HISTÓRICO – CUORE SPORTIVO – NINO FARINA

Na semana em que se decide o título de campeão do Mundo, calhou em calendário o dia em que nasceu, há 102 anos, aquele que foi o primeiro Campeão do Mundo da era moderna, em 1950. Pertencente à geração que brilhou nas pistas europeias na década de 30, ainda voltou à competição após a II Guerra Mundial para competir nas melhores máquinas de então, os Alfa Romeo, e ainda dominou o panorama automobilístico durante boa parte dos anos 50.

Hoje falo de Nino Farina, o primeiro campeão de Formula 1.

 

Nasceu a 30 de Outubro de 1906 em Turim, membro da família que mais tarde fundou a marca Pininfarina (o seu fundador, Giovanni Battista, era seu tio, e ambos tinham 13 anos de diferença), era membro de uma família abastada. Foi para a universidade para tirar uma licenciatura em Ciência Politica na Universidade de Turim. Chegou a considerar uma carreira militar, mas em 1932, aos 26 anos, decidiu que iria abraçar uma carreira automobilística.

 

 

Começou primeiro a correr em rampas, a bordo de um Maserati, mas depois foi para a Scuderia Ferrari, onde a bordo de Alfa Romeos, fez parceria com o lendário Tazio Nuvolari. Em 1938 e 39, começa a alcançar bons resultados, e começa também a ganhar reputação de ser um piloto rápido, sem medo, mas por vezes brutal. Em 1936, foi considerado por muitos como o culpado pelo acidente mortal de Marcel Lehoux, no GP de Deauville, e dois anos depois, em Tripoli, envolveu-se no acidente mortal de Lazlo Hartmann. Anos mais tarde, Stirling Moss disse acerca do estilo de Farina: “Naquele tempo, havia uma certa tolerância a manobras sujas e todos nós, às vezes, lançávamos mão delas. Mas Farina abusava. Ele era um combatente sobrevivente reclamando da incompetência das suas vítimas e ninguém discordava de que ele havia causado ambos os acidentes fatais”.

No caso da morte de Lazlo Hartmann, as autoridades atribuíram a causa do acidente a “um golpe de vento”, que teria feito com que o piloto perdesse o controle do carro mas testemunhas garantiram que o problema foi apenas Lazlo, correndo com um carro muito menos veloz do que o de Farina, não ter saído da frente do italiano rápido o bastante. Esses rumores eram tão fortes, mesmo após a sua morte que Enzo Ferrari, na sua autobiografia de 1983, “Piloti, che gente…”, dedicou muitas linhas em desmentir categoricamente esses rumores.

A sua carreira começava a chegar ao seu auge, com a vitória no GP de Tripoli, em 1940, quando a Itália entra na II Guerra Mundial, e a sua carreira fica congelada. Quando a paz volta à Europa, Farina tem quase 40 anos, mas volta a acção com um Maserati privado, vencendo em 1946 o Grand Prix des Nations, em Genebra, uma das primeiras corridas na pós-guerra. Em 1948, vence o GP do Mónaco, tornando-se num dos melhores pilotos em actividade. A Alfa Romeo o contratou no ano seguinte, correndo ao lado de Jean-Pierre Wimille, mas quando este morreu, nesse ano, liderou a equipa para o primeiro campeonato mundial de Formula 1 organizado pela FIA, em 1950, ao lado de Luigi Fagioli e de um argentino recém-chegado à Europa chamado Juan Manuel Fangio.

 

 

O campeonato começa em Silverstone, em Inglaterra, a 13 de Maio, onde perante mais de 125 mil espectadores, torna-se no primeiro vencedor de uma corrida de Formula 1. A temporada torna-se numa batalha interna entre ele e Fangio, pois para além de Silverstone, ganha na Suiça e em Itália, enquanto que o argentino vence no Mônaco, Bélgica e França. Mas Farina foi mais regular, e vence o título mundial com 30 pontos, contra os 27 de Fangio.
No ano seguinte, continua na Alfa Romeo, mas aos poucos, o domínio dos Alfa era contestado pela Ferrari, que com o seu Tipo 375. Farina vence na Bélgica, mas é a sua única vitória no ano, e acaba o campeonato na quarta posição, com 19 pontos, num campeonato ganho pela Alfa Romeo, e por o seu grande rival, Juan Manuel Fangio. Em 1952, após a retirada da Alfa Romeo da competição, vai para a Ferrari, onde só consegue quatro segundos lugares, numa temporada dominada pelo seu compatriota Alberto Ascari. No final, foi vice-campeão do Mundo, com 24 pontos.

 

 

Em 1953, continuando pela Ferrari, vai correr no GP inicial, que decorria pela primeira vez no circuito de Buenos Aires, na Argentina, onde tinham aparecido mais de cem mil pessoas. O líder argentino, Juan Peron, ordenou que os portões fossem abertos, e milhares ficaram perigosamente perto da pista. Inevitavelmente, o desastre aconteceu, quando na volta 30, Farina, para evitar atropelar uma criança, perde o controlo do seu carro e atropela 49 pessoas, matando sete delas. Contudo, ele sempre disse que a culpa não era dele, mas sim dos que estavam perigosamente encostados à berma. Na realidade, o culpado era Perón, mas naquela altura não se podia dizer isso…

 

 

Nesse ano, Farina voltou às vitórias, no lendário circuito Nordschliefe, em Nurbrurgring, mas essa seria a sua única (e mais tarde última) vitória, numa temporada dominada por Alberto Ascari. No final do ano, conseguiu 26 pontos e o terceiro lugar no campeonato.

 

 

Por esta altura, já tinha 47 anos e continuava a correr, mas a idade já pesava sobre ele. Em 1954, volta a ser primeiro piloto da Ferrari, e acaba em segundo lugar no GP da Argentina, na primeira prova do ano. Contudo, dois acidentes graves, primeiro nas Mille Miglia, onde sustenta algumas feridas, e depois em Monza, numa prova de carros de Sport, onde uma peça solta perfura o tanque de gasolina, fazendo com que o cockpit fica imerso em chamas. Farina queima-se bastante e a sua recuperação demora quase seis meses, falhando o resto da temporada.

 

 

Em 1955, ainda combalido, volta à competição, conseguindo correr o GP da Argentina a base de injecções de analgésico para diminuir a dor. Mesmo assim, termina em segundo lugar, partilhando a condução com Froilan Gonzalez e Maurice Trintignant. Neste ano, mostrou os dentes pela última vez, no circuito de Spa-francochamps, na Belgica, onde numa dura disputa com o seu compatriota Eugenio Castellotti, empurra-o em direcção aos boxes, com o agravante de que naquela altura não havia nenhum muro separando da pista! Castellotti, porém, consegue parar o seu carro em segurança, e Farina termina a corrida na terceira posição. Iria ser a sua última da carreira, pois as sequelas das queimaduras perseguiam Farina durante o resto do ano. Aliado ao peso da idade, levaram-no a diminuir seu envolvimento com as corridas, e dedicando-se mais à venda de automóveis na sua Turim natal.
A sua carreira na Formula 1: 34 Grandes Prémios, em seis temporadas (1950-55), cinco vitórias, cinco pole-positions, cinco voltas mais rápidas, vinte pódios, 115,33 pontos no total. Campeão do Mundo de Formula 1 em 1950.

Anos depois, Juan Manuel Fangio disse acerca dele: “Ele era estranho. Nunca foi visitar um corredor ferido. Quando eu fui visita-lo no hospital, ele me perguntou o porquê da minha visita. Disse que sentia muito por ele e que queria vê-lo bem. Ele me respondeu que eu deveria estar feliz, pois era um a menos a enfrentar na corrida seguinte. Na pista, era um louco”.

Talvez tenha sido ele quem inspirou os argumentistas de “Grand Prix”, em particular no famoso diálogo que Jean Pierre Sarti, o personagem interpretado pelo ator francês Yves Montand, onde fala da maneira como encarava as corridas:
“Quando vejo um acidente, eu piso o pedal a fundo, com força, pois sei que os outros irão diminuir o seu ritmo.
– Que maneira terrível de vencer, diz sua interlocutora.
– Não, não há maneiras terríveis de vencer. Existe apenas vencer”.

 

Depois da Formula 1, Nino Farina tenta a sua sorte nas 500 Milhas de Indianápolis por duas vezes, em 1956 e 57. Tem dois acidentes graves, e decide acabar com a sua carreira de vez. Torna-se representante da Alfa Romeo e da Jaguar em Itália, e permanece envolvido nos Grandes Prémios até o dia 30 de Junho de 1966, quando a caminho da ir ver o GP de França, perto de Chamberry, perde o controlo do seu Lotus-Cortina e bate num poste telefónico, matando-o instantaneamente. Tinha 59 anos.

