LUIGI CIAI, PERDEMOS UM CAMPEÃO

Por Alvaro Alvim
Ser Campeão nem sempre significa ser o primeiro, chegar na frente, subir ao pódio. No esporte, como na vida, encontramos campeões em cada atividade, escondidos, desconhecidos do público.

O automobilismo carioca perdeu um de seus campeões, em 2010, mais precisamente em 2 de Julho. Aos 87 anos, mais da metade dedicados ao esporte-motor no Rio de Janeiro, morreu Luigi Ciai, o Ciai, como era conhecido, um romano-carioca, que por aqui aportou em 1958, vindo da Itália.

Motociclista em seu país, Ciai aqui chegou e foi trabalhar naquilo que mais sabia. Conhecedor de mecânica e de competições…
Luigi Ciai_Benelli
…Ciai passou à preparação de motocicletas, motonetas e carros para competições. Durante seus primeiros anos, por aqui, competiu nas motos.
Luigi Ciai_6 horas de Interlagos 1965_Moto Iso
Nos carros, trabalhou como preparador na Victori e outras equipes, como a de Murilo Piloto. Inúmeros pilotos, como o próprio Murilo, Fábio Crespi…
Luigi Ciai_Mario Olivetti
…Mario Olivetti e Jorge Cláudio Schuback, para citar alguns, tiveram suas carreiras, no automobilismo, ligadas a Luigi Ciai.
Luigi Ciai_Paulo Gomes
Como fazia há anos, Ciai esteve, em Abril deste ano, no Autódromo de Jacarepaguá, para ver corridas e rever velhos amigos. Já debilitado, faleceu no princípio do mês passado, lúcido e entusiasmado com o esporte ao qual dedicou sua vida. Ciai deixou Beth, sua esposa, e Beatrice, a Bia, sua filha.
Hoje, no Autódromo de Jacarepaguá, após o “briefing”, foi prestada uma homenagem à memória de Luigi Ciai pelos pilotos, chefes de equipe e dirigentes do automobilismo carioca.
Murilo Pilot_Jorge Schubak_Fabio Crespi
Após breves palavras de Murilo Piloto e as de um emocionado Jorge Cláudio Schuback, Bia Ciai, percorreu a pista de Jacarepaguá em uma Ferrari 360…
Bia Ciai_Luigi Ciai_Autódromo Rio
…dirigida pelo veterano piloto Uberto Molo. Da janela, durante o percurso, Beatrice espalhou as cinzas de seu pai pela pista, em uma tocante homenagem. Muitos carros, de pilotos e de membros de equipes, da FAERJ, do Rio Motor Club e de conhecidos da família Ciai, a seguiram em cortejo.
Por Alvaro Alvim
(reprodução/arq. Bia Ciai/https://www.velocidaderio.com/noticias/campeoes-que-se-v-o)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

12 comentários em “LUIGI CIAI, PERDEMOS UM CAMPEÃO

  • 10 de setembro de 2010 em 13:58
    Permalink

    Uau que cena bonita e comovente…

    Resposta
  • 10 de setembro de 2010 em 16:11
    Permalink

    Saloma, que bacana ver o Luigi e o Mario Olivetti de braços dados e felizes. O que será que estão recordando! Só Deus sabe.
    Jovino

    Resposta
  • 27 de setembro de 2010 em 22:58
    Permalink

    Saloma
    Na semana que ele faleceu estive fora e só soube depois.
    Após longos anos de falta de contato, nos encontramos no ano passado e ultimamente andávamos muito ligados. Vim aqui, vi a homenagem, mas me faltou coragem para escrever. Só hoje tomei coragem. E devo dizer que, apesar do esforço, as lágrimas teimaram em sair em profusão de meus olhos.
    Já estive pessoalmente com a Bia e expliquei a ela o motivo de não estar lá no dia.
    Bela e justíssima homenagem ao Ciai.

    Resposta
  • 30 de janeiro de 2011 em 20:16
    Permalink

    Tks Ana…pra isso que existe o nosso boteco, lembrando a galera de plantão que o “hoje” é reflexo do que aconteceu ontem…abs

    Resposta
  • 8 de março de 2011 em 18:08
    Permalink

    Salomão, estava navegando na internet e achei seu blog com a notícia sobre meu pai.
    Emocionada, agradeço o carinho.
    Fico feliz em ver todas as homenagens prestadas a ele, pois foi e sempre será um grande homem. Meu lindo e saudoso Luigi Ciai.
    Obrigada e um abraço.

    Resposta
  • 14 de setembro de 2011 em 08:43
    Permalink

    If a man does not make new acquaintances as he advances through life, he will soon find himself alone. A man should keep his friendships in constant repair.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights