FANGIO POR TREVISAN…

Paulo Trevisan, fala…
“Parece muitas vezes que tudo já foi dito sobre o Fangio, mas ainda é pouco. Quero ressaltar o testemunho de pessoas e pilotos que tiveram o privilégio de conviver com ele mesmo que fora das pistas. Além de Fangio ter sido um piloto espetacular era uma pessoa extremamente afável, gentil e que sempre prestigiava os brasileiros, seja nas inúmeras vindas ao Brasil como os recebendo em Buenos Aires e até em Balcarce. Nem vou falar aqui de um Chico Landi e outros expoentes brasileiros que se defrontaram na pista, mas sim com vários pilotos de carretera gaúchos assim como os paulistas especialmente das categorias Sport e Mecânica Continental e Nacional.”

Esta primeira foto, singela, é o piloto Ítalo Bertão de Passo Fundo posando na frente das duas (Rambler e Renault) concessionárias de Fangio em Buenos Aires em fevereiro/69.
(Foto de Deoclides Czamanski, o maior fotógrafo gaúcho do automobilismo dos anos 50/60; e que era cordialmente recebido por Fangio)

Alguns brasileiros importantes no automobilismo com Fangio…e vamos legendar a bagaça!

LS/Paulo Trevisan-fotos

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

16 comentários em “FANGIO POR TREVISAN…

  • 28 de março de 2008 em 18:05
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    Espetaculares fotos!!!!!!!!Saloma como sempre surpreendendo o menino….
    Abração

    Resposta
  • 28 de março de 2008 em 18:05
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    Espetaculares fotos!!!!!!!!Saloma como sempre surpreendendo o menino….
    Abração

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  • 29 de março de 2008 em 21:21
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    Trevisan
    Olha que interessante, num dos Grande Prêmios Brasil de Fórmula-1, lá pelos idos de 80, o deputado Heitor Furtado, um amigo que havia estudado em nosso colégio, foi ele que bravamente desapropriou a área do Autódromo para voltar a ser autódromo, pois dois picaretas haviam fechado pra fazer loteamento, convidou a mim e o locutor Antonio Carlos, hoje na rádio Globo das 6 às 9 horas da manhã, naquela época na rádio Tupi, pra irmos com ele assistir a corrida na arquibancada na tribuna de honra.
    Estávamos lá e antes de começar a corrida quem chega, passa perto de nós e senta próximo?
    Nada mais que o próprio Juan Manoel Fangio!!!
    Rapaz, não nos contivemos, nos levantamos e fomos cumprimentá-lo.
    E como você tão bem falou, era a simpatia e simplicidade em pessoa.
    Interessante que alguns assistentes próximos nos vendo levantar e cumprimentá-lo, quando voltamos a nos sentar perguntaram: -Quem é este cara?
    Falamos o nome e, por incrível que pareça, poucos sabiam de quem se tratava. Falamos que ele era Pentacampeão de Automobilismo e os caras faziam muchocho com os lábios e gestos com as mãos.
    Naquele dia pude constatar que já nos anos 80, diferente dos anos 60, muitas das pessoas que iam para as arquibancadas assim faziam devido ao Oba-Oba da TV.
    Ali tinha sim aficionados pelo automobilismo como antigamente, mas a grande maioria ia pelo Oba-oba, não entendiam patavinas de corridas, ficavam torcendo pra ver acidentes e só conheciam os brasileiros. Naquele dia decidi que nunca mais iria assisitir corrida de arquibancada.
    Pra nós entusiastas do automobilismo foi um dia maravilhoso, quando acabou a corrida fomos almoçar juntos.
    Heitor além de ter reaberto o Autódromo, deu o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro ao Nelson Piquet, se não me falha a memória foi projeto dele também o nome de Nelson Piquet para o autódromo.
    Saloma, pode ficar tranqüilo, o que estou falando do Heitor Furtado não tem nenhuma conotação política, pois ele já se afastou dela, apenas pra ficar registrado aqui que tratamos da História do Automobilismo o nome de uma pessoa a quem devemos muito e, creio, é do conhecimento de uns poucos.

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  • 29 de março de 2008 em 21:21
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    Trevisan
    Olha que interessante, num dos Grande Prêmios Brasil de Fórmula-1, lá pelos idos de 80, o deputado Heitor Furtado, um amigo que havia estudado em nosso colégio, foi ele que bravamente desapropriou a área do Autódromo para voltar a ser autódromo, pois dois picaretas haviam fechado pra fazer loteamento, convidou a mim e o locutor Antonio Carlos, hoje na rádio Globo das 6 às 9 horas da manhã, naquela época na rádio Tupi, pra irmos com ele assistir a corrida na arquibancada na tribuna de honra.
    Estávamos lá e antes de começar a corrida quem chega, passa perto de nós e senta próximo?
    Nada mais que o próprio Juan Manoel Fangio!!!
    Rapaz, não nos contivemos, nos levantamos e fomos cumprimentá-lo.
    E como você tão bem falou, era a simpatia e simplicidade em pessoa.
    Interessante que alguns assistentes próximos nos vendo levantar e cumprimentá-lo, quando voltamos a nos sentar perguntaram: -Quem é este cara?
    Falamos o nome e, por incrível que pareça, poucos sabiam de quem se tratava. Falamos que ele era Pentacampeão de Automobilismo e os caras faziam muchocho com os lábios e gestos com as mãos.
    Naquele dia pude constatar que já nos anos 80, diferente dos anos 60, muitas das pessoas que iam para as arquibancadas assim faziam devido ao Oba-Oba da TV.
    Ali tinha sim aficionados pelo automobilismo como antigamente, mas a grande maioria ia pelo Oba-oba, não entendiam patavinas de corridas, ficavam torcendo pra ver acidentes e só conheciam os brasileiros. Naquele dia decidi que nunca mais iria assisitir corrida de arquibancada.
    Pra nós entusiastas do automobilismo foi um dia maravilhoso, quando acabou a corrida fomos almoçar juntos.
    Heitor além de ter reaberto o Autódromo, deu o título de Cidadão Honorário do Rio de Janeiro ao Nelson Piquet, se não me falha a memória foi projeto dele também o nome de Nelson Piquet para o autódromo.
    Saloma, pode ficar tranqüilo, o que estou falando do Heitor Furtado não tem nenhuma conotação política, pois ele já se afastou dela, apenas pra ficar registrado aqui que tratamos da História do Automobilismo o nome de uma pessoa a quem devemos muito e, creio, é do conhecimento de uns poucos.

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  • 30 de março de 2008 em 08:22
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    Parabens Trevisan pelas fotos e pelo relato. Realmente o que já tinha ouvido sobre o Fângio era de um cara elegante na pista e fora dela e este automobilismo gaúcho da época das carreteras deveria ser espetacular. Jovino

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  • 30 de março de 2008 em 08:22
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    Parabens Trevisan pelas fotos e pelo relato. Realmente o que já tinha ouvido sobre o Fângio era de um cara elegante na pista e fora dela e este automobilismo gaúcho da época das carreteras deveria ser espetacular. Jovino

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  • 30 de março de 2008 em 12:30
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    Ola Trevisan e Saloma..
    A segunda foto não seria o Fnagio conversando com o espetacular Jorge Letry?

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  • 30 de março de 2008 em 12:30
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    Ola Trevisan e Saloma..
    A segunda foto não seria o Fnagio conversando com o espetacular Jorge Letry?

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  • 30 de março de 2008 em 14:16
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    Boa João…e acho que foi tirada em Interlagos na época em que Fangio deu umas esticadas no Mickey Mouse de fábrica…
    LS

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  • 30 de março de 2008 em 14:16
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    Boa João…e acho que foi tirada em Interlagos na época em que Fangio deu umas esticadas no Mickey Mouse de fábrica…
    LS

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  • 1 de abril de 2008 em 21:32
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    Então… taí. Convidar o Capo de tutti Cappi Jorge Letry para um papo no boteco, seria uma excelente pedida.
    Guardo com carinho na lembrança, cada uma das horas passadas junto ao mestre em Monte Verde, em sua casa ou na nossa pousada, onde me relatou as aventuras da Equipe Vemag, seus pilotos, sua vida.
    Vale a pena também perguntar-lhe sobre a VERDADE da vinda do Fissore para a Terra Brasilis. Lhe garanto que a história é bem diferente da divulgada pela mídia.
    Procure saber a deliciosa história de sua estadia com os Fittipaldis, sua opinião sobre o Gurgel BR-800 quando perguntado pelo Eng. João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, que acabou com uma amizade de décadas.
    GÊNIO.

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  • 1 de abril de 2008 em 21:32
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    Então… taí. Convidar o Capo de tutti Cappi Jorge Letry para um papo no boteco, seria uma excelente pedida.
    Guardo com carinho na lembrança, cada uma das horas passadas junto ao mestre em Monte Verde, em sua casa ou na nossa pousada, onde me relatou as aventuras da Equipe Vemag, seus pilotos, sua vida.
    Vale a pena também perguntar-lhe sobre a VERDADE da vinda do Fissore para a Terra Brasilis. Lhe garanto que a história é bem diferente da divulgada pela mídia.
    Procure saber a deliciosa história de sua estadia com os Fittipaldis, sua opinião sobre o Gurgel BR-800 quando perguntado pelo Eng. João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, que acabou com uma amizade de décadas.
    GÊNIO.

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  • 1 de abril de 2008 em 23:13
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    São nomes como Jorge Letry e cia. que já estão na pauta do boteco…
    LS

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  • 1 de abril de 2008 em 23:13
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    São nomes como Jorge Letry e cia. que já estão na pauta do boteco…
    LS

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  • 5 de janeiro de 2009 em 12:34
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    Meu marido Ricardo Penta, piloto oficial de competicoes em Brasilia, teve a honro o prazer e o privelegio de conhecer, conviver e admirar Jorge Letry, Miguel Crispin Ladeira e Penta campeao Juan Manoel Fangio.

    Fale mais sobre eles Trevisan.

    Obrigado,

    Ricardo Penta

    Resposta
  • 5 de janeiro de 2009 em 12:34
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    Meu marido Ricardo Penta, piloto oficial de competicoes em Brasilia, teve a honro o prazer e o privelegio de conhecer, conviver e admirar Jorge Letry, Miguel Crispin Ladeira e Penta campeao Juan Manoel Fangio.

    Fale mais sobre eles Trevisan.

    Obrigado,

    Ricardo Penta

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