GTOPEN – DUPLA BRASUCA ALLAM KHODAIR E MARCELO HAHN VENCEM DE PONTA A PONTA EM HUNGARORING

Um final de semana histórico para Allam Khodair e Marcelo Hahn em Hungaroring, na Hungria. A dupla que conta com patrocínio da Blau Farmacêutica e compete na GT Open a bordo de uma Mercedes AMG GT3 conquistou de ponta a ponta a vitória da quarta etapa do campeonato 2018, disputada no circuito de Hungaroring. Esta foi a primeira vez que um time da categoria PROAM chegou ao degrau mais alto do pódio, superando inclusive as parcerias que são formadas somente por pilotos profissionais.

 

Foto divulgação / GT Open

 

A pole conquistada, com 13 carros dentro do mesmo segundo, por Allam Khodair, no Drivex Mercedes em dupla com Marcelo Hahn, no tempo de 1.42.316. O brasileiro lutou intensamente com Rik Breukers (Imperiale Lambo) na parte decisiva da sessão, para eventualmente bater o jovem holandês por 196 milésimos. “Estou muito feliz pelo time e simplesmente amo essa pista, com suas seções rápidas e lentas, e seus altos e baixos” , disse Allam.

 

Pole na corrida 2 de Allam Kodair em dupla com Marcelo Hahn  Foto duvulgação / GT Open

 

A segunda fila foi para Daniel Serra, na vencedora Luzich Ferrari da corrida 1, e para o Teo Martin BMW de Fran Rueda. Na terceira fila, Alessandro Pier Guidi (Luzich Ferrari) e Fernando Rees (Ombra Lambo). Confirmando a excelente manhã dos pilotos brasileiros, Thiago Marques (Teo Martin BMW) conquistou a pole em Am, onde o MS / HTP Mercedes sofreu problemas técnicos e o Olimp Audi de Stanislaw Jedlinski não aproveitou a pista. A segunda melhor Mercedes AMG GT3 do grid foi a do pentacampeão da Stock Car Cacá Bueno, que marcou 1min43s606 e saiu da 18a colocação.

 

Drivex School ESP – Caca Bueno e Ricardo Baptista Mercedes AMG GT3 cat PROAM  Foto divulgação/GT Open

 

Allam Khodair e Marcelo Hahn fizeram sua primeira vitória “overall”  na Corrida 2 em Hungaroring, ao volante do Drivex Mercedes AMG. A dupla brasileira da Pro-Am dominou literalmente a corrida, com Khodair saindo na pole position e liderando durante todo o primeiro turno, e Hahn mantendo tudo sob controle no segundo turno, para vencer os Lambo Huracans de Rik Breukers – Riccardo Agostini (Imperiale Racing) e Edoardo Liberati-Kang Ling (VSR).

 

Imperiale Racing – Riccardo Agostini e Rik Breukers – Lamborghini Huracan GT3 cat PRO  Foto divulgação GT Open

 

Vincenzo Sospiri Racing – Edoardo Liberati e Kang Ling – Lamborghini Huracan GT3 cat PRO  Foto GT Open

 

O sucesso coloca Marcelo Hahn na  posição na classificação Pro-Am, onde o líder de classe Ramos-Crestani (Lazarus Lambo) conquistou alguns pontos úteis. A situação é inalterada no topo da classificação geral, já que os dois principais candidatos não estavam entre os primeiros. Mikkel Mac (Luzich Racing Ferrari) teve que abandonar e o Teo Martín BMW de Fran Rueda-Andrés Saravia terminou em  . PierGuidi e Rueda tiveram um contato nas voltas iniciais. Dez pontos separe agora os dois primeiros. Giulio Borlenghi e Andrzej Lewandowski (VSR Lambo) conquistaram o terceiro triunfo da temporada, ampliando a liderança na classificação.

 

Corrida

No início, Khodair mantém a vantagem, enquanto Serra passa por Breukers na curva 1, apenas para entrar em contato mais tarde, tendo que deixar Pier Guidi e Rueda passarem. Liberati é o à frente de Ellis, Di Amato, Giammaria e Perel, enquanto Mikulasko atinge Marques no final da primeira volta.

 

Luzich Racing USA – Marco Cioc e Daniel Serra – Ferrari 488 GT3 cat PRO  Foto divulgação/GT Open

 

 

Na 2ª volta, Costantini, após uma aparente falha mecânica, colide com Jedlinski. O safety-car entra, o que elimina a vantagem de 2 a 7 seg que Khodair já havia construído. Cipriani também está nos boxes com dano na frente.

 

Daiko Lazarus Racing – Toby Sowery – Giuseppe Cipriani – Lamborghini Huracan GT3 cat PROAM Foto divulgação/GT Open

 

Na volta 5, a corrida volta com grande luta entre Rueda e Serra pelo P4, à frente de Liberati e Ellis. Di Amato e Giammaria entram em contato, com o RS Ferrari perdendo algumas posições. Khodair se afasta novamente na frente de Breukers, com Pier Guidi em terceiro, enquanto Beirão abandona nos boxes.

 

Duelo pelo quarto lugar entre Serra – Ferrari 488 GT3 e Rueda – BMW M6 GT3 Foto divulgação GT Open

 

A troca de pilotos começa na volta 13; depois de todos os pit stops, Hahn lidera com 11,5 segundos sobre Agostini, que lidera um grupo compacto incluindo Ling, Liang, Fioravanti, Mul e Saravia. Mais Wilkinson, West e Liusowski, enquanto Borlenghi lidera na Am. Pouco depois, Fioravanti e Mul passam por Liang, enquanto a Luzich Frrari #51 recebe um drive-through por uma infração anterior durante o procedimento de reinício. Há também um drive-through para os dois Lazarus Lambos e o Mercedes SPS por ultrapassar no amarelo. Mac abandona na volta 25, com um escapamento danificado resultante do contato no início. Uma volta depois, Saravia e West passam por Liang.

 

Ombra Racing – Fernando Rees e Damiano Fioravanti – Lamborghini Huracan GT3  Foto divulfação GT Open

 

As últimas voltas são emocionantes, pois Agostini reduz a diferença de Hahn, mas ele não estará em condições de atacá-lo, e o brasileiro vence a corrida. Ling fica em terceiro, à frente de Fioravanti, Mul, Saravia, West e Liang, que resiste ao ataque de Lisowski, com Wilkinson completando o top 10. Borlenghi leva a classe Am à frente de Coimbra e Konrad.

 

Equipe Blau Motorsport vence em Hungaroring na GT Open Corrida 2  Foto divulgação/GT Open

 

Pódio PROAM de Allam Kohdair e Marcelo Hahn, com West/Rugolo (Ferrari 488) ficando em segundo e Liang/Gimmaria (Lamborghini Huracan) terminando em terceiro  Foto divulgação/GT Open

 

Pódio PRO de Allam Kohdair e Marcelo Hahn. A dupla brasileira dividiu o pódio na categoria geral com Agostini/Breukers, segundo colocados, e Liberati/Ling, que ficaram em terceiro. Ambas a bordo de uma Lamborghini Huracan  Foto divulgação/GT Open

 

 

Os Top 10 na geral da corrida 2

1  #16 – Marcelo Hahn-Allam Khodair-Mercedes AMG GT3 PROAM
2  #25 – Riccardo Agostini-Rik Breukers-Lamborghini Huracan GT3 PRO
3  #6 – Edoardo Liberati-Kang Ling-Lamborghini Huracan GT3 PRO
4  #12 – Fernando Rees-Damiano Fioravanti-Lamborghini Huracan GT3 PRO
5  #63 – Giovanni Venturini-Jeroen Mul-Lamborghini Huracan GT3 PRO
6  #47 – Teo Martín-Fran Rueda-Andrés Saravia GTM Silver BMW M6 GT3 PRO
7  #71 – Alexander West-Michele Rugolo-Ferrari 488 GT3 PROAM
8  #19 – Jiatong Liang-Raffaele Giammaria-Lamborghini Huracan GT3 PROAM
9 # 77 – Marcin Jedlinski-Mateusz Lisowski-Audi R8 LMS PROAM
10 #96 – Bradley Ellis-Oliver Wilkinson -Audi R8 LMS PROAM

 

A próxima etapa do campeonato está marcada para os dias 01 e 02 de setembro, em Silverstone, na Inglaterra.

 

 

Full Race-International GTOpen 2018 Corrida 2-Hungaroring

 

(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *