FÓRMULA 1 – GIOVANNA AMATI, ÚLTIMA MULHER A SENTAR NUM CARRO DE F1

Finanças, beleza e comerciabilidade contribuíram para a chegada de Giovanna Amati na Fórmula um, mas ela não se qualificou nas três corridas que participou e seu breve flerte de F1 acabou.

 

Foto reprodução

 

Filha de um bem sucedido industrial romano nasceu em 20 de julho de 1959, em Lazio, Roma. Começou a competir em 1981, apadrinhada pelo amigo Ele de Angelis, também piloto na Fórmula um, competiu em Fórmula três italiana em 1985 e 1986 – sua temporada de estréia.
Amati entrou na Fórmula 3000 no circuito de Donington Park em 1987. Conseguiu a qualificação para a corrida, terminando em 16º lugar. Em 1989, ela tentou o campeonato japonês de F3000, sem grandes resultados. Voltou a F3000 européia, mas os resultados foram piores do que 1988: o único “resultado” da temporada foi um 15º lugar em Hockenheim. Em 1991, conseguiu os seus dois melhores resultados na F3000, terminando em 7º em uma das três corridas em circuitos franceses (circuito de Le Mans – Bugatti) e nona na corrida de Hockenheim.

 

Sétimo lugar no circuito de Le Mans – Bugatti, em 1991 foi o seu melhor resultado Foto Reprodução

 

Na temporada da F1 em 1992, duas semanas antes do início, em Kyalami, foi anunciado que Amati faria dupla com Eric van der Poele na equipe Brabham. Isso aconteceu pela negação da FIA, de conceder a superlicença ao japonês Akihiro Nakaya, piloto japonês F3000.

 

Amati ao volante do Brabham BT60B-Judd Foto Reprodução

 

Ela se tornou a quinta mulher a tentar competir no Campeonato do Mundo de F1, pela equipe Brabham. Amati não conseguiu classificar o Brabham BT60B-Judd para três GPS da África do Sul, do México e do Brasil (seu companheiro de equipe Eric van de Poele também não se classificou) e foi substituída por Damon Hill em 1992.
Campeã das mulheres na Supercopa de Porsche de 1993 continuou a competir no Desafio de Ferrari e em corridas de resistência até 1999. Giovanna Amati permanece ligada ao esporte, trabalha para o radio difusora italiana RAI na cobertura da F1.

 

[reprodução]

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *