PEUGEOT 905 – VENCEDOR EM LE MANS

O Peugeot 908 venceu a última versão das 24 Horas de Le Mans, entrou para a galeria de vitórias da Peugeot,somando aos títulos em 1992 e 1993, do 905 LM.

O Peugeot 905 LM, 250 MPH turboalimentado/Grupo C, quando a divisão da Peugeot-motorsports era liderada por Jean Todt, que mais tarde seria capitão do time da Ferrari.

Tinha um layout futurista, o 905 LM, motorização derivada do 3,5-litros V10 aspirado. Ao contrário do Peugeot 908, não precisaria de três anos para chegar ao topo.

Ganhou as 24 Horas de Le Mans em 1992 com os pilotos, Derek Warwick, Yannick Dalmas, e Mark Blundell, batendo um enxame de Toyotas e Porsches. E repetiriam a proeza em 1993 com Geoff Brabham, Christophe Bouchut, e Eric Hélary.
(reprodução)
Saloma

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

14 comentários em “PEUGEOT 905 – VENCEDOR EM LE MANS

  • 18 de junho de 2009 em 16:23
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    Esse carrinho é show hein?! Aliás… esse Derek Warwick não é o mesmo que corria na Formula 1 ?

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  • 18 de junho de 2009 em 16:23
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    Esse carrinho é show hein?! Aliás… esse Derek Warwick não é o mesmo que corria na Formula 1 ?

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  • 18 de junho de 2009 em 16:23
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    Saloma, uma pergunta, dividida num monte:
    Porque alguns protótipos são com o cockpit aberto como os Audi e outros fechados como o Peugeot? Além da geral, eles competem em categorias diferentes? Existe ganho aerodinâmico para uma ou outra?

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  • 18 de junho de 2009 em 16:23
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    Saloma, uma pergunta, dividida num monte:
    Porque alguns protótipos são com o cockpit aberto como os Audi e outros fechados como o Peugeot? Além da geral, eles competem em categorias diferentes? Existe ganho aerodinâmico para uma ou outra?

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  • 18 de junho de 2009 em 17:53
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    Saloma…só uma coisa…o 905 também levou três anos no banco…ele estreou em 1990, mas só levou Le Mans já com o modelo evolução (o 905 evo 1 numeral 3 da segunda foto)

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  • 18 de junho de 2009 em 17:53
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    Saloma…só uma coisa…o 905 também levou três anos no banco…ele estreou em 1990, mas só levou Le Mans já com o modelo evolução (o 905 evo 1 numeral 3 da segunda foto)

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  • 19 de junho de 2009 em 23:18
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    E que qualidade essas fotos ! Lindas

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  • 19 de junho de 2009 em 23:18
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    E que qualidade essas fotos ! Lindas

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  • 24 de junho de 2009 em 20:10
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    mera opção do projetista fazer o carro fechado ou não. o audi estreou em 1999 com 2 carros a vertos e 2 fechados, mas acertaram a mão mais no carro aberto. ja o bentley usava o mesmo motor era fechado e bem mais commpetitivo.
    não sei se errei a leitura, mas se alguem escreveu carro da peugeot turbo, so mesmo os 908 ate onde sei.

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  • 24 de junho de 2009 em 20:10
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    mera opção do projetista fazer o carro fechado ou não. o audi estreou em 1999 com 2 carros a vertos e 2 fechados, mas acertaram a mão mais no carro aberto. ja o bentley usava o mesmo motor era fechado e bem mais commpetitivo.
    não sei se errei a leitura, mas se alguem escreveu carro da peugeot turbo, so mesmo os 908 ate onde sei.

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  • 4 de dezembro de 2009 em 08:44
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    O design do carro foi inteiramente desenvolvido pela Dassault Systemes em conjunto com a Peugeot. Seu principal rival foi o Toyota TS010, eram chamados de F-1 carenado, pois os motores eram similares ao F-1 da época… Derek Warwick pilotou muito pela Jaguar no Mundial de marcas.

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  • 4 de dezembro de 2009 em 08:44
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    O design do carro foi inteiramente desenvolvido pela Dassault Systemes em conjunto com a Peugeot. Seu principal rival foi o Toyota TS010, eram chamados de F-1 carenado, pois os motores eram similares ao F-1 da época… Derek Warwick pilotou muito pela Jaguar no Mundial de marcas.

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