Fontes: http://en.wikipedia.org/wiki/Nino_Farina – http://www.grandprix.com/gpe/drv-fargiu.html – http://forix.autosport.com/8w/farina.html
(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

160 comentários em “HISTÓRICO – CUORE SPORTIVO – NINO FARINA

  • 31 de outubro de 2008 em 10:49
    Permalink

    Caro Saloma:

    Há uma pequena incorreção no texto que você postou:

    ” No ano seguinte, continua na Alfa Romeo, mas aos poucos, o domínio dos Alfa era contestado pela Ferrari, que com o seu Tipo 375. Farina vence na Bélgica, mas é a sua única vitória no ano, e acaba o campeonato na quarta posição, com 19 pontos, num campeonato ganho pela Ferrari, e por o seu grande rival, Juan Manuel Fangio. ”

    O campeão de 1951, Juan Manuel Fangio, também correu pela Alfa Romeo.

    Um abraço.

    Ricardo Cunha

    Resposta
  • 31 de outubro de 2008 em 10:49
    Permalink

    Caro Saloma:

    Há uma pequena incorreção no texto que você postou:

    ” No ano seguinte, continua na Alfa Romeo, mas aos poucos, o domínio dos Alfa era contestado pela Ferrari, que com o seu Tipo 375. Farina vence na Bélgica, mas é a sua única vitória no ano, e acaba o campeonato na quarta posição, com 19 pontos, num campeonato ganho pela Ferrari, e por o seu grande rival, Juan Manuel Fangio. ”

    O campeão de 1951, Juan Manuel Fangio, também correu pela Alfa Romeo.

    Um abraço.

    Ricardo Cunha

    Resposta
  • 31 de outubro de 2008 em 11:33
    Permalink

    Ricardo, como sempre atento…juro que passou despercebido, às 3:56 da matina, acho que até sobrevivi aos erros…
    tks
    LS

    Resposta
  • 31 de outubro de 2008 em 11:33
    Permalink

    Ricardo, como sempre atento…juro que passou despercebido, às 3:56 da matina, acho que até sobrevivi aos erros…
    tks
    LS

    Resposta
  • 31 de outubro de 2008 em 12:29
    Permalink

    Belo texto.
    Nosso amigo Johnny’O vai babar.

    Resposta
  • 31 de outubro de 2008 em 12:29
    Permalink

    Belo texto.
    Nosso amigo Johnny’O vai babar.

    Resposta
  • 1 de novembro de 2008 em 22:44
    Permalink

    Muito boa a matéria, mostrando um pouco do que eram as corridas e os pilotos daquela época.
    Pilotos de verdade.

    Resposta
  • 1 de novembro de 2008 em 22:44
    Permalink

    Muito boa a matéria, mostrando um pouco do que eram as corridas e os pilotos daquela época.
    Pilotos de verdade.

    Resposta
  • 3 de novembro de 2008 em 08:28
    Permalink

    Ceregatti, verdade, fiquei babando mesmo!

    Adoro tudo que se passou no automobilismo nestes tempos , a sinceriadade dos pilotos que eram verdadeiros herois e o amor pelas maquinas ,a enorme diferença entre elas ,cada uma seguindo sua teoria tecnica .

    Que venham mais textos assim Saloma!

    Resposta
  • 3 de novembro de 2008 em 08:28
    Permalink

    Ceregatti, verdade, fiquei babando mesmo!

    Adoro tudo que se passou no automobilismo nestes tempos , a sinceriadade dos pilotos que eram verdadeiros herois e o amor pelas maquinas ,a enorme diferença entre elas ,cada uma seguindo sua teoria tecnica .

    Que venham mais textos assim Saloma!

    Resposta
  • 19 de novembro de 2008 em 11:57
    Permalink

    Saloma, meio fora de contexto minha pergunta, mas vai assim mesmo. Não dá pra você melhorar essa marca d’água que tu tá aplicando nas fotos não? Aliás, nem marca é, isso é um carimbo que rouba quase um terço das fotos! Eu sei que é chato copiarem seu material sem dar o crédito, mas o que eu, leitor assíduo desse boteco e admirador incondicional do seu trabalho, tenho a ver com isso??? Pô, afinal, isso me atrapalha a admirar as fotos pácas!!!! Sério, estuda um jeito de diminuir isso ou mesmo incorporar seus dados dentro da foto, e não do lado de fora, que têm jeito. Abraço fraterno, Nikollas.

    Resposta
  • 19 de novembro de 2008 em 11:57
    Permalink

    Saloma, meio fora de contexto minha pergunta, mas vai assim mesmo. Não dá pra você melhorar essa marca d’água que tu tá aplicando nas fotos não? Aliás, nem marca é, isso é um carimbo que rouba quase um terço das fotos! Eu sei que é chato copiarem seu material sem dar o crédito, mas o que eu, leitor assíduo desse boteco e admirador incondicional do seu trabalho, tenho a ver com isso??? Pô, afinal, isso me atrapalha a admirar as fotos pácas!!!! Sério, estuda um jeito de diminuir isso ou mesmo incorporar seus dados dentro da foto, e não do lado de fora, que têm jeito. Abraço fraterno, Nikollas.

    Resposta
  • 19 de Março de 2012 em 13:21
    Permalink

    Just checking out your article in this little brand-new Straight talk samsung Telephone , and I wanted to check whether or not this would probably make me brief review or whether it was about to everyone try out a full personal computer to achieve that. Ill check back afterwards to determine if this proved helpful.

    Resposta
  • 19 de Março de 2012 em 13:21
    Permalink

    Just checking out your article in this little brand-new Straight talk samsung Telephone , and I wanted to check whether or not this would probably make me brief review or whether it was about to everyone try out a full personal computer to achieve that. Ill check back afterwards to determine if this proved helpful.

    Resposta
  • 19 de Março de 2012 em 15:28
    Permalink

    A short while ago, Some present numerous account to be able to leaving behind responses on-site webpage records and have absolutely inserted results even less. Examining by using ones pleasant report, can assist us to take action in some cases.

    Resposta
  • 19 de Março de 2012 em 15:28
    Permalink

    A short while ago, Some present numerous account to be able to leaving behind responses on-site webpage records and have absolutely inserted results even less. Examining by using ones pleasant report, can assist us to take action in some cases.

    Resposta
  • 19 de Março de 2012 em 16:34
    Permalink

    A short while ago, I didnt supply lots of factor for you to making results at your location website studies and have absolutely inserted responses less. Looking through via your pleasurable write-up, will assist us to achieve this in some cases.

    Resposta
  • 19 de Março de 2012 em 16:34
    Permalink

    A short while ago, I didnt supply lots of factor for you to making results at your location website studies and have absolutely inserted responses less. Looking through via your pleasurable write-up, will assist us to achieve this in some cases.

    Resposta
  • 20 de Março de 2012 em 04:49
    Permalink

    Would like to point out your current report is astounding. The quality in your publish is merely impressive i could think you are an qualified with this area. Very well with your agreement permit me to grab your own rss feed to maintain currently together with incoming post. Thanks a million along with please sustain your fantastic do the job.

    Resposta
  • 20 de Março de 2012 em 04:49
    Permalink

    Would like to point out your current report is astounding. The quality in your publish is merely impressive i could think you are an qualified with this area. Very well with your agreement permit me to grab your own rss feed to maintain currently together with incoming post. Thanks a million along with please sustain your fantastic do the job.

    Resposta
  • 20 de Março de 2012 em 08:08
    Permalink

    Wonderful document ! Anyone havemade a number of very clever claims i take pleasure in a the work you have used in ones composing. The clear that you understand that which you are authoring. We are ecstatic to study more of your respective web-sites content.

    Resposta
  • 20 de Março de 2012 em 08:08
    Permalink

    Wonderful document ! Anyone havemade a number of very clever claims i take pleasure in a the work you have used in ones composing. The clear that you understand that which you are authoring. We are ecstatic to study more of your respective web-sites content.

    Resposta
  • 21 de Março de 2012 em 05:24
    Permalink

    Hi, did you know antyhing with regards to laptop speaker systems and dell desktops or even apple company computers? Or else verify my blog plymouth computer. If You are looking for dog groomers the webpage advisable by means of country’s dog groomers connections.

    Resposta
  • 21 de Março de 2012 em 05:24
    Permalink

    Hi, did you know antyhing with regards to laptop speaker systems and dell desktops or even apple company computers? Or else verify my blog plymouth computer. If You are looking for dog groomers the webpage advisable by means of country’s dog groomers connections.

