SÉRIE CHICO LANDI

chico landi perfil

Francisco Sacco Landi, mais conhecido como Chico Landi, era filho de Paschoal Landi, italiano e mãe ítalo-brasileira. Começou a sua carreira de piloto no Circuito da Gávea, Rio de Janeiro, em 1934…

Circuit-gavea-1934

…onde o “Leão de Petrópolis” , Irineu Correa, venceu (abaixo).

circuito gavea 1934

circuito gavea 1934 A

Entre os anos de 1947 até 1957, Chico foi um dos mais famosos pilotos do velho continente, tendo participado de todas as grandes corridas da época, ao lado dos maiores nomes do automobilismo à época, entre eles podemos citar, Fangio,Farina, Ascari, Varzi e Villoresi.

Landi é um dos precursores do automobilismo brasileiro e destacou-se ao vencer o segundo Grande Prêmio de Bari em 1948, (abaixo) a mais importante prova automobilística daquela época. O Grande Prêmio de Bari ocorreu entre 1947 e 1956. Reunia à época, alguns dos melhores pilotos do mundo, sendo considerada uma das principais etapas do automobilismo europeu. Não fazia parte do calendário da Fórmula 1 (criada em 1950).

chico landi #38
Ferrari 166SC  –  Gran Premio di Bari, 1948.

chico landi #8
Ferrari 166 F2 – Gran Premio di Bari, 1949.

… feito repetido em 1952, quando a Fórmula 1 dava ainda seus primeiros passos. O fato foi tão inesperado que os organizadores do Grande Prêmio não possuindo o Hino Nacional Brasileiro para tocar na festa de comemoração, tocaram “O Guarani” de Carlos Gomes.

Os vencedores do GP di Bari:

Ano Piloto vencedor Equipe
1947 Itália Achille Varzi Alfa Romeo 158
1948 Brasil Chico Landi Ferrari 166
1949 Itália Alberto Ascari Ferrari 166
1950 Itália Giuseppe Farina Alfa Romeo 158
1951 Argentina Juan Manuel Fangio Alfa Romeo 159
1952 Brasil Chico Landi Ferrari Sportscar
1954 Argentina José Froilán González Ferrari 625
1955 Itália Cesare Perdisa Maserati Sportscar
1956 Reino Unido Stirling Moss Maserati Sportscar

Na Fórmula 1 , disputou apenas seis etapas (GPs) entre 1951 e 1953 e mais uma corrida em 1956, em um total de 1,5 ponto, não ganhou nenhuma etapa. Seu melhor resultado foi um quarto lugar no GP da Argentina em 1956. Correu pelas equipes Escuderia Bandeirantes, Scuderia Milano e Maserati.

chico landi #6
Ferrari 166 FL  – VI GP Maria Eva Duarte de Peron, 1952.

chico landi #2
Ferrari 166 FL – XI GP da Cidade de Rio De Janeiro, 1952.

Escuderia Bandeirantes – Em 1952, Chico Landi criou a Escuderia, com três Maserati A6GCM, para disputar grandes prêmios na Europa. Gino Bianco acompanhou-o para ser um dos pilotos. Além dos dois brasileiros, a Escuderia Bandeirantes teve o uruguaio Eitel Cantoni (abaixo)…

palermo2_48cantoni

… e, em duas corridas, o holandês Jan Flinterman (abaixo)

flinterman_jan

e o francês Philippe Étancelin (ambos disputaram uma etapa) (abaixo)…

Philippe Étancelin silverstone 1950

Os carros dos brasileiros eram pintados de amarelo e tinham rodas verdes – era a pintura nacional exigida pela FIA. Não era uma equipe rica: inscreveu-se apenas em quatro GPs, às vezes com somente dois carros, e seu melhor resultado foi o 8º lugar de Landi no GP da Itália.

Brazil Escuderia Bandeirantes Maserati A6GCM Maserati A6 2.0 L6 P France Philippe Étancelin
Uruguay Eitel Cantoni
Brazil Chico Landi
Netherlands Jan Flinterman  

 

 

 

Quando de uma entrevista para um documentário, Seu Chico dizia, que no futuro os carros eram só apertar botões … visionário, não estava errado não Seu Chico!!

(Reprodução Ricardo Divila, www.memoriamotor.com.br, http://www.laberezina.com/, https://pt.wikipedia.org, http://f1.wikia.com, canal YouTube Ricardo Landi)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *