PERFIL DE CAMPEÃO – WALTER HAHN JR.

 

Comentário que virou post…

Walter Hahn Junior
“Meus caros amigos,

Fiquei muito feliz ao rever as fotos de Piracicaba, onde participei por diversas vezes obtendo vitorias , duas vezes com um Simca Alvorada beje claro e com apoio da Simca (motor e cambio) Depois outra prova com um Simca Rally azul tambem com a Simca dando uma mãozinha , isso pouco antes de eu vir a fazer parte (já no final) da saudosa equipe da fábrica (Ciro , Jaime , Toco , depois Cacaio e o Ubaldo César Lolli).
Infelismente o departamento de corridas fechou as portas com a venda da fabrica e cada um seguiu seu rumo.

Qto ao Teste de Resistencia , fiz parte tambem da equipe e fizemos com o novo motor Tufão 100 mil Km em 44 dias e 44 noites sem parar com a media horaria e oficial de 113 km . Foi a mesma equipe acima , o trecho escolhido foi Paracatu- Brasilia . Eram 800 Km de estrada ida e volta . Faziamos turnos de pilotagem , dormiamos num pequeno hotel num posto de gasolina na estrada , onde o carro chegava , abastecia , trocava de piloto e voltava (PIT STOP ) na época não se usava o termo, mas durava de 5 a 10 minutos no maximo.

Tinhamos a supervisão técnica lo local do engenheiro frances Georges Perrot da Simca do Brasil um grande conhecedor do carro e do Automóvel Club do Brasil.

Estrada ótima , asfalto novo, retas enormes, andavamos muito rápido, em tormno de 150/160 km o tempo todo, muito bicho de mato e no parabrisas que precisava ser lavado por 2 pessoas tal era a quantidade deles a cada chegada nos pontos de Brasilia e depois Paracatu. Neblina á vontade durante á noite e na madrugada, porem pouco transito, faróis de série da Cibié.
Foi na raça mesmo no meio do mato sem assistencia medica, ou qualquer outra, telefone só em Brasilia e recados para a familia.

O primeiro acidente foi comigo aos 90 mil km que ao chegar em Brasilia na entrada do aeroporto (posto de controle do A Clube) com forte chuva e de pé em baixo numa grande curva, o carro saiu de traseira e não deu pra segurar, rodei 3 vezes e fui cair bater num barranco. Tive que ser retirado, subi no carro, fiz o controle e voltei.Tenho diversas fotos desse teste, foi demais, muita emoção, todo mundo dedicado, o carro se comportou muito bem, no final capotou com o Lolli ou Jaime não me lembro bem agora > mas de fato a Simca não divulgou muito apenas uma pagina inteira do Estadão com a foto do carro e dos pilotos que participaram do teste , alem de artigo de cobertura na 4 Rodas.

O Simca foi sim um grande carro nacional, só me deu prazer e vitórias ,alem da conquista do Premio Vitor de Piloto Revelação de 1964 que recebi das mãos do grande Juan Manoel Fangio.
A mais sigificativa para mim foi um excelente quarto lugar nas 24 Horas de Interlagos de 1964 e a grata lembrança de ter dividido essa vitória com om saudoso amigo Expedito Marazzi ,tambem meu parceiro em outras provas de longa duração. Na nossa frente apenas a Alfa Giulia e R8, carros importados, levissimos com mais autonomia, freio as disco , enfim caros de equipes com recursos muito maiores que o nosso . Fomos o primeiro carro nacional a chegar, o primeiro piloto independente, primeiro na categoria acima de 1.600 cc.

Sugiro aos entusiastas da marca ,que leiam a “História desde as Origens” que narra toda a tragetória da Simca, dos autores Paulo Cesar Sandler e Rogério de Simone, está perfeito.

Abraços a todos .
Walter Hahn junior

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

66 comentários em “PERFIL DE CAMPEÃO – WALTER HAHN JR.

  • 8 de fevereiro de 2010 em 16:45
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    Sensacional relato que exorcizou meu pesadelo recorrente de mais de ? 40 anos !!!.
    Além dessa pagina no estadão (da qual nunca soube), só havia um comentário bem xinfrim na 4R.

    Teria voce, por acaso, guardado a tal: Se sim, dá pra scanear e mandar pro Síndico? Merece figurar no blog eu acho. Ou então mandar a época do evento pra gente ir buscar nos guardados do Estadão? dá uma mão de obra danada, mas, creio, vale a pena. Um retrato de como era da cara e na coragem que se fazia automobilismo im terris brazucas…
    Obrigado Walter Hanh Junior.
    Ve se aparece mais no boteco. Creio que deve ter outras histórias, das boas, pra contar pra gente…

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  • 8 de fevereiro de 2010 em 18:13
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    Sensacional, veja como assunto puxa assunto e tira gente do remanso do lar para aparecer no boteco !!! Começou com a provocação do Regi, e agora temos o Walter Hahn por aqui, muito legal. Espero que tenha vindo pra ficar.
    E conte pra nós algumas das estórias do Brasinca/Uirapuru nas pistas. Eu fui um torcedor fanatico dele com este carro, e também com os Simca.

    Valeu pela presença e pelas informações, Walter

    Antonio

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  • 8 de fevereiro de 2010 em 18:25
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    O que eu tinha como “vaga lembrança” acabou virando um belo relato!
    Agora fico torcendo por mais detalhes.

    Parabéns Walter Hahn Júnior!!!

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  • 8 de fevereiro de 2010 em 22:23
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    Saloma
    Esse empolgante comentário merecia mesmo virar post.

    Walter Hahn Junior
    Também sou um admirador da Simca e do Chevrolet Bel Lair 57, ambos os carros são bem parecidos, possuo aquele livro da Simca que você deixou o link, ele é muito legal.
    Sobre Paracatu, quando fomos correr os 1000 km de Brasília 1970, nossa equipe foi toda numa Kombi e o Lorena em cima de um caminhão.

    Saímos do RJ à meia noite e paramos em Paracatu para dormir e ir para Brasília no dia seguinte de manhã.

    Lendo seu relato lembrei-me que perto de chegar à Paracatu à noite, não havia luzes na estrada, com isso víamos um céu lindo, as estrelas pareciam estar mais perto e nosso pára-brisa ficou cheio de insetos mortos. Volta e meia tinhamos que parar e limpá-lo. Veja, estávamos de Kombi que era bem lenta e estava lotada, imagino o pára-brisas de vocês naquela velocidade do Simca.
    Abs,

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  • 8 de fevereiro de 2010 em 23:29
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    Por favor,coloque estas fotos para nós.O livro é realmente fantástico tenho aqui junto com o do DKW.
    conte-nos mais dessa sua época
    Luiz Carlos

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  • 9 de fevereiro de 2010 em 02:49
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    Parabsns ao amigo Walter Hann, pela bela recordacao,,dos Simcas,,!! eu me recordo muito bem das 24 horas de Interlagos,( 1966 ?..) participei com REnault 1093 e com aquela serração brava,,,tres grupos de carros se destacavam,,, era o “trem das onze” iluminaçao somente na reta em frente os boxes..No 1o grupo liderando estavam os carros da Simca,, – um deles de cor preta era pilotado pelo meu amigo do bairro das Perdizes-SP “Cacaio: ( o joaquim Carlos de Mattos , namorado da menina mais linda do Bairro.. Eleonora Pereira de Almeida – depois o 2o pelotão era liderado pelo Renault 1093 da Willys do Emerson Fittipaldi…( eu estava nesse grupo com REnault 1093} . e no 3o grupo estavam os mais lentos,,,tomavam uma volta a cada 10 dos lideres…- Caro Walter tens ai fotos das corridas de Piracicaba,? eu participei de duas delas.( 1966/1967).- naquele circuito que passava por cima dos trilhos e depois subia a ladeira da igrejinha.Finalizei na 5a colocaçao na geral e 3o na categoria ate 1300 com meu Renault No 72 da Equipe Torke, abraçao do Luiz Evandro
    Águia

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  • 9 de fevereiro de 2010 em 06:02
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    Meus caros ,

    Agradeço e fiquei feliz por ter podido ajudar . Ainda ontem fui buscar nos meus arquivos + detalhes sobre a Teste de Resitencia , vou preparar o materia e coloco em seguida .
    Me enganei qto aos numeros , fizemos 120.048 Km média horaria de 113 Km nos 44 dias Tenho boas fotos .Aguardem

    Abraços

    Walter Hahn

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  • 9 de fevereiro de 2010 em 08:02
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    Que coisa sensacional!!!
    O Ingo Hofmann (o fotógrafo, não o piloto) me passou algumas imagens feitas por ele em Joinville e aparece o Walter Hann em algumas.
    Abraço

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  • 9 de fevereiro de 2010 em 11:20
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    Que maravilha perceber que mais um saiu da toca e foi devidamente “contaminado” . O melhor de tudo é que tem arquivos e vai abri-los para nós.

    mmham mmnham mmnham! mais um banquete a caminho. O babador ja está no jeito.

    Esse boteco está muito bem frequentado hê Sindico?

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  • 9 de fevereiro de 2010 em 17:35
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    Paracatu me lembrou algo impensável:

    Certa vez o Presidente da Republica (acho que o Figueiredo) ia de Brasília para Anápolis ou Goiânia e o piloto do 737/200, hoje apelidado de Sucatinha, pousou lá!!!

    Seria cômico se não fosse trágico!

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  • 9 de fevereiro de 2010 em 22:07
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    Bem lembrando Regi.
    Desentocamos mais um!
    Walter Hann Jr. veio conhecer essa bando de malucos.
    Mais um apaixonado que vai contar as suas experiencias vividas nas pistas.
    Muita história com Simcas e Brasincas.
    Fora a fase do teste dos 120 mil Km.
    Galera, senta que lá vem história…

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  • 16 de fevereiro de 2010 em 12:05
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    Saloma , Estou tentando enviar varias fotos e estão todas voltando .

    Me mande seu e mail , pois respondi em cima do teu e assim mesmo volta tudo , Algum erro meu ? tenho icdsalomao@gmail.com

    Walter Hahn

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2010 em 09:14
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    Meu Caro Àguia ,

    Tenho muita coisa sobre as corridas de Piracicaba , estou selecionando e penso que em alguns jornais da cidade anuciando as provas está lá sua inscrição com o Gordini ( não estou certo ainda ) Em todo caso logo terá noticias , aguarde .

    Abração

    Walter Hahn Junior

    Resposta
  • 25 de fevereiro de 2010 em 09:29
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    O email que vc estava enviando o material estava errado. Mas já acertamos, certo! abs

    Resposta
  • 15 de novembro de 2010 em 21:04
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    Caro Walter Hahn

    Estou auxiliando o Max Weiser na elaboração de um livro sobre as corridas de Piracicaba/SP. Sobre a primeira, 1939, foi feito um levantamento sobre jornais e revista de época, resultando 05 painéis os quais o Max tem. Esta, de 39, foi vencida pelo Francisco Landi, com um Alfa Romeo fórmula com média de 110 Km/h, em circuito misto paralelepípedo/terra(A Rua Governador era de paralepípedo). Como provavelmente você tenha fotos dos anos 60(sendo uma delas de 1964, relatada em seu “blog”, de que aparece o Porsche do Marivaldo, o DKW do Marinho, e seu Simca Alvorada), estas seriam muito enriquecedores para o livro do Max. Idem seus relatos das corridas. Caso nos possa ajudar, agradeço. Aldo

    Resposta
  • 13 de fevereiro de 2011 em 14:14
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    Tendo sido apenas um espectador das corridas de rua Piracicaba nas quais vibrava com as passagens do Simca 88, fico feliz de ver resgatas com tanto interesse as memórias grandes pilotos Waltinho e Maks. Morava na Rua Regente Feijó, praticamente vizinho da famosa Curva do “S”, da janela de meu quarto podia assistir parte do circuíto e ouvir o ronco dos motores. Boa lembrança! Legal encontrar também o Ararê, grande ilustrador também de Piraicaba, morador da mesma Rua Regente, em frente ao Campo do XV. Parabéns a todos!
    Fausto e Longo Abraço!

    Resposta
  • 13 de fevereiro de 2011 em 14:14
    Permalink

    Tendo sido apenas um espectador das corridas de rua Piracicaba nas quais vibrava com as passagens do Simca 88, fico feliz de ver resgatas com tanto interesse as memórias grandes pilotos Waltinho e Maks. Morava na Rua Regente Feijó, praticamente vizinho da famosa Curva do “S”, da janela de meu quarto podia assistir parte do circuíto e ouvir o ronco dos motores. Boa lembrança! Legal encontrar também o Ararê, grande ilustrador também de Piraicaba, morador da mesma Rua Regente, em frente ao Campo do XV. Parabéns a todos!
    Fausto e Longo Abraço!

    Resposta
  • 13 de fevereiro de 2011 em 14:15
    Permalink

    Tendo sido apenas um espectador das corridas de rua Piracicaba nas quais vibrava com as passagens do Simca 88, fico feliz de ver resgatas com tanto interesse as memórias grandes pilotos Waltinho e Maks. Morava na Rua Regente Feijó, praticamente vizinho da famosa Curva do “S”, da janela de meu quarto podia assistir parte do circuíto e ouvir o ronco dos motores. Boa lembrança! Legal encontrar também o Ararê, grande ilustrador também de Piraicaba, morador da mesma Rua Regente, em frente ao Campo do XV. Parabéns a todos!
    Fausto e Longo Abraço!

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  • 18 de outubro de 2011 em 18:16
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    acho que o inicio da carreira de piloto do walter hahn jr foi em parte a participacao do frances o preparador do simca 88 e de sua equipe .acho que o walter esqueceu do pai dele e do frances bennardo claude.sem mais. os meus dados bennardo claude 77 boulevard carnot 06300 nice.france.email bennardo.claude@orange.fr telef 0492041870 cel 0618841208.

    Resposta
  • 18 de outubro de 2011 em 18:20
    Permalink

    acho que o inicio da carreira de piloto do walter hahn jr foi em parte a participacao do frances o preparador do simca 88 e de sua equipe .acho que o walter esqueceu do pai dele e do frances bennardo claude.sem mais. os meus dados bennardo claude 77 boulevard carnot 06300 nice.france.email bennardo.claude@orange.fr telef 0492041870 cel 0618841208.

    Resposta
  • 31 de outubro de 2011 em 11:55
    Permalink

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    Resposta
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  • 6 de dezembro de 2011 em 00:40
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    Resposta
  • 3 de fevereiro de 2012 em 05:15
    Permalink

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    Resposta
  • 9 de fevereiro de 2012 em 19:59
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    Resposta
  • 7 de maio de 2012 em 15:34
    Permalink

    walter,,seria curioso,em saber quem, era essa equipe 1600, marqada nos paralamas dianteiros do teu simca rally, e, se era verdadeiramente um motor de fabrica? saiba,oje com os meus 77 anos,nao sei se a memoria me esta fazendo falta,mais entanto que frances, que eu sou,achei que ainda me viro para escrever,e falar vosso idioma, nao? walter acorda rapaz!!!….abracos do frances.

    Resposta
  • 21 de janeiro de 2013 em 20:08
    Permalink

    Gosto muito de seu blog tem matérias interessantes de grande aprendizado, com este conhecimento todo gostaria de saber se vc pode me tirar uma duvida sobre o GT40 GRECCO,a pintura do carro é amarelo, verde e azul em uma parte dianteira e traseira e farois preto fosco? e tâmbem saber se vc tem alguma foto da parte trazéira do protótipo Berta Divisão 4, motor V8 da equipe Hollywood, pois estes 2 carros tem poucas matérias, um grande abraço

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    • 30 de janeiro de 2013 em 23:16
      Permalink

      Ismael, a pintura do Ford GT 40 que foi da Equipe Greco e pertenceu ao Wilson Fitipaldi, e está hoje nos EUA, tinha esse layout. Mas antes era vermelho, que foi a sua cor qdo chegou por aqui. E foi da Equipe Colégio Arte e Instrução dos pilotos Sidney e Sergio Cardoso, esse último faleciso em prova de rua na Cidade de Petrópolis, com uma Alfa Giulia TI #13. Qto ao Berta div 4, acho que está no Museu do Automobilismo Brasileiro em Passo Fundo e devo ter fotos dele, mas tenho que procurar. Estou meio sem tempo, mas qdo a tiver disponibilizo aqui…abs

      Resposta

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