OLD STOCK RACE – OPALÕES TROUXERAM A EMOÇÃO DE VOLTA!

Old Stock Race é uma categoria que vem resgatar o espírito das corridas de automóveis. Com um apelo retrô, a categoria funcionará como um museu de acervo dinâmico.

Grid da primeira prova do campeonato de 2017 da Old Stock Race em Interlagos, em 2 de abril (Foto Divulgação_Andre Lemes)

Para os apaixonados pela memória do automobilismo brasileiro e para todos aqueles que não tiveram oportunidade de acompanhar a categoria, a Old Stock Race recria e traz para a atualidade o cenário que marcou uma época no automobilismo, criou-se a partir daí a vitoriosa Stock Car!

Largada de uma das baterias da Old Stock Race em Interlagos em 2017 (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

 

Espaço para poucos… (Foto: Divulgação/Andre Lemes)
…se saírem bem! (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

Totalmente despidos das tecnologias de hoje, grandes campeões como Paulo Gomes, Ingo Hoffman, Chico Serra, Affonso Giaffone, Raul Boesel e tantos outros, protagonizaram grandes pegas nas pistas.

Depois da Divisão 1, cat C, chegou a Stock Car com seu primeiro campeonato, em 1979, na última etapa com Affonso Giaffone#26, Paulo Gomes#22, Edgar de Mello Filho#62 e Zeca Giaffone#31(Foto: Divulgação)

Old Stock Race é disputada como campeonato brasileiro. Primeiro ano, em 2015,  e um regulamento que visa manter equilíbrio entre os carros e custos baixos operacionais, a categoria permite grande número de carros inscritos em seu grid, e vem evoluindo desde a sua criação, trazendo novamente disputas acirradíssimas e levando ao grande público as mesmas emoções vividas nos anos 70.

Em termos de custos, os Opalões da antiga Divisão 1 – cat. C, deram um salto na preparação quando foi criada a categoria mais longeva do automobilismo brasileiro, a Stock Car, em 1979. A primeira prova ocorreu em 22 de abril de 1979, no Autódromo de Tarumã, no Rio Grande do Sul.

Primeira etapa contou com duas baterias, ambas vencidas por Affonso Giaffone. Apenas 10 carros alinharam no grid da nova categoria em 1979:
Affonso Giaffone, João Carlos Palhares (Capeta), Paulo Gomes, Alencar Junior, Julio Tedesco, Raul Boesel, Carlos Eduardo Andrade, Mauro Sá Mota, Zeca Giaffone e Reinaldo Campello, assim foi o grid. Curiosamente, Ingo Hoffmann, maior vencedor da história da categoria, não participou da primeira prova.

A pole position da estréia foi do carioca José Carlos Palhares#48, o Capeta. com o tempo de 1min 23s 00 (Foto: Divulgação/Paulo Nunes)
Largada da primeira das duas baterias, Alencar Jr.#3, Raul Boesel#81, Paulo Gomes#22 e Affonso Giaffone#31, em Tarumã (RS) (Foto: Divulgação/Paulo Nunes)

Então a “Velha escola dos Opalões”, sem tecnologia embargada de ponta e avanços que hoje vemos nos carros de rua, facilitando as manobras mais ousadas! Hoje a vistos representados na “Old Stock Race”, que teve sua prova inaugural no Autódromo de Interlagos, em 20/12/2015 (vídeo abaixo), com 17 carros no grid, guardem essa data, porque começa ou reinicia uma jornada de emoções que estarão de volta aos Autódromos com calendário próprio e pilotos que brilharam, mostram para as gerações atuais como era no peito e no braço segurar uma barata com 300 cavalinhos.

httpss://youtu.be/Ap8Hz-ud8oA

Em 1979, a Stock inaugurou sua história com Paulo Gomes campeão, e nada mais óbvio que o mesmo estar envolvido com a volta dos Opalas à pista.

Resultado da primeira corrida da Stock Car Tarumã (22 de abril de 1979):

1) Affonso Giaffone #26

2) João Carlos Palhares #48

3) Raul Boesel #81

4) Mauro Sá Motta #98

5) Alencar Júnior #3

6) Júlio Tedesco #17

7) Zeca Giaffone #31

8) Paulo Gomes #22

9) Dado Andrade #5

10)  Reinaldo Campelo #30

Agora vamos relembrar o que foi a última prova de 1979, no seu primeiro ano da Stock Car, tendo Paulo Gomes como campeão, em conexão com o parceiro Carlos De Paula, faremos a quatro mãos, com seu testemunho ao vivo do título:

“Chegava-se à última etapa do primeiro Campeonato Brasileiro de Stockcar, em 1979, com três pilotos com chance de ganhar o campeonato: Alencar Júnior, Affonso Giaffone Paulo Gomes.A grande diferença deste campeonato e o da Super Vê em 1974 e D4 em 1975 é que este fora de longe o mais longo campeonato brasileiro até a ocasião, com quatorze corridas. Ou seja, o nível de competitividade foi ferrenho, uma situação menos avessa a zebras de curtos campeonatos de seis corridas, a norma do nosso automobilismo naquela era.

httpss://youtu.be/NA9TGIWs4To

Affonso Giaffone ganhou as primeiras três corridas e liderou o campeonato até a antepenúltima prova. É bem certo que estivera alijado de uma corrida por questão de saúde com começo da temporada, e de outra, por protesto e moto próprio. Será que o resultado teria sido o mesmo se tivesse disputado as 14 corridas? No fim das contas, acabou ganhando Paulo Gomes, que também deixou de participar da etapa de Cascavel. Na hora “h” a maior experiência de Paulão, que incluía Le Mans e uma temporada de F3 em seu currículo, contou muitos pontos, e ele fez o que devia fazer na hora certa.

Os pilotos Paulo Gomes#22 e Affonso Giaffone#26 sempre bons pegas no Autódromo de Jacarepaguá em 1979 (Foto: Divulgação)

Paulão contou também com um pouco de sorte, e com um acidente que basicamente tirou seus dois concorrentes da jogada. Liderou o campeonato somente em uma corrida, justo a que contava, a prova final. Ganhou a corrida e levou o caneco. De certa forma melhor assim. Se Alencar Júnior ou Affonso Giaffone tivessem ganho o campeonato, a coisa poderia ter terminado nos tribunais, tirando o brilhantismo da primeira temporada da Stockcars.

Os pilotos Alencar Jr#3, Raul Boesel#81 e Affono Giaffone#26 na disputa por posições em Jacarepaguá (Foto: Divulgação)

A última etapa do campeonato de 1979 começou diferente, pois na realidade ocorreu em 1980, em Interlagos. E ainda por cima dois dias antes do GP de F1, em 25 de janeiro. Ou seja, foi mais ou menos uma preliminar do GP, o que, se tirou um pouco do prestígio da coisa, garantiu excelente público, apesar de ocorrer numa sexta-feira!! O atraso se deu pelas incessantes reformas em Interlagos.

Ingo Hoffmann na 1ª temporada da Stock Car em 1979 (Foto: Divulgação)

A grande novidade da prova foi a inscrição de Edgar Mello Filho, num dos carros de Jayme Silva. Edgar havia sido campeão da D3 em 1974 e da D1 em 1977. Ao todo 23 carros largariam na corrida de duas baterias, cuja classificação foi dominada por Paulo Gomes, seguido de Raul BoeselIngo Hoffmann (acima) e Edgard Mello Filho, curiosamente, o melhor dos carros de Jayme. Affonso largaria em sexto e Alencar Junior em nono.

O campeonato mais ou menos se definiu na segunda volta da primeira bateria, quando diversos carros bateram, inclusive Edgard Mello Filho, Alencar Junior Affonso Giaffone. Como em todos acidentes com muitos carros, houve muitas versões. Alencar Junior dizia que Edgard foi escalado por Jayme para caçá-lo. O fato é que Affonso entrou na curva dois atravessado, Edgard batteu em Alencar após frear, e Palhares bateu com tudo em Alencar. O campeonato de Alencar estava fortemente prejudicado, e as coisas também não ficam boas para Affonso, que durou mais uma volta na bateria. Enquanto isso, começava uma forte chuva e Paulo Gomes se manteve na frente, embora não tenha colocado muitos segundos de distância para Ingo, Boesel, Araujo e Sidney.

 

Alencar não largaria na segunda bateria, e embora Affonso tenha reparado seu carro, as chances de pontuar eram poucas. Por bem, por mal, Alencar Junior ainda liderava o campeonato, e alguma zebra poderia ocorrer com Paulo Gomes. Só que era o dia do Paulão, que largou na frente, embora tenha sido ultrapassado por Boesel. Muito óleo e borracha dificultava as coisas na pista molhada, e Boesel e Paulão davam show de pilotagem, com traçados diferentes a cada volta. Paulão voltou a liderar, mas a quebra do limpador de pára-brisas na quinta volta quase põe tudo a perder. Gomes deixa Boesel passá-lo, e gruda nele até o final. Boesel ganhou com 23m45,48s, seguido de Paulão com 23m45,83s. O terceiro na bateria foi Ingo, seguido de Affonso, que viu o campeonato escapar-lhe das mãos nas duas últimas provas. Na geral deu Paulo Gomes.

Em última análise, foi melhor assim, como disse antes. Se Alencar tivesse ganho, Affonso provavelmente teria feito de tudo para tentar cancelar a corrida de Cascavel, e provavelmente a de Interlagos também, alegando que Alencar o tirou da pista. Por outro lado, Alencar alegaria que a rodada de Affonso e a batida de Edgard foram propositais na última corrida, com o intuito de alijá-lo da prova. Teria sido feio. Paulão ganhou e bonito”.

Resultado final da 14a. Etapa :
1. Paulo Gomes, 12v 46m12,78s – campeão  (abaixo)

Paulo Gomes primeiro campeão da Stock Car, em 1979 (Foto: Divulgação)

2. R. Boesel, 12v
3.I. Hoffmann, 12v
4. S. Alves, 12v
5. M. Motta, 12v
6. O. Araujo 12v
7. W. Travalgini, 12v
8. J. Nogueira, 12v
9. E. Villares, 12v
10. P. Valiengo, 12v
11. V. Spinelli, 11v
12. A. Alexandre, 11v
13. J. Testa, 11v
14. R. Lucas, 11v
15. A. Giaffone, 9v
NC R. Campello, 7v
NC J. Giaffone, 4v
NC J. Palhares, 4v
NC M. Goncalves, 3v
NC G. Scovoli, 3v
NC E. Melo Filho, 2v
NC A. Junior, 2v
NC R. De Nigris, 2v

Melhor volta: Affonso Giaffone 3m35,43s

Vencedores das 14 provas no primeiro ano da Stock Car em 1979 (Foto: Divulgação/Wikipedia)

Essa volta no tempo foi para mostrar o porque da Old Stock atrair tanta gente. O ronco puro dos seis cilindros de 4,1 litros do Opala em tropa descendo a reta dos boxes e duelando nas curvas e miolo de Interlagos, no braço da pilotada mais experiente e outros que estão ali pelo gosto da emoção que as provas proporcionam.

CONFIRA O CALENDÁRIO DA OLD STOCK RACE DE 2017:

1ª etapa: 30/03 a 02/04 Abril – São Paulo, Interlagos – 02 corridas

2ª etapa: 27/04 a 30/04 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas

3ª etapa: 18/05 a 21/05 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas

4ª etapa: 08/06 a 11/06 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas

5ª etapa: 29/06 a 02/07 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas

6ª etapa: 27/07 a 30/07 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas

7ª etapa: 17/08 a 20/08 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas

8ª etapa: 31/08 a 03/09 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas

9ª etapa: 14/12 a 17/12 – São Paulo, Interlagos – 02 corridas

Fonte: FASP

A classificação final do Campeonato Paulista da OLD STOCK RACE, será obtida pelo sistema de pontos corridos podendo ter descartes. São três as classes de classificação:

1. Classe Geral, para todos os pilotos;
2. Classe Old Man, para pilotos de 55 anos e acima;
3. Classe Carropara o carro que somar maior número de pontos, somados sempre pelas duas provas.
Será declarado campeão aquele piloto/carro/equipe, que somar o maior número de pontos, com descarte de duas provas. O descarte só poderá ser feito em provas que o piloto tenha participado.

A pontuação da Old Stock Race:
Segue abaixo o critério de pontuação que será atribuída ao piloto conforme sua posição ao final de cada uma das provas.
 – 30,  – 28,  – 26,  – 24,  – 22,  – 20,  – 18,  – 16,  – 14, 10º – 12, 11º – 10, 12º – 09, 13º – 08, 14º – 07, 15º – 06, 16º – 05, 17º – 04, 18º – 03, 19º – 02, 20º – 01

Em todos os carros participantes em todas as categorias, será obrigatória a instalação de, no mínimo, uma câmera “on board” para coleta de imagens, durante os treinos livres, treinos classificatórios e prova. A câmera deverá ser instalada no Santo Antonio a direita do Piloto mostrando as mãos sobre a direção e mais as imagens dianteiras. Isso é parte integrante de documentação visual caso aja algum incidente.

O cofre que esconde os 300 e poucos do Opalão da Old Stock (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

 

Os Old Stock em preparativos nos boxes em Interlagos. Essa carenagem é o diferencial da Stock do início da categoria (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

httpss://youtu.be/2MIlJfnvDlc

Segura a “usina”, 300 hp para ser domados! (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

 

Boxes da Old Stock ao final das baterias #1 (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

 

Boxes da Old Stock ao final das baterias #2 (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

 

Boxes da Old Stock ao final das baterias #3 (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

 

Boxes da Old Stock ao final das baterias #4 (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

Temos um campeonato muito bonito e com fortes emoções. Parabéns aos idealizadores, George Lemonias, o Grego, ao lado do tetracampeão da Stock Car, Paulo Gomes, e do também piloto e artista plástico Paulo Solaris.

Paulo Soraris e Marcos Philippi #64 vencedor do final de semana (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

 

O pódio da Old Stock na classe geral (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

 

O pódio da Old Stock na classe Old Man (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

 

De olho na pista (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

 

Qualquer lugar serve de arquibancada, até a torre de cronometragem (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

 

Opala Caravan e opaleiros (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

 

Opala e opaleiros (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

 

Sou “Opala” !!!! (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

 

Criançada feliz #1 (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

 

Pilotos no meio da galera (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

 

Família GM (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

 

Mais Opalas (Foto: Divulgação/Andre Lemes)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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