PIRELLI MOTORSPORT – INAUGURADO “MÓDULO COMPETIÇÕES” PARA COMPETIÇÕES NO BRASIL E AMÉRICA LATINA

Na fábrica de Campinas (São Paulo), uma nova área que produzirá exclusivamente pneus de competição. A estrutura, chamada de “Módulo Competições”, concentrará todas as linhas de produtos racing, dedicadas ao Brasil e à América Latina.

Com um investimento de 1 milhão de dólares, realizado entre 2018 e 2019, permitirá a Pirelli a produzir pneus que vão da linha on-road à off-road, slick e de chuva, pertencentes às famílias P Zero, Cinturato e Scorpion Rally. Dentre as categorias que utilizam os pneus produzidos no Módulo, estão Rally dos Sertões, Stock Light e Mercedes-Benz Challenge no Brasil; Super TC 2000, Formula Renault 2.0 e Fiat Competizione na Argentina; e CTCC e Toyota Yaris Cup na Costa Rica.

“A Pirelli está presente há mais de um século nas competições automobilísticas, produzindo pneus de alto conteúdo inovador e tecnológico. A modernização do módulo de competição da fábrica de Campinas acompanhou o crescimento da demanda por pneus das diversas categorias da região”, diz Cesar Alarcon, CEO e vice-presidente
sênior da Pirelli para a América do Sul.

Foto Pirelli

Foto arquivo CS

O Módulo Competições da Pirelli [acima] emprega funcionários especializados com formação específica. A capacidade produtiva do módulo é de 50 mil pneus por ano, pneus com alta tecnologia capazes de oferecer o máximo aos mais diversos carros e campeonatos. Serão, de fato, produzidos lotes anuais para cada tipo de evento [abaixo], para garantir o equilíbrio de desempenho. Além disso, o Módulo é capaz de manufaturar modelos bem específicos de pneus, para os quais estão previstas poucas unidades, graças ao tipo de processo que garante máxima versatilidade.

Foto arquivo CS

“Módulo Competições”: linhas de pneus de competição e tecnologia de ponta Pirelli

P Zero
Pneu de alto desempenho para autódromos em condições climáticas secas. Os pneus P Zero são desenvolvidos e fabricados para entregar desempenho máximo desde a largada. A linha possui pneus de aros 13” até 18”. Este pneu é utilizado em competições como a Stock Light e o Mercedes-Benz Challenge, no Brasil.

Stock Light Foto Duda Bairros-Stock Car
Largada do Mercedes-Benz Challenge Foto Vanderley Soares/Mais Brasil
Toyota Corolla 2019. Super TC2000 Foto divulgação

Na Argentina, a Super TC 2000, Fórmula Renault 2.0 e Fiat Competizione e, na Costa Rica, a CTCC e a Copa Toyota Yaris.


Cinturato
Linha exclusiva para asfalto, mas para condições de chuva, os pneus Cinturato são desenvolvidos para expulsar a água de forma extremamente eficiente. Em conjunto com o composto mais macio do que os pneus P Zero, geram bastante aderência mesmo em condições adversas. Também é fabricado em medidas que vão do aro 13” ao 18” para competições como a Stock Light e o Mercedes-Benz Challenge, no Brasil. Na Argentina, a Super TC 2000, Fórmula Renault 2.0 e Fiat Competizione e, na Costa Rica, a CTCC e a Copa Toyota Yaris.

Fórmula 2.0 – Argentina Foto divulgação
Fiat Competizione Foto divulgação

Scorpion Rally
Feito para superar qualquer tipo de terreno, mas tendo um desempenho ainda melhor no off- road, os pneus Scorpion Rally são fabricados do aro 14” a 16” e possuem durabilidade estrutural elevada, com lateral e banda de rodagem reforçadas para enfrentar as “piores” estradas. Estes pneus são usados em eventos como o Rally do Sertões, entre outros.

Rally dos Sertoes #2019 Foto Marcelo Machado- Fotop

RFID
Sigla em inglês para Identificação por Rádio Frequência, o RFID é um sistema para identificação do pneu. No chip, instalado no pneu, vão informações como a data e o local de fabricação, o processo utilizado e o rastreamento de todo o processo de produção do pneu.

Nas competições, este produto facilita o controle da lacração do pneu, identificando por meio de um scanner, de forma rápida e precisa, o lote do produto, além de precisar piloto, equipe e etapa em que foi utilizado.


Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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