TOCA DO FAÍSCA…

Galera, diretamente do sul para a cx. postal do blog, imagens tiradas na ExpoClassic 2008, julho agora…as carreteras são criação de Fernando Jaeger “Faísca”, de São Leopoldo, RS. Uma está com motorização orginal dos 3 cilindros, DKW, mas com detalhe interessante, o escape é dimensionado e individual por cilindro e sai para cima e para o lado inverso ao normal. Era uma das marcas da carretera que Faísca competia nas pistas do sul. A outra, parece que está a espera de uma motorização “animal”.
A preto fosco, tem um visual bandido e agresivo. Detalhe tambem na altura entre a carroceria e o chão, tem uma bolha na parte de cima do paralama, talvez pelo conjunto roda e pneu. E parece que ela está alongada na parte da frente…bom, mais essas dúvidas e interrogações só poderão ser tiradas pelo próprio Faísca.
Agora, a primeira, prateada de numeral 5, chamada tambem de DKW “Pé na Bunda”, está repousando no Museu do Automobilísmo Brasileiro (link no blog), do nosso grande empreendedor histórico Paulo Trevisan.
Vamos a mais fotos das danadas e perguntando se não vai rolar nas provas da Clasic do Sul…

Obras do Faisca…
LS(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

26 comentários em “TOCA DO FAÍSCA…

  • 24 de julho de 2008 em 09:46
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    Até que enfim alguém fez uma carretera bonita de verdade, rebaixada e jogada no chão ( a pretinha).Mas onde fica o radiador, ou está escondido??? Em goiânia tem uma de arrancada que tem o escape saindo de lado igual a esta.
    Jovino

    Resposta
  • 24 de julho de 2008 em 09:46
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    Até que enfim alguém fez uma carretera bonita de verdade, rebaixada e jogada no chão ( a pretinha).Mas onde fica o radiador, ou está escondido??? Em goiânia tem uma de arrancada que tem o escape saindo de lado igual a esta.
    Jovino

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  • 24 de julho de 2008 em 09:48
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    Aliás, tirando o “Galo” do pára-lama, o resto é maravilhoso.
    Jovino

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  • 24 de julho de 2008 em 09:48
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    Aliás, tirando o “Galo” do pára-lama, o resto é maravilhoso.
    Jovino

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  • 24 de julho de 2008 em 11:02
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    Agressiva e cLinda a carreteira preta fosca.
    Me parece que aqueles calombos são para caber o batente das suspensões, que deve ter sido bem alteradas.

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  • 24 de julho de 2008 em 11:02
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    Agressiva e cLinda a carreteira preta fosca.
    Me parece que aqueles calombos são para caber o batente das suspensões, que deve ter sido bem alteradas.

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  • 24 de julho de 2008 em 11:58
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    A pretona, da porta para a traseira, tá animal !
    O resto, ficou devendo.
    Mas este motorzinho não tem jeito ! Se meter bronca, o cabeçote voa ! O do Saab 850GT tem 13 prisioneiros !
    Na falta de um Saab, o Faisca deveria enfiar logo um Kawasaki 1.100 (do JetSky).
    Aí sim, iria botar doente a turma dos AP !

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  • 24 de julho de 2008 em 11:58
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    A pretona, da porta para a traseira, tá animal !
    O resto, ficou devendo.
    Mas este motorzinho não tem jeito ! Se meter bronca, o cabeçote voa ! O do Saab 850GT tem 13 prisioneiros !
    Na falta de um Saab, o Faisca deveria enfiar logo um Kawasaki 1.100 (do JetSky).
    Aí sim, iria botar doente a turma dos AP !

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  • 24 de julho de 2008 em 12:31
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    M..é uma conversa antiga que levo sobre a possibilidade de
    injetar um conjunto Kawa 1.100, substituindo o limitado preparo dos dekas
    (vide falta de material e peça). Volta e meia voltamos ao assunto, mas não com os compadres da Classic, mas com caras que sabem do atual problema…
    mas enfim, meu caro sempre fica na vontade!
    LS

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  • 24 de julho de 2008 em 12:31
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    M..é uma conversa antiga que levo sobre a possibilidade de
    injetar um conjunto Kawa 1.100, substituindo o limitado preparo dos dekas
    (vide falta de material e peça). Volta e meia voltamos ao assunto, mas não com os compadres da Classic, mas com caras que sabem do atual problema…
    mas enfim, meu caro sempre fica na vontade!
    LS

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  • 24 de julho de 2008 em 13:58
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    Saloma:
    A negrona aí ficou realmente muito bonita e com aparencia matadora. Um ou outro deslize no shape mas que não compromete o todo. Mas, com esse motorzinho de cortador de grama, tsc tsc tsc..Conversando com o Dú, ele propõe um Yamaha 2T, (não sei qual capacidade) que daria conta do recado, ao menos pra fazer uma Deka baixar uns 20″ no Templo. Será ?

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  • 24 de julho de 2008 em 13:58
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    Saloma:
    A negrona aí ficou realmente muito bonita e com aparencia matadora. Um ou outro deslize no shape mas que não compromete o todo. Mas, com esse motorzinho de cortador de grama, tsc tsc tsc..Conversando com o Dú, ele propõe um Yamaha 2T, (não sei qual capacidade) que daria conta do recado, ao menos pra fazer uma Deka baixar uns 20″ no Templo. Será ?

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  • 24 de julho de 2008 em 14:54
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    Animal. Essa quero ver andar. TWO STROKE FOREVER.

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  • 24 de julho de 2008 em 14:54
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    Animal. Essa quero ver andar. TWO STROKE FOREVER.

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  • 24 de julho de 2008 em 16:28
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    A pretinha é bandidona…só tem que dar uma melhorada no calombo do paralama.
    Merece um motor de verdade…já que não vai usar 2 tempos enfia logo um do primo rico,1.8 turbo….de fábrica com 180 cv…

    Resposta
  • 24 de julho de 2008 em 16:28
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    A pretinha é bandidona…só tem que dar uma melhorada no calombo do paralama.
    Merece um motor de verdade…já que não vai usar 2 tempos enfia logo um do primo rico,1.8 turbo….de fábrica com 180 cv…

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  • 24 de julho de 2008 em 16:34
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    Já ouvi falar em adaptações com motores de popa 2T, não sei se é lenda…

    Resposta
  • 24 de julho de 2008 em 16:34
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    Já ouvi falar em adaptações com motores de popa 2T, não sei se é lenda…

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  • 24 de julho de 2008 em 18:40
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    O Fernando Jaeger(Faisca)sempre nos surpreendendo.Das 3 horas que permaneci no evento e Novo Hamburgo a metade fiquei conversando com ele e admirando a FOSCA. Está maravilhosa a concepção da carroceria e ele não descarta outra motorização. A suspensão traseira é de concepção nova e de projeto dele.A altura do chão está em 12 cm mas deverá ficar com 10. Se sair um kit de fibra,até por já tem fabricante interessado,já estou na fila.

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  • 24 de julho de 2008 em 18:40
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    O Fernando Jaeger(Faisca)sempre nos surpreendendo.Das 3 horas que permaneci no evento e Novo Hamburgo a metade fiquei conversando com ele e admirando a FOSCA. Está maravilhosa a concepção da carroceria e ele não descarta outra motorização. A suspensão traseira é de concepção nova e de projeto dele.A altura do chão está em 12 cm mas deverá ficar com 10. Se sair um kit de fibra,até por já tem fabricante interessado,já estou na fila.

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  • 24 de julho de 2008 em 21:58
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    Moçada !
    Falei do motor Kawasaki 990, porque é o +antigo e o +barato; com seus 110 hp já daria bem conta do recado. O Yamaha é o da GP1300R, 1.297 cm3 (84mm x 78mm) é mais atual, injetado, com cilindros revestidos de cerâmica, e os preparadores estão encostando nos 200 burricos nesta jóia !
    A maior graça é que estas mini-usinas pesam menos de 50 kg !
    A Kawasaki já parou de fabricar os 2 tempos, e este ano a Yamaha também vai parar com os com eles.
    Vale lembrar que estas potências são alcançadas em altos regimes de rotação, e se colocados em um automóvel teriamos que remapear a injeção e reduzir este regime de giro, o que baixaria a potência, e ainda seria preciso acrescentar um volante ao eixo. Mas nada dificil de ser feito !

    Resposta
  • 24 de julho de 2008 em 21:58
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    Moçada !
    Falei do motor Kawasaki 990, porque é o +antigo e o +barato; com seus 110 hp já daria bem conta do recado. O Yamaha é o da GP1300R, 1.297 cm3 (84mm x 78mm) é mais atual, injetado, com cilindros revestidos de cerâmica, e os preparadores estão encostando nos 200 burricos nesta jóia !
    A maior graça é que estas mini-usinas pesam menos de 50 kg !
    A Kawasaki já parou de fabricar os 2 tempos, e este ano a Yamaha também vai parar com os com eles.
    Vale lembrar que estas potências são alcançadas em altos regimes de rotação, e se colocados em um automóvel teriamos que remapear a injeção e reduzir este regime de giro, o que baixaria a potência, e ainda seria preciso acrescentar um volante ao eixo. Mas nada dificil de ser feito !

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  • 25 de julho de 2008 em 22:36
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    Algumas informaçõezinhas; os para-lamas e o chassis foram aumentados 120mm, o motor foi empurrado para trás 50mm. O radiador será colocado na frente do motor atrás da grade…

    Resposta
  • 25 de julho de 2008 em 22:36
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    Algumas informaçõezinhas; os para-lamas e o chassis foram aumentados 120mm, o motor foi empurrado para trás 50mm. O radiador será colocado na frente do motor atrás da grade…

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  • 31 de outubro de 2011 em 21:31
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    ola faisca tenho um fissore 66 para venda e so entrar en contado pelo meu email

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  • 31 de outubro de 2011 em 21:31
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    ola faisca tenho um fissore 66 para venda e so entrar en contado pelo meu email

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