"SAUDADE – PRESENÇA DE AUSENTES"…

Por Sidney Cardoso
“Saloma, parabéns pelo texto, belo e emocionante.
Em minha modesta opinião este foi seu melhor texto aqui, deu pra sentir que foi ditado pelas profundezas de sua alma que, como a nossa, tem paixão pelo automobilismo. Rapaz, não soube do falecimento do “Jiquica”, há um escritor americano Ronnie Spain que está escrevendo uma outra edição mais detalhada de seu livro: GT 40 – An Individual History and Race Record.
Ele me descobriu pela internet e tem me solicitado várias informações e fotos para inserir nessa nova edição. Como não falo Inglês e acontece o mesmo com ele em relação ao Português, usamos um site de tradução da internet para nos comunicarmos, com isso, ultimamente, meu tempo ficou escasso e só agora vim aqui.
Tomei conhecimento, portanto, exatamente agora dessa notícia, senti como se houvesse levado um duro soco no estômago e logo a seguir bateu uma grande saudade.
Como você sabe tive o prazer de conviver com o “Jiquica”, e quem conviveu com João Varanda Filho não se esquece de sua alegria constante e sua imensa bondade.
Lembro-me como se fosse hoje que ele vendo que eu estava sem carro pra correr, espontaneamente me ofereceu esse Karmann-Ghia Porsche 1.600 emprestado. Na hora nem acreditei.
Falei: – Que isso “Jiquica”? Não senhor, você vai correr! Quando o meu ficar pronto eu corro.… mas ele com todo seu desprendimento não aceitou.
Lembro-me que me emprestou também seu mecânico o “Passarinho” que você conhece tão bem.
Nos treinos o carro estava rateando, os giros não subiam e “Passarinho” havia identificado e sanado alguns problemas com os cabos de velas, mas não havia ainda identificado um outro que continuava a persistir, com isso larguei bem mal, não me lembro em que lugar.
(acho que no site do Mário Estivalét tem a posição, deixa eu ir lá ver) Achei! Larguei em oitavo lugar.

https://www.webng.com/lorenagt/provas/6801-AE-043-055-lg.jpg
Posição péssima para aquele equipamento. Obrigado Mário! Seu site é um excelente local de pesquisa.
O problema foi identificado no dia seguinte, dia da corrida, era o platinado, acontece que não havia um de reserva. O jeito foi largar assim mesmo, devido a isso estava em quarto lugar a partir da terceira volta.

Após completar a quarta volta, (minha memória não é de elefante, me lembrava do fato, porém não em que volta. Isso se deve a estar consultando agora o site do Mário que descreve essa corrida), vi surpreso me darem sinal para entrar no boxe.

Reparem no mapa como de terceiro fui para 12 segundo lugar, na quinta volta, carro número 79. https://www.webng.com/lorenagt/provas/6801-AE-043-057-lg.jpg

Bem, parei, vendo estampada a felicidade nos rostos do “Jiquica” e do “Passarinho”, pois eles haviam conseguido um platinado do Porsche.

Enquanto “Jiquica” me contava rapidamente, “Passarinho” que sempre foi bem rápido mecânico de pista trocou o platinado. E o restante pode ser visto no mapa, nesse link que está ai.

Saloma. Possuo algumas fotos dessa corrida e outras em que aparecem os Karmann-Ghias dos irmãos Varanda. Vou te enviar agora por e-mail, caso queira publicá-las, seria minha modesta maneira de homenagear esses dois irmãos: João Varanda Filho e Aílton Varanda que através das corridas contribuíram para que Petrópolis ficasse ainda mais conhecida, cidade essa que meu irmão Sérgio Cardoso amava tanto. Quem o conheceu sabe que ele sempre que dispunha de tempo ia passar a tarde nela, muitas das vezes na companhia desses dois irmãos. Talvez seja por esse motivo que Deus escolheu ela pra ele passar suas últimas horas.
Saudade é um sentimento difícil de traduzir em palavras, lembro-me de um pensamento bem curto de Olavo Bilac que quando o li pela primeira vez nunca mais esqueci, pois achei que esse era o que mais se aproximava da realidade:
“Saudade – presença de ausentes”.
É o que estou sentindo agora.
Sidney Cardoso

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

14 comentários em “"SAUDADE – PRESENÇA DE AUSENTES"…

  • 7 de março de 2009 em 07:19
    Permalink

    MUITO LEGAL SIDNEY CARDOSO…E OBRIGADO PELO POST DO GRID DE LARGADA DA PROVA…ONDE PUDE VER E LEMBRAR DE DOIS AMIGOS TIJUCANOS COMO NÓS…O SAAB DE PETRONIO AFONSO (MAIS CONHECIDO COMO AFONSO CAVALO DOIDO) E PAULO ALARCÃO (MAIS CONHECIDO COMO TÔCO).
    OBRIGADO!

    Resposta
  • 7 de março de 2009 em 07:19
    Permalink

    MUITO LEGAL SIDNEY CARDOSO…E OBRIGADO PELO POST DO GRID DE LARGADA DA PROVA…ONDE PUDE VER E LEMBRAR DE DOIS AMIGOS TIJUCANOS COMO NÓS…O SAAB DE PETRONIO AFONSO (MAIS CONHECIDO COMO AFONSO CAVALO DOIDO) E PAULO ALARCÃO (MAIS CONHECIDO COMO TÔCO).
    OBRIGADO!

    Resposta
  • 8 de março de 2009 em 19:02
    Permalink

    Rubens Casses
    Como disse uma vez Alexandre, “O Grande”: Prefiro envergonhar-me da derrota a roubar os louros alheios”.Portanto, quanto ao mapa você deve agradecer ao Mário Estivalét que havia publicado e ao Saloma, porque havia enviado só o link e Saloma usou de sua criativa arte colocando-o aí e melhorando-o com caneta lumicolor facilitando a compreensão do que eu havia descrito.

    Quanto aos dois seus amigos que corriam de Saab, infelizmente depois dessa época das corridas nunca mais os vi. Pode nos dar notícias deles?

    Olha, vou viajar hoje só voltando quarta-feira, portanto não estranhe se você responder e eu não agradecer, não possuo laptop, mas com certeza, quarta-feira virei aqui ler sua resposta.

    Saloma

    Meus parabéns pela arte nos mapas, ficou 10!
    Vale pra você o que acabei de dizer ao Rubens Casses, vou viajar e só voltarei na próxima quarta, portanto receba minhas desculpas antecipadas por não poder responder até lá alguma pergunta que por acaso surja. Você me conhece há tempos e sabe que não é de meu feitio não responder. Nem era pra estar aqui agora, já estou atrasado, só vim porque imaginei que você tivesse publicado e vim dar uma satisfação a você e aos amigos.

    César Costa

    Se lembra de uma vez que havia comentado que vi de longe a carreteira DKW do Newtinho e havia dito que, de longe, pelo vidro traseiro, me parecia ser de um Jaguar?

    Se lembra que você, com toda razão, falou que não sabe de onde eu havia feito a comparação?
    Você estava com toda razão, agora lembrando dos Saabs que correram no autódromo é que me lembrei que a janela traseira deles era parecida com a do “Newtinho” e não a do Jaguar. Embora as dos desses Saabs tivessem uma divisão no meio e a janela do “Newtinho” não, mas fui olhar agora uma foto da traseira da Deca dele e como há uma faixa que vem pelo meio me deu a falsa impressão de que era a janela do Saab.Foi essa a causa de minha confusão. Obrigado por aquela retificação.
    Abraços a todos.

    Resposta
  • 8 de março de 2009 em 19:02
    Permalink

    Rubens Casses
    Como disse uma vez Alexandre, “O Grande”: Prefiro envergonhar-me da derrota a roubar os louros alheios”.Portanto, quanto ao mapa você deve agradecer ao Mário Estivalét que havia publicado e ao Saloma, porque havia enviado só o link e Saloma usou de sua criativa arte colocando-o aí e melhorando-o com caneta lumicolor facilitando a compreensão do que eu havia descrito.

    Quanto aos dois seus amigos que corriam de Saab, infelizmente depois dessa época das corridas nunca mais os vi. Pode nos dar notícias deles?

    Olha, vou viajar hoje só voltando quarta-feira, portanto não estranhe se você responder e eu não agradecer, não possuo laptop, mas com certeza, quarta-feira virei aqui ler sua resposta.

    Saloma

    Meus parabéns pela arte nos mapas, ficou 10!
    Vale pra você o que acabei de dizer ao Rubens Casses, vou viajar e só voltarei na próxima quarta, portanto receba minhas desculpas antecipadas por não poder responder até lá alguma pergunta que por acaso surja. Você me conhece há tempos e sabe que não é de meu feitio não responder. Nem era pra estar aqui agora, já estou atrasado, só vim porque imaginei que você tivesse publicado e vim dar uma satisfação a você e aos amigos.

    César Costa

    Se lembra de uma vez que havia comentado que vi de longe a carreteira DKW do Newtinho e havia dito que, de longe, pelo vidro traseiro, me parecia ser de um Jaguar?

    Se lembra que você, com toda razão, falou que não sabe de onde eu havia feito a comparação?
    Você estava com toda razão, agora lembrando dos Saabs que correram no autódromo é que me lembrei que a janela traseira deles era parecida com a do “Newtinho” e não a do Jaguar. Embora as dos desses Saabs tivessem uma divisão no meio e a janela do “Newtinho” não, mas fui olhar agora uma foto da traseira da Deca dele e como há uma faixa que vem pelo meio me deu a falsa impressão de que era a janela do Saab.Foi essa a causa de minha confusão. Obrigado por aquela retificação.
    Abraços a todos.

    Resposta
  • 8 de março de 2009 em 19:33
    Permalink

    Galera esse Saab, seria da cor branca e chegou a fazer corridas no velho autódromo! E usava o numeral#96…

    Resposta
  • 8 de março de 2009 em 19:33
    Permalink

    Galera esse Saab, seria da cor branca e chegou a fazer corridas no velho autódromo! E usava o numeral#96…

    Resposta
  • 9 de março de 2009 em 08:43
    Permalink

    Sidney,

    Belíssimo relato. Que época.

    Saloma

    Parabéns pela edição.

    Abraço

    Barba

    Resposta
  • 9 de março de 2009 em 08:43
    Permalink

    Sidney,

    Belíssimo relato. Que época.

    Saloma

    Parabéns pela edição.

    Abraço

    Barba

    Resposta
  • 9 de março de 2009 em 21:17
    Permalink

    saloma e outros partners
    to com um saab 93 1956 no estaleiro .oitenta por cento da funilaria ta pronta e vou fazer espartano como racing apeal sem forracao etc etc
    o escandinavo esta com coracao tedesco de stuttgard e vou colocar 2 carbs pra ficar mais nervosim
    te mando fotos esta semana do suekim
    jc sete lagoas
    se tiver fotos destes carros dos anos 60 me indique como achar pois so ouvi falar mas nunca vi nenhum 93 de corridas no brasil
    jc sete lagoas

    Resposta
  • 9 de março de 2009 em 21:17
    Permalink

    saloma e outros partners
    to com um saab 93 1956 no estaleiro .oitenta por cento da funilaria ta pronta e vou fazer espartano como racing apeal sem forracao etc etc
    o escandinavo esta com coracao tedesco de stuttgard e vou colocar 2 carbs pra ficar mais nervosim
    te mando fotos esta semana do suekim
    jc sete lagoas
    se tiver fotos destes carros dos anos 60 me indique como achar pois so ouvi falar mas nunca vi nenhum 93 de corridas no brasil
    jc sete lagoas

    Resposta
  • 9 de março de 2009 em 21:20
    Permalink

    SIMMMMMMMMM…branco.
    Caro Sidney Cardoso
    Obrigado pela atenção e resposta ao meu comentário. Infelizmente não tenho notícias dos amigos e seus SAABs…coisas da vida…mas graças a esta “nova tecnologia” podemos lembrar deles com carinho, ver fotos e comentar os grandes momentos que tivemos o privilégio de viver…ANOS 60.
    Abçs

    Resposta
  • 9 de março de 2009 em 21:20
    Permalink

    SIMMMMMMMMM…branco.
    Caro Sidney Cardoso
    Obrigado pela atenção e resposta ao meu comentário. Infelizmente não tenho notícias dos amigos e seus SAABs…coisas da vida…mas graças a esta “nova tecnologia” podemos lembrar deles com carinho, ver fotos e comentar os grandes momentos que tivemos o privilégio de viver…ANOS 60.
    Abçs

    Resposta
  • 11 de junho de 2009 em 03:00
    Permalink

    Caro Sidney.
    Primeiro quero falar do “Passarinho”, grande cara, hoje é mecanico da equipe do Mauro Vogel.
    Acompanhei, sempre que possível, as provas disputadas por você e seu irmão, saudoso Sérgio, duas feras do Colégio Arte e Instrução, correto?
    Juntamente com meu amigo João José Hingel, o “Gago”, que também infelizmente já nos deixou.
    Enviei para o Luiz fotos das Alfas do Sérgio e do Aluisio Kreysher acidentadas em Petrópolis, fotos estas que, creio, você não deve querer ver.
    Mandei também uma foto de uma corrida de Kombi no Rio que, segundo me consta, foi vencida pelo Sérgio. Você confirma?
    Um abraço.
    Pedro “Baleiro”.

    Resposta
  • 11 de junho de 2009 em 03:00
    Permalink

    Caro Sidney.
    Primeiro quero falar do “Passarinho”, grande cara, hoje é mecanico da equipe do Mauro Vogel.
    Acompanhei, sempre que possível, as provas disputadas por você e seu irmão, saudoso Sérgio, duas feras do Colégio Arte e Instrução, correto?
    Juntamente com meu amigo João José Hingel, o “Gago”, que também infelizmente já nos deixou.
    Enviei para o Luiz fotos das Alfas do Sérgio e do Aluisio Kreysher acidentadas em Petrópolis, fotos estas que, creio, você não deve querer ver.
    Mandei também uma foto de uma corrida de Kombi no Rio que, segundo me consta, foi vencida pelo Sérgio. Você confirma?
    Um abraço.
    Pedro “Baleiro”.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights