CORRIDAS – AS 12 HORAS DE SEBRING UMA PROVA DE RESISTÊNCIA QUE CARREGA MUITA HISTÓRIA

Uma corrida anual de resistência realizada atualmente no Sebring International Raceway , no local da antiga base aérea de Hendricks Army (que serviu na segunda guerra mundial) em Sebring, Flórida . O evento é a segunda etapa do IMSA WeatherTech Sportscar Championship.
Os pilotos da Action Express Racing Foto José Mário Dias

 

A prova foi inaugurada em 1950 . Em seus primeiros anos, o circuito de Sebring combinou antigas pistas de aeroportos com estradas de serviço de vias estreitas.. A primeira corrida foi de seis horas na véspera de Ano Novo de 1950, com a próxima corrida realizada somente 14 meses depois com a denominação de 12 Horas de Sebring. A corrida começa durante o dia e terminando de noite.

O evento de 1966 foi um ponto da virada história de Sebring (www.conexaosaloma.com.br/historico-12-horas-de-sebring-1966/), já que as instalações e a segurança do circuito foram fortemente criticadas. Cinco pessoas morreram durante a corrida. No link acima está a história da prova e seu relato dos acontecimentos que elevaram os níveis de segurança para a prova.

É conhecida como preparação para as 24 Horas de Le Mans , uma vez que a superfície extremamente acidentada da pista, combinada com o clima quente do centro-sul, testa a confiabilidade do carro e piloto. Nos últimos anos, seis vitórias globais foram alcançadas pelo Audi R8 , um menos do que o recorde de sete vitórias da Porsche 935 .

12 Horas de Sebring/2000 – Pilotos: Frank Biela – Tom Kristensen – Emanuele Pirro Foto Tarek Ramchani

Tom Kristensen ganhou a corrida mais vezes do que qualquer outro piloto, com seis vitórias – em 1999 – 2000 (acima)2005 – 2006 2009 e em 2012.

A 66ª edição das 12 Horas de Sebring será disputada neste sábado com largada no sábado (dia 17) às 11h40 (de Brasília) e os treinos livres para a segunda etapa do IMSA WeatherTech Sportscar Championship começam nesta quinta-feira (15). Na sexta-feira (16), o classificatório está previsto para as 13h30 (de Brasília).

Com o traçado de 3,74 milhas (aproximadamente 6 km) e 17 curvas, a pista de Sebring é uma das mais exigentes da temporada. A prova de 2018 conta com 43 inscritos, 16 carros na categoria Protótipos, nove na GT LE Mans e 18 da GT Daytona.

Circuito original de 1952 (Esq.) e circuito atual (Dir.)

 

Christian Fittipaldi com companheiros de equipe os norte-americanos Forest Barber Terry Borcheller e Andy Pilgrim- vencedores das 24 Horas de Daytona_#2004 Foto divulgação

 

Christian Fittipaldi, João Barbosa e Sebastien Bourdais vencedores das 24 Horas de Daytona #2014 Foto Getty Images

 

Christian Fittipaldi João Barbosa e Filipe Albuquerque – Mustang Sampling Racing Cadillac DPi – vencedores das 24 Horas de Daytona #2018 Foto IMSA/divulgação

 

Tricampeão da tradicional 24 Horas de Daytona (2004, 2014 e 2018, acima), Christian Fittipaldi vai em busca de sua segunda vitória em Sebring. Em 2015, ele se tornou o primeiro brasileiro a vencer a prova. No ano seguinte, foi o terceiro colocado e, na temporada passada, terminou em segundo. Ao lado dos companheiros portugueses, ele está animado com a boa performance que o #5 Mustang Sampling Cadillac DPi-V.R (acima) apresentou em Daytona e quer mais.

Christian Fittipaldi encara novo desafio como chefe de equipe na IMSA
Foto divulgação

“Estou ansioso para voltar à pista e correr este final de semana em Sebring. É um circuito desafiador e a corrida será longa, 12 horas é realmente muito tempo. Então, precisamos estar atentos ao tráfego e apenas no terço final da corrida você consegue ver o que pode acontecer”, declarou Fittipaldi.

“Gosto dos desafios desta pista e estamos prontos para esta disputa. Como em Daytona, estamos confiantes. Os testes que realizamos em Sebring foram produtivos, então temos bons dados para trabalhar com os engenheiros. A briga será grande novamente, mas estamos focados em nosso trabalho”, completou o tetracampeão do Campeonato Norte-americano de Endurance (2014, 15, 16 e 17) e bicampeão do IMSA (2014 e 15), que este ano participará das provas de longa duração e exercerá também a função de diretor esportivo da Action Express Racing.

