12 HORAS DE SEBRING – STEVE McQUEEN E PETER REVSON X MARIO ANDRETTI E ARTURO MERZARIO

Em março de 1970, as 12 Horas de Sebring. Uma das corridas mais disputada na história da prova, colocando o lendário Mario Andretti #19 contra a equipe do dublê de ator/piloto Steve McQueen e seu parceiro Peter Revson #48.

 

Steve McQueen_Peter Revson_12Hs Sebring #1970 Foto Louis Galanos]

 

McQueen, que estava motivado pelas filmagens de Le Mans, estava de Porsche 908 contra um pelotão de cobras. Após 227 voltas, Mário Andretti, que fazia dupla com o italiano Arturo Merzario puxava a fila do pódio, com sua NART Ferrari 312P #19 Foto Louis Galanos

 

NART Ferrari 312P #19_Porsche 908 #48
Foi forçado a entrar nos boxes e ficou devido a problemas mecânicos. Mario literalmente saltou para o outro carro da equipe, a outra Ferrari #21 de Ignazio Giunti/Nino Vaccarella Foto Louis Galanos

 

NART Ferrari 312P #21_12 SEbring #1970
E possuído para vencer, cruzando a linha de chegada apenas 22 segundos com a NART Ferrari 312P #21 à frente do Porsche de McQueen-Revson. Após esta corrida, a companhia de McQueen parou com as corridas para se dedicar ao filme, e o Porsche #48 foi utilizado como o carro/câmera para as seqüências de corrida em pista no filme, 24 Horas de Le Mans Foto Bill Kutz

 

Resultado final:
Traçado da pista.
Sebring International Raceway #1970
Pos Classe Não Equipe Pilotos Carro Motor Voltas
1 S
5,0
21 Itália SpA Ferrari SEFAC Itália Ignazio Giunti
Itália Nino Vaccarella
Estados Unidos Mario Andretti
Ferrari 512S Ferrari 5.0L V12 248
2 P
3,0
48 Estados Unidos Produções Solares Estados Unidos Steve McQueen
Estados Unidos Peter Revson
Porsche 908/02 Porsche 3.0L Flat-8 248
3 P
3,0
33 Itália Autodelta SpA Países Baixos Toine Hezemans
Estados Unidos Masten Gregory
Alfa Romeo T33 / 3 Alfa Romeo 3.0L V8 247
4 S
5,0
15 Reino Unido John Wyer Automotive Engineering México Pedro Rodriguez
Finlândia Leo Kinnunen
Suíça Jo Siffert
Porsche 917K Porsche 4.5L Flat-12 244
5 P
3,0
34 França Equipe Matra-Simca França Henri Pescarolo
França Johnny Servoz-Gavin
Matra-Simca MS650 Matra 3.0L V12 242
6 P
3,0
22 Estados Unidos North American Racing Team (NART) Reino Unido Mike Parkes
Estados Unidos Chuck Parsons
Cupê Ferrari 312P Ferrari 3.0L V12 240
7 P
3,0
46 Alemanha Martini International Alemanha Gerhard Koch
França Gérard Larrousse
Reino Unido Richard Attwood
Porsche 908/02 Porsche 3.0L Flat-8 236
8 P
3,0
31 Itália Autodelta SpA Reino Unido Coragem dos caixões
Itália Andrea de Adamich
Alfa Romeo T33 / 3 Alfa Romeo 3.0L V8 231
9 P
3,0
32 Itália Autodelta SpA Alemanha Rolf Stommelen
Itália Nanni Galli
Alfa Romeo T33 / 3 Alfa Romeo 3.0L V8 230
10 GT
+5,0
1 Estados Unidos Troy Promotions, Inc. Estados Unidos Tony DeLorenzo
Estados Unidos Dick Lang
Chevrolet Corvette Chevrolet 7.0L V8 219
11 GT
+5,0
3 Estados Unidos Bob Johnson Estados Unidos Bob Johnson
Estados Unidos Robert R. Johnson
Estados Unidos Jim Greendyke
Chevrolet Corvette Chevrolet 7.0L V8 214
12 P
3,0
35 França Equipe Matra-Simca Estados Unidos Dan Gurney
França François Cevert
Matra-Simca MS650 Matra 3.0L V12 213
13 GT
2,0
53 Estados Unidos Brumos Porsche – Audi Estados Unidos Peter Gregg
Estados Unidos Pete Harrison
Porsche 911T Porsche 2.0L Flat-6 205
14 T
5,0
40 Estados Unidos Takondo Racing Estados Unidos Vince Gimondo
Estados Unidos Chuck Dietrich
Chevrolet Camaro Chevrolet 5.0L V8 203
15 GT
2,0
52 Canadá Jacques Duval Canadá Jacques Duval
Estados Unidos Bob Bailey
Canadá George Nicolas
Porsche 911 T Porsche 2.0L Flat-6 201
16 T
5,0
39 Estados Unidos Bob Mitchell Estados Unidos Bob Mitchell
Estados Unidos Charlie Kemp
Chevrolet Camaro Chevrolet 5.0L V8 191
17 GT
+5,0
9 Estados Unidos Mamie Reynolds Gregory Estados Unidos Bob Grossman
Estados Unidos Don Yenko
Chevrolet Camaro Chevrolet 7.0L V8 189
18 T
5,0
95 Estados Unidos Bruce Behrens Racing Estados Unidos John Tremblay
Estados Unidos Bill McDill
Chevrolet Camaro Chevrolet 5.0L V8 187
19 P
2,0
73 Estados Unidos Corrida de Óleo Livre de Anel Estados Unidos Janet Guthrie
República da Irlanda Rosemary Smith
Estados Unidos Judy Kondratiff
Sprite de Austin-Healey BMC 1.3L I4 187
20 GT
+5,0
2 Estados Unidos Troy-Promotions, Inc. Estados Unidos Jerry Thompson
Estados Unidos John Mahler
Chevrolet Corvette Chevrolet 7.0L V8 187
21 T
5,0
91 Estados Unidos Empresas Flem-Car Estados Unidos Jim Corwin
Estados Unidos Donna Mae Mims
Chevrolet Camaro Chevrolet 5.0L V8 184
22 T
5,0
92 Estados Unidos Preston Hood Estados Unidos John Elliott
Estados Unidos Don Gwynne Jr.
Chevrolet Camaro Chevrolet 5.0L V8 182
23 T
2,0
50 Estados Unidos Corretores de alimentos em todo o país Estados Unidos Mike Rahal
Estados Unidos Hugh Wise
Estados Unidos Werner Frank
Porsche 906 Porsche 1.9L Flat-6 181
24 T
5,0
37 Estados Unidos Corrida Collins-Wilson Estados Unidos Vincent P. Collins
Estados Unidos Larry Wilson
Ford Mustang Ford 4.7L V8 175
25 GT
2,0
57 Estados Unidos Waldron Motors Estados Unidos John Belpreche
Estados Unidos Jim Gammon
Estados Unidos Ray Mummery
MGB BMC 1.8L I4 175
26 GT
2,0
58 Estados Unidos Waldron Motors Estados Unidos Ben Scott
Estados Unidos Dave Houser
Estados Unidos Lowell Lanier
MGB BMC 1.8L I4 169
27 T
5,0
18 Estados Unidos Paul Pettey Estados Unidos Paul Pettey
Estados Unidos Roy Hallquist
Ford Mustang Ford 4.7L V8 162
28 T
2,0
80 Estados Unidos Museu da Velocidade do Texas Estados Unidos Rod Kennedy
Estados Unidos Mike Tillson
Estados Unidos Robert Samm
Lancia Fulvia HF Lancia 1.3L V4 157
29 P
2,0
54 Estados Unidos Automóveis da Itália Estados Unidos Anatoly Artunoff
Estados Unidos Bill Pryor
Abarth 2000SP Abarth 2.0L I4 166
30 S
3,0
51 Estados Unidos Porsche – Audi Estados Unidos Stephen Behr
Estados Unidos Merv Rosen
Porsche 906 Porsche 1.9L Flat-6 158
31 S
3,0
63 México Carlos Fabre México Carlos Fabre
México Pepe Aguilar
Chevron B8 BMW 1.9L I4
32 S
5,0
26 Estados Unidos Loja de auto de Randy Estados Unidos Bobby Brown
Estados Unidos Gregg Young
As Bahamas Robin Ormes
Lola T70 Mk.3B Chevrolet 5.0L V8 114
33 T
2,0
84 Estados Unidos HCAS Estados Unidos Walter Brown
Estados Unidos Joe Marcus
Estados Unidos Jim R. Sandman
BMW 2002 BMW 2.0L I4 105
não terminou P
3,0
47 Finlândia Equipe de Corrida AAW Finlândia Hans Laine
Países Baixos Gijs van Lennep
Porsche 908/02 Porsche 3.0L Flat-8 229
não terminou S
5,0
19 Itália SpA Ferrari SEFAC Estados Unidos Mario Andretti
Itália Arturo Merzario
Ferrari 512S Spyder Ferrari 5.0L V12 227
não terminou S
5,0
14 Reino Unido John Wyer Automotive Engineering Suíça Jo Siffert
Reino Unido Brian Redman
Finlândia Leo Kinnunen
Porsche 917K Porsche 4.5L Flat-12 211
não terminou GT
+5,0
8 Estados Unidos Ou Costanzo Estados Unidos Dave Heinz
Estados Unidos Ou Costanzo
Chevrolet Corvette Chevrolet 7.0L V8 191
não terminou GT
+5,0
4 Estados Unidos John Greenwood Estados Unidos John Greenwood
Estados Unidos Allan Barker
Chevrolet Corvette Chevrolet 7.0L V8 159
não terminou S
5,0
20 Itália SpA Ferrari SEFAC Bélgica Jacky Ickx
Suíça Peter Schetty
Ferrari 512S Spyder Ferrari 5.0L V12 151
não terminou GT
2,0
56 Estados Unidos British Leyland Motors, Inc. Estados Unidos Jon Woodner
Estados Unidos Dan O’Connor
MG Midget BMC 1.3L I4 117
não terminou S
5,0
29 Estados Unidos Auto Empresas Estados Unidos Ray Heppenstall
Estados Unidos Francis C. Grant
Ford GT40 Mk.I Ford 4.9L V8 117
não terminou S
5,0
24 Estados Unidos North American Racing Team (NART) Estados Unidos Sam Posey
Estados Unidos Ronnie Bucknum
Estados Unidos Bert Everett
Ferrari 512S Spyder Ferrari 5.0L V12 92
não terminou GT
2,0
55 Estados Unidos British Leyland Motors, Inc. Estados Unidos Merle Brennan
Estados Unidos Logan Brennan
MG Midget BMC 1.3L I4 84
não terminou GT
+2,0
82 Estados Unidos Plásticos Gerais Estados Unidos Robert Clark
Estados Unidos Wayne Marsula
Lancia Fulvia HF Lancia 2.0L V4 78
não terminou GT
2,0
77 Estados Unidos Jennings / Keyser Estados Unidos Bruce Jennings
Estados Unidos Bob Tullius
Porsche 911T Porsche 2.0L Flat-6 78
não terminou GT
2,0
69 Estados Unidos Harry Theodoracopoulos Estados Unidos Paul Spruell
Estados Unidos Wilbur Pickett
Alfa Romeo Giulia Spider Alfa Romeo 1.75L I4 75
não terminou P
