MCR, PARA INGLÊS VER!

Nascido no Rio Grande do Sul, projetado e construído pelo engenheiro e piloto Luiz Fernando Cruz, um dos protótipos MCR, que você está habituado a ver nas competições nacionais, agora começa a vencer também no Exterior. No fim de semana, o MCR pilotado pelo inglês Chris Yarwood (foto) ganhou a categoria Sports 2000, em prova disputada no Autódromo de Silverstone. Outro dos protótipos, conduzido por Patrick Sherrington, ficou em terceiro. Hoje, há cinco protótipos disputando provas contra marcas tradicionais. Eles são feitos aqui (RS) e enviados para a Inglaterra, onde são montados pela equipe da própria fábrica gaúcha.
(reprodução/fonte: Zero Hora)
Saloma/João Cesar dos Santos-vice-administrador do FNVA

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

26 comentários em “MCR, PARA INGLÊS VER!

  • 9 de julho de 2009 em 15:20
    Permalink

    Caraca, que legal! Parabéns!
    Eu só não entendo porque não temos mais a saudosa Divisão 4, com seus Heve, Polar e muitos outros. Adoro os protótipos.
    Saudações!

    Resposta
  • 9 de julho de 2009 em 15:20
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    Caraca, que legal! Parabéns!
    Eu só não entendo porque não temos mais a saudosa Divisão 4, com seus Heve, Polar e muitos outros. Adoro os protótipos.
    Saudações!

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  • 9 de julho de 2009 em 20:04
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    Cronospeed – O Site da Velocidade do Kart ao Rally!
    TURISMO: Prototipo brasileiro MCR vence prova na Inglaterra
    Endurance
    Enviado por: Cronospeed
    Postado em:1/07/2009 19:05
    Um dos protótipos brasileiros MCR, pilotado pelo inglês Chris Yarwood, venceu no último domingo a prova em Silverstone, que faz parte do calendário da categoria Sports 2000 inglesa.
    Outro MCR, pilotado pela dupla Mike Jenvey e Patrick Sherrington completou o pódium em terceiro lugar.
    Os MCR são protótipos projetados pelo engenheiro brasileiro Luiz Fernando Cruz, especialmente para esta categoria. Já são cinco unidades competindo nesta tradicional categoria britânica, enfrentando outras marcas famosas como Lola, Van Diemen, Royale, Gunn, Tiga, etc. Todos utilizam motores Ford Duratec 2.0 com potência de 200HP, câmbio sequencial e pneus Yokohama. O peso minimo dos carros é de 500 Kg.
    Cinco unidades deste modelo já participam atualmente do campeonato, sendo que as tres primeiras unidades foram produzidas no Brasil. Atualmente, o piloto e construtor Clive Hayes, monta os carros desde a fabrica localizada em St. Davids, Pembrokshire, utilizando componentes ingleses e brasileiros.Chris Yarwood ocupa atualmente o segundo lugar no British Sports 2000 Championship.
    Texto e Foto:Divulgação Luiz Cruz
    Fonte: http://www.cronospeed.com.br/modules/news/article.php?storyid=32049

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  • 9 de julho de 2009 em 20:04
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    Cronospeed – O Site da Velocidade do Kart ao Rally!
    TURISMO: Prototipo brasileiro MCR vence prova na Inglaterra
    Endurance
    Enviado por: Cronospeed
    Postado em:1/07/2009 19:05
    Um dos protótipos brasileiros MCR, pilotado pelo inglês Chris Yarwood, venceu no último domingo a prova em Silverstone, que faz parte do calendário da categoria Sports 2000 inglesa.
    Outro MCR, pilotado pela dupla Mike Jenvey e Patrick Sherrington completou o pódium em terceiro lugar.
    Os MCR são protótipos projetados pelo engenheiro brasileiro Luiz Fernando Cruz, especialmente para esta categoria. Já são cinco unidades competindo nesta tradicional categoria britânica, enfrentando outras marcas famosas como Lola, Van Diemen, Royale, Gunn, Tiga, etc. Todos utilizam motores Ford Duratec 2.0 com potência de 200HP, câmbio sequencial e pneus Yokohama. O peso minimo dos carros é de 500 Kg.
    Cinco unidades deste modelo já participam atualmente do campeonato, sendo que as tres primeiras unidades foram produzidas no Brasil. Atualmente, o piloto e construtor Clive Hayes, monta os carros desde a fabrica localizada em St. Davids, Pembrokshire, utilizando componentes ingleses e brasileiros.Chris Yarwood ocupa atualmente o segundo lugar no British Sports 2000 Championship.
    Texto e Foto:Divulgação Luiz Cruz
    Fonte: http://www.cronospeed.com.br/modules/news/article.php?storyid=32049

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  • 9 de julho de 2009 em 20:11
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    João, nos enche de conteúdo…muito bom! Acho que agora não temos dúvida do sucesso da barata no “Velho Continente”…exportamos pilotos e estamos exportando carros vencedores! Isso nos enche de orgulho! Parabéns ao Luiz Fernando Cruz.

    Resposta
  • 9 de julho de 2009 em 20:11
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    João, nos enche de conteúdo…muito bom! Acho que agora não temos dúvida do sucesso da barata no “Velho Continente”…exportamos pilotos e estamos exportando carros vencedores! Isso nos enche de orgulho! Parabéns ao Luiz Fernando Cruz.

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  • 9 de julho de 2009 em 23:36
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    Saloma, talentos sempre tivemos, o que falta é incentivo. Esta postagem do João vem demonstrar isso. Se lembrarmos dos cobras que criaram diversas verdadeiras obras primas, não caberiam nesta página. Só para citar alguns:
    Rino Malzoni, de onde saiu o Malzoni, depois Puma;
    Amaral Gurgel,todos os carros Gurgel;
    Antonio Carlos Avallone, os famosos Avalone;
    Renato Peixoto, o Santa Matilde e o REPE;
    Ricardo Divila, que projetou o Coper Sucar, primeiro Fórmula 1 com o motor carenado;
    E, os que tiverem uma memória melhor que a minha, poderão citar outros cobras. Obrigado João, pela alegria proporcionada por essa grande notícia.

    Resposta
  • 9 de julho de 2009 em 23:36
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    Saloma, talentos sempre tivemos, o que falta é incentivo. Esta postagem do João vem demonstrar isso. Se lembrarmos dos cobras que criaram diversas verdadeiras obras primas, não caberiam nesta página. Só para citar alguns:
    Rino Malzoni, de onde saiu o Malzoni, depois Puma;
    Amaral Gurgel,todos os carros Gurgel;
    Antonio Carlos Avallone, os famosos Avalone;
    Renato Peixoto, o Santa Matilde e o REPE;
    Ricardo Divila, que projetou o Coper Sucar, primeiro Fórmula 1 com o motor carenado;
    E, os que tiverem uma memória melhor que a minha, poderão citar outros cobras. Obrigado João, pela alegria proporcionada por essa grande notícia.

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  • 9 de julho de 2009 em 23:55
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    Muito legal !!!

    Já sabia que o MCR estava por lá no forum do Nicodemo ,mas uma vitoria tão já ,é bom demais!!

    Uma pena é o contraste com a situação do endurance por aqui ,principalmente este ano que tá parecendo fim de festa .

    Resposta
  • 9 de julho de 2009 em 23:55
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    Muito legal !!!

    Já sabia que o MCR estava por lá no forum do Nicodemo ,mas uma vitoria tão já ,é bom demais!!

    Uma pena é o contraste com a situação do endurance por aqui ,principalmente este ano que tá parecendo fim de festa .

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  • 10 de julho de 2009 em 10:29
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    João Cesar,
    Existe (não se o carro ainda existe) um MCR equipado com motor Chevrolet V8 dos paulistas Aloysio Andrade Filho e Ciro Aliperti. Esse carro nasceu fechado (GT) depois foi convertido em spider.

    Saloma,
    Lá vai uma dica para uma boa matéria.
    Seria uma boa procurar saber algo sobre o MCR-Chevrolet V8 e divulgar alguma coisa aqui no boteco. Aproveite o embalo e procure saber o que foi feito daquele protótipo ZF-01 V8 de Paulo Bonifácio, que andou proporcionando belas disputas com o Audi TT/DTM do Xandy Negrão.
    O ZF-01 (spider) construído por Zeca Giaffone, tinha o chassi baseado nos protótipos americanos Riley-Scott (fechados) e foi equipado com motorização V8, Ford 351 e Chevrolet 350.

    Resposta
  • 10 de julho de 2009 em 10:29
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    João Cesar,
    Existe (não se o carro ainda existe) um MCR equipado com motor Chevrolet V8 dos paulistas Aloysio Andrade Filho e Ciro Aliperti. Esse carro nasceu fechado (GT) depois foi convertido em spider.

    Saloma,
    Lá vai uma dica para uma boa matéria.
    Seria uma boa procurar saber algo sobre o MCR-Chevrolet V8 e divulgar alguma coisa aqui no boteco. Aproveite o embalo e procure saber o que foi feito daquele protótipo ZF-01 V8 de Paulo Bonifácio, que andou proporcionando belas disputas com o Audi TT/DTM do Xandy Negrão.
    O ZF-01 (spider) construído por Zeca Giaffone, tinha o chassi baseado nos protótipos americanos Riley-Scott (fechados) e foi equipado com motorização V8, Ford 351 e Chevrolet 350.

