FÓRMULA 2 – A SUPERAÇÃO DE SÉRGIO SETTE CÂMARA NO GP DE BAKU #2019

Brasileiro foi tirado da primeira corrida da rodada dupla da Fórmula 2 quando estava próximo de brigar por pódio, em Baku, e teve de fazer prova de recuperação neste domingo nos 6.003 metros, um dos mais longos do calendário de 2019.

 

Montagem sobre fotos Dutch Photo Agency-Quick Comunicação

 

Na única sessão de treino do fim de semana Sérgio Sette optou por testar um ajuste diferente em seu carro e, sem muita preocupação com o tempo de volta, levou para os engenheiros importantes detalhes sobre as reações do carro nos diversos pontos do circuito. A tomada de tempos foi realizada ainda na tarde de sexta-feira e, com a marca de 1m55s677 ele registrou o quarto melhor tempo garantindo, assim, um lugar para largar na segunda fila do grid.

 

Classificação:
POS PILOTOS EQUIPES VOLTAS TEMPO DIF KPH
1 2 N. Matsushita Carlin 10 1:54.555 188.649
2 4 N. de Vries ART Grand Prix 11 1:54.999 0.444 187.921
3 8 L. Ghiotto UNI-Virtuosi Racing 10 1:55.037 0.482 187.859
4 5 S. Sette  DAMS 12 1:55.677 1.122 186.820
5 16 J. King MP Motorsport 10 1:55.704 1.149 186.776
6 9 M. Schumacher PREMA Racing 10 1:55.797 1.242 186.626
7 6 N. Latifi DAMS 12 1:55.835 1.280 186.565
8 15 J. Aitken Campos Racing 10 1:55.949 1.394 186.381
9 19 A. Hubert BWT Arden 11 1:56.138 1.583 186.078
10 21 R. Boschung Trident 11 1:56.153 1.598 186.054
11 11 C. Ilott Sauber Junior Team by Charouz 10 1:56.215 1.660 185.955
12 1 L. Delétraz Carlin 10 1:56.326 1.771 185.777
13 7 G. Zhou UNI-Virtuosi Racing 10 1:56.454 1.899 185.573
14 20 G. Alesi Trident 11 1:56.555 2.000 185.412
15 3 N. Mazepin ART Grand Prix 12 1:56.568 2.013 185.392
16 14 D. Boccolacci Campos Racing 10 1:56.653 2.098 185.257
17 12 J. Correa Sauber Junior Team by Charouz 10 1:56.936 2.381 184.808
18 18 T. Calderón BWT Arden 11 1:58.164 3.609 182.888
19 17 M. Raghunathan MP Motorsport 11 2:00.747 6.192 178.975
20 10 S. Gelael PREMA Racing 1
Corridas:

Após uma largada cuidadosa e, muito atento aos perigos de uma veloz pista de rua, com variações de largura, Sérgio procurou se manter na pista nas primeiras curvas e, então, partir para o ataque. Veloz nas primeiras voltas ele aproveitou ao máximo a aderência dos pneus macios e, na sétima volta, fez o seu pit-stop para, então, retornar à pista com os pneus médios, que deveriam durar até o fim das 29 voltas.

 

Sérgio Sette Câmara nos pit da primeira corrida da F2 no sábado Foto Dutch Photo Agency-Quick Comunicação

 

Em seu terceiro ano na categoria Sérgio já conhecia os segredos da pista e, com isso, optou por poupar seus pneus logo nas primeiras voltas após o pit para, assim, ter compostos mais novos nas últimas e decisivas voltas. A estratégia parecia estar funcionando muito bem, principalmente, quando a 10 voltas para o fim da prova, um acidente ocasionou a entrada do carro de segurança e, com isso, todas as diferenças entre os carros foi zerada.

Sérgio vinha pronto para a relargada quando, antes da autorização para voltar a acelerar em ritmo de corrida, o italiano Luca Ghiotto, que vinha logo atrás, acelerou antes do previsto e pegou a traseira do carro de Sette, jogando-o para a mureta de proteção

 

Resultado corrida 1:
POS NO PILOTOS EQUIPES VOLTAS TEMPO DIF KPH MELHOR VOLTA
1 15 J. Aitken Campos Racing 26 1:02:27.628 149.829 1:56.961 25
2 4 N. de Vries ART Grand Prix 26 1:02:29.849 2.221 149.741 1:57.449 25
3 16 J. King MP Motorsport 26 1:02:31.762 4.134 149.664 1:57.616 25
4 6 N. Latifi DAMS 26 1:02:32.232 4.604 149.645 1:57.331 26
5 10 S. Gelael PREMA Racing 26 1:02:39.941 12.313 149.339 1:59.064 14
6 14 D. Boccolacci Campos Racing 26 1:02:37.127 9.499 149.451 1:58.879 12
7 12 J. Correa Sauber Junior Team by Charouz 26 1:02:40.782 13.154 149.305 1:58.964 26
8 3 N. Mazepin ART Grand Prix 26 1:02:41.304 13.676 149.285 1:58.647 26
9 8 L. Ghiotto UNI-Virtuosi Racing 26 1:02:37.241 9.613 149.446 1:57.489 26
10 19 A. Hubert BWT Arden 26 1:02:45.828 18.200 149.105 1:58.289 26
11 17 M. Raghunathan MP Motorsport 26 1:02:57.426 29.798 148.647 2:03.946 12
12 21 R. Boschung Trident 26 1:03:28.135 60.507 147.449 1:58.827 26
13 2 N. Matsushita Carlin 25 1:03:23.672 1 LAP 141.940 1:56.778 25
5 S. Sette  DAMS 19 43:50.350 DNF 155.960 1:58.490 14
1 L. Delétraz Carlin 19 43:56.007 DNF 155.625 1:59.142 13
11 C. Ilott Sauber Junior Team by Charouz 18 41:39.487 DNF 155.479 1:58.277 14
18 T. Calderón BWT Arden 16 35:44.608 DNF 161.054 2:00.843 15
7 G. Zhou UNI-Virtuosi Racing 16 36:16.645 DNF 158.683 2:01.019 15
9 M. Schumacher PREMA Racing 7 16:53.527 DNF 148.887 2:01.280 4
20 G. Alesi Trident 0 DNF

No domingo, como a formação do grid de largada da segunda prova leva por base o resultado da primeira, Sérgio alinhou seu carro no final do pelotão. Ciente de que tinha um carro bem rápido nas mãos e, considerando que a prova dois não tem pit-stop, Sérgio largou para sua recuperação. Em uma prova extremamente conturbada, repleta de acidentes, o carro de segurança teve de entrar por três vezes na pista. Mesmo com pouquíssimo tempo de pista liberada o carro #5 conseguiu fazer belas ultrapassagens e, ao final da prova, recebeu a bandeirada de chegada na quinta colocação. Como uma forma de minimizar o prejuízo Sette conseguiu ainda dois pontos extras por ter conseguido a melhor volta da prova completada com o tempo de 1m57s941.

 

Resultado corrida 2:
POS PILOTOS EQUIPES VOLTAS TEMPO DIF KPH MELHOR VOLTA
1 6 N. Latifi DAMS 19 48:43.284 140.332 1:57.949 5
2 12 J. Correa Sauber Junior Team by Charouz 19 48:44.245 0.961 140.286 1:58.306 19
3 15 J. Aitken Campos Racing 19 48:44.805 1.521 140.259 1:58.137 19
4 4 N. de Vries ART Grand Prix 19 48:45.886 2.602 140.207 1:58.114 5
5 9 M. Schumacher PREMA Racing 19 48:46.531 3.247 140.176 1:57.945 19
6 5 S. Sette  DAMS 19 48:47.344 4.060 140.137 1:57.941 19
7 14 D. Boccolacci Campos Racing 19 48:49.787 6.503 140.020 1:58.918 4
8 10 S. Gelael PREMA Racing 19 48:51.008 7.724 139.962 1:58.645 5
9 11 C. Ilott Sauber Junior Team by Charouz 19 48:51.013 7.729 139.962 1:59.443 6
10 7 G. Zhou UNI-Virtuosi Racing 19 48:52.577 9.293 139.887 1:59.431 6
11 19 A. Hubert BWT Arden 19 48:54.358 11.074 139.802 1:58.970 6
12 2 N. Matsushita Carlin 19 48:54.519 11.235 139.794 1:58.336 19
13 17 M. Raghunathan MP Motorsport 19 49:00.868 17.584 139.493 2:02.480 8
3 N. Mazepin ART Grand Prix 12 29:22.779 DNF 146.901 1:58.932 7
8 L. Ghiotto UNI-Virtuosi Racing 12 29:21.572 DNF 147.002 1:57.757 6
16 J. King MP Motorsport 12 29:22.388 DNF 146.934 1:58.446 6
20 G. Alesi Trident 8 18:00.734 DNF 159.624 1:59.490 5
18 T. Calderón BWT Arden 0 DNF
21 R. Boschung Trident 0 DNF
1 L. Delétraz Carlin 0 DNF

Foto Dutch Photo Agency | Quick Comunicação

“Não tem o que dizer. Estou muito desapontado com o que aconteceu. O próprio piloto que me bateu escreveu em seu Instagram que foi um idiota. Ele foi penalizado pela organização, mas, o prejuízo que ele me causou no Campeonato foi muito grande. Sei que ele não fez por mal, é um cara limpo, mas, aconteceu. Hoje fiz o que deu. Tivemos muitos acidentes, várias voltas com carro de segurança e, com isso, tive poucas voltas “úteis” para conseguir escalar o pelotão. Certamente espero um resultado bem melhor em Barcelona, minha corrida de casa”, encerrou o morador da cidade de Saint Cougat, nos arredores de Barcelona.


 Classificação do campeonato de pilotos:
POS PILOTO PTS
1 N. Latifi 62
2 J. Aitken 43
3 L. Ghiotto 39
4 N. de Vries 38
5 S. Sette Câmara 33
6 J. Correa 18
7 J. King 16
8 L. Delétraz 16

 

Classificação do campeonato por equipes:
POS EQUIPES PTS
1 DAMS 95
2 Campos Racing 55
3 UNI-Virtuosi Racing 50
4 ART Grand Prix 42
5 PREMA Racing 23
6 Carlin 22
7 Sauber Junior Team by Charouz 18
8 MP Motorsport 16

[reprodução]

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.