COPA HB 20 – CATEGORIA AVANÇA ATRAINDO PILOTOS E MOSTRA TODO O SEU VIGOR EM INTERLAGOS

Após o sucesso da primeira edição e da enorme demanda de interessados, a Copa HB20 repetiu nesta quarta-feira passada (11/09) o segundo Dia de Degustação no Autódromo de Interlagos, com a presença recorde de 19 pilotos, com passagens do kart ao GT Brasil.

Foram quatro sessões de treinos onde cada piloto teve direito a 20 minutos para conhecer mais o modelo preparado pela HRacing Garage.

“O primeiro dia já foi incrível e este segundo conseguiu ser ainda melhor. É muito gratificante ver a receptividade da categoria tanto com o público e, principalmente, com os pilotos. As vagas para essa degustação se esgotaram rapidamente e já tem gente querendo se inscrever para a próxima sessão cuja data ainda está para ser definida!”, celebrou Daniel Kelemen, da HRacing Garage, organizador da Copa HB20.
[Rodrigo Ruiz/Hyundai]

Entre os que testaram, a maioria arrasadora veio do kart: Rafael Reis, Leonardo Marcelli, Gabriel Rosa, Rodrigo Detilio, Marcus Vinícius Tolentino, Marcio Giordano, Rogerio Detilio, Mauricio Gallian, Aleandro Fortunato e Fabio Ramos de Oliveira.

“É minha primeira experiência com o carro em Interlagos, adorei poder me conectar com o HB20 e espero ano que vem estar no grid”, contou Leonardo Marcelli.

“Fazia tempo que queria fazer essa degustação e adorei o carro, o estilo de pilotagem e agradeço a oportunidade”, falou Aleandro Fortunato [esquerda da foto].
[Rodrigo Ruiz/Hyundai]

“Ainda não posso dirigir nas ruas, mas tive o prazer de guiar esse HB20 na pista e achei animal. Considero para o futuro”, argumentou Rafael Reis, de apenas 17 anos de idade.

Outros já tiveram experiências anteriores, como Rafael Derani [campeão do GT Brasil em 2009], Matheus Muniz [Stock Light, F1600], José Mário Dias [fotógrafo profissional, oriundo da Gold Classic], Evandro Camargo [Old Stock Race], Jorge Garcia [Sprint Cup] e Eduardo Viscardi [Lancer Cup].

“Foi bom voltar a pilotar depois de um tempo e fiquei impressionado com o nível de detalhes e acabamento do carro. Foi também minha primeira experiência com tração dianteira e achei bem gostoso de guiar”, afirmou Rafael Derani.

“O pneu radial torna a coisa ainda mais divertida e difícil do que eu imaginava. Esse é o diferencial”, atestou José Mário.
[Rodrigo Ruiz/Hyundai]

Por fim, Daniel Pierre Delleu Filho e Eduardo Marçon tiveram seus primeiros contatos com um carro de corrida como convidados especiais.

“Me surpreendi bastante com o carro, esperava uma reação de um carro tradicional de campeonato regional, mas é muito bacana, muito superior e na mão. Gostei demais e deu aquela vontade de correr em 2020”, ressaltou Jorge Garcia.
[Rodrigo Ruiz/Hyundai]

“Sofri um pouco com o calor, mas curti muito a experiência e poderei aplicar isso na locução das provas”, finalizou LucMonteiro.
[Rodrigo Ruiz/Hyundai]

Convidados, pilotos regulares e estrela da Stock Car também tiveram oportunidade de andar

Além dos “degustadores”, outros também tiveram a chance de conhecer o HB20: Marcelo Gomes e Alexandre Navarro, dupla convidada para Cascavel; Cesar Urnhani, que também faz a próxima etapa como convidado; Luc Monteiro, locutor oficial da categoria, Keka Teixeira (confirmado nas duas últimas etapas) e Michelle de Jesus, convidada da HRacing.

“Nunca tinha andado num carro tão divertido como esse. É tão divertido quanto um kart”, destaca Gomes.

“Curiosamente será com a Copa HB20 que farei minha primeira corrida de tração dianteira e hoje vim conhecer um pouco do carro para não chegar tão cru em Cascavel. Posso dizer que fui surpreendido positivamente”, disse Urnhani, apresentador do programa Auto Esporte.
[Rodrigo Ruiz/Hyundai]

“Foi um experiência ímpar”, completou Teixeira.

Os pilotos regulares também entraram em ação. Nomes como Luciano Viscardi, Daniel Nino, Thiago Sansana, Betão Fonseca, Beto Cavaleiro, Lucas e Christiano Bornemann, Kleber Eletric, Odair dos Santos e Lula Albuquerque aproveitaram para melhorar o entrosamento no primeiro dia oficial de treinos coletivos do ano com o carro visando a etapa de Cascavel.

“Nunca andamos com esse carro em Interlagos e aproveitamos também para aprender mais o carro”, disse Christiano. Entre os regulares, para referência, Odair dos Santos registrou a marca de 2min07s577 na sessão final.

O piloto da Stock Car, Thiago Camilo,deu uma provada no HB20 antes de seguir para o Velopark, onde corre neste fim de semana. “Esses carros proporcionam uma guiada legal e, como na Stock Car não podemos treinar, ter esse contato com Interlagos torna a coisa ainda mais divertida”, finaliza Camilo.
[Rodrigo Ruiz/Hyundai]


Das ruas para as pistas, preparado para acelerar

Baseados no HB20 R spec, com motor 1.6 e transmissão manual de seis velocidades, os modelos que compõe o grid devem ser rigorosamente idênticos entre si, apresentando desempenho e a segurança exigidos pela Hyundai.

Eles foram produzidos na fábrica de Piracicaba – SP em lote único e posteriormente preparados pela equipe H Racing Foro divulgação

A preparação recebida possibilita a “potência máxima de roda”, uma cavalaria 20% superior à original com cerca de 160 cv – o que leva os modelos a ultrapassarem os 200 km/h em grandes retas.

Durante o ano de 2018, o hatch de competição foi testado com base na versão de série com motor 1.6. O trabalho de desenvolvimento teve a participação direta dos pilotos Daniel Kelemen, Rafael Lopes e Fabiano Cardoso, que rodaram milhares de quilômetros considerando os testes e as participações no Campeonato Brasileiro de Turismo Nacional, em que os protótipos apresentaram excelente desempenho e nenhuma quebra de motor.


COMPARATIVO DOS HB20

Peso
– HB20 1.6 de rua: 1.071 kg
– HB20 1.6 de corrida: 950 kg

Aceleração de zero a 100 km/h
– HB20 1.6 de rua: 10,6 segundos
– HB20 1.6 de corrida: 10,2 segundos

Velocidade máxima
– HB20 1.6 de rua: 190 km/h
– HB20 1.6 de corrida: + 200 km/h


Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.