OLD STOCK RACE – O AUTÓDROMO DE VELO CITTÀ SE RENDE A HISTÓRIA, VOLTA NO TEMPO COM OS OPALÕES DA CATEGORIA E TRAZENDO A EMOÇÃO DO AUTOMOBILISMO RAIZ!

Na segunda etapa da Stock Car no Velo Città, etapa comemorativa dos 40 anos da categoria, os Olds estiveram presente e mostraram para novas gerações o porque da tema da categoria – A Emoção Está de Volta – tem resultado em duelos e disputas em todas as provas da categoria.  O resgate de 1979 com os Opalas sem eletrônica e comunicação de bordo, fazem dessa categoria um exemplo atual do automobilismo raiz, que levanta o público e aumentem o número de fans.
Foto oficial – mais de 300 pódios, 200 vitórias e 24 títulos nesta imagem Foto Duda Bairros-Stock Car

Foi marcante a emoção de ver os pilotos que conduziram essas máquinas pelos autódromos do país, contando suas passagens pela categoria máster do automobilismo brasileiro e o maestro dese resgate e show de velocidade no final de semana passado em Mogi, um ex-piloto que passou pela categoria, a comandou anos trás com expressivos resultados e volta ao seu cenário atual com força total, Carlos Col, que merece todo o nosso respeito!

Encurtando o papo, podemos ver nos vídeos seguintes a reunião com pilotos da Old Stock e os “Legends” que pilotaram os Opalas revivendo a emoção de acelerar os 300 cavalos na pista do Velo Città.

A relação dos pilotos para formação do grid foi feita por sorteio, ficando o primeiro campeão da categoria – Stock Car – na pole position, o piloto Paulo Gomes, que também tem um carro na Old Stock junto com seu filho Pedro Gomes mantendo o lendário número #22, vejam como ficou a relação carro e piloto:

3 – Reinaldo Campello

6 – Chico Serra

9 – Joannis Lykouroupolos

10 – Affonsinho Giaffone Netto (filho do primeiro vencedor da Stock em 1979, Affonso Giaffone Júnior)

11 – Valmir “Hisgué” Benavides

12 – Paulo de Tarso

17 – Ingo Hoffmann

18 – George “Gregão” Lemonias

19 – Arthur Bragantini

22 – Paulo Gomes

23 – Paulo Valiengo

31 – Zeca Giaffone

45 – Leonardo de Almeida

48 – Fabio Sotto Mayor

54 – Ângelo Giombelli

59 – Henrique Lamberti (OLD STOCK)

64 – Ney Faustini

78 – Fausto Camacho (OLD STOCK)

88 – Adalberto Jardim

89 – Walter Travaglini

93 – Camillo Christópharo Júnior

777 – Luiz “Lucho” Osório

909 – Roberto Amaral Coruja


O grid de largada ficou assim posicionado:
[reprodução da folha oficial do grid]

Intitulado de “Stock Car Legends”, pilotos que construíram a fama da categoria e conquistaram mais de 300 pódios, 200 vitórias e 24 títulos, teve sua corrida de exibição com os principais ídolos dos anos de formação da categoria. Eles levantaram o público na arquibancada com uma largada lançada em alta velocidade.

Pelotão acelera na reta Foto Duda Bairros-Stock Car

Ingo, Grego e Serra se juntando a jardim e Paulão formando o grupo da frente Foto Duda Bairros-Stock Car

Paulão Gomes, o pole position disparou na ponta, mas Adalberto Jardim, Chico Serra, Ingo Hoffmann e George “Gregão” Lemonias, chegaram e formaram um grupo compacto. Entraram nas curvas andando de lado, derrapando nas quatro rodas, em um balé controlado no qual chegaram a encostar as laterais dos Opalas – tudo dentro da mais pura esportividade e no velho estilo que os tornou grandes campeões, um automobilismo raiz.

Ao final, todos pararam seus carros antes da antes linha de chegada. Desceram dos Opalas e receberam a bandeirada caminhando juntos, de mãos dadas, todos vencedores. A cena emocionou o público e os próprios pilotos.

É essa a imagem e o espírito da Stock Car que criou e transformou a categoria na maior do continente. Espero que este exemplo continue a impulsionar nossa comunidade nas próximas décadas”, disse Carlos Col.

A bandeirada final foi dada por Carlos Montagner, que atuou como diretor de provas da Stock Car por vários anos e foi muito aplaudido pelos pilotos históricos!

Momento simbólico – pilotos caminham para a bandeirada, dada por Montagner Foto Duda Bairros-Stock Car

Foi um momento de celebração e de demonstrar gratidão”, completa Carlos Col, CEO da Vicar, promotora da Stock Car e Stock Light.

Carlos Col entrega as placas de homenagem aos pilotos históricos Foto Duda Bairros-Stock Car

Todos receberam uma placa comemorativa personalizada, agradecendo a importância de cada um deles na construção da categoria e também a participação no evento de domingo, quando da foto oficial.

Nossa intenção foi comemorar os 40 anos da Stock homenageando as pessoas que a tornaram uma grande categoria, enraizada no coração de milhares de fãs ao longo destes anos. Foi emocionante ver a expressão dos próprios ídolos que reunimos, todos eles muito impactados pela força daquele momento e pelo aplauso dos fãs – sem contar as demonstrações de admiração e gratidão dos profissionais da atualidade, da imprensa aos mecânicos e pilotos. Todos viveram algo extraordinário neste domingo. Foi nosso melhor momento como comunidade do automobilismo, mostramos que temos orgulho de nossa história e de nossos heróis. Obrigado a todos que se esforçaram para este momento acontecer. Em especial aos gestores da categoria Old Stock, que levaram os carros e os cederam aos pilotos históricos”, completou Col.

Os pilotos da Old Stock Race se acomodavam em seus Ods para a prova de exibição, respeitando a posição do sorteio realizado no sábado. Homenagens aos “legends” e pilotos em seus carros, placa de 5 minutos, 3 minutos, 1 minuto e foram para volta de apresentação respeitando o grid sorteado para os veteranos nos 3.430 metros do Velo Città.

A prova teve 12 minutos + uma volta de duração e ao final os pilotos ainda fizeram o tradicional “zerinho” ao término da prova no final da reta de chegada, uma marca da categoria.

Nos divertimos muito e não importa muito o resultado na pista, quem ganhou foi o público que veio e viu de perto onde nasceu tudo isso.” disse Rodrigo Pimenta, que chegou em primeiro na prova de exibição.

Uma prova que veio consolidar um grande trabalho que estamos realizando há mais de quatro anos, que exigiu muito esforço, dedicação e confiança de pilotos e equipes, em construir seus carros para podermos criar uma categoria que trouxesse a emoção de antigamente ao automobilismo, sem nenhuma tecnologia embarcada,  com muita segurança e feita com o amor e seriedade. A paixão de cada um que de certa forma sempre teve uma historia com os opalas e que hoje, leva um público fiel ao autódromo para ver os motores 6 cilindros roncando na pista.” disse Paulo Solariz, um dos diretores e sócio da Old Stock Race. “É um prazer enorme, de um sonho criamos uma realidade e o automobilismo só tem a ganhar com isso, e estamos muito agradecidos com a recepção da categoria máster do automobilismo brasileiro, a Stock Car”. completou.

Os pilotos da Old Stock Race Foto Barbara Bonfim-OSR

Confira os pilotos da Old Stock Race que participaram da prova:
3 – Ricardo Alvarez
6 – Rodrigo Pimenta
9 – Marco Maragno
10 – Karim Machatta Neto
11 – Tiago Gonçalves
12 – Fabio Mencarelli
17 – Ricardo Domenech
18 – Felipe Lemonias
19 – Carlos Gomes
22 – Pedro Gomes
23 – Fabio Franzoni
31 – Glauco Barros
45 – Daniel Kelemen
48 – Rodrigo Garcia
54 – Rafael Lopes
64 – Marcos Philippi
88 – Julio Cesar
89 – Glaucio Doreto
93 – Felipe Matos
777 – Rogerio Barbato
78 – Arnaldo Santos
909 – Alex Pimenta


Os Opalas voltam às pistas em 9/6 com as emoções da 3ª Etapa no Autódromo de Interlagos


[reprodução]

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.