OLD STOCK – OPALAS CARIOCAS

Old Stock-Uma visão de ontem e de hoje dos Opalões nas corridas!

Os Opalas cariocas no Autódromo de Jacarepaguá, em 1977. (Foto: Divulgação/Fernando La Roque)

Num ping rápido com o amigo carioca e ex-piloto Fernando de La Rocque foi mexer no baú de maldades históricas que ainda conseguimos preservar.

OPALA 25 – “Inscrito na Prova de reinauguração do – Festival da Velocidade – em 1977, várias provas aconteceram para marcar a inauguração da nova pista e instalações, em que pese que estivesse um calor insuportável e a grama ainda não tinha se enraizado nas áreas de escape, provocando violentas capotagens nos carros que saíram da pista. Devido a isto João Renha e seu co-piloto Adrian Hulsmeyer.

Ficaram com medo de fazer a classificação e chamaram o Pedro de La Rocque meu irmão para classificar o carro para eles, como você o conhecem, Saloma, o Pedro tem um queixo enorme, e na época usávamos capacete aberto, não deu outra os comissários de pista logo identificaram quem estava pilotando e o carro recebeu bandeira preta e foi desclassificado e o Pedro suspenso”.

OPALA 61 – “Estava inscrito pelo Pedro de La Rocque como piloto e eu Fernando como co-piloto, tinha certeza que não iria ser necessário eu pilotar, pois o Pedro deveria classificar e fazer a 1ª bateria e o carro não agüentariam a 2ª bateria, mas com a suspensão do Pedro, sobrou para eu fazer a classificação, não tinha nem entrado no carro, muito menos na pista e tinha três voltas para classificar, na 1ª testei a pista e parti para acelerar na 2ª, e num meio S depois do retão o Opala deu uma saída brava e lá fui eu para a área de escape, a roda traseira afundou na grama e o carro deu um 360º no ar caindo com as quatro rodas na grama, acabando ali a classificação”.

OPALA QUE SÓ APARECE O PARALAMA DIANTEIRO – “Na quinta feira que antecedeu a prova estava o Telmo Albuquerque na loja do Pedro e vendo colocar Santo Antônio no carro 61, então chegou o sogro do Paulo Júdice com este Opala SS com capota de vinil novinho, o mau caráter do Telmo propôs a ele trocar na sua Alfa TI, o sogro do Paulo disse que poderia, mas gostaria de passar o fim de semana com a Alfa e combinaram assim, na segunda feira se falavam, e foi embora com a Alfa”.

“O Telmo mandou tirar imediatamente o vinil que ficava do teto e colocar santo Antônio, e se inscreveu para a prova, não se classificou, teve que trocar a Alfa e mandou o Edielson Cardoso uma figura que existiu nos bastidores dos autódromos levarem o Opala para o Recife e vendê-lo com sendo um ex-carro do Paulão”.

Esse delicioso papo que batemos em terras cariocas agradece a Fernando de La Roque pela sua companhia e que venham outros.
Vale o registro na última prova do campeonato da categoria. em Interlagos, os Opalas da Old Stock, categoria iniciada em São Paulo e já desbravando o país com suas provas cheias de emoção e disputas acirradas. E digo mais, ela recria e traz para a atualidade o cenário que marcou uma época heróica, sem a tecnologia que está inserida atualmente nas baratas da Stock Car, como um museu em movimento contando em cada curva e retas, as puras histórias das disputas no braço tirando tinta da lata. Abaixo alguns que estavam no evento, e as corridas de 2018 serão mais disputadas com o Grid cheio!

Carros da categoria Old Stock em Interlagos, na última prova do campeonato. (Foto: Divulgação)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

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