LE MANS #5
Renato Pastro, atualiza a bagaça e manda vê nas 24 Hs Le Mans, 1966…imagens e legendas do próprio blogueiro de plantão, que as enviou numa organização britânica, atento aos assuntos e colaborador de primeira! Vamos lá…+ um videozinho!
Momento da largada, com os GT 40 nas primeiras posições…
Primeira volta da prova nos “esses” da Tertre Rouge após a passagem dos lideres temos o carro N° 9 de Phil Hill, USA e Joakim ‘Jo’ Bonnier, S em um Chaparral 2D – Chevrolet, V-8 (5364 cm³) da Prototype Class inscrito pela Chaparral Cars Inc.,USA que abandonaria na 9° hora da competição com problemas de gerador e bateria
Richie Ginther, USA e Pedro Rodriguez, MEX – North American Racing Team, USA #27 Ferrari 330 P3 Spyder, V-12 (3978cm³), Prototype Class. Abandonou com 11horas de prova devido a problemas na “gearbox”
Johnny Servoz-Gavin, França, Jean-Pierre Beltoise, França, – Matra Sports SARL, França, #41 Matra M620 – BRM, V-8 (1915cm³) , Prototype Clas Abandonou com 13h de prova devido a problemas na transmissão
***estréia da Equipe Matra em Le Mans
Günther Klass, D e Rolf Stommelen, D – Porsche System Engineering, D, #58 Porsche 906/6 Carrera 6, Flat 6 (1991cm³), Sport Class.
7° Lugar na Geral e Vencedor na Sport Class
Peter Gregg, USA e Sten Axelsson, S – Porsche System Engineering, D, #33 Porsche 906/6 Carrera 6, Flat 6 (1991cm3), Sport Class.
** apesar de ter completado as 24 horas da prova e realizado 321 voltas não foi classificado pois não cruzou a linha de chegado por quebra do balancim do comando de válvulas do motor, seria 8° colocado se não fosse o problema...
Masten Gregory, USA e Bob Bondurant, USA – North American Racing Team, USA, #18 Ferrari 365 P2 Long Tail “White Elephant”, V-12 (4390 cm³), Prototype Class.
Abandonou com 9 horas de prova com problemas de transmissão
Spartaco Dini, Itália e Ignazio Giunti, Itália – ASA, Itália, #61 ASA RB 613, 4 cilindros (1290 cm³), Prototype Class.
Abandonou com 8 horas de prova com problemas de transmissão (embreagem)
** Fábrica Milanesa (1962/1967)
Jacques Cheinisse, França e Roger Delageneste, França – Ecurie Savin-Calberson, França, #44 Alpine A 210 – Renault, 4 cilindros (1296 cm³), Prototype Class. 11° Lugar na Geral e 1° colocado na 8° Coupe Annuelle à l’indice Énergétique (Index of Thermal Efficiency)
** Rendimento Energético- Relação entre velocidade média, consumo de combustível e peso do veículo.
Lorenzo Bandini, Itália e Jean Guichet, França – SpA Ferrari SEFAC, Itália, #21 Ferrari 330 P3, V-12 (3978 cm³), Prototype Class.
Abandonou com 17 horas de prova com problemas de motor e transmissão
Jo Siffert, CH e Colin Davis, GB – Porsche System Engineering, D, #30 Porsche 906/6 Carrera 6 Langheck, Flat 6 (1991 cm³), Prototype Class. 4° Lugar na Classificação Geral, 1° Lugar nos Protótipos de 1601/2000 cm³ e também 1° Lugar no 20° Coupe Annuelle à L’indice de performance (Index of Performance)
Claude Ballot-Léna, França e Jean-Louis Marnat, França – Jean Louis Marnat & Cie, França, #50 Marcos Mini GT 2+2 – BMC, 4 cilindros (1287 cm³), Prototype Class. 15° Lugar na Classificação Geral
** Média na prova de 144 km/h
Mike Salmon, GB e David Hobbs, GB – Maranello Concessionaires, GB, #36 Ferrari Dino 206 S, V-6 (1986 cm³) Prototype Class. Abandonou na 3° hora da prova devido a ruptura do eixo de transmissão
Georges Heligouin, França e Jean ‘Johnny’ Rives, França – S.E.C. Automobiles C.D., França, #53 C.D. SP 66 – Peugeot 204, 4 cilindros (1130cm³), Prototype Class. Abandonou na 9° hora por acidente
André de Cortanze, França e Jean-Pierre Hanrioud, França – Société des Automobiles Alpine, França, #55 Alpine A 210 – Renault, 4 cilindros (1005 cm³) , Prototype Class. Abandonou na 20° hora por causa da bomba de água
Ken Miles, GB e Denis Hulme, NZ – Shelby American Inc., USA, #1 Ford GT40 Mk II, V-8 (6982 cm³) , Prototype Class. 2° Lugar na Geral
Bruce McLaren, NZ e Chris Amon, NZ – Shelby American Inc., USA, #2 Ford GT40 Mk II, V-8 (6982 cm³), Prototype Class. Vencedor do 34° Grand Prix d´Endurance les 24 Heures du Mans 1966 e também na Class Prototype Unlimeted
(reprodução/Automobile Histórique, Número 27, Junho 2003)
Saloma e Renato Pastro
Ótimo trabalho, fotos perfeitas dar para voltar no tempo!
Ótimo trabalho, fotos perfeitas dar para voltar no tempo!
Ótimo trabalho, fotos perfeitas dar para voltar no tempo!
Ótimo trabalho, fotos perfeitas dar para voltar no tempo!