GP DOS "D"IFUSORES #2009 – PARIS (adiado)

E não foi pela situação climática…é que os “homens” da távola da FIA, não se pronunciaram oficialmente no Tribunal da FIA reunido em Paris. Nem vai haver, hoje, 3ª feira. A corte de apelação da FIA adiou para quarta-feira, tudo indica, a decisão.
Durante a manhã membros da Ferrari, Renault, BMW e Red Bull, por um lado, e da Brawn GP, Toyota e Williams, por outro, defenderam as suas posições.

Renault e Ferrari garantem que a FIA vai considerar difusores ilegais. Ross Brawn confia que bom senso vai prevalecer para vingar a ideia do novo difusor…

O advogado da Renault, Andrew Ford, assegurou que a equipa tem pronto um difusor “double decker” idêntico ao usado pelas equipas e levadas ao tribunal, mas que não o usaram ainda na pista porque sabem que ele não será aprovado. “A FIA já disse que o difusor é ilegal. Por isso, foi abandonado por nós”, afirmou Andrew Ford.
O responsável pela exposição da Ferrari, Nigel Tozzi, afirmou também que “Todos sabem que perante o vazio na lei, não se pode deixar que o jogo de palavras e a sua interpretação derrubem o verdadeiro propósito do regulamento”. O homem da Ferrari na sua exposição a atitude de Ross Brawn a de alguém “prepotente e de suprema arrogância”.
Há ainda uma questão paralela na decisão da FIA. Se os pontos retirados à Brawn, Williams e Toyota vão ser anulados incluindo, claro, as 2 vitórias de Jenson Button. Na prática, isso será difícil pois seria dar o dito por não dito perante uma decisão da própria federação e da sua comissão técnica que permitiu que as equipas corressem até aqui com o “double decker”.
Se todos os pontos fossem anulados, então Fernando Alonso terá ganho o GP da Austrália e Nick Heidfeld terá ganho o GP da Malásia.
E se assim for, o líder do mundial é FERNANDO ALONSO. E a líder do mundial de construtores,huaaaaaaaaaa….a TORO ROSSO.

O mundial de pilotos estaria assim:

Piloto-Equipe-Pontos
Fernando Alonso-Renault-11,5
Nick Heidfeld-BMW Sauber-9
Sebastien Buemi-Toro Rosso-Ferrari-8
Sebastien Bourdais-Toro Rosso-Ferrari-8
Mark Webber-Red Bull-6

O mundial de construtores ficaria assim…

Equipe-Pontos
Toro Rosso-Ferrari-16
Renault-12,5
BMW-9
Red Bull-7
(reprodução/Fonte:RTP-Jorge Alexandre Lopes)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

22 comentários em “GP DOS "D"IFUSORES #2009 – PARIS (adiado)

  • 14 de abril de 2009 em 14:50
    Permalink

    Admiro F1 com toda a grana envolvida (tv, patrocinadores, autódromos caríssimos, publico gigantesco, muita tecnologia das fábricas, etc.) não ter uma comissão habilitada para desclassificar um piloto ou automóvel, NA PRÓPRIA CORRIDA. Chega a ser uma piadinha de mau gosto.

    Sinceramente, se aquela peça da Brawn for julgada ilegal após duas corridas, será o retrato dessa conjuntura decadente que administra a F1 atual, e que vai continuar vacilando futuramente, é questão de tempo. Os caras estão falando desse difusor desde os treinos em Barcelona!!!

    Afinal, os carros foram ou não foram vistoriados???

    Resposta
  • 14 de abril de 2009 em 14:50
    Permalink

    Admiro F1 com toda a grana envolvida (tv, patrocinadores, autódromos caríssimos, publico gigantesco, muita tecnologia das fábricas, etc.) não ter uma comissão habilitada para desclassificar um piloto ou automóvel, NA PRÓPRIA CORRIDA. Chega a ser uma piadinha de mau gosto.

    Sinceramente, se aquela peça da Brawn for julgada ilegal após duas corridas, será o retrato dessa conjuntura decadente que administra a F1 atual, e que vai continuar vacilando futuramente, é questão de tempo. Os caras estão falando desse difusor desde os treinos em Barcelona!!!

    Afinal, os carros foram ou não foram vistoriados???

    Resposta
  • 14 de abril de 2009 em 14:57
    Permalink

    pelo o que entendi, o problema refere-se à canalização de ar ao redor do radiador em direção ao difusor, aumentando o volume de ar e consequentemente a pressão.

    Resposta
  • 14 de abril de 2009 em 14:57
    Permalink

    pelo o que entendi, o problema refere-se à canalização de ar ao redor do radiador em direção ao difusor, aumentando o volume de ar e consequentemente a pressão.

    Resposta
  • 14 de abril de 2009 em 15:12
    Permalink

    Até agora não vi nem fotos do polêmico difusor.
    Eu torço para que ele continue e acho que a decisão da FIA vai ser neste rumo mesmo, pois todas as equipes já devem ter eles e seria muito mais justo e interessante para o campeonato que eles sejam aprovados, assim, com todo o poderia financeiro que Ferrari e Maclarem têm logo estariam equilibrando as forças e teríamos um campeonato muito mais interessante.
    Outra, não acredito que o difusor faça uma diferença tão grande assim, pois a Red Bull andou muito bem na primeira prova sem o tal do difusor e na segunda a Willians só perdeu a prova por causa da chuva (que virou uma loteria), pois o Rosberg já tinha despachado todo mundo.
    Jovino

    Resposta
  • 14 de abril de 2009 em 15:12
    Permalink

    Até agora não vi nem fotos do polêmico difusor.
    Eu torço para que ele continue e acho que a decisão da FIA vai ser neste rumo mesmo, pois todas as equipes já devem ter eles e seria muito mais justo e interessante para o campeonato que eles sejam aprovados, assim, com todo o poderia financeiro que Ferrari e Maclarem têm logo estariam equilibrando as forças e teríamos um campeonato muito mais interessante.
    Outra, não acredito que o difusor faça uma diferença tão grande assim, pois a Red Bull andou muito bem na primeira prova sem o tal do difusor e na segunda a Willians só perdeu a prova por causa da chuva (que virou uma loteria), pois o Rosberg já tinha despachado todo mundo.
    Jovino

    Resposta
  • 14 de abril de 2009 em 15:26
    Permalink

    A igualdade de equipamento, se houver, só vai começar no GP da Espanha. Mesmo porque tem equipes que estão dando uma de morto, como a McLaren, que está passando por um crise de identidade, que acho que teremos surpresas mais para frente…

    Resposta
  • 14 de abril de 2009 em 15:26
    Permalink

    A igualdade de equipamento, se houver, só vai começar no GP da Espanha. Mesmo porque tem equipes que estão dando uma de morto, como a McLaren, que está passando por um crise de identidade, que acho que teremos surpresas mais para frente…

    Resposta
  • 14 de abril de 2009 em 15:35
    Permalink

    A posição da TSD (Turma dos Sem Difusor) não passa de uma espalhafatosa assunção de incompetencia explícita. Os difusores da TCD (Turma com Difusor) jáforam considerados legais e só não o foram oficilamente porque capitaneadas pela mais imcompetente (leia-se) Ferrari, ainda encontram-se fazendo a maldita “política” ao invés de se debruçarem nas pranchetas e acharaem a solução.

    A decisão que poderá condenar os difusores seria mais uma manobra política e tão risível quanto a de tirar os pontos obtidos pelas equipes nas primeiras provas.

    Resposta
  • 14 de abril de 2009 em 15:35
    Permalink

    A posição da TSD (Turma dos Sem Difusor) não passa de uma espalhafatosa assunção de incompetencia explícita. Os difusores da TCD (Turma com Difusor) jáforam considerados legais e só não o foram oficilamente porque capitaneadas pela mais imcompetente (leia-se) Ferrari, ainda encontram-se fazendo a maldita “política” ao invés de se debruçarem nas pranchetas e acharaem a solução.

    A decisão que poderá condenar os difusores seria mais uma manobra política e tão risível quanto a de tirar os pontos obtidos pelas equipes nas primeiras provas.

    Resposta
  • 14 de abril de 2009 em 16:53
    Permalink

    Apesar de Ferrarista de primeira hora, reconheço que a Ferrari, nesta, chutou o balde errado.
    O que faltou foi competencia, mais uma vez, na leitura do regulamento.
    O pessoal está tão condicionado a ler eletronicamente e achar que computador resolve tudo, se esqueceram que o que funciona é o cerebro criativo do bicho homem que escreve o programa pra máquina funcionar.
    Se considerarem a genialidade de quem desenhou o difusor, dentro do regulamento, como peça ilegal, estarão assinando um atestado de absoluta burrice e dando tiros em todos os pés (quadrúpede tem quatro patas né?).
    Aí amigo, Formula 1 já era.. Acaba-se com o automobilismo.

    Resposta
  • 14 de abril de 2009 em 16:53
    Permalink

    Apesar de Ferrarista de primeira hora, reconheço que a Ferrari, nesta, chutou o balde errado.
    O que faltou foi competencia, mais uma vez, na leitura do regulamento.
    O pessoal está tão condicionado a ler eletronicamente e achar que computador resolve tudo, se esqueceram que o que funciona é o cerebro criativo do bicho homem que escreve o programa pra máquina funcionar.
    Se considerarem a genialidade de quem desenhou o difusor, dentro do regulamento, como peça ilegal, estarão assinando um atestado de absoluta burrice e dando tiros em todos os pés (quadrúpede tem quatro patas né?).
    Aí amigo, Formula 1 já era.. Acaba-se com o automobilismo.

    Resposta
  • 14 de abril de 2009 em 17:16
    Permalink

    Complementando pois não havia lido o primeiro post.
    Vc lembrou bem. O genial Colin Chapman, talvez seja o precursor da época de ouro na criatividade da F 1. Seguiram-se outros sim, Ken Tyrrel o proprio Willians (caramba, esqueci o primeiro nome), enfim, e outros engenheiros que com perfeita sintonia com os pilotos (vale lembrar do Piquet (aquele), produziam soluções luminosas às pencas.
    Com o Tio Bernie, conseguiu-se ajeitar o lado comercial e de introdução da eletronica e mudanças consideráveis na formatação dos carros a ponto de ficarem praticamente iguais, só se diferenciando pelas cores, e olhe lá.
    Os pilotos viraram jogadores de nintendo apenas, pois pouco cabia a eles em termos de decisões para a pista. Quase daria pra treinar um chimpanzé para tocar o carro; bastaria treina-lo .
    Enfim, agora que aparece um engenheiro que “sabe ler e pensar”, levantam-se todos conra o resultado.
    Tá perdendo a graça e não é de hoje.
    Culpa dos politicamente corretos. Não se vê mais preto e branco. Querem transformar tudo em cinza.
    ÉEEEE.. realmente vamos muito mal enquanto homo sapiens… estamos mais para ‘virus non sapiens”

    Resposta
  • 14 de abril de 2009 em 17:16
    Permalink

    Complementando pois não havia lido o primeiro post.
    Vc lembrou bem. O genial Colin Chapman, talvez seja o precursor da época de ouro na criatividade da F 1. Seguiram-se outros sim, Ken Tyrrel o proprio Willians (caramba, esqueci o primeiro nome), enfim, e outros engenheiros que com perfeita sintonia com os pilotos (vale lembrar do Piquet (aquele), produziam soluções luminosas às pencas.
    Com o Tio Bernie, conseguiu-se ajeitar o lado comercial e de introdução da eletronica e mudanças consideráveis na formatação dos carros a ponto de ficarem praticamente iguais, só se diferenciando pelas cores, e olhe lá.
    Os pilotos viraram jogadores de nintendo apenas, pois pouco cabia a eles em termos de decisões para a pista. Quase daria pra treinar um chimpanzé para tocar o carro; bastaria treina-lo .
    Enfim, agora que aparece um engenheiro que “sabe ler e pensar”, levantam-se todos conra o resultado.
    Tá perdendo a graça e não é de hoje.
    Culpa dos politicamente corretos. Não se vê mais preto e branco. Querem transformar tudo em cinza.
    ÉEEEE.. realmente vamos muito mal enquanto homo sapiens… estamos mais para ‘virus non sapiens”

    Resposta
  • 14 de abril de 2009 em 17:40
    Permalink

    Amanhã vou postar algo em homenagem a lembrança do Regi na F1…aguardem!

    Resposta
  • 14 de abril de 2009 em 17:40
    Permalink

    Amanhã vou postar algo em homenagem a lembrança do Regi na F1…aguardem!

    Resposta
  • 15 de abril de 2009 em 08:57
    Permalink

    Fim de papo. Os difusores são legais. Quem quiser agora que corra atrás do prejuízo.
    Jovino

    Resposta
  • 15 de abril de 2009 em 08:57
    Permalink

    Fim de papo. Os difusores são legais. Quem quiser agora que corra atrás do prejuízo.
    Jovino

    Resposta
  • 15 de abril de 2009 em 11:45
    Permalink

    É uma merda…
    Meu amigo causídico sabe bem como é isso: o cara sabe que perdeu, que pisou na bola e dançou, mas usa-se todos os artifícios possíveis pra prorrogar a derrota certa e incontestável !
    Esse é só mais um caso.
    Dá-lhe difusor !

    Resposta
  • 15 de abril de 2009 em 11:45
    Permalink

    É uma merda…
    Meu amigo causídico sabe bem como é isso: o cara sabe que perdeu, que pisou na bola e dançou, mas usa-se todos os artifícios possíveis pra prorrogar a derrota certa e incontestável !
    Esse é só mais um caso.
    Dá-lhe difusor !

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verified by MonsterInsights