2,0
16 Estados Unidos Corrida de Óleo Livre de Anel Estados Unidos Jim Baker
Reino Unido Clive Baker
Chevron B16 Ford – Cosworth FVC 1.8L I4 70
não terminou S
5,0
16 Estados Unidos Porsche – Audi Estados Unidos Reino Unido Vic Elford
Alemanha Kurt Ahrens, Jr.
Porsche 917K Porsche 4.5L Flat-12 61
não terminou P
3,0
23 Estados Unidos North American Racing Team (NART) Estados Unidos Tony Adamowicz
Estados Unidos Luigi Chinetti Jr.
Cupê Ferrari 312P Ferrari 3.0L V12 56
não terminou P
2,0
67 Estados Unidos Motores esportivos Estados Unidos Jim Bandy
Estados Unidos Fred Stevenson
Lotus Europa Ford 1.6L I4 48
não terminou T
+2,0
38 Estados Unidos Dave McClain Estados Unidos Don Kearney
Estados Unidos Joie Chitwood
Chevrolet Camaro Chevrolet 5.0L V8 47
não terminou T
+2,0
41 Estados Unidos Corrida de Laurel Estados Unidos Larry Brock
Estados Unidos Larry Dent
Chevrolet Camaro Chevrolet 5.0L V8 40
não terminou P
2,0
62 Reino Unido Chevron Cars Ltd Reino Unido Brian Robinson
Estados Unidos Hugh Kleinpeter
Chevron B16 Ford – Cosworth FVC 1.8L I4 38
não terminou GT
2,0
74 Estados Unidos Ralph Meaney Estados Unidos Ralph Meaney
Estados Unidos Feijão de Bill
Porsche 911 S Porsche 2.0L Flat-6 36
não terminou GT
+5,0
5 Estados Unidos William A. Schumacher Estados Unidos Bill Schumacher
Estados Unidos Bill Petree
Chevrolet Corvette Chevrolet 7.0L V8 34
não terminou S
5,0
17 Estados Unidos Porsche – Audi Estados Unidos Alemanha Hans Herrmann
Áustria Rudi Lins
Porsche 917K Porsche 4.5L Flat-12 28
não terminou T
2,0
87 Estados Unidos Robert Whitaker Estados Unidos Robert Whitaker
Estados Unidos Harvey Eckoff
Estados Unidos Jack Slottag
Volvo 122 S Volvo 1.8L I4 25
não terminou S
5,0
30 Reino Unido Trevor Graham Reino Unido Piers Forrester
Reino Unido Andrew Hedges
Ford GT40 Mk.I Ford 4.9L V8 22
não terminou S
3,0
49 Alemanha Sepp Greger Canadá Sepp Greger
Alemanha Andreas Schmalbach
Porsche 910 Porsche 1.9L Flat-6 22
não terminou T
5,0
14 Estados Unidos Ray Cuomo Racing Estados Unidos Ray Cuomo
Estados Unidos Bernard Gimbel
Estados Unidos George Lissberg
Ford Mustang Ford 4.7L V8 16
não terminou T
2,0
86 Estados Unidos Os sobressalentes de Sandy Estados Unidos Ronald D. Polimeni
Estados Unidos Robert Theall
Volvo 122 S Volvo 1.8L I4 8
não terminou GT
+5,0
7 Estados Unidos Corrida de Bruce Morehead Estados Unidos Bruce Morehead
Estados Unidos Milo Vega
AMC AMX AMC 6.4L V8 8
não terminou GT
2,0
60 Estados Unidos Herrington Motors Estados Unidos Robert Kilpatrick
Estados Unidos Don Goodrich
MGB BMC 1.8L I4 7
não terminou P
2,0
59 Estados Unidos Waldron Motors Estados Unidos Reggie Smith, Jr.
Estados Unidos Dean Donley
Estados Unidos Omar Buttari
MG Midget BMC 1.8L I4 2
não terminou T
2,0
79 Estados Unidos Del Russo Taylor Estados Unidos Del Russo Taylor
Estados Unidos Buzz Dyer
Estados Unidos Hank Sheldon
Alfa Romeo GTV 1750 Alfa Romeo 1.75L I4 2
não terminou S
5,0
27 Reino Unido Grand Bahama Racing Team Reino Unido Mike De Udy
Reino Unido Mike Hailwood
Lola T70 Mk.3B Chevrolet 5.0L V8 1
desclassificado T
2,0
88 Estados Unidos Simone Fleming Estados Unidos Paul Fleming
Estados Unidos Amos Johnson
Estados Unidos Bill Bowers
Fiat 124 Fiat 1.4L I4 49
desclassificado P
3,0
45 Alemanha Martini International Reino Unido Richard Attwood
França Gérard Larrousse
Porsche 908/02 Porsche 3.0L Flat-8 31
E sobre Revson, algumas linhas de um piloto talentoso, com uma história de vida fascinante.

