PODEMOS CHAMAR DE TYRREL…OU NÃO!

Derek Gardner, projetista da Tyrrel na década de 1970, (19 de Agosto de 1931 – 7 de Janeiro de 2011), ingressou na Fórmula 1 pela equipe Matra, em 1969, então fazendo parte da equipa de desenvolvimento do sistema de tração integral, o MS84, um fracasso. Depois Gardner desenhou o modelo com que Jackie Stewart se sagrou campeão mundial, em 1969 (MS80).
Em 1970 foi parar na Tyrrell. Assim surgiu o Tyrrell 001, depois evoluído para o 003, com o qual Jackie Stewart teve o seu segundo campeonato. Em 1973, o 006, decisivo para a conquista do título de Stewart .
Mas nesse meio tempo veio uma curiosidade que não foi avante, criada na segunda metade de 1971 para ingressar no campeonato seguinte, essa…
Tyrrel Project by Derek Gardner_1971
…enviada pelo brother Divila. Notem as asas, não sei o que ele queria com isso, mas se era instabilidade, ele conseguiu! Podemos chamar de Tyrrel?

Apagando “isso” da memória, consideramos, ele pai, de uma das maiores inovações técnicas da F1: o Tyrrell P34_Ford Cosworth/V8. Este caracterizava-se pelas suas seis rodas…
Patrick Depailler_F1 Tyrrell
…projeto que conquistou um triunfo por intermédio de Jody Scheckter no GP da Suécia de 1976. O potencial do P34 acabou por nunca se concretizar totalmente, porque a fornecedora Goodyear, se recusava em desenvolver pneus mais pequenos para os eixos dianteiros.
Aposentado da F1 em 1977, não deixou de lado seus projetos e juntou-se à empresa de componentes e transmissões automotivas Borg-Warner. Podemos ver o P34 em demonstrações ou participando de provas de F1 Históricas, pelas mãos, primeiro, de Martin Stretton e, depois, Mauro Pane.
(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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