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  • 10 de julho de 2009 em 22:23
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    Vicente, lembro desse MCR-v8 350, correu numa edição de 1000 milhas, pilotado pelo Juliano Moro, andava demais, fez pole (se não estou enganado) e estava em primeiro com muita diferença, quando quebrou do diferencial (salvo engano).
    Segundo o meu amigo Erlon, do http://www.fnva.com.br …: “Os MCR nao se prestam a motores pesados como o V8, pesam o rolling chassi uns 70 kg no máximo!:) O carro montado mal chega a 500 kg! 🙂 Houve o MCR GT1 com um Chevrolet 350. Foi usado aqui no sul pelo Luiz Fernando Cruz em algumas provas, depois vendido para uma equipe de São Paulo que o utiliza esporadicamente em algumas provas. É um protótipo grande, o pessoal chamava ele de Galaxie! 🙂 Tenho um amigo montando um MXR (evolucao do MCR) com motor Nissan V6.” …

    Resposta
  • 10 de julho de 2009 em 22:23
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    Vicente, lembro desse MCR-v8 350, correu numa edição de 1000 milhas, pilotado pelo Juliano Moro, andava demais, fez pole (se não estou enganado) e estava em primeiro com muita diferença, quando quebrou do diferencial (salvo engano).
    Segundo o meu amigo Erlon, do http://www.fnva.com.br …: “Os MCR nao se prestam a motores pesados como o V8, pesam o rolling chassi uns 70 kg no máximo!:) O carro montado mal chega a 500 kg! 🙂 Houve o MCR GT1 com um Chevrolet 350. Foi usado aqui no sul pelo Luiz Fernando Cruz em algumas provas, depois vendido para uma equipe de São Paulo que o utiliza esporadicamente em algumas provas. É um protótipo grande, o pessoal chamava ele de Galaxie! 🙂 Tenho um amigo montando um MXR (evolucao do MCR) com motor Nissan V6.” …

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  • 11 de julho de 2009 em 10:59
    Permalink

    João Cesar,
    Eu pensava que fora fabricado apenas 1 MCR-V8. Então existem 2 MCR-V8, o que foi pilotado pelo Juliano Moro e o GT que foi pilotado pelo Luiz Fernando Cruz.
    Não me lembro de MCR liderando 1000 Milhas e sim o ZF-01.
    Pelo que me lembro, o MCR dos paulistas Aloysio Andrade Filho e Ciro Aliperti é spider (branco) logo, de quem será atualmente o GT?
    Continuando, lembro-me de uma prova do tipo 500 Km em Interlagos, nada de 1000 Milhas, em que o MCR-V8 (Chevy 350) de Andrade/Aliperti fez a pole com um tempo abaixo de 1 min 40 s, liderou no início mas abandonou a prova por falha mecânica.
    Acho que falta um elo na corrente para matarmos essa charada.

    Resposta
  • 11 de julho de 2009 em 10:59
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    João Cesar,
    Eu pensava que fora fabricado apenas 1 MCR-V8. Então existem 2 MCR-V8, o que foi pilotado pelo Juliano Moro e o GT que foi pilotado pelo Luiz Fernando Cruz.
    Não me lembro de MCR liderando 1000 Milhas e sim o ZF-01.
    Pelo que me lembro, o MCR dos paulistas Aloysio Andrade Filho e Ciro Aliperti é spider (branco) logo, de quem será atualmente o GT?
    Continuando, lembro-me de uma prova do tipo 500 Km em Interlagos, nada de 1000 Milhas, em que o MCR-V8 (Chevy 350) de Andrade/Aliperti fez a pole com um tempo abaixo de 1 min 40 s, liderou no início mas abandonou a prova por falha mecânica.
    Acho que falta um elo na corrente para matarmos essa charada.

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  • 11 de julho de 2009 em 19:15
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    Vicente, eu não tenho certeza, mas lembro que cheguei a ver o começo da corrida na Band, posso estar fazendo confusão entre os carros e realmente só exista um v8 350, pois minha memória não é muito boa … Confio mais nas suas informações…

    Resposta
  • 11 de julho de 2009 em 19:15
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    Vicente, eu não tenho certeza, mas lembro que cheguei a ver o começo da corrida na Band, posso estar fazendo confusão entre os carros e realmente só exista um v8 350, pois minha memória não é muito boa … Confio mais nas suas informações…

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  • 11 de julho de 2009 em 21:51
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    João Cesar,
    O único meio seria alguém entarr em contato com a Metalmoro, fabricante do MCR, para dirimir essa dúvida. Sugiro que o dono do estbeleciomento saloma & Brimos o faça.

    Resposta
  • 11 de julho de 2009 em 21:51
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    João Cesar,
    O único meio seria alguém entarr em contato com a Metalmoro, fabricante do MCR, para dirimir essa dúvida. Sugiro que o dono do estbeleciomento saloma & Brimos o faça.

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