Samuel Morris Revson, era um judeu russo que deixou seu país para evitar ser recrutado para o exército czarista e foi encontrar uma nova vida na América. Seus três filhos de Joseph, Charles e Martin todos se envolveram em uma empresa de cosméticos, em 1932. Martin foi o gerente de vendas e possuía 10% das ações. A Revlon foi um enorme sucesso. Martin se casou com uma cantora de boate chamada Phelps Julie Hall, em 1938 e foi morar no bairro rico de Westchester, onde seu filho Peter nasceu em fevereiro de 1939.

Peter Revson cresceu rodeado por dinheiro, frequentou as melhores escolas e acabou na Universidade de Cornell, em Nova York. Seu pai deixou o negócio em 1958 e Peter tão jovem nunca esteve envolvido na indústria de cosméticos. Depois da faculdade, partiu para o Havaí, onde em 1961 começou a competir com um Morgan. De corrida em corrida ia pegando o gosto e em 1962, ele entrou em parceria com um ex-colega de Cornell, Timmy Mayer para montar o Rev-In equipe de Fórmula Junior, que foi dirigido por Tim, irmão de Teddy Mayer.

Em 1963, eles decidiram ir para a Europa para participar em corridas de Fórmula Júnior. Revson foi bem e até ao final do ano teve seu primeiro encontro com a F1, na Gold Cup em Oulton Park. Timmy Mayer morreu no início de 1964, quando na série Tasman e a Revson Racing, dirigida por Reg Parnell, correu um Lotus-BRM com Revson em 11 provas, incluindo seis corridas do Campeonato Mundial.
Não houve nenhum resultado muito impressionante e em 1965 Revson correu apenas ocasionalmente na Europa, na Fórmula 2 e Fórmula 3 uma vitória em Mônaco. Mas, Revson gostava mais das competições na América. e para os próximos cinco anos que sucederam, ele concentrou-se na CanAm.

Seu irmão mais novo Doug morreu em um acidente de Fórmula 3 na Dinamarca em 1967, mas isso não diminuiu seu entusiasmo para o esporte e em 1969 ele terminou em quinto lugar em Indianápolis e venceu uma corrida de carros de Indy em Indianápolis Raceway Park, com uma Brabham-Repco.

Em 1972 ele retornou à F1 com a equipe McLaren Yardley, que até então era dirigida por Teddy Mayer, e em 1973 ele venceu os GPs da Inglaterra, em condições bem difícies e do Canadá. No entanto, apesar de seu sucesso, Peter teve uma relação um pouco tensa com Mayer.

Peter Revson #1974
Em março de 1974, Reveson assinou contrato com a Shadow F1, mas sofreu um acidente com a quebra do braço de suspensão dianteira do carro que testava para GP de Kyalami, e acabou falecendo. Morreu o único herdeiro do império Revlon (último GP, Grande Prêmio do Brasil, Interlagos, em 1974 Foto Louis Galanos

[reprodução]

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights