Marcel Coletta, 30
  12. Gil Farah, 30
  13. Carlos Renaux, 24
  14. Sérgio Jimenez, 24
  15. Neto, 18
  16. Costa, 18
  17. Enzo Elias, 12
  18. Marcelo Franco, 12
  19. Tom Filho, 6
  20. Rodrigo Mello, 6

4.0 Sport

  1. Neto, 72 pontos
  2. Costa, 72
  3. Tom Filho, 60
  4. Rodrigo Mello, 60

3.8 Carrera

  1. Leonardo Sanchez, 68 pontos
  2. Átila Abreu, 68
  3. Paulo Totaro, 61
  4. Renan Guerra, 61
  5. Zeca Feffer, 55
  6. César Ramos, 55
  7. Chico Horta, 50
  8. William Freire, 50
  9. Cesar Urnhani, 45
  10. Nelsinho Marcondes, 45
  11. Ramon Alcaraz, 40
  12. Marcio Mauro, 40
  13. Pedro Marreiros, 36
  14. Paulo Pinheiro, 36
  15. Marcelo Tomasoni, 33
  16. Felipe Baptista, 33
  17. Eduardo Menossi, 29
  18. Pedro Costa, 29
  19. Marco Billi, 26
  20. Maurizio Billi, 26
  21. Fran Lara, 24
  22. Nonô Figueiredo, 24
  23. Nelson Monteiro, 22
  24. Matheus Iorio, 22
  25. Sang Ho Kim, 0
  26. Georgios Frangulis, 0

3.8 GT3

  1. Leonardo Sanchez, 72 pontos
  2. Átila Abreu, 72
  3. Paulo Totaro, 60
  4. Renan Guerra, 60
  5. Zeca Feffer, 48
  6. César Ramos, 48
  7. Chico Horta, 42
  8. William Freire, 42
  9. Cesar Urnhani, 36
  10. Nelsinho Marcondes, 36
  11. Ramon Alcaraz, 30
  12. Márcio Mauro, 30
  13. Pedro Marreiros, 24
  14. Paulo Pinheiro, 24
  15. Eduardo Menossi, 18
  16. Pedro Costa, 18
  17. Maurizio Billi, 12
  18. Marco Billi, 12
  19. Fran Lara, 6
  20. Nonô Figueiredo, 6

3.8 Sport

  1. Cesar Urnhani, 72 pontos
  2. Nelson Marcondes, 72
  3. Ramon Alcaraz, 60
  4. Márcio Mauro, 60
  5. Eduardo Menossi, 48
  6. Pedro Costa, 48
  7. Marco Billi, 42
  8. Maurizio Billi, 42
  9. Sang Ho Kim, 0
  10. Georgios Frangulis, 0

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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