Mapa Hewland…

Para colaborar no assunto câmbios, “M”, a quem tivemos o prazer de papear no domingão no Café GP (e já chegou dizendo: “Lógico que agora a Ferrari vai ficar na moita. Mas o Hamilton só encostou pq o Raikonen estava c/ o pneu tras esq furado! Deu para ver bem quando rodou, antes dele parar na grama), mandou um mapa das caixas da Hewland, visando esclarecer dúvidas sobre o assunto! E como os dados são muitos e de difícil visão na telinha, é só pedir para ser enviado por e-mail que mandamos, estamos aí…
LS(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

10 comentários em “Mapa Hewland…

  • 7 de setembro de 2008 em 19:03
    Permalink

    Saloma, por favor não deixe de dividir essa preciosidade com o amigo aqui…

    Resposta
  • 7 de setembro de 2008 em 19:03
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    Saloma, por favor não deixe de dividir essa preciosidade com o amigo aqui…

    Resposta
  • 7 de setembro de 2008 em 23:56
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    Saloma, peguei o rascunho, e comparei com a planilha do excel que usávamos no cross… A coisa é isso!
    Paulo, isso junta, sacou?
    Vou contar, fugimos o Rodrigo e Eu.
    Pois imaginem nosso Grande Joaquim que hj. comemorou 30 anos de Casado, ali sentado “conversando” com o Mister “M”.
    Vou falar, o negócio é arrendarmos uma clínica e nos internamos, tipo terapia Automobilística!
    Sergio, tem algum spa etílico para arrendarmos?
    Saloma, é nós!

    Resposta
  • 7 de setembro de 2008 em 23:56
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    Saloma, peguei o rascunho, e comparei com a planilha do excel que usávamos no cross… A coisa é isso!
    Paulo, isso junta, sacou?
    Vou contar, fugimos o Rodrigo e Eu.
    Pois imaginem nosso Grande Joaquim que hj. comemorou 30 anos de Casado, ali sentado “conversando” com o Mister “M”.
    Vou falar, o negócio é arrendarmos uma clínica e nos internamos, tipo terapia Automobilística!
    Sergio, tem algum spa etílico para arrendarmos?
    Saloma, é nós!

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  • 8 de setembro de 2008 em 01:21
    Permalink

    Pessoal !
    Este mapa ou “ratio chart” que passei para o Saloma é um mero exemplo. Refere-se a cx Mk8/9, que é muito parecida com a do VW. Mas notem que as velocidades (eixo horizontal – pé da página) estão calculadas com o emprego de pneu de 1,00 m de diâmetro(absurdo) e diferencial 9:31, que não existe para cx VW.
    O site da Hewland disponibilizava um programinha em DOS, antigo mas eficiente, para calcular as relações mais apropriadas para o seu uso.
    Após o nosso papo de hoje, voltei ao site da Hewland e – grata surpresa – encontrei atualizado (ficou ótimo), com um novo programa capaz de gerar a “ratio-chart” online !
    Vejam: http://www.hewland-chart.com
    Para os VW maníacos:
    Escolha a opção Mk8/9 with Mk5 Ratios. Coloque o Final Drive (diferencial) 8/35, Tyre diameter 600 (um pneu 186/60-15 tem aprox. 60 cm de diâmetro). Se vc tem um motor alegre, mas não sabe o torque e potência real, coloque no Revs Bottom 4500, e no Revs Top: 6000. Por último escolha a opção KPH.
    É só apertar o botãozinho e tá lá o seu mapa, com várias opções de relações.
    Mas aí o voismicê vai olhar aquele monte de números e não vai entender nada !
    Explicando o gráfico:
    Na parte superior da página, estão as relações: de 12/38 a 27/24.
    Na margem esquerda está o RPM que especificamos, de 4500 a 6000.
    E na parte inferior, a velocidade, de 40 a 250 km/h
    Então, hipoteticamente, se o Voismicê usar uma 4ª. 27/24 e o seu motorzinho conseguir encher até os 6.000 rpm, o Fusca-bala vai estar a 247 km/h ! (nem em queda livre…).
    Para saber a velocidade alcançada a 5000 rpm, verifique onde a linha da 27/24 encontra o eixo horizontal dos 5000, baixe uma perpendicular até o eixo da velocidade, que vai cair um pouco acima dos 220 km/h. E ai por diante…
    Em ums caixa bem escalonada, quando se leva qq marcha até o RPM da maior potência, ao passar para a marcha seguinte, a rotação deve cair no RPM do maior torque.
    Agora vamos voltar a parte superior da página. Da esquerda para a direita, Voismicê vai encontrar as 5 1ª.s, que nesta caixa são integradas. Exemplo: O casal 12/38 tem a engrenagem menor (12) integrada ao eixo piloto. A engrenagem maior (38) é aplicada no entralhado do eixo principal (que é o pinhão) como as demais.
    Na “titia” caixa VW, além da 1ª. ser integrada, a 2ª. tb é ! As duas fazem parte da extensão do piloto.
    Se o Voismicê começou e entender o espírito da coisa, já percebeu que isto é “pobrema” !
    É até possível usinar o eixo, remover a 2ª. e fazer o entalhado, para usar um casal móvel.
    Mas na 1ª. não tem jeito ! Por ser forçosamente de diâmetro reduzido, não cabe a operação acima.
    Para trocar a 1ª. é necessário trocar o eixo inteiro.
    Fazer um casal de engrenagens hoje é fácil e barato. Mas fazer um eixo de primeira já é mais salgado.
    E é aí é que está o “pulo-do-gato” das caixas Hewland ou das clone Webster.
    Fora os eixos de 1ª., que não lembro quanto custam, Voismicê pode adquirir os demais casais de engrenagens para as Mk5, Mk8 ou Mk9, por US$70. E no eBay consegue usadinhas-quase-novas por US$20.
    Quem não entender alguma coisa, pode perguntar !
    Divirtam-se !

    Resposta
  • 8 de setembro de 2008 em 01:21
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    Pessoal !
    Este mapa ou “ratio chart” que passei para o Saloma é um mero exemplo. Refere-se a cx Mk8/9, que é muito parecida com a do VW. Mas notem que as velocidades (eixo horizontal – pé da página) estão calculadas com o emprego de pneu de 1,00 m de diâmetro(absurdo) e diferencial 9:31, que não existe para cx VW.
    O site da Hewland disponibilizava um programinha em DOS, antigo mas eficiente, para calcular as relações mais apropriadas para o seu uso.
    Após o nosso papo de hoje, voltei ao site da Hewland e – grata surpresa – encontrei atualizado (ficou ótimo), com um novo programa capaz de gerar a “ratio-chart” online !
    Vejam: http://www.hewland-chart.com
    Para os VW maníacos:
    Escolha a opção Mk8/9 with Mk5 Ratios. Coloque o Final Drive (diferencial) 8/35, Tyre diameter 600 (um pneu 186/60-15 tem aprox. 60 cm de diâmetro). Se vc tem um motor alegre, mas não sabe o torque e potência real, coloque no Revs Bottom 4500, e no Revs Top: 6000. Por último escolha a opção KPH.
    É só apertar o botãozinho e tá lá o seu mapa, com várias opções de relações.
    Mas aí o voismicê vai olhar aquele monte de números e não vai entender nada !
    Explicando o gráfico:
    Na parte superior da página, estão as relações: de 12/38 a 27/24.
    Na margem esquerda está o RPM que especificamos, de 4500 a 6000.
    E na parte inferior, a velocidade, de 40 a 250 km/h
    Então, hipoteticamente, se o Voismicê usar uma 4ª. 27/24 e o seu motorzinho conseguir encher até os 6.000 rpm, o Fusca-bala vai estar a 247 km/h ! (nem em queda livre…).
    Para saber a velocidade alcançada a 5000 rpm, verifique onde a linha da 27/24 encontra o eixo horizontal dos 5000, baixe uma perpendicular até o eixo da velocidade, que vai cair um pouco acima dos 220 km/h. E ai por diante…
    Em ums caixa bem escalonada, quando se leva qq marcha até o RPM da maior potência, ao passar para a marcha seguinte, a rotação deve cair no RPM do maior torque.
    Agora vamos voltar a parte superior da página. Da esquerda para a direita, Voismicê vai encontrar as 5 1ª.s, que nesta caixa são integradas. Exemplo: O casal 12/38 tem a engrenagem menor (12) integrada ao eixo piloto. A engrenagem maior (38) é aplicada no entralhado do eixo principal (que é o pinhão) como as demais.
    Na “titia” caixa VW, além da 1ª. ser integrada, a 2ª. tb é ! As duas fazem parte da extensão do piloto.
    Se o Voismicê começou e entender o espírito da coisa, já percebeu que isto é “pobrema” !
    É até possível usinar o eixo, remover a 2ª. e fazer o entalhado, para usar um casal móvel.
    Mas na 1ª. não tem jeito ! Por ser forçosamente de diâmetro reduzido, não cabe a operação acima.
    Para trocar a 1ª. é necessário trocar o eixo inteiro.
    Fazer um casal de engrenagens hoje é fácil e barato. Mas fazer um eixo de primeira já é mais salgado.
    E é aí é que está o “pulo-do-gato” das caixas Hewland ou das clone Webster.
    Fora os eixos de 1ª., que não lembro quanto custam, Voismicê pode adquirir os demais casais de engrenagens para as Mk5, Mk8 ou Mk9, por US$70. E no eBay consegue usadinhas-quase-novas por US$20.
    Quem não entender alguma coisa, pode perguntar !
    Divirtam-se !

    Resposta
  • 8 de setembro de 2008 em 08:00
    Permalink

    Saloma, manda para mim que eu acho que é o mesmo câmbio do Willys Gávea que o Roberto Nasser está restaurando.
    Jovino

    Resposta
  • 8 de setembro de 2008 em 08:00
    Permalink

    Saloma, manda para mim que eu acho que é o mesmo câmbio do Willys Gávea que o Roberto Nasser está restaurando.
    Jovino

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