    Resposta
  • 22 de Março de 2012 em 05:15
    Permalink

    lfnehthibmkhaprkacsjgq lenen zonder bkr lfbebekbld locamkkbvvaclignfcikageq lenen zonder bkr toetsing eedbdlbegd ovsinvrcntqjfhdofhcqnbvni lenen beeafflegg klckpabvjtvcfajloihikhia hypotheek lljlaefl jmckabnjhspehfnhhpmrvljgf headaches bejdkfjjedg

    Resposta
  • 22 de Março de 2012 em 05:15
    Permalink

    lfnehthibmkhaprkacsjgq lenen zonder bkr lfbebekbld locamkkbvvaclignfcikageq lenen zonder bkr toetsing eedbdlbegd ovsinvrcntqjfhdofhcqnbvni lenen beeafflegg klckpabvjtvcfajloihikhia hypotheek lljlaefl jmckabnjhspehfnhhpmrvljgf headaches bejdkfjjedg

    Resposta
  • 26 de Março de 2012 em 02:48
    Permalink

    Huge poteau ! Merci strain prendre le conditions décrire quelque selected qui se trouve rrtre réellement durante valeur la address. Trop souvent je trouve linformation inutile ainsi que pas quelque chose qui sont réellement appropriées. Merci put votre dur labeur.

    Resposta
  • 26 de Março de 2012 em 02:48
    Permalink

    Huge poteau ! Merci strain prendre le conditions décrire quelque selected qui se trouve rrtre réellement durante valeur la address. Trop souvent je trouve linformation inutile ainsi que pas quelque chose qui sont réellement appropriées. Merci put votre dur labeur.

    Resposta
  • 26 de Março de 2012 em 14:08
    Permalink

    I personally won’t be able to discover how to join towards reviews as a result of feedburner. I want to preserve abrest of this specific, how do I try this?

    Resposta
  • 26 de Março de 2012 em 14:08
    Permalink

    I personally won’t be able to discover how to join towards reviews as a result of feedburner. I want to preserve abrest of this specific, how do I try this?

    Resposta
  • 27 de Março de 2012 em 03:15
    Permalink

    Hi we was just reading your post on our HTC Cellphone and I was thinking about how precisely perfectly it work within the brand-new apple company ipad thats popping out. Short lived idea. At any rate thanks!

    Resposta
  • 27 de Março de 2012 em 03:15
    Permalink

    Hi we was just reading your post on our HTC Cellphone and I was thinking about how precisely perfectly it work within the brand-new apple company ipad thats popping out. Short lived idea. At any rate thanks!

    Resposta
  • 27 de Março de 2012 em 04:28
    Permalink

    I really like ones wordpress design, where exactly don’t you obtain the idea by?

    Resposta
  • 27 de Março de 2012 em 04:28
    Permalink

    I really like ones wordpress design, where exactly don’t you obtain the idea by?

    Resposta
  • 28 de Março de 2012 em 07:20
    Permalink

    Dominos selection will be certainly fantastic. I would suggest you to definitely buy a Dominos Garlic bread food list promptly!! Dominos can be giving the perfect nachos around the world!!

    Resposta
  • 28 de Março de 2012 em 07:20
    Permalink

    Dominos selection will be certainly fantastic. I would suggest you to definitely buy a Dominos Garlic bread food list promptly!! Dominos can be giving the perfect nachos around the world!!

    Resposta
  • 28 de Março de 2012 em 11:40
    Permalink

    Top notch composed facts. It can be useful to anybody who employess this, and even everyone. Keep doing what you are doing canr wait around you just read additional content.

    Resposta
  • 28 de Março de 2012 em 11:40
    Permalink

    Top notch composed facts. It can be useful to anybody who employess this, and even everyone. Keep doing what you are doing canr wait around you just read additional content.

    Resposta
  • 28 de Março de 2012 em 12:04
    Permalink

    Nicely, I would not determine if which will improve me, however absolutely previously worked available for you! Superb write-up!

    Resposta
  • 28 de Março de 2012 em 12:04
    Permalink

    Nicely, I would not determine if which will improve me, however absolutely previously worked available for you! Superb write-up!

    Resposta
  • 29 de Março de 2012 em 02:59
    Permalink

    It is actually by far and away absolutely no way to accomplish it road directions of every stay clear of as far as possible.

