PAPOS COM SEABRA…

Agora piloto Seabra! E com méritos. Ele vai contar em pitacos a trajetória, seu primeiro dia de contatos com a pista e o segundão, pra acelerar de verdade. Vamos lá, galera:

Enfim, fui fazer o Curso de Pilotagem, aos 56 anos!

Por volta de 1979, numa opção pelo meu trabalho como engenheiro mecânico, me afastei dos autódromos, dos boxes e das oficinas de preparação de carros. O mais próximo que eu estive das corridas de automóveis foi através das transmissões de TV (a Chris diz que eu assisto até corrida de formigas, se transmitirem…) e das tradicionais revistas Autosprint e Autosport, sempre que as encontro nas bancas de aeroporto – ta difícil achar a Autosprint !!! Em 1995 tive a oportunidade de visitar o autódromo de Estoril, onde eu assisti casualmente o primeiro treino do Schumacher na Ferrari e do Alesi na Benetton, depois do troca de “montarias” entre os dois. E em 2009 visitei Le Mans, uma semana depois das 24h daquele ano.

No final de 2008 comecei a freqüentar este espaço, e aos poucos fui fazendo amigos virtuais, entre os blogueiros assíduos do pedaço. Os primeiros que eu conheci pessoalmente foram o Pedro Baleiro e o Hugo Borghi, o que foi natural, por morarmos no Rio (na verdade o Pedro mora em Petrópolis). O Hugo estava correndo na Classic, com a indefectível e inspiradora Brasília n° 71, e eu e o Pedro resolvemos acompanhar in loco uma corrida do Hugo, o que acabou acontecendo em novembro de 2009. Em Interlagos, finalmente, conhecemos pessoalmente alguns dos amigos conquistados neste espaço, Saloma, Joca, FG, Ceregatti, Zullino, Regi e muitos outros, preparadores como o Nenê e o Della Barba, revimos alguns amigos e conhecidos que não víamos a muitos anos, como Bragantini e Lameirão, e vivemos a gloria de apertar as mãos de ídolos antigos (aliás, ídolos são para sempre) como o Luisinho. Foi um final de semana pra nunca esquecer.
Essa visita a Interlagos e a presença neste espaço me valeram, meses depois, o convite para fazer parte de um seleto grupo, que iria visitar o Museu do Automobilismo Brasileiro, do incrível Paulo Trevisan, em Passo Fundo, e participar do Blog Speed Day, no autódromo de Guaporé. Pronto, era tudo o que faltava: um fim de semana inesquecível, a oportunidade de guiar bólidos históricos na pista de Guaporé , sob os auspícios do Paulo e na presença absolutamente estimulante do Jan Balder. Algumas voltas na pista com o Espron BMW, com o KG- Porsche, com o Aldee e com o Reynard F-Ford, todos do Museu, o barulho dos motores em giro alto troando pelas descargas livres bem ao pé do ouvido, invadindo o capacete, as curvas se aproximando rápido, os volantes pequenos, os câmbios de curso curto, os cintos de 4 pontos, a sensação da aceleração centrifuga tentando ser neutralizada pelos pneus slick, criaram o ambiente propicio para que o “vírus” se reinstalasse no meu corpo. Estava outra vez contaminado pela velocidade !!! No final do dia, uma caminhada a pé pela pista, sugerida pelo Comendattore Ceregatti, lembrando mentalmente o tema musical do filme Grand Prix, serviu para acomodar as emoções, e para programar o futuro.
O amigos Pedro e Hugo foram grandes incentivadores, nos momentos em que surgiram duvidas quanto ao propósito de sentar num carro de corrida aos 56 anos.
O Hugo me falou muito bem da Escola de Pilotagem Interlagos, e do seu proprietário, o Toninho de Sousa. A escolinha do Toninho é voltada para futuros “pilotos” de carros de turismo, minha preferência por gosto, e pela idade. Este seria o primeiro passo a ser dado. Os próximos, o futuro diria.
Primeiro era necessário saber do que eu ainda seria capaz de fazer na pista, e em seguida, se ainda me daria prazer acelerar em busca do limite, fosse o meu ou o do carro.

Fiesta Escola de Pilotagem Interlagos
Os Fiestas da Escolinha, nos boxes em Interlagos…

Após as primeiras conversas com o Toninho, em março/abril de 2010, comecei a juntar o dinheiro para pagar o curso. Tinha decidido pagar de uma vez, a vista, pra me obrigar a não desistir na metade…O curso consistia em 60 voltas na pista de Interlagos, guiando um Fiesta com preparação básica e pneus radias de rua, e depois um Palio com preparação mais elaborada e pneus Slicks.
No dia marcado, 28 de junho, fui para Interlagos com a idéia de desistir, devido a um serio e desagradável problema ocorrido na noite anterior, no hotel Íbis Interlagos, que me aborreceu bastante. Entraram no quarto e me roubaram o dinheiro! Mas o Toninho me convenceu do contrario, com frases do tipo: “a hora que voce entrar na pista os problemas desaparecem”. Dei um cheque usando o limite especial, e lá fui eu fazer a minha primeira aula…
(o papo continua…)
Toni Seabra
(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

7 comentários em “PAPOS COM SEABRA…

  • 13 de outubro de 2010 em 12:16
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    Sempre bom ler alguem que SABE escrever.Já estou na expectativa de ler o resto dessa história.
    E por falar em saber escrever,onde anda o sumido Dr. Hugo???

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  • 13 de outubro de 2010 em 15:44
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    Eita Seabra.
    Bom de papo, bom de pena.
    Vira e mexe pergunto como são efetuados os testes para contratação do pessoal de um hotel com nome…
    Ficamos 1,30h ao telefone vc me contando da irritação e tals, mas quando começou a falar do curso…. Que delícia de ouvir.
    Lembro da história lá no Íbis e dava para sentir sua indignação com o evento; mas quando vc começou a descrever o que estava sentindo debaixo do capacete. UAU…
    Show!

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  • 13 de outubro de 2010 em 23:09
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    Seabra
    Não irei acrescentar mais nada, faço minhas – na íntegra – as palavras do Belair, pois ele disse tudo que iria escrever.
    Abração.

    Resposta
  • 13 de outubro de 2010 em 23:16
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    Sras e Srs, preparem-se.
    “Sem querer, querendo” estive na segunda aula – o dia inteirinho! – junto do amigo (e já piloto) Seabra e do L.O., amigão e Engenheiro da Ford, ex-aluno da FEI e piloto de testes profissional, que na mesma data fazia o cursinho de “piloto por um dia” com o Toninho de Souza.
    Não prestou!
    Foi exatamente na mesma data da última prova de regularidade do Jan Balder, e enquanto nossa turma ficou lá embaixo com os carros antigos, nem apareci pois estava lá em cima com a dupla Seabra & Éleó.
    E os dois se pegaram (no bom sentido) bem durante a prova de regularidade, cada qual num Fiesta embutido um no outro virando em 2min20seg em meio aos incautos amigos regulando o pé no acelerador…
    E com direito ao Mestre do Ofício Artur Bragantini ao lado de cada um, mostrando o caminho das pedras e os primeiros segredos do Templo…
    Curti muito pelos dois, divertiram-se demais e agora estão devidamente “vacinados”.
    E agora nos dias 15/nov, 07/dez e 22/dez outra dupla perderá a virgindade:
    Vitão & Lucca Furquim!!!!
    Estão vendo o que dá andar nos carros do Paulo Trevisan?
    Desencaminha meninos virgens…
    Ainda bem que não tenho nada a ver com isso, pois sou responsável, sensato e centrado.
    Barbaridade suicida sair acelerando por aí, tá doido.

    Abraços, amigo Seabra.
    E não economize os detalhes sórdidos, conta tudinho, tim tim por tim tim.
    Senão conto eu, e todo mundo sabe que minto muito. Portanto…

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  • 14 de outubro de 2010 em 02:08
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    Ceragatti, o texto daquele dia já está pronto e entregue ao Saloma, de modo que não dá pra acrescentar mais “mintiras”…

    Antonio

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  • 14 de outubro de 2010 em 12:19
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    Ô caraio! Muito bom ver um contemporâneo metendo a cara naquilo que sempre sonhou! Parabéns!!!!

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  • 27 de outubro de 2010 em 01:42
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    To pouco ligando se ta vindo tempo na pista, pois seu texto cativa.

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