DUCATI 125 SPORT…

Caros, uma peça do acervo do companheiro P. Tohmé…seu brinquedo das manhãs de domingo, isto é, quando não está no Café GP dando seus pitacos!

[youtube]bn8N5UDlwRI[/youtube]
LS(reprodução/arq. PTohmé)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

4 comentários em “DUCATI 125 SPORT…

  • 7 de setembro de 2008 em 17:32
    Permalink

    Linda essa moto, mas ou é a foto ou o motor está diferente, parecendo um dois tempos. Pelo que lembro, as Ducatis tinham ums espécie de cardã do lado direito do motor que acionava os comandos. A figura e o vídeo mostram melhor. Tive uma 250 Desmo que era assim. As Ducatis andavem muito na época, mas regular o platinado era difícil. Fui me meter a mexer no ponto e quando fui ligar tomei um contra-golpe daqueles. Levei-a a duras penas para o Sr. Luiz Latorre que acertou o ponto em segundos, quem sabe sabe. Tive que descer a Rua Pamplona para ela pegar e fui a uns 30 por hora pela 9 de julho até a Rua General Osório, o que não se faz com 14/15 anos. O Latorre era um ogro para muitos, mas ia com a minha cara e sempre me tratou muito bem, apesar dos sermões. Nunca mais liguei a moto no kick, só empurrando que cachorro mordido de linguiça tem medo de cobra.

    Resposta
  • 7 de setembro de 2008 em 17:32
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    Linda essa moto, mas ou é a foto ou o motor está diferente, parecendo um dois tempos. Pelo que lembro, as Ducatis tinham ums espécie de cardã do lado direito do motor que acionava os comandos. A figura e o vídeo mostram melhor. Tive uma 250 Desmo que era assim. As Ducatis andavem muito na época, mas regular o platinado era difícil. Fui me meter a mexer no ponto e quando fui ligar tomei um contra-golpe daqueles. Levei-a a duras penas para o Sr. Luiz Latorre que acertou o ponto em segundos, quem sabe sabe. Tive que descer a Rua Pamplona para ela pegar e fui a uns 30 por hora pela 9 de julho até a Rua General Osório, o que não se faz com 14/15 anos. O Latorre era um ogro para muitos, mas ia com a minha cara e sempre me tratou muito bem, apesar dos sermões. Nunca mais liguei a moto no kick, só empurrando que cachorro mordido de linguiça tem medo de cobra.

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  • 11 de setembro de 2008 em 19:39
    Permalink

    Zullino,
    Sempre tive motos com kick, tais como Triumph, Norton e BSA de grande cilindrada. As Nortons 750 tinham o pedal de kick tão curto que muitas vezes as estrias do eixo, praticamente idêntico ao do modelo Dominator 500, danificavam-se.
    Para evitar o problema de levar um coice em motos que não possuem descompressor (muito comum nas monocilíndricas inglesas de 500 cilindradas e na Vincent-HRD 1000), é só ter a calma para tirar o motor da fase de compressão, quer descendo com firmeza o pedal do kick até ficar mais leve, daí então pisa-se vigorosamente e o motor, se estiver no ponto correto e o(s) carburador(es) corretamente regulados, pega instantaneamente. Se a taxa de compressão for muito alta, pode-se engatar uma marcha e puxar a moto para trás, fazendo o mesmo efeito descrito acima, ponha de novo no ponto morto, e dê uma kickada vigorosa porque o motor não nenhum pistão estará em fase de compressão.
    Em tempo, tive uma Vincent HRD 1000 que vendi antes de terminar a restauração, mas era usual mais fácil fazer as Vincent pegarem no tranco do que no kick descomunal, que ao fim do curso, batia no chão.

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  • 11 de setembro de 2008 em 19:39
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    Zullino,
    Sempre tive motos com kick, tais como Triumph, Norton e BSA de grande cilindrada. As Nortons 750 tinham o pedal de kick tão curto que muitas vezes as estrias do eixo, praticamente idêntico ao do modelo Dominator 500, danificavam-se.
    Para evitar o problema de levar um coice em motos que não possuem descompressor (muito comum nas monocilíndricas inglesas de 500 cilindradas e na Vincent-HRD 1000), é só ter a calma para tirar o motor da fase de compressão, quer descendo com firmeza o pedal do kick até ficar mais leve, daí então pisa-se vigorosamente e o motor, se estiver no ponto correto e o(s) carburador(es) corretamente regulados, pega instantaneamente. Se a taxa de compressão for muito alta, pode-se engatar uma marcha e puxar a moto para trás, fazendo o mesmo efeito descrito acima, ponha de novo no ponto morto, e dê uma kickada vigorosa porque o motor não nenhum pistão estará em fase de compressão.
    Em tempo, tive uma Vincent HRD 1000 que vendi antes de terminar a restauração, mas era usual mais fácil fazer as Vincent pegarem no tranco do que no kick descomunal, que ao fim do curso, batia no chão.

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