500 KM DE INTERLAGOS – OLD STOCK E PIRELLI TESTAM RESISTÊNCIA DO NOVO PNEU SLICK DA CATEGORIA

Primeiro campeão da categoria Stock Car, Paulo Gomes participará dos testes do novo pneu Pirelli P Zero slick na prova de longa duração com seu Opala #122 que fará dupla com George “Greco” Lemonias e Ricardo Di Maria. A corrida, que teve sua primeira edição em 1957, terá largada as 15h deste sábado (21/12).
Opala da Old Stock, participará dos 500 Km de Interlagos com pneus slick e injeção direta no lugar do carburador atual utilizado na categoria
Foto divulgação

Apesar do bom comportamento que registrou nestes quatro anos de utilização nos Opalas da Old Stock, o pneu radial Pirelli Cinturato P1 Plus pode estar com os seus dias contados na categoria que nasceu para reviver momentos marcantes do começo da Stock Car, há 40 anos.

Visando melhorar ainda mais o desempenho atual dos Opalas de 1979 na pista, o piloto Paulo Gomes – com o apoio da Pirelli — vai realizar o teste de durabilidade do novo pneu slick desenvolvido com exclusividade para a Old Stock, que apresenta medidas semelhantes às do atual radial da categoria (195/55-16).

Assim, em conjunto com a roda de liga leve aro 16 utilizada nos Opalas de competição, o novo P Zero Slick 200/600-16 oferece uma área de contato com o asfalto um pouco maior, produzindo muito mais grip (aderência) à pista, principalmente pelas suas características de construção mais esportivas. É o que revela Roberto Ricosti, Engenheiro-Chefe de Desenvolvimento de Produto Motorsport da Pirelli para a América Latina.


“Pelo atual crescimento da Old Stock, a Pirelli passou a desenvolver neste ano o P Zero slick especialmente para a categoria na fábrica Motorsport de Campinas (SP). Pesou na decisão o fato de os Opalas terem feito história não só no automobilismo, mas também em toda a nossa indústria automotiva. Com maior performance na pista, temos certeza que os carros da categoria vão agradar ainda mais aos admiradores deste importante modelo. Por isso desenvolvemos um pneu slick de competição com o mesmo padrão de qualidade e construção das nossas principais fábricas da Europa, que fornecem pneus para a Fórmula 1 e as principais categorias do automobilismo mundial”, detalha Ricosti.


O engenheiro da Pirelli adianta que o novo pneu slick proporcionará mais segurança na pista para o piloto, principalmente nas frenagens e no contorno de curvas, onde permitirá atingir velocidades mais elevadas. Pelo desenvolvimento feito com compostos específicos para alta performance em pista seca, Ricosti aposta também que terá mais durabilidade do que o atual radial.

Mas tudo isso só deverá ser confirmado após os testes que serão realizados na pista pelo Opala da equipe Viemar, que será conduzido pelos pilotos Paulo Gomes, Grego Lemonias e Ricardo Di Maria nos treinos classificatórios de hoje (sexta-feira) e terminam nos 500 km de Interlagos, de amanhã (sábado), a partir das 15 horas.

Campeão do primeiro Brasileiro de Stock-Car no país e detentor de mais três títulos da principal categoria do automobilismo nacional (83, 84 e 95), Paulo Gomes é o criador e responsável pela organização da Old Stock, ao lado de Gemonias e do artista-plástico e entusiasta do esporte Paulo Solaris. Por isso, está mais preocupado nesta participação na prova de amanhã, em Interlagos, de trabalhar na pista visando o teste do novo pneu slick do que propriamente ganhar ou disputar a ponta da tradicional corrida.


“Eu já ganhei os 500 km de Interlagos, em 2003, quando participei com um DTM Mercedes-CLK, em parceria com o meu filho Pedro Gomes e o saudoso Alcides Diniz”, lembra Paulão. “Eu estaria mentindo se dissesse que não gostaria de vencer agora com um Old Stock, mesmo porque a nossa intenção é a de competir com um motor de injeção direta em vez de usar o original de carburador de corpo duplo da categoria. Acredito que teremos um aumento de quase 100 cavalos na potência atual, que é de 340 cv. Mas, neste momento, o que mais interessa para nossa equipe é passar à Pirelli o máximo de informações sobre o comportamento do novo pneu slick na pista”, adianta Paulo Gomes.
Foto Marcos Júnior Micheletti


“A Pirelli vem nos apoiando desde que começamos as corridas com os saudosos Opala de 1979”, informa ele. “Esta iniciativa de fazer um novo pneu slick para deixar os nossos Old Stocks ainda mais competitivos comprova que estamos no caminho certo. A confiança de uma multinacional com a expertise em competições como a Pirelli certamente nos dá ainda mais força para continuar sendo a categoria que mais cresce no automobilismo nacional”, afirma Paulo Solaris, diretor de marketing da categoria.
Foto arquivo CS

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.