 

Reprodução do instagram de Felipe Nasr em Sebring papeando com Christian Fittipaldi Foto reprodução

 

 

No #31 Whelen Engineering Cadillac DPi-V.R, Felipe Nasr estará ao lado de Curran e Conway. E o piloto também mostra confiança. O brasileiro, que disputou no último sábado (10) a Corrida de Duplas da Stock Car, em Interlagos (SP), e chegou ao pódio ao lado de Ricardo Maurício, também participou dos testes em Sebring e ressalta que a briga será apertada mais uma vez.

“O teste em Sebring foi muito bom. A pista é sempre divertida e desafiadora para se pilotar. Mas, o mais importante durante o teste foi entender como o carro reagia às mudanças, porque um bom acerto faz uma grande diferença, especialmente nas ondulações”, destacou Nasr, que faz sua primeira temporada completa no IMSA.

“Vai ser uma corrida difícil novamente. Pelo que vi nos testes, estão todos muito próximos. Sebring é uma pista que demanda muito, mas estou confiante no pacote que temos em nossa equipe para lidar com os desafios”, finalizou Nasr.

 

OS CARROS/CLASSES PARTICIPANTES:
Campeonato de esportes da IMSA WeatherTech Foto IMSA/divulgação

 

Prototype (P)  os carros mais rápidos e tecnologicamente de ponta. Combinação dos carros Daytona Prototype internacional (DPi) e LM P2. Praticamente com o mesmo layout de carroceria para todos.

Classe GTLM – utilizando os mesmos regulamentos técnicos das 24 Horas de Le Mans, os carros GTLM são os carros GT mais rápidos da pista. Com base em modelos de produção, eles são projetados para extrair o máximo desempenho possível. A classe serve como um verdadeiro campo de prova para fabricantes líderes como Porsche, BMW, Corvette, Ferrari e Ford.

Classe GTD  utilizam as especificações técnicas da FIA GT3. A classe GTD é composta por carros de fabricantes líderes como Acura, Audi, BMW, Ferrari, Lamborghini, Lexus, Mercedes e Porsche.

 

 

 

Quinta-feira, 15 de março

8:00 am – 8:30 am Treino# 2 – Prototipo Challenge
8:45 am – 9:25 am Treino# 2 – Porsche GT3 Cup
9:40 am – 10:40 am Treino# 1 – Continental Tire Challenge
Das 11: 00 am às 12: 00 Treino# 1 – WeatherTech Championship
12:20 pm – 12:40 pm Qualificação – Prototipo Challenge
12:55 pm – 1:15 pm Qualificação – Porsche GT3 Cup
2:05 pm – 2:50 pm Treino# 2 – Continental Tire Challenge
3:10 pm – 4:10 pm Treino# 2 – WeatherTech Championship
4:25 pm – 5:10 pm Corrida nº 1 – Porsche GT3 Cup
5:30 pm – 5:45 pm Treino# 3 – Continental Tire Challenge
5:55 pm – 6:10 pm Qualificação – Continental Tire Challenge ST & TCR
6:15 pm – 6:30 pm Qualificação – Continental Tire Challenge GS
6:35 pm – 6:55 pm Corvette Car Corral Parada
7:00 pm – 7:25 pm Corrida # 2 – Histórico SportsCar Racing
7:35 pm – 9:05 pm Treino# 3 (Noite) – WeatherTech Championship

Sexta-feira, 16 de março

8:00 am – 9:00 am Treino# 4 – WeatherTech Championship
9:00 am – 10:00 am Palestra da história da corrida com Roger Penske e Ron Fellows na “Legends Building”. Entrada franca!
9:20 am – 11:05 am Prototipo Challenge Race
10:00 am – 10:30 am Porsche GT3 Cup – Sessão de autógrafos no “Yokohama Service Center”
Das 11: 00h às 45: 45h WeatherTech Driver Sessão de autógrafos na Team Transporters no Paddock
11:25 am – 12:10 pm Corrida # 2 – Copa Porsche GT3
11h30-12h30 Leilão em Wayne Taylor Racing (Fundação Austin Hatcher)
12:30 pm – 12: 45pm Classificação – WeatherTech Championship (GTD)
12:55 pm – 1:10 pm Classificação – WeatherTech Championship (GTLM)
1:20 pm – 1:35 pm Classificação – WeatherTech Championship (P)
1:55 pm – 2:35 pm Pré-corrida Open Grid – Continental Tire Challenge
2:45 pm – 4:45 pm Alan Jay Automotive Network 120 Continental Tire SportsCar Challenge Race
8:30 pm Spring Brake Party Zone

Sábado, 17 de março

8:00 da manhã – 8:20 am Warm Up – WeatherTech Championship
8:25 am – 8:45 am Porsche Car Corral Parada
Das 9h15 às 10h am Open Grid / Visitação dos boxes – Pit Lane
10:30 am Grid
11:40 am   66ª edição da  Mobil – Doze Horas de Sebring 

 

“Green flag” para as 12 Horas de Sebring #2018 …

(reprodução)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *