CIRCUITO DE AVUS…

Nas proximidades de Berlin, Alemanha, talvez o mais rápido circuito de rua, que já exitiu. AVUS (Automobil Verkehrs und bungs Strasse – estrada para o tráfego e testes de carros), inaugurado em 1921, ele era formado por 2 retas paralelas de cerca de 9 km unidas por 2 curvas. O comprimento total desse circuito era de 19,569 km.

Aproveitava um longo trecho reto da estrada e as curvas norte e sul que uniam as 2 pistas da rodovia

Em 1936, apareceu o tão temído, “paredão da morte”. Curva sobre-elevada, com 43 graus de inclinação e com superfície de tijolos vermelhos. Ficando o novo circuito com 19,279 km.

As baratas mais rápidas atigiam 380 km/h nas retas e 180 km/h na curva inclinada.

Na prova de 1959 devido ao regulamento, a Fórmula 1 possuí­a pequenos motores de 2,5 litros de cilindrada não muito potentes, contra os 6 litros de cilindrada que os carros alemães tinham na corrida de 1937.

Torre do Circuito de Avus…

O carro da ponta, a Ferrari #4 de Tony Brooks (vencedor da prova) e seguido pelo Cooper/Climax do norte americano Masten Gregory, logo atrás vem Jack Brabham com Cooper/Climax e Bruce Mclaren tambem de Cooper/Climax, no GP da Alemanha de 1959. A imagem mostra a grandeza que era o “paredão da morte” em Avus.

Grid da prova:
1)Tony Brooks(ING)Ferrari-2m05s9
2)Stirling Moss(ING)Cooper/Climax-2m06s8
3)Dan Gurney(EUA)Ferrari-2m07s2
4)Jack Brabham(AUS)Cooper/Climax-2m07s4
5)Masten Gregory(EUA)Cooper/Climax-2m07s5
6)Phil Hill(EUA)Ferrari-2m07s6
7)Jo Bonnier(SUE)BRM-2m10s3
8)Harry Schell(EUA)BRM-2m10s3
9)Bruce McLaren(NZE)Cooper/Climax-2m10s4
10)Graham Hill(ING)Lotus/Climax-2m10s8
11)Hans Hermann(ALE)BRM-2m11s4
12)Maurice Trintignant(FRA)Cooper/Climax-2m12s7
13)Innes Ireland(ING)Lotus/Climax-2m14s6
14)Cliff Allison(ING)Ferrari
15)Ian Burgess(ING)Cooper/Maserati-2m18s9

Corrida: Domingo – 02/08/1959 – 60 voltas
Classificação Final:

1)Tony Brooks – acima(ING)Ferrari-2h09m31s6 (9 pontos)
2)Dan Gurney(EUA)Ferrari-a 2s9 (6 pontos)
3)Phil Hill(EUA)Ferrari-a 1m04s8 (4 pontos)
4)Maurice Trintignant(FRA)Cooper/Climax-a 1 volta (3 pontos)
5)Jo Bonnier(SUE)BRM-a 2 voltas (2 pontos)
6)Ian Burgess(ING)Cooper/Maserati-a 4 voltas
7)Harry Schell(EUA)BRM-a 11 voltas

Melhor Volta: Tony Brooks(ING)Ferrari-2m04s5

Mas, em 1959 o circuito foi marcado pela tragédia. Jean Behra, piloto francês e um dos principais nomes do automobilísmo na época, pilotando seu Porsche RSK, no sábado numa prova de turismo, bateu no paredão e seu corpo foi arremessado contra um mastro de bandeira. Acidente semelhante, fez o final do filme Grand Prix, 1966, quando Jean-Pierre Sarti, o personagem de Yves Montand, voando para fora de uma curva inclinada de Monza, sendo atirado para fora da barata – Ferrari – e o corpo arremessado contra uma árvore na parte de baixo do circuito.

Notas:
-Em 1937, Bernd Rosemeyer fez uma volta em treinos na média de 284,31 km/h. Na corrida, fechou outra a 276,39 km/h.
-As marcas do Auto Union de Rosemeyer nunca foram superadas. Nem em Avus, nem em lugar algum.
-Não sobrou muito de Avus. A torre, hoje, um motel/albergue de beira de estrada e restaurante. mantém os luminosos da Mercedes e da Bosch na fachada. Sobrou a arquibancada marrom.
É isso…
LS(reprodução/www.f1portugal.com/www.f1total.com.br)

Luiz Salomão

Blogueiro e arteiro multimídia por opção. Dublê de piloto do "Okrasa" Conexão direta com o esporte a motor!

12 comentários em “CIRCUITO DE AVUS…

  • 13 de fevereiro de 2008 em 11:51
    Permalink

    Caramba,imagina só acelerar até o cabo nessas retas “quase” infinitas,e depois encarar uma inclinação de mais de 40 graus nas curvas !!!!!
    Coisa de louco !!!!
    Pena que não tenha sobrevivido…Mas a história já eternizou Avus…E que bom que ela possa ser revivida aqui no boteco !!!!
    Grande abraço,Saloma !!!!

    Resposta
  • 13 de fevereiro de 2008 em 11:51
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    Caramba,imagina só acelerar até o cabo nessas retas “quase” infinitas,e depois encarar uma inclinação de mais de 40 graus nas curvas !!!!!
    Coisa de louco !!!!
    Pena que não tenha sobrevivido…Mas a história já eternizou Avus…E que bom que ela possa ser revivida aqui no boteco !!!!
    Grande abraço,Saloma !!!!

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  • 13 de fevereiro de 2008 em 13:09
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    É um dos casos de pistas que vieram para fazer história. A salsicharia deu tanto sucesso,que passados 12 anos, em 1933, inspirou o traçado de outro circuito, em outro país.
    A galera mata essa?
    LS

    Resposta
  • 13 de fevereiro de 2008 em 13:09
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    É um dos casos de pistas que vieram para fazer história. A salsicharia deu tanto sucesso,que passados 12 anos, em 1933, inspirou o traçado de outro circuito, em outro país.
    A galera mata essa?
    LS

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  • 13 de fevereiro de 2008 em 16:27
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    interessante de se notar que com o advento da II Guerra Mundial não se realizaram corridas em Avus de 1938 a 1951 e com a divisão ao final da Guerra de Berlim em dois setores (oriental e ocidental) o circuito foi encurtado permanecendo no lado ocidental.

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  • 13 de fevereiro de 2008 em 16:27
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    interessante de se notar que com o advento da II Guerra Mundial não se realizaram corridas em Avus de 1938 a 1951 e com a divisão ao final da Guerra de Berlim em dois setores (oriental e ocidental) o circuito foi encurtado permanecendo no lado ocidental.

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  • 13 de fevereiro de 2008 em 17:24
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    Saloma, só pra registrar a morte do Henri Salvador,
    que tanto influenciou a bossa nova e nunca foi suficientemente creditado por isso. Abs, Fred.

    Resposta
  • 13 de fevereiro de 2008 em 17:24
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    Saloma, só pra registrar a morte do Henri Salvador,
    que tanto influenciou a bossa nova e nunca foi suficientemente creditado por isso. Abs, Fred.

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