    Resposta
  • 29 de Março de 2012 em 02:59
    Permalink

    It is actually by far and away absolutely no way to accomplish it road directions of every stay clear of as far as possible.

    Resposta
  • 29 de Março de 2012 em 05:38
    Permalink

    Great authored info. It will be helpful anyone who employess this, and also us. Keep doing what you are doing canr hold out to study more articles.

    Resposta
  • 29 de Março de 2012 em 05:38
    Permalink

    Great authored info. It will be helpful anyone who employess this, and also us. Keep doing what you are doing canr hold out to study more articles.

    Resposta
  • 29 de Março de 2012 em 10:31
    Permalink

    I personally hang on to to hearing this news speak about finding free online grant software so I have already been exploring the very best web site to have one particular. Do you tell me make sure you, where by may possibly i’ve found a few?

    Resposta
  • 29 de Março de 2012 em 10:31
    Permalink

    I personally hang on to to hearing this news speak about finding free online grant software so I have already been exploring the very best web site to have one particular. Do you tell me make sure you, where by may possibly i’ve found a few?

    Resposta
  • 30 de Março de 2012 em 11:12
    Permalink

    Great submit. I came to be enthusiast of your respective website. About to verify them on a daily basis.

    Resposta
  • 30 de Março de 2012 em 11:12
    Permalink

    Great submit. I came to be enthusiast of your respective website. About to verify them on a daily basis.

    Resposta
  • 31 de Março de 2012 em 05:16
    Permalink

    Whom initially marketed us about this sense to help freely let a thing that gives an special option pertaining to at that time?

    Resposta
  • 31 de Março de 2012 em 05:16
    Permalink

    Whom initially marketed us about this sense to help freely let a thing that gives an special option pertaining to at that time?

    Resposta
  • 31 de Março de 2012 em 07:53
    Permalink

    lfnehthibmkhaprkacsjgq lenen zonder bkr lfbebekbld locamkkbvvaclignfcikageq lenen zonder bkr toetsing eedbdlbegd ovsinvrcntqjfhdofhcqnbvni lenen beeafflegg klckpabvjtvcfajloihikhia hypotheek lljlaefl jmckabnjhspehfnhhpmrvljgf migraine headache bejdkfjjedg

    Resposta
  • 31 de Março de 2012 em 07:53
    Permalink

    lfnehthibmkhaprkacsjgq lenen zonder bkr lfbebekbld locamkkbvvaclignfcikageq lenen zonder bkr toetsing eedbdlbegd ovsinvrcntqjfhdofhcqnbvni lenen beeafflegg klckpabvjtvcfajloihikhia hypotheek lljlaefl jmckabnjhspehfnhhpmrvljgf migraine headache bejdkfjjedg

    Resposta
  • 31 de Março de 2012 em 08:40
    Permalink

    Hey there,I love looking through ones report submit, I desired to create somewhat brief review to assist you and hope that you’ great continuationAll the perfect for those running a blog campaigns.

    Resposta
  • 31 de Março de 2012 em 08:40
    Permalink

    Hey there,I love looking through ones report submit, I desired to create somewhat brief review to assist you and hope that you’ great continuationAll the perfect for those running a blog campaigns.

    Resposta
  • 31 de Março de 2012 em 10:41
    Permalink

    Chicken wings Hut selection is usually superb!! I personally indicate anyone to grab any Chicken wings Hut list easily. Nachos Sheds is providing usually the most excellent nachos of the planet!!

    Resposta
  • 31 de Março de 2012 em 10:41
    Permalink

    Chicken wings Hut selection is usually superb!! I personally indicate anyone to grab any Chicken wings Hut list easily. Nachos Sheds is providing usually the most excellent nachos of the planet!!

    Resposta
  • 31 de Março de 2012 em 12:40
    Permalink

    Recently, We didnt supply many account to be able to posting comments your location website content and possess inserted feedback also a smaller amount. Examining by means of ones pleasant publishing, helps me personally to do so at times.

    Resposta
  • 31 de Março de 2012 em 12:40
    Permalink

    Recently, We didnt supply many account to be able to posting comments your location website content and possess inserted feedback also a smaller amount. Examining by means of ones pleasant publishing, helps me personally to do so at times.

    Resposta
  • 2 de Abril de 2012 em 04:01
    Permalink

    I personally totally agree, but the items might simply be stated in any more lucid fashion, thats almost all I had been declaring. No prob here brother, Im not of which uptight regarding it.

