FÓRMULA 1 – LEWIS HAMILTON CONQUISTA SEU SEXTO TÍTULO MUNDIAL DE PILOTOS E BOTTAS PILOTOU COMO NUNCA EM AUSTIN, EUA

Depois do protocolo, Lewis Hamilton na sala com Bottas e Max, ali absorveu o feito que acabara de realizar. Em sua 13ª temporada no auge do automobilismo, o piloto da Grã-Bretanha inscreveu seu nome entre os imortais de todos os esportes com seis vezes campeão mundial de Fórmula 1.

É um número importante para uma carreira vertiginosa de títulos: um a mais que Juan Manuel Fangio, o dobro de Sir Jackie Stewart. E chegando nos sete títulos do imortal Michael Schumacher !

“Meu pai me disse, quando eu tinha seis ou sete anos, para nunca desistir”, ele sorriu. “Esse é o lema da família.”

Foto shutterstock

Bottas venceu com méritos no Circuito das Américas. O finlandês fez uma corrida fantástica na pole position e largando com maestria, Hamilton fez uma estratégia de parada única para garantir o pódio.

Max Verstappen abdou o que seu carro permitia, com pneus gastos e novos mas não foi suficiente para ter uma chance de vitória, e garantiu seu segundo pódio consecutivo em Austin, terminando a 0,854s de Hamilton.

Atrás, um dia difícil para Charles Leclerc e a Ferrari, o Monegasco terminou em quarto lugar muito distante do pódio coisa rara em 2019, enquanto Alex Albon o segundo Red Bull depois do contato na primeira volta com a McLaren de Carlos Sainz e fez uma recuperação extraordinária e foi escolhido também como o piloto do dia.

Outra corrida fantástica foi de Daniel Ricciardo, da Renault, o australiano terminaou em sexto, mantendo a dupla McLaren de Lando Norris e Sainz atrás, enquanto a outra Renault de Nico Hulkenberg ficou em nono.

Daniil Kvyat, da Toro Rosso, cruzou a linha no P10, mas foi penalizado quase imediatamente por cinco segundos por uma colisão com Sergio Perez, da Racing Point, caindo para a 12º posição e elevando o mexicano para a vaga de pontos.

O susto da corrida ficou por conta de Sebastian Vettel, na 8ª volta da corrida, enquanto o piloto da Ferrari – que havia iniciado o P2 – sofreu uma quebra na suspensão que transformou seu SF90 em um triciclo por algumas curvas antes de ser forçado a abandonar.

Resultado do GP de Austin, Texas
PosPilotosTempo
1V. Bottas Mercedes · #771:33:55.653
2L. Hamilton Mercedes · #44+4.148s
3M. Verstappen Red Bull·#33+5.002s
4C. Leclerc Ferrari · #16+52.239s
5A. Albon Red Bull · #23+78.038s
6D. Ricciardo · Renault·#3+90.366s
7L. Norris McLaren · #4+90.764s
8C. Sainz Jr. McLaren · #55Mais 1 volta
9N. Hulkenberg Renault · #27Mais 1 volta
10S. Perez Racing Point · #11Mais 1 volta
11K. Raikkonen Alfa Romeo · #7Mais 1 volta
12D. Kvyat Toro Rosso · #26Mais 1 volta
13L. Stroll Racing Point · #18Mais 1 volta
14A. Giovinazzi Alfa Romeo · #99Mais 1 volta
15R. Grosjean Haas · #8Mais 1 volta
16P. GaslyToro Rosso · #10Não concluiu
17G. Russell Williams · #63Mais 2 voltas
18K. Magnussen Haas · #20Não concluiu
19R. Kubica Williams · #88Não concluiu
20S. Vettel Ferrari · #5Não concluiu

A classificação do campeonato de pilotos de 2019 ficou assim distribuído após a prova de Austin e consolidado o campeão:

Classificação de 2019

Pos. Piloto Ptos Vitórias Pódios
1L. Hamilton-Mercedes3811016
2V. Bottas-Mercedes314415
3C. Leclerc-Ferrari24929
4M. Verstappen-Red Bull23527
5S. Vettel-Ferrari23019
6A. Albon-Red Bull8400
7C. Sainz Jr.-McLaren8000
8P. Gasly-Toro Rosso7700
9D. Ricciardo-Renault4600
10S. Perez-Racing Point4400
11L. Norris-McLaren4100
12N. Hulkenberg-Renault3700
13D. Kvyat-Toro Rosso3401
14K. Raikkonen-Alfa Romeo3100
15L. Stroll-Racing Point2100
16K. Magnussen-Haas2000
17R. Grosjean-Haas800
18A. Giovinazzi-Alfa Romeo400
19R. Kubica-Williams100
20G. Russell-Williams000

SIMULADO: TESTE DE EFICIÊNCIA PARA O FORMULA 1 HEINEKEN GRANDE PRÊMIO DO BRASIL 2019

O diretor de prova e diretor esportivo do GP Brasil de F1, Felippe Biazzi, e o diretor-médico da corrida, Dino Altmann, simularam os procedimentos principais de uma corrida, neste sábado, no autódromo de Interlagos. O ensaio geral mostrou que as diversas equipes de pista estão prontas para o Formula 1 Heineken Grande Prêmio do Brasil 2019, que acontece nos dias 15, 16 e 17 de novembro, no circuito paulistano.


Qual a importância do exercício simulado?
Biazzi lembra que, na Europa, por exemplo, as equipes têm muito mais atividades ao longo do ano, já que os europeus contam com diversas categorias de ponta. No Brasil, a equipe do GP Brasil de F1 só voltará a atuar em uma prova internacional de alto nível no ano que vem, durante o GP Brasil de F1 2020. “Fora isso temos uma renovação das equipes entre 10 e 15%. E os novos devem estar bem preparados”.

O simulado contou com procedimento de largada pela equipe de box, volta de apresentação, procedimento de bandeira vermelha e trabalho da comissão técnica. Trabalharam ainda as equipes de resgate e combate a incêndio. Cerca de 300 pessoas participaram da operação. Depois dos módulos de treinamento online e reunião geral, o simulado é o ponto alto da preparação das equipes para a corrida.

A equipe do Grupo Leforte, o hospital oficial do GP Brasil de F1, terá um centro médico dentro do autódromo com todo o equipamento necessário para qualquer intervenção, contando com 24 médicos e 120 profissionais. Equipes estarão de plantão ainda nas unidades da Liberdade e Morumbi.


O exercício de ‘extração do piloto’ é um dos pontos mais cruciais do simulado. Dino Altmann avalia: “a forma de extrair o piloto do cockpit é fundamental para seu melhor atendimento. Hoje em dia, com os dados que dispomos em rede, os médicos chegam no local do acidente já sabendo de antemão qual foi a força G da batida, que tipo de trauma físico o piloto pode ter sofrido.  Isso torna o atendimento mais rápido e eficiente”.


Atualmente, o exercício de extração do piloto é realizado em um cockpit desenvolvido pela Federação Internacional de Automobilismo que possui as dimensões exatas de um cockpit de um carro de Fórmula 1, inclusive com o halo.

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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