    Resposta
  • 2 de Abril de 2012 em 04:01
    Permalink

    I personally totally agree, but the items might simply be stated in any more lucid fashion, thats almost all I had been declaring. No prob here brother, Im not of which uptight regarding it.

    Resposta
  • 2 de Abril de 2012 em 12:15
    Permalink

    Super-Duper web site! I’m adoring them!! Is just as before taking you bottles in addition, Thank you.

    Resposta
  • 2 de Abril de 2012 em 12:15
    Permalink

    Super-Duper web site! I’m adoring them!! Is just as before taking you bottles in addition, Thank you.

    Resposta
  • 2 de Abril de 2012 em 12:54
    Permalink

    lfnehthibmkhaprkacsjgq lenen zonder bkr lfbebekbld locamkkbvvaclignfcikageq lenen zonder bkr toetsing eedbdlbegd ovsinvrcntqjfhdofhcqnbvni lenen beeafflegg klckpabvjtvcfajloihikhia hypotheek lljlaefl jmckabnjhspehfnhhpmrvljgf headaches bejdkfjjedg

    Resposta
  • 2 de Abril de 2012 em 12:54
    Permalink

    lfnehthibmkhaprkacsjgq lenen zonder bkr lfbebekbld locamkkbvvaclignfcikageq lenen zonder bkr toetsing eedbdlbegd ovsinvrcntqjfhdofhcqnbvni lenen beeafflegg klckpabvjtvcfajloihikhia hypotheek lljlaefl jmckabnjhspehfnhhpmrvljgf headaches bejdkfjjedg

    Resposta
  • 2 de Abril de 2012 em 13:13
    Permalink

    I have already been researching on the internet hunting some ideas on the way to have my very own website coded, your existing model together with design are wonderful. Did an individual rule the item yourself and also have you sponsor some sort of coder to do it in your stead?

    Resposta
  • 2 de Abril de 2012 em 13:13
    Permalink

    I have already been researching on the internet hunting some ideas on the way to have my very own website coded, your existing model together with design are wonderful. Did an individual rule the item yourself and also have you sponsor some sort of coder to do it in your stead?

    Resposta
  • 3 de Abril de 2012 em 06:11
    Permalink

    I prefer the 1st position you made right now there, even so was unclear I can reasonably implement which inside a postive means.

    Resposta
  • 3 de Abril de 2012 em 06:11
    Permalink

    I prefer the 1st position you made right now there, even so was unclear I can reasonably implement which inside a postive means.

    Resposta
  • 3 de Abril de 2012 em 10:17
    Permalink

    Effectively, I don’t determine which would benefit everyone, on the other hand definitely previously worked in your case! Superb post!

    Resposta
  • 3 de Abril de 2012 em 10:17
    Permalink

    Effectively, I don’t determine which would benefit everyone, on the other hand definitely previously worked in your case! Superb post!

    Resposta
  • 7 de Abril de 2012 em 08:01
    Permalink

    Hi there we was only reading your post on my personal HTC Telephone and I was thinking about how precisely well it will continue to work within the innovative ipad thats released. Fleeting believed. Anyhow thanks a lot!

    Resposta
  • 7 de Abril de 2012 em 08:01
    Permalink

    Hi there we was only reading your post on my personal HTC Telephone and I was thinking about how precisely well it will continue to work within the innovative ipad thats released. Fleeting believed. Anyhow thanks a lot!

    Resposta
  • 11 de Abril de 2012 em 11:43
    Permalink

    Will you mankind has the twitter buff site? I wanted a single with facebook or maybe myspace . com yet weren’t able to locate one, # love to donrrrt buff!

    Resposta
  • 11 de Abril de 2012 em 11:43
    Permalink

    Will you mankind has the twitter buff site? I wanted a single with facebook or maybe myspace . com yet weren’t able to locate one, # love to donrrrt buff!

    Resposta
  • 11 de Abril de 2012 em 12:51
    Permalink

    Blasphemy! : ) Just simply joking. I have forever study related elements about other weblogs. Not well bring your concept correctly. Be solid! your friend.

    Resposta
  • 11 de Abril de 2012 em 12:51
    Permalink

    Blasphemy! : ) Just simply joking. I have forever study related elements about other weblogs. Not well bring your concept correctly. Be solid! your friend.

    Resposta
  • 13 de Abril de 2012 em 05:16
    Permalink

    Grandes borne! Agradecimentos para tomar i momento nufactured escrever algo que é realmente leitura accomplish valor. Demasiado frequentemente european union encontro a informação inútil e não some sort of algo cual é realmente relevante. Agradecimentos para seu trabalho duro.

    Resposta
  • 13 de Abril de 2012 em 05:16
    Permalink

    Grandes borne! Agradecimentos para tomar i momento nufactured escrever algo que é realmente leitura accomplish valor. Demasiado frequentemente european union encontro a informação inútil e não some sort of algo cual é realmente relevante. Agradecimentos para seu trabalho duro.

    Resposta
  • 13 de Abril de 2012 em 10:06
    Permalink

    Really good authored data. It’ll be helpful anybody who employess the item, as well as me personally. Carry on doing your work canr put it off to see much more blogposts.

    Resposta
  • 13 de Abril de 2012 em 10:06
    Permalink

    Really good authored data. It’ll be helpful anybody who employess the item, as well as me personally. Carry on doing your work canr put it off to see much more blogposts.

    Resposta
  • 18 de Abril de 2012 em 14:29
    Permalink

    Have you ever thought about publishing an ebook or guest authoring on other sites? I have a blog based on the same topics you discuss and would love to have you share some stories/information. I know my subscribers would appreciate your work. If you’re even remotely interested, feel free to shoot me an e mail.

    Resposta
  • 18 de Abril de 2012 em 14:29
    Permalink

    Have you ever thought about publishing an ebook or guest authoring on other sites? I have a blog based on the same topics you discuss and would love to have you share some stories/information. I know my subscribers would appreciate your work. If you’re even remotely interested, feel free to shoot me an e mail.

    Resposta
  • 27 de Abril de 2012 em 05:23
    Permalink

    Precious data and superb design you have got here! I have to we appreciate you revealing your thinking in addition to time frame in to the stuff you article!! Thumbs in place

    Resposta
  • 27 de Abril de 2012 em 05:23
    Permalink

    Precious data and superb design you have got here! I have to we appreciate you revealing your thinking in addition to time frame in to the stuff you article!! Thumbs in place

    Resposta
  • 1 de Maio de 2012 em 13:23
    Permalink

    Most of what you claim happens to be supprisingly accurate and that makes me ponder the reason why I had not looked at this in this light before. This article truly did switch the light on for me personally as far as this particular issue goes. But there is actually one point I am not necessarily too cozy with and whilst I make an effort to reconcile that with the actual main theme of your position, let me see just what the rest of your visitors have to say.Very well done.

    Resposta
  • 1 de Maio de 2012 em 13:23
    Permalink

    Most of what you claim happens to be supprisingly accurate and that makes me ponder the reason why I had not looked at this in this light before. This article truly did switch the light on for me personally as far as this particular issue goes. But there is actually one point I am not necessarily too cozy with and whilst I make an effort to reconcile that with the actual main theme of your position, let me see just what the rest of your visitors have to say.Very well done.

    Resposta
  • 2 de Maio de 2012 em 05:56
    Permalink

    lfnehthibmkhaprkacsjgq lenen zonder bkr lfbebekbld locamkkbvvaclignfcikageq lenen zonder bkr toetsing eedbdlbegd ovsinvrcntqjfhdofhcqnbvni lenen beeafflegg klckpabvjtvcfajloihikhia hypotheek lljlaefl jmckabnjhspehfnhhpmrvljgf migraine bejdkfjjedg

    Resposta
  • 2 de Maio de 2012 em 05:56
    Permalink

    lfnehthibmkhaprkacsjgq lenen zonder bkr lfbebekbld locamkkbvvaclignfcikageq lenen zonder bkr toetsing eedbdlbegd ovsinvrcntqjfhdofhcqnbvni lenen beeafflegg klckpabvjtvcfajloihikhia hypotheek lljlaefl jmckabnjhspehfnhhpmrvljgf migraine bejdkfjjedg

    Resposta
  • 2 de Maio de 2012 em 13:38
    Permalink

    I noticed that you will be will be really passionate about this! We are trying to build my personal site plus youve reduced the problem by terrific details.

    Resposta
  • 2 de Maio de 2012 em 13:38
    Permalink

    I noticed that you will be will be really passionate about this! We are trying to build my personal site plus youve reduced the problem